Não liguem muito se o texto parece não ter grande nexo mas foi o que escrevi na altura que postei isto noutras bandas. Lembrem-se que isto já foi completamente resolvido :fixe.
Acidente com o BMW! - Parte 1
Bem no outro dia ao ir buscar a minha mulher ao trabalho, devido à minha distracção e à chuva que caía acabei por embater na viatura que seguia à minha frente. Nada de aparentemente muito especial pois ia-se no pára e arranca, mas como ao travar o carro deslizou foi como bater sem travar.
Os danos visíveis aparentemente não eram muitos e até não o são, mas decidi levar o carro a uma oficina para ver o que havia por ali de estragado e a resposta não podia ser mais surpreendente do que a que foi.
Para terem uma ideia do estado do carro deixo aqui uma data de fotos em que poderão ver faltar a matrícula e que para além do pára-choques estar um pouco metido para dentro de um lado e para fora no outro, nota-se uma marca da pancada no friso preto do mesmo e no capôt uma outra marca ainda mais leve. Também se notava alguma diferença na posição do capôt em relação ao pára-choques o que poderia ser normal por o mesmo estar fora do sítio.
Ao levantar o capôt reparei que a grelha cromada da frente estava meio solta e verifiquei por dentro que os encaixes da mesma estavam partidos.
Após uma observação mais atenta é que verifiquei que existia uma leve diferença no espaço entre o capôt e o painel lateral por cima da roda esquerda. Segui essa diferença até ao pára-brisas e verifiquei que ali havia uma diferença bem grande no espaço entre as duas peças. O que leva a suspeitar que algo de pior havia por ali.
Decidi levar o carro a uma oficina (de confiança penso eu) e ontem ligou-me o mecânico a dar-me um orçamento de 2553.41€ de arranjo total, para tudo o que ele viu danificado no carro (nessa parte da frente), tanto de coisas provocadas pelo impacto como de outras já existentes.
O mecânico mostrou-me o carro com a frente desmontada bem como as peças que indicou estarem danificadas para que não restassem dúvidas.
Deixo aqui uma transcrição do orçamento que me forneceu:
Dessas merdas não preciso nem do parachoques normal (era bem burro se o metesse pois o meu é o M), nem da óptica pois ela tem “apenas” um dos pontos de fixação superiores partido, mas que já estava antes do embate e ela nunca caiu à pala disso.1 Suporte inferior farol esquerdo -> 45.44
1 Blindagem ventoinha AC -> 93.33
1 Pára-choques frente (normal) -> 397.48
1 Reforço pára-choques frente -> 185.98
1 Friso pára-choques esquerdo frente -> 20.40
1 Grelha inferior pára-choques frente -> 59.50
1 Farol esquerdo -> 962.06
2 Amortecedores frente (normal) -> 202.42
2 Amortecedores retaguarda -> 136.80
Serviço de chapeiro e pintura -> 350
Serviço mecânica (suspensão) -> 100
TOTAL -> 2553.41€
Existem aqui mais umas merdiçes que não "precisa" tipo a grelha do pára-choques que tem uns buracos, mas quero que se lixe pois não vou gastar 59.50€ numa coisa que mal leve com uma pedrita se parte.
A blindagem do AC também não é nada de muito importante e provavelmente já estava assim, pois foi detectado no reforço do pára-choques uma mossa, ou seja, na parte interior do mesmo existe uma parte metálica que reforça a coisa e ela tem uma amolgadela anterior à minha, o que leva a crer que o carro já bateu anteriormente. Também falta a sonda de temperatura exterior do lado direito (o lado com que não bati) para reforçar o anterior acidente.
O pior no meio disto tudo foi mesmo ter a indicação que os amortecedores não eram os indicados para o carro. Ainda pensei que fosse alguma suspensão xpto mas não, tinha mesmo amortecedores diferentes uns dos outros bem como de modelo errado para o carro.
Então é assim, segundo as referências dos mesmos, o amortecedor da frente do lado esquerdo é de modelo diferente do do lado direito da frente. Os de trás são do mesmo modelo mas são diferentes dos da frente.
Resumindo em 4 amortecedores tenho 3 modelos diferentes e mesmo assim nenhum é o indicado para o carro.
Mas que grande confusão que isso me fez. Não acredito que o antigo dono (único antes de mim) que comprou o carro na Alemanha e lhe mandou meter os extras que tem, a determinada altura (teve o carro 5 anos) trocou os amortecedores por uns quaisquer e ainda por cima todos diferentes uns dos outros. Não acredito que alguém de perfeito juízo faça uma coisa dessas.
Tudo leva-me a crer que tenha sido a malta do stand a proceder à troca dos amortecedores, pois eles indicaram-me que tinham batido com a roda numa elevação para um passeio e tiveram de trocar o braço de direcção e arranjar a jante. Cá para mim foi mais que esse passeio, ou então simplesmente tiraram os amortecedores para outro e meteram uns ao calha que arranjaram para lá meter
Agora só me resta tentar encontrar a melhor forma para fazer face a esta despesa nova, se bem que o meu pai ofereceu-se para pagar o arranjo todo.
Tenho de ver se consigo resolver outros problemas pendentes tal como faltar-me um dos limpa faróis (já o tinha retirado porque estava a verter água), o sensor de temperatura que lhe falta, a grelha cromada que ele se esqueceu de mencionar.
Aproveitei e pedi-lhe para me verificar se não havia qualquer problema nos sinoblocos, braços e apoios do motor pois são pontos sensíveis nestes BMW, estando constantemente a dar problemas.
E já que estava com a mão na massa mandei-o ver o nível dos calços e discos (estes já estão a precisar de ser trocados) do carro.
Enfim… lá vou eu ter de andar a tentar arranjar material superior ou “normal” da marca e de preferência mais barato, para assim mudar a suspensão para uma desportiva e quiçá o pára-choques da frente para o modelo M seguinte.