White_Spot™ Project! E46 330D - Viatura vendida

Secção destinada a todos os segmentos do Modelo Serie 3 E46 (1998-2006)

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
White_Spot™
Membro Senior
Mensagens: 774
Registado: 15 fev 2006, 05:17
O meu Carro:: BMW 330D E46 - 2001/01
Localização: Matosinhos e arredores!

Re: White_Spot™ Project! E46 330D

Mensagem por White_Spot™ »

Bem vamos lá actualizar isto com coisas do dia 21-10-2008 :lol1.
Não liguem muito se o texto parece não ter grande nexo mas foi o que escrevi na altura que postei isto noutras bandas. Lembrem-se que isto já foi completamente resolvido :fixe.

Acidente com o BMW! - Parte 1


Bem no outro dia ao ir buscar a minha mulher ao trabalho, devido à minha distracção e à chuva que caía acabei por embater na viatura que seguia à minha frente. Nada de aparentemente muito especial pois ia-se no pára e arranca, mas como ao travar o carro deslizou foi como bater sem travar.
Os danos visíveis aparentemente não eram muitos e até não o são, mas decidi levar o carro a uma oficina para ver o que havia por ali de estragado e a resposta não podia ser mais surpreendente do que a que foi.
Para terem uma ideia do estado do carro deixo aqui uma data de fotos em que poderão ver faltar a matrícula e que para além do pára-choques estar um pouco metido para dentro de um lado e para fora no outro, nota-se uma marca da pancada no friso preto do mesmo e no capôt uma outra marca ainda mais leve. Também se notava alguma diferença na posição do capôt em relação ao pára-choques o que poderia ser normal por o mesmo estar fora do sítio.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Ao levantar o capôt reparei que a grelha cromada da frente estava meio solta e verifiquei por dentro que os encaixes da mesma estavam partidos.

Imagem
Imagem

Após uma observação mais atenta é que verifiquei que existia uma leve diferença no espaço entre o capôt e o painel lateral por cima da roda esquerda. Segui essa diferença até ao pára-brisas e verifiquei que ali havia uma diferença bem grande no espaço entre as duas peças. O que leva a suspeitar que algo de pior havia por ali.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Decidi levar o carro a uma oficina (de confiança penso eu) e ontem ligou-me o mecânico a dar-me um orçamento de 2553.41€ de arranjo total, para tudo o que ele viu danificado no carro (nessa parte da frente), tanto de coisas provocadas pelo impacto como de outras já existentes.
O mecânico mostrou-me o carro com a frente desmontada bem como as peças que indicou estarem danificadas para que não restassem dúvidas.

Deixo aqui uma transcrição do orçamento que me forneceu:
1 Suporte inferior farol esquerdo -> 45.44
1 Blindagem ventoinha AC -> 93.33
1 Pára-choques frente (normal) -> 397.48
1 Reforço pára-choques frente -> 185.98
1 Friso pára-choques esquerdo frente -> 20.40
1 Grelha inferior pára-choques frente -> 59.50
1 Farol esquerdo -> 962.06
2 Amortecedores frente (normal) -> 202.42
2 Amortecedores retaguarda -> 136.80
Serviço de chapeiro e pintura -> 350
Serviço mecânica (suspensão) -> 100
TOTAL -> 2553.41€
Dessas merdas não preciso nem do parachoques normal (era bem burro se o metesse pois o meu é o M), nem da óptica pois ela tem “apenas” um dos pontos de fixação superiores partido, mas que já estava antes do embate e ela nunca caiu à pala disso.
Existem aqui mais umas merdiçes que não "precisa" tipo a grelha do pára-choques que tem uns buracos, mas quero que se lixe pois não vou gastar 59.50€ numa coisa que mal leve com uma pedrita se parte.
A blindagem do AC também não é nada de muito importante e provavelmente já estava assim, pois foi detectado no reforço do pára-choques uma mossa, ou seja, na parte interior do mesmo existe uma parte metálica que reforça a coisa e ela tem uma amolgadela anterior à minha, o que leva a crer que o carro já bateu anteriormente. Também falta a sonda de temperatura exterior do lado direito (o lado com que não bati) para reforçar o anterior acidente.

O pior no meio disto tudo foi mesmo ter a indicação que os amortecedores não eram os indicados para o carro. Ainda pensei que fosse alguma suspensão xpto mas não, tinha mesmo amortecedores diferentes uns dos outros bem como de modelo errado para o carro.
Então é assim, segundo as referências dos mesmos, o amortecedor da frente do lado esquerdo é de modelo diferente do do lado direito da frente. Os de trás são do mesmo modelo mas são diferentes dos da frente.
Resumindo em 4 amortecedores tenho 3 modelos diferentes e mesmo assim nenhum é o indicado para o carro.
Mas que grande confusão que isso me fez. Não acredito que o antigo dono (único antes de mim) que comprou o carro na Alemanha e lhe mandou meter os extras que tem, a determinada altura (teve o carro 5 anos) trocou os amortecedores por uns quaisquer e ainda por cima todos diferentes uns dos outros. Não acredito que alguém de perfeito juízo faça uma coisa dessas.
Tudo leva-me a crer que tenha sido a malta do stand a proceder à troca dos amortecedores, pois eles indicaram-me que tinham batido com a roda numa elevação para um passeio e tiveram de trocar o braço de direcção e arranjar a jante. Cá para mim foi mais que esse passeio, ou então simplesmente tiraram os amortecedores para outro e meteram uns ao calha que arranjaram para lá meter

Agora só me resta tentar encontrar a melhor forma para fazer face a esta despesa nova, se bem que o meu pai ofereceu-se para pagar o arranjo todo.
Tenho de ver se consigo resolver outros problemas pendentes tal como faltar-me um dos limpa faróis (já o tinha retirado porque estava a verter água), o sensor de temperatura que lhe falta, a grelha cromada que ele se esqueceu de mencionar.
Aproveitei e pedi-lhe para me verificar se não havia qualquer problema nos sinoblocos, braços e apoios do motor pois são pontos sensíveis nestes BMW, estando constantemente a dar problemas.
E já que estava com a mão na massa mandei-o ver o nível dos calços e discos (estes já estão a precisar de ser trocados) do carro.

Enfim… lá vou eu ter de andar a tentar arranjar material superior ou “normal” da marca e de preferência mais barato, para assim mudar a suspensão para uma desportiva e quiçá o pára-choques da frente para o modelo M seguinte.
Última edição por White_Spot™ em 02 out 2009, 00:29, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
moreira_89
Membro Gold
Mensagens: 1470
Registado: 08 jun 2009, 12:50
O meu Carro:: BMW 320d E46 99/03 E92 320d 2011/06
Localização: Gondomar/Porto

Re: White_Spot™ Project! E46 330D

Mensagem por moreira_89 »

fonix tanto dinheiro eu quando tive o acidente com o meu que levou a direita quase toda nova foi 7500€ na bm
BMW pelo prazer de conduzir

Imagem

Moreira_89 E92 viewtopic.php?f=1&t=59596
Moreira_89 E46 viewtopic.php?f=1&t=36738

Avatar do Utilizador
White_Spot™
Membro Senior
Mensagens: 774
Registado: 15 fev 2006, 05:17
O meu Carro:: BMW 330D E46 - 2001/01
Localização: Matosinhos e arredores!

Re: White_Spot™ Project! E46 330D

Mensagem por White_Spot™ »

Fica aqui a parte das peças adquiridas e a sua montagem. Mais uma vez o texto pode-vos parecer desenquadrado devido a ter sido escrito à algum tempo atrás, por isso não liguem muito ao texto :fixe.

Acidente com o BMW! - Parte 2

Vou ter de fazer um post pouco completo pois não tenho nem fotos, nem me recordo muito bem como as coisas se processaram, mas seja como for tentarei dar o máximo de informações possíveis :fixe.

Ora vou começar por indicar o material que comprei, o respectivo preço e o local onde comprei:

- Parachoque M-Technics 2 OEM completo (com frisos, suporte de matrícula, grelha e faróis de nevoeiro e o respectivo espelhos).
Comprado no Ebay Alemão na loja Intercare por 249.90€.

Imagem
Imagem
Imagem


- Suspensão FK Sport Edition Plus (Suspensão coilover completa).
Comprado no Ebay Alemão na loja Intercare por 689€.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

- Portes do material comprado no Ebay ficou em 75€.

- Discos de travões frente da Brembo ventilados (50% desconto).
Comprados na Auto Silva na zona indutrial no Porto por 102€.

- Calços de travões frente da Ferrodo (50% desconto).
Comprados na Auto Silva na zona indutrial no Porto por 38€.

- Condutas de ar para travões (2X), para o radiador de gasóleo e para o ar condicionado, sensor de cheiro, ficha do sensor e fio para o mesmo, suporte farol, esguicho limpa farol, ponteira esguicho e oring.
Comprados na S.Conrado no Porto por um total de 282.29€.

Imagem
Não são estas mas são similares, falta a conduta para o radiador de gasóleo. Foi necessário trocar as condutas de ar pois o encaixe no parachoque é diferente e dá para perceber isso no aspecto da "boca" das mesmas.


- Matrícula da frente.
Comprada num stand em São Mamede de Infesta do qual não me lembro o nome por 4€.

- Chapeiro para desempenar a frente, ajustar folgas, desempenar reforço parachoques, arranjos vários e montagem das várias peças (preço de amigo).
Serviço efectuado pelo Sr. Francisco na Senhora da Hora por 125€.

- Pintura da cava de rodas traseira e frente do lado direito, pintura do parachoques, polir ópticas e lavagem do motor e do carro (preço de amigo).
Serviço efectuado numa oficina na Senhora da Hora da qual não me lembro o nome por 180€.

- Montagem da suspensão, dos discos e calços à frente.
Serviço efectuado pelo Mecânico Sr. Celestino em Cabeceiras de Basto por 52€.

- Alinhar ópticas devido ao carro ter sido rebaixado.
Serviço efectuado no electricista Saraiva em Cabeceiras de Basto por 3€.

- Barra Anti-aproximação.
Comprado ao user luisinho do fórum BMW Clube de Portugal por 150€.

Imagem
Imagem
Já montada no lugar.


TOTAL: 1949.29€

Ora isto comparado com o orçamente que me tinham dado:
1 Suporte inferior farol esquerdo -> 45.44
1 Blindagem ventoinha AC -> 93.33
1 Pára-choques frente (normal) -> 397.48
1 Reforço pára-choques frente -> 185.98
1 Friso pára-choques esquerdo frente -> 20.40
1 Grelha inferior pára-choques frente -> 59.50
1 Farol esquerdo -> 962.06
2 Amortecedores frente (normal) -> 202.42
2 Amortecedores retaguarda -> 136.80
Serviço de chapeiro e pintura -> 350
Serviço mecânica (suspensão) -> 100
TOTAL -> 2553.41€
Vai uma pequena grande diferença de +/- 600€ entre o orçamento e o custo final do arranjo efectuado em vários locais. Ter em conta que algumas peças não foram compradas mas por outro lado foram compradas outras bem superiores. Penso que consegui um bom investimento / arranjo mesmo tendo levado algum trabalho ao ir a diversos locais para conseguir o melhor preço nas peças e no trabalho em si.

Passemos então às fotos do antes, durante e depois.

Foto do carro sem o parachoque e óptica:

Imagem

Foto do carro já com o novo parachoque montado:

Imagem
Imagem

Fotos do carro antes de ir para a pintura já com a lateral reparada e isolada:

Imagem
Imagem
Imagem

Fotos do polimento das ópticas já que se encontravam bastante riscadas:

Imagem
Imagem
Imagem

Foto do carro antes e depois da lavagem da parte interior do capot:

Imagem
Imagem

Lavou-se essa parte e também a parte do radiador e intercooler pois encontravam-se bastante sujas, provavelmente devido a uma fuga de escape na mão do antigo dono. Nunca tinha visto a cor da parte interior do capot de tão sujo que aquilo andava e nota-se bem a diferença de uma foto para a outra, mesmo estando com planos diferentes.

Já de seguida a terceira e última parte com as fotos do carro já pronto :fixe.

-- Quinta Out 01, 2009 10:27 pm --

Acidente com o BMW! - Parte 3

Termino então este périplo com as fotos do carro já pronto e a rolar :dance.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Gostei especialmente da última foto e acho que com uns toques de PS deve ficar um mimo hehe. Quem quiser que esteja à vontade de me surpreender :assubiar.

Dou por terminado este capítulo inicialmente negro mas com um final bem feliz :lol1.

-- Quinta Out 01, 2009 10:51 pm --

Mais uma pequena mod que fiz na altura do inverno e não coloquei aqui :humm. De momento as únicas alterações que me faltam colocar aqui são dos pneus traseiros e da forma engenhosa que arranjei para fixar uma das grelhas do capôt que já estava a cair (desde o acidente lol).

Upgrade ao Xenon! ;)

Ora como o raio do meu Bimmer mesmo com faróis Xenon de origem tinha muita pouca iluminação decidi fazer algo para resolver este problema.

Após consultar vários electricistas, obtive neles todos a mesma resposta, ou seja, das duas uma, ou comprava as ópticas novas ou comprava um kit de Xenon para substituir / sobrepor ao de origem.
Como comprar ópticas em condições e para virem logo com Xenon teria de ser na BMW não me pareceu grande solução devido ao preço das mesmas (perto de mil Euros cada). Comprar um kit Xenon after market para colocar no lugar de o de origem parecia uma solução ainda mais radical e sem sentido.
Todos os electricistas que contactei indicaram que não dava para meter lâmpadas mais fortes ou até substituir as que tinha por umas novas :shock:.
Não é por nada mas não me senti nada convencido pelas soluções nem muito menos pela treta de as lâmpadas não poderem ser substituídas.
Como o vidro da óptica estava bastante maltratado (riscos e picadas) ainda pensei em trocar os mesmos, mas mais uma vez não me pareceu ser grande solução visto na BMW não terem para venda o modelo das minhas (Bosch). Por acaso encontrei uma loja online em Espanha que me vendia o par já colocado cá por cerca +/- 80€, mas fiquei com o pé atrás pois não sabia se isso resolveria o problema.

Como entretanto bati com o carro, no pintor resolvi pedir para me polirem as ópticas e assim verificar se o mal vinha dos vidros. Após o polimento realmente a iluminação melhorou um pouco mas não o suficiente e fiquei feliz por não ter investido +/- 80€ para nada.

Após descobrir um anúncio no OLX (site onde se metem anúncios de diversos tipos) de um vendedor de material para Xenon, decidi contactá-lo para ver a sua opinião sobre o assunto.
Após lhe expor a situação ele indicou de imediato que me bastaria trocar as lâmpadas para ver o problema resolvido. Segundo ele era normal as lâmpadas começarem a ficar queimadas e com uma cor mais amarelada ao fim de alguns anos, mesmo o carro "só tendo 7 anos" era bem possível já estarem assim degradadas.

Resolvi então avançar na compra de duas lâmpadas Xenon de 6000K (as minhas eram de 3200K penso eu) que já nem sei quanto me custaram :-[ mas penso ter rondado entre os 40€ a 60€ com portes (posso estar enganado e ter sido mais um pouco).

Deixo-vos aqui as fotos da caixa que é de um kit Xenon completo, mas que só trazia as lâmpadas. O vendedor podia ter enviado numa caixa mais pequena e talvez os portes ficassem mais em conta mas enfim.

Imagem

Bastava ter metido as lâmpadas na caixa branca pequena que servia perfeitamente para o efeito.

Imagem

Aqui podem ver a diferença de uma lâmpada para a outra, sendo que aquele "veio" lateral na nova está bem mais branco que na velha. Será isso o motivo da pouca iluminação?

ImagemImagem

Podem agora ver a diferença do antes e do depois. É certo que foram tiradas em dias diferentes e em condições atmosféricas também diferentes, mas é o suficiente para se perceber a tonalidade diferente das novas lâmpadas (mais branco por serem 6000K), o sobressair mais as marcas brancas do pavimento e sobretudo o maior alcance das mesmas.

ImagemImagem

ImagemImagemImagem

Ilações finais:

- A maior parte dos electricistas que contactei, mesmo aparentando serem bastante profissionais no final de contas ou não eram assim tão profissionais ou estavam a tentar enganar-me ao induzirem-me a comprar seja ópticas novas ou um kit Xenon completo.

- A alteração das lâmpadas por umas novas e de 6000K em conjunto com os vidros das ópticas polidas veio trazer um incremento significativo na iluminação.

- Continuo a achar que não tenho a iluminação "perfeita" para o conjunto que tenho. Será que se metesse os vidros novos a coisa ficaria "perfeita"? Será que como as ópticas já foram abertas algumas vezes por mim para diversas manutenções (angel eyes e afins) terá afectado a parte que reflecte a luz (não me recordo do nome) tanto da parte de dentro do vidro como da parte com cor prateada?

Mais uma pequena alteração efectuada se bem que neste caso era mais necessária do que estética / gosto :fixe.

Tiagofr
Membro Gold
Mensagens: 2740
Registado: 05 jun 2008, 23:32
O meu Carro:: BMW 520D E61
Localização: Lisboa/Cartaxo
Contacto:

Re: White_Spot™ Project! E46 330D

Mensagem por Tiagofr »

ficou optimo :inlove :lovebmw
BMW 320d E46 - OG - Sold
Seat Leon FR - UP - Sold
BMW 520d E61 - Tubarão Femêa
HP - Horsepower
Visite: http://www.horsepower.pt.am - https://www.facebook.com/PT.Horsepower
Oficina especializada BMW

Avatar do Utilizador
stoca3
Membro Gold
Mensagens: 1391
Registado: 02 dez 2007, 12:21
O meu Carro:: BMW 730d F01/530d E39/ E30 325i
Localização: LEIRIA

Re: White_Spot™ Project! E46 330D

Mensagem por stoca3 »

Boas, white_Spot, o carro ficou um mimo, é preciso é ter sorte com ele, e mantê-lo, o que ás vezes não é fácil.
Um Abraço
Sócio n.º 1273 BMW Clubs Europa

BMW 530D ///M 2**cv " DM "
BMW 316i Diamantschwartz
BMW 318I Mineralblau
BMW 325i Diamantschwartz
Imagem

Avatar do Utilizador
White_Spot™
Membro Senior
Mensagens: 774
Registado: 15 fev 2006, 05:17
O meu Carro:: BMW 330D E46 - 2001/01
Localização: Matosinhos e arredores!

Re: White_Spot™ Project! E46 330D

Mensagem por White_Spot™ »

Pois é tudo uma questão de sorte e tu não tiveste muita :x.

Avatar do Utilizador
Notlim
Membro Gold
Mensagens: 4250
Registado: 18 nov 2006, 17:47
O meu Carro:: E46 320D TOURING
Localização: Norte

Re: White_Spot™ Project! E46 330D

Mensagem por Notlim »

White_Spot™, tens uma máquina e pêras, parabéns. Olha quanto as ópticas tenta o seguinte. Com um toalhete para LCDs tenta limpar a parábola interior (ou reflector) da mesma depois de tirar a lâmpada de xénon como é óbvio. Quando montei os angel apercebi-me de que essa zona estava baça e pensei eu que seria queimado e não houvesse nada a fazer. Mas tentei limpar e de facto aquilo parece pó colado (mais na parte superior) e ficou limpinho. Penso que este passo juntamente com a troca de lâmpadas e polimentos das ópticas melhore aos poucos a iluminação.

Agora já ouvi aconselhar a montagem de balastros de 55w. Mas não sei como reagirá o módulo de luzes a essa alteração...

Avatar do Utilizador
White_Spot™
Membro Senior
Mensagens: 774
Registado: 15 fev 2006, 05:17
O meu Carro:: BMW 330D E46 - 2001/01
Localização: Matosinhos e arredores!

Re: White_Spot™ Project! E46 330D

Mensagem por White_Spot™ »

Eu limpar limpei e bem essa parte, não foi com esses toalhetes mas limpei o melhor que podia com outros toalhetes se bem que aquilo parecia ficar sempre um bocado baço.
Como vou ter de voltar a abrir uma óptica para fixar aquela parte preta e cinzenta que fica entre as duas lâmpadas vou tentar voltar a limpar aquilo.
Thanks pela dica Notlim :fixe.

Avatar do Utilizador
ovelhanegra
Membro Senior
Mensagens: 951
Registado: 26 jul 2006, 20:38
O meu Carro:: 320 cd M
Localização: praia de quiaios-FIGUEIRA da FOZ

Re: White_Spot™ Project! E46 330D

Mensagem por ovelhanegra »

White_Spot™, acho que fizes te um bom investimento, principalmente nessa suspençao...deves ter notado uma diferença enorme, eu tb já tive uma dessas noutro carro mas (KW) e um dia que troque a suspençao a este será uma dessas outra vez (coils)
só penso que gastante dinheiro a mais foi na troca do para-choques...assim á primeira vista pareceu me reparavel...(a menos que quizesses mesmo o MII...)
agora pergunto a tal parte da ventoinha do a/c nao é de plastico? nao dava para soldar? foi mesmo necessaio comprar novo? poderias ter poupado mais alguma coisa aí, penso eu... :think
mas uma coisa é certa...a tua maquina evoluiu...! é mesmo como se custuma dizer "há males que veem por bem" ;)

Avatar do Utilizador
Br][nK
Membro Gold
Mensagens: 2595
Registado: 12 jan 2006, 16:10
O meu Carro:: 320td MB POWER
Localização: santiago do cacém

Re: White_Spot™ Project! E46 330D

Mensagem por Br][nK »

Melhor que nunca :dance
320TD MB POWER

Avatar do Utilizador
JPimpao01
Membro Gold
Mensagens: 4232
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Localização: https://www.facebook.com/BmTechCoding/
Contacto:

Re: White_Spot™ Project! E46 330D

Mensagem por JPimpao01 »

Ora aqui temos uma situação como a que me aconteceu anteontem.....

Vamos ver o que dá.... o que vale é vai para o seguro (sorte de ter contra todos).... sábado já devo ter ideia dos estragos.... para já não anda muito longe dos "teus aparentes"....

Realmente ficou muito melhor ;) Deu para verificar isso ao vivo....

Continuação de bom projecto e boa sorte.....
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

Avatar do Utilizador
White_Spot™
Membro Senior
Mensagens: 774
Registado: 15 fev 2006, 05:17
O meu Carro:: BMW 330D E46 - 2001/01
Localização: Matosinhos e arredores!

Re: White_Spot™ Project! E46 330D

Mensagem por White_Spot™ »

ovelhanegra eu aproveitei a ocasião para mudar para mtech 2 :assubiar, a ideia era ser logo mtech 3 mas não encontrei nenhum.
O meu metch 1 (original) não tinha quase nada da pancada, que o diga o Ricardo Brandão que o comprou e que segundo o que ele me contou o pior era aqueles pequenos pormenores de alguns plásticos com o tempo já terem cedido um pouco.

Quanto à suspensão... bem nem sei o que dizer :think. Segundo o que consta os meus antigos amortecedores eram diferentes uns dos outros e ainda por cima de outro modelo que o meu carro, logo não tenho muito com que comparar.
Seja como for neste momento tenho o carro bastante instável e falta-me perceber o porquê disso.
O facto é que ficou assim depois de mudar os pneus traseiros e ter de subir um pouco a traseira para não roçar nos pneus.
Não sei se os tipos na Koni fizeram a coisa bem feita ou se ficou algo fora do sítio, se os pneus da frente F1 já estão sem grip, se os pneus Pirelli PZero assimetric que meti atrás é que são uma treta, se por os mesmos estarem muito apertados na jante (245 em jante de 8.5") fazem com que se torçam, se por a traseira estar um pouco mais alta que a frente interfere, ou se o facto de supostamente já estar com alguma folga na caixa de direcção influenciar a sensação geral de instabilidade.
Como podem ver são poucas as probabilidades :lol1.

Mas uma coisa é certa, em conversa no tópico da marbmw fiquei a saber que estes amortecedores deveriam ter afinação em dureza mas a mesma não funciona / existe.
Pelo menos nos amortecedores da frente existe o encaixe para meter a peça e rodar para um lado ou o outro. Eu na altura rodei aquilo até não poder mais e como nunca teve um fim assumi que os mesmos não tinham regulação em dureza e que o facto de estar lá o dispositivo era mero acaso :think.
Mas o facto é que deveriam ter segundo as indicações existentes no site da FK e por isso ainda vou ter de os contactar para tirar essa história a limpo.
Os de trás nem tinham nada para os regular e não me lembro se no site da FK indica se têm regulação.

Eu já tive uns Koni Sport reguláveis em pressão no meu Clio e sei bem como a coisa funciona logo não deve ser cromisse minha não perceber como se afina isto :lol1 mas nunca se sabe.

Nesta fase já estou a ponderar mandar alargar as jantes traseiras para o pneu caber melhor e assim poder voltar a baixar a traseira, ou caso fique a bater à mesma, vou ter de subir a frente para o carro ficar perfeitamente direito. Elimino logo duas possibilidades para perceber o que se passa no carro.

Quando me refiro a instabilidade não me refiro ao carro andar a baloiçar em andamento (era assim que o carro estava com os antigos amortecedores), mas sim em curva sentir tipo o carro inclinar o normal e depois parece dar um pequeno solavanco e levantar um pouco.
Em estrada bastante sinuosa (lá para os meus lados) e com condução agressiva o carro até que se porta bem, tem boa aderência e mesmo que haja a sensação de levantar o lado oposto ao sentido da curva a coisa passa despercebida pois quando demos por ela já estamos noutra curva lol.
No entanto em autoestrada e a velocidade já elevada (140 para cima) algumas curvas da autoestrada tornam-se assustadoras pois acaba-se por notar mais esse pequeno solavanco / levantar do carro.
Ora com suspensão dura, rebaixado, com barra AA e pneus largos isso não se deveria passar, contudo como eu costumo dizer que sou carrocondríaco hehe (hipocondríaco é o que tem a mania das doenças, carrocondríaco é o que tem a mania dos problemas no carro) nunca se sabe se o mal não é meu e acabo por nunca estar satisfeito com o resultado das coisas.
Isto requer um test drive noutro carro e o dono desse carro fazer um test drive no meu :fixe.

Mas pronto, seja como for no final existem muitos factores que podem provocar esta sensação, os pneus da frente já com muitos km e terem de andarem super cheios para se ter uma condução normal (na maior parte dos pisos parece que ando em cima de vidro lol), os pneus de trás que estão enchouriçados na jante e parecem-me torcerem-se, a traseira mais alta que a frente e a folga na caixa da direcção.


JPimpao01 o que por norma parece pouco depois acaba por ser muito com tanta peçinha da treta que se parte e custa um balúrdio.

Esqueci-me de agradecer os comentários, como tal Tiagofr, stoca3, Notlim, ovelhanegra, Br][nK e JPimpao01 obrigado :palmas.

Avatar do Utilizador
ovelhanegra
Membro Senior
Mensagens: 951
Registado: 26 jul 2006, 20:38
O meu Carro:: 320 cd M
Localização: praia de quiaios-FIGUEIRA da FOZ

Re: White_Spot™ Project! E46 330D

Mensagem por ovelhanegra »

esses coils devem ser identicos aos que eu tinha (KW v2) ou seja: afinaçao altura e dureza, os afinadores da frente teem que funcionar, eu nao tenhoa a certeza mas acho que se enrroscares tudo para a direita ele vai chegar ao limite e ficará o mais macio possivel ou ao contrario já nao tenho a certeza (é uma questao de testar) ades ver se tens que fazer alguma pressao para baixo no afinador ao mesmo tempo que rodas...e os de traz devem ter 3 posicoes de afinaçao, para isso deves ter um botao metalico no topo do carga junto ao veio , terás que carregar nesse botao e rodar o veio e escolher uma dessas posicoes (o amortecedor tem que estar desmontado pelo menos a parte superior para poder rodar)

Avatar do Utilizador
White_Spot™
Membro Senior
Mensagens: 774
Registado: 15 fev 2006, 05:17
O meu Carro:: BMW 330D E46 - 2001/01
Localização: Matosinhos e arredores!

Re: White_Spot™ Project! E46 330D

Mensagem por White_Spot™ »

Vou ter de ver isso com mais atenção ovelhanegra, o pior é que a barra AA tapa o acesso ao topo dos amortecedores da frente e como tal tenho de a tirar fora.
Atrás não me apercebi de nada para rodar, nos meus Koni era só rodar a parte de baixo do amortecedor e acho eu que já estava (mas também eram diferentes).
Tenho de ver a coisa com mais calma e de preferência quando for mexer na barra para retirar a EGR e as borboletas, tiro tudo de uma vez e arrumo essa dúvida para o lado.

Avatar do Utilizador
Notlim
Membro Gold
Mensagens: 4250
Registado: 18 nov 2006, 17:47
O meu Carro:: E46 320D TOURING
Localização: Norte

Re: White_Spot™ Project! E46 330D

Mensagem por Notlim »

White_Spot™, eu tenho um cena na carrinha e não sei se poderás sofrer do mesmo. Sinto um desvio da traseira em curva, um deslocar súbito e tanto quanto sei são os sinoblocos dos braços. Já alguma vez mudaste isso? Isso nota-se muito nos acessos as AE onde as curvas são bastante pronunciadas e com bom piso.

Responder

Voltar para “E46”