E36 318tds 1995 - Sleeper
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- PaGonza
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Boas Metale.
Achei este tópico extremamente util.
Para quem anda a ponderar a troca da suspensão há algum tempo, uma vez que estou cada vez mais a notar o rolamento da carroceria (já vai com pouco mais de 190.000Km em cima), esta informação é uma maravilha.
Tudo bem que só tenho planos de executar isso para o inicio/meio do próximo ano mas só para me pr€cav€r vim dar uma vista de olhos no que por aqui se diz nesse sentido.
Ou isso ou é já no final do ano, depende de como achar o comportamento dele com o inverno.
Obrigado.
Cumps.
Achei este tópico extremamente util.
Para quem anda a ponderar a troca da suspensão há algum tempo, uma vez que estou cada vez mais a notar o rolamento da carroceria (já vai com pouco mais de 190.000Km em cima), esta informação é uma maravilha.
Tudo bem que só tenho planos de executar isso para o inicio/meio do próximo ano mas só para me pr€cav€r vim dar uma vista de olhos no que por aqui se diz nesse sentido.
Ou isso ou é já no final do ano, depende de como achar o comportamento dele com o inverno.
Obrigado.
Cumps.
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
PaGonza, o que se nota mais diferença além dos amortecedores é com casquilhos novos. Se tiverem estragados, e se mudar para novos e alinhar, parece quase um carro novo a andar.
- PaGonza
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Metale.
Tens alguma opinião formada acerca dos KONI Sport
A ECV está a fazer uma oferta de 30% de desconto na compra dos 4 amortecedores :fixe
Obrigado
Tens alguma opinião formada acerca dos KONI Sport
A ECV está a fazer uma oferta de 30% de desconto na compra dos 4 amortecedores :fixe
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Sim, a linha amarela é boa, mas tens que ter atenção se são para as tuas molas actuais ou para molas de rebaixamento. Alguns modelos permitem ajustar a dureza.
30% ainda é dinheiro. Ficam em quanto?
Abraço
30% ainda é dinheiro. Ficam em quanto?
Abraço
- PaGonza
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
A informação que recebi foi esta:
"Preço dos 4 amortecedores KONI STR.T sem reparação e afinação 418,00€ + IVA
Preço dos 4 amortecedores a óleo KONI SPECIAL com reparação e afinação 594,00€ + IVA"
Estes foram os que estava a pensar:
"Preço dos 4 amortecedores mistos (gás e óleo) KONI SPORT com reparação e afinação, sendo na frente pelo exterior 780,00€ + IVA"
Creio serem para as molas normais. Com desconto de 30% sobre o preço mais os 20% de IVA fica com o preço final de 655,20€
"Preço do KIT KONI de rebaixamento (35/40mm fr. – 15/20mm tr.) composto por 4 amortecedores SPORT + 4 molas 950,00€ + IVA
Preço das 4 molas KONI de rebaixamento 190,00€ + IVA
Preço do Kit Coil-over 1.614,00€ + IVA
No âmbito da campanha que estamos a levar a efeito na compra dos 4 amortecedores e só nesta condição, ou de qualquer um dos Kits, será concedido um desconto de 30%. Caso opte pela compra em separado das molas o desconto das mesmas será de 20%."
Não sei é qual é a tabela actual dos Bilstein B6 que falaste.
Sabes se existe grande diferença entre estes dois modelos ou quando te referiste aos Bilstein B6 foi mais por opção pessoal do que por caracteristicas?
Obrigado.
"Preço dos 4 amortecedores KONI STR.T sem reparação e afinação 418,00€ + IVA
Preço dos 4 amortecedores a óleo KONI SPECIAL com reparação e afinação 594,00€ + IVA"
Estes foram os que estava a pensar:
"Preço dos 4 amortecedores mistos (gás e óleo) KONI SPORT com reparação e afinação, sendo na frente pelo exterior 780,00€ + IVA"
Creio serem para as molas normais. Com desconto de 30% sobre o preço mais os 20% de IVA fica com o preço final de 655,20€
"Preço do KIT KONI de rebaixamento (35/40mm fr. – 15/20mm tr.) composto por 4 amortecedores SPORT + 4 molas 950,00€ + IVA
Preço das 4 molas KONI de rebaixamento 190,00€ + IVA
Preço do Kit Coil-over 1.614,00€ + IVA
No âmbito da campanha que estamos a levar a efeito na compra dos 4 amortecedores e só nesta condição, ou de qualquer um dos Kits, será concedido um desconto de 30%. Caso opte pela compra em separado das molas o desconto das mesmas será de 20%."
Não sei é qual é a tabela actual dos Bilstein B6 que falaste.
Sabes se existe grande diferença entre estes dois modelos ou quando te referiste aos Bilstein B6 foi mais por opção pessoal do que por caracteristicas?
Obrigado.
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Os Bilstein B6 estão a 550 euros com IVA. Não têm afinação, mas são monotubo, que eu pessoalmente prefiro mas é uma questão de gosto.
Experimenta ligar para a Motorarte (Aveiro) a perguntar preços, foi de lá que mandei vir os meus.
Experimenta ligar para a Motorarte (Aveiro) a perguntar preços, foi de lá que mandei vir os meus.
- PaGonza
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Boas.
Qual é a diferença entre monotubo e tubo duplo :think
É que por causa deste tópico, ontem passei algum tempo à procura de amortecedores e fui ao site europeu da Bilstein e está lá essa diferença entre os amortecedores.
Aliás, o monotubo é até mais caro no site.
Os preços cá devem de ser mais caros pois por norma a "unhaca" está lá no €€€ :lol1
Cumps.
Qual é a diferença entre monotubo e tubo duplo :think
É que por causa deste tópico, ontem passei algum tempo à procura de amortecedores e fui ao site europeu da Bilstein e está lá essa diferença entre os amortecedores.
Aliás, o monotubo é até mais caro no site.
Os preços cá devem de ser mais caros pois por norma a "unhaca" está lá no €€€ :lol1
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Sim, os monotubo Bilstein são mais caros. Para falar rápido e mal, monotubo são mais "fortes" em termos do efeito de resistência à compressão e descompressão, mas também são consequentemente mais desconfortáveis para o dia-a-dia.
Bilstein (gamas alta), AST, Moton, etc são monotubo.
Koni, KW, FK, Monroe, etc (quase todos) são tubo duplo. Não deixam de ser bons, mas por exemplo se levarem uma pancada forte (um buraco grande na estrada) perdem o efeito por instantes.
Ambos têm portanto vantagens e desvantagens. Tubo duplo é perfeitamente bom para estrada normal. Monotubo dão o seu melhor em pista (o que não quer dizer que não sejam excelentes em estrada).
É tema que dava pano pra mangas.
Preços que me lembro de ver na altura da Bilstein:
- B4 (amortecedores estilo OE, mas a gás): rondavam os 350-400 euros (tenho os meus à venda :wink1 )
- B6 (amortecedores desportivos monotubo a gás, para molas de origem): 550 euros;
- B8 (amortecedores desportivos monotubo a gás, para molas de rebaixamento): 575 euros;
- B12 (amortecedores estilo B8 com molas feitas à medida dos amortecedores): cerca de 720 euros;
Bilstein (gamas alta), AST, Moton, etc são monotubo.
Koni, KW, FK, Monroe, etc (quase todos) são tubo duplo. Não deixam de ser bons, mas por exemplo se levarem uma pancada forte (um buraco grande na estrada) perdem o efeito por instantes.
Ambos têm portanto vantagens e desvantagens. Tubo duplo é perfeitamente bom para estrada normal. Monotubo dão o seu melhor em pista (o que não quer dizer que não sejam excelentes em estrada).
É tema que dava pano pra mangas.
Preços que me lembro de ver na altura da Bilstein:
- B4 (amortecedores estilo OE, mas a gás): rondavam os 350-400 euros (tenho os meus à venda :wink1 )
- B6 (amortecedores desportivos monotubo a gás, para molas de origem): 550 euros;
- B8 (amortecedores desportivos monotubo a gás, para molas de rebaixamento): 575 euros;
- B12 (amortecedores estilo B8 com molas feitas à medida dos amortecedores): cerca de 720 euros;
- PaGonza
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Tal como tu também não pretendo rebaixar o carro por o achar suficientemente baixo.
Pretendo sim obter uma certa rigidez de forma a lidar melhor com as curvas.
Obrigado pela explicação.
Este é um daqueles tópicos a seguir atentamente.
Cumps.
Pretendo sim obter uma certa rigidez de forma a lidar melhor com as curvas.
Obrigado pela explicação.
Este é um daqueles tópicos a seguir atentamente.
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Em termos de amortecedores, sou da opinião de que o de mais desportivo que há sem rebaixar é os B6. Atenção que há quem vá para os koni e fique completamente satisfeito. Depois é dar uns ajustes com casquilhos, barras estabilizadoras, pneus, etc. Tudo depende da carteira, do que se quer do carro, do tipo de pneus que se quer usar, etc etc etc.
Também há quem ponha as mãos no fogo por barras anti-aproximação, e eu respeito isso, mas algumas parece que até fazem café É um reforço de chassis, não interfere com o movimento da suspensão.
Também há quem ponha as mãos no fogo por barras anti-aproximação, e eu respeito isso, mas algumas parece que até fazem café É um reforço de chassis, não interfere com o movimento da suspensão.
- Gsa-88
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Simplesmente lindo e... POTENTE!!!
Já vi que tem havido muita paciência nesse projecto...
Já agora, que me aconselhas para a minha carrinha?? Não queria grandes investimentos, apenas algo que lhe desse um pouco mais de vida...
Abraço!
Já vi que tem havido muita paciência nesse projecto...
Já agora, que me aconselhas para a minha carrinha?? Não queria grandes investimentos, apenas algo que lhe desse um pouco mais de vida...
Abraço!
- metale
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
A que nível, potência de motor ou dinamicamente? A nível de potência estou de origem, não sinto necessidade de mais para o dia a dia, e ia penalizar os consumos. A nível dinâmico... quanto dinheiro queres derreter? nfire :lol1Gsa-88 Escreveu:Já agora, que me aconselhas para a minha carrinha?? Não queria grandes investimentos, apenas algo que lhe desse um pouco mais de vida...
- JPimpao01
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Caro amigo, só agora me dignei a ler o teu projecto e gostei muito do que li.
3 questões:
1 - a barra de trás e tendo nós Auto-blocante de origem não iremos perder tracção? É que nas curvas em desiquilibrio é possível vir a perder tracção....
2 - Em termos de coils qual seria a melhor opção tendo em consideração um orçamento algo limitado? (é que a taragem das nossas molas é para carros com peso atrás, coisa que não acontece no nosso) D2 diz-te alguma coisa? Ou são beras?
3 - Travagem? Tendo em consideração que de futuro iremos passar para 17", bem acabando os slick's e intermédios que por aqui andam
Cumps.
3 questões:
1 - a barra de trás e tendo nós Auto-blocante de origem não iremos perder tracção? É que nas curvas em desiquilibrio é possível vir a perder tracção....
2 - Em termos de coils qual seria a melhor opção tendo em consideração um orçamento algo limitado? (é que a taragem das nossas molas é para carros com peso atrás, coisa que não acontece no nosso) D2 diz-te alguma coisa? Ou são beras?
3 - Travagem? Tendo em consideração que de futuro iremos passar para 17", bem acabando os slick's e intermédios que por aqui andam
Cumps.
- metale
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
1- Com autoblocante há menos problemas, porque se a roda de dentro da curva começar a "levantar" (a fazer menos pressão no chão, no fundo, e portanto a patinar) sempre passa X de binário para a do outro lado. É melhor em pista que em autocross.JPimpao01 Escreveu:Caro amigo, só agora me dignei a ler o teu projecto e gostei muito do que li.
3 questões:
1 - a barra de trás e tendo nós Auto-blocante de origem não iremos perder tracção? É que nas curvas em desiquilibrio é possível vir a perder tracção....
2 - Em termos de coils qual seria a melhor opção tendo em consideração um orçamento algo limitado? (é que a taragem das nossas molas é para carros com peso atrás, coisa que não acontece no nosso) D2 diz-te alguma coisa? Ou são beras?
3 - Travagem? Tendo em consideração que de futuro iremos passar para 17", bem acabando os slick's e intermédios que por aqui andam
Cumps.
2- D2 é suposto serem bonzinhos. Mas carinhos. Orçamento limitado é relativo... 900 euros? KW V1. 1200 euros? KW V2. 700 euros? Bilstein B12 (são monotubo invertido) que não são coilovers, mas são do melhorzinho que há abaixo de coilovers. Melhor que coilovers baratos.
3- O sistema de origem é bastante bom. Discos ventilados e pastilhas para pista (ouço falar bem de umas ferodo xpto) e está feito. Alternativamente, sistema de travagem do 330 E46, mas lá está, depende de onde se quer ir.
Tudo isto é secundário em relação à rollcage pessoal! Cintos de 4 apoios com bancos de costas fixas sem rollbar é arriscar um bocado. Ponham pelo menos uma rollbar do género daquele link que postei no outro tópico, bem justa ao chassis, e de preferência soldada em vez de aparafusada.
Abraço
- Kaux
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- Registado: 10 out 2004, 17:03
- O meu Carro:: BMW 316i E36 - 1995/04
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
metale Escreveu:A taragem de mola da frente de uns B12, H&R 4cm ou eibach pro kit é de cerca de 200 libras por polegada. Das molas progressivas do KW é de 400 libras por polegada, diminuindo mais o rolamento lateral da frente (importante).
Olá metale,
Apesar de já conhecer o teu carro (não sei se deste fórum, em outros tópicos, ou noutro lado qualquer) li todo o tópico e é bom saber que continuas com a mesma motivação!
entretanto ficou-me só uma dúvida, além do 316i E35 tenho também um Corsa C, e neste último tenho coils GAZ, e as molas de origem dos coils eram de 275lbs/inch. Cheguei a experimentar de 300lbs/inch e neste momento ando com 350lbs/inch (isto tudo na frente). Tanto as primeiras como as segundas esgotam o curso da mola.. A única possibilidade que vejo para esta diferença é o comprimento da mola. Tens ideia qual será o comprimento?
Abraço.
Kaux - BMW 316i E36