E36 318tds 1995 - Sleeper
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- metale
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
O caster é a inclinação do eixo da roda.
Por exemplo, imagina um carrinho de hipermercado. O eixo sobre o qual a roda vira é completamente na vertical. Zero caster. A roda gira sobre si, mas nunca ganha inclinação de camber.
Agora imagina aquelas motas americanas tipo chopper, com uma grande inclinação desde o guiador até à roda da frente (não sei se são mesmo estes os termos, não percebo de motas). Tem muito caster de inclinação. Como resultado, quando vira a roda, ela vai também ganhar inclinação de camber. Adicionalmente, muito caster faz com que a roda "queira" sempre voltar ao centro, fazendo o veiculo mais estável de frente.
Assim, mais caster = mais camber dinâmico, ou seja, que só acontece quando se vira o volante. Tal permite usar menos camber estático (que empobrece a travagem em linha recta), e ainda assim ter muito camber negativo em curva.
Nos nossos carros, não dá para afinar o caster de origem. Só com algumas camber plates (caras) ou usando casquilhos descentrados (como os do M3 de '96 a '99).
Quando a um novo tópico, isto no fundo é tudo teoria que não serve de nada sem adaptar a cada pessoa, cada carro, cada utilização. E a cada orçamento
-- Domingo Mar 21, 2010 3:50 pm --
O meu transporte até ter o meu carro pronto:
-- Sábado Mar 27, 2010 2:09 pm --
Mudar do C220 de volta para o E36 foi uma experiência interessante. Deste a posição de condução, à dureza de todos os comandos (volante, pedais, mudanças), passando pelo barulho, parecia que estava a experimentar um carro de competição. O mercedes parecia que ia sentado num sofá.
Fui buscá-lo ontem à noite e alinhar hoje de manhã. Já fiz 100km com ele com este setup. Quando o fui buscar, o mecânico utilizou palavras como "cepo" e "autódromo". Nem de perto, consigo perfeitamente conviver com ele no dia-a-dia, mas ainda assim evitei propositadamente uma estrada que sei estar em mau estado, não queria que me caíssem chumbos dos dentes.
As molas neste momento estão a fazer pouco. Os amortecedores estão a levantar o carro com a pressão do gás. Ao descer o elevador da casa dos pneus, o carro ficou com quase o dobro de espaço da cava da roda (destravado e desengatado). Depois de um bocado parado no chão é que voltou a assentar. Em curva, a resistência ao rolamento está a vir toda da barra.
Tenho que fazer mais kms com ele para me adaptar às reacções todas, porque numa curva longa/larga a subir senti a traseira a querer descolar quando levantei o pé para meter uma mudança acima. Nunca me tinha feito aquilo, e passo ali todos os dias à 2 anos.
O conforto piorou mas bolas se eu quisesse conforto comprava um mercedes. Se é para ter um carro desportivo é agora. E está a prova viva que é possível ter uma suspensão desportiva sem rebaixar. Mas muito desportiva mesmo.
Se alguém tiver uma barra traseira de um sedan/coupe de 17 ou 18mm que queira trocar pela H&R ajustável nova (nunca instalada), digam algo, pode ser que se chegue a acordo.
Fez também uma revisão a nível de verificação e troca de tudo o que é óleos, filtros, apoios, verificação da corrente (estava óptima com 225.000km), troca de correia, algumas borrachas e afins.
PS- consegue-se vislumbrar os amortecedores amarelos pela nesga da cava da roda... é interessante
Por exemplo, imagina um carrinho de hipermercado. O eixo sobre o qual a roda vira é completamente na vertical. Zero caster. A roda gira sobre si, mas nunca ganha inclinação de camber.
Agora imagina aquelas motas americanas tipo chopper, com uma grande inclinação desde o guiador até à roda da frente (não sei se são mesmo estes os termos, não percebo de motas). Tem muito caster de inclinação. Como resultado, quando vira a roda, ela vai também ganhar inclinação de camber. Adicionalmente, muito caster faz com que a roda "queira" sempre voltar ao centro, fazendo o veiculo mais estável de frente.
Assim, mais caster = mais camber dinâmico, ou seja, que só acontece quando se vira o volante. Tal permite usar menos camber estático (que empobrece a travagem em linha recta), e ainda assim ter muito camber negativo em curva.
Nos nossos carros, não dá para afinar o caster de origem. Só com algumas camber plates (caras) ou usando casquilhos descentrados (como os do M3 de '96 a '99).
Quando a um novo tópico, isto no fundo é tudo teoria que não serve de nada sem adaptar a cada pessoa, cada carro, cada utilização. E a cada orçamento
-- Domingo Mar 21, 2010 3:50 pm --
O meu transporte até ter o meu carro pronto:
-- Sábado Mar 27, 2010 2:09 pm --
Mudar do C220 de volta para o E36 foi uma experiência interessante. Deste a posição de condução, à dureza de todos os comandos (volante, pedais, mudanças), passando pelo barulho, parecia que estava a experimentar um carro de competição. O mercedes parecia que ia sentado num sofá.
Fui buscá-lo ontem à noite e alinhar hoje de manhã. Já fiz 100km com ele com este setup. Quando o fui buscar, o mecânico utilizou palavras como "cepo" e "autódromo". Nem de perto, consigo perfeitamente conviver com ele no dia-a-dia, mas ainda assim evitei propositadamente uma estrada que sei estar em mau estado, não queria que me caíssem chumbos dos dentes.
As molas neste momento estão a fazer pouco. Os amortecedores estão a levantar o carro com a pressão do gás. Ao descer o elevador da casa dos pneus, o carro ficou com quase o dobro de espaço da cava da roda (destravado e desengatado). Depois de um bocado parado no chão é que voltou a assentar. Em curva, a resistência ao rolamento está a vir toda da barra.
Tenho que fazer mais kms com ele para me adaptar às reacções todas, porque numa curva longa/larga a subir senti a traseira a querer descolar quando levantei o pé para meter uma mudança acima. Nunca me tinha feito aquilo, e passo ali todos os dias à 2 anos.
O conforto piorou mas bolas se eu quisesse conforto comprava um mercedes. Se é para ter um carro desportivo é agora. E está a prova viva que é possível ter uma suspensão desportiva sem rebaixar. Mas muito desportiva mesmo.
Se alguém tiver uma barra traseira de um sedan/coupe de 17 ou 18mm que queira trocar pela H&R ajustável nova (nunca instalada), digam algo, pode ser que se chegue a acordo.
Fez também uma revisão a nível de verificação e troca de tudo o que é óleos, filtros, apoios, verificação da corrente (estava óptima com 225.000km), troca de correia, algumas borrachas e afins.
PS- consegue-se vislumbrar os amortecedores amarelos pela nesga da cava da roda... é interessante
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
mais fotos não ha? tava a gostar do project hehe
-- Terça Mar 30, 2010 5:43 pm --
metale uma pergunta o meu e36 tem de levar agora amortecedores só que tenho molas mais curtas... ta rebaixado, e o gajo aonde eu ia comprar os amortecedores disse-me se puxer uns novos naquelas molas que vou dar cabo dos amortecedores num estante.
-- Terça Mar 30, 2010 5:43 pm --
metale uma pergunta o meu e36 tem de levar agora amortecedores só que tenho molas mais curtas... ta rebaixado, e o gajo aonde eu ia comprar os amortecedores disse-me se puxer uns novos naquelas molas que vou dar cabo dos amortecedores num estante.
- metale
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Fotos nem por isso, porque há pouco para ver, não tem nada de estética Tirando as conclusões que vou tirando.
Sim, o "gajo" tem razão sendo molas mais curtas, tem que ser amortecedores de espigão mais curto. Tipo Bilstein B8 (monotubo) ou koni sport (tubo duplo). Monotubo é melhor (na minha opinião), mas os koni dá para regular a dureza (dependendo do modelo).
Sim, o "gajo" tem razão sendo molas mais curtas, tem que ser amortecedores de espigão mais curto. Tipo Bilstein B8 (monotubo) ou koni sport (tubo duplo). Monotubo é melhor (na minha opinião), mas os koni dá para regular a dureza (dependendo do modelo).
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
metale Escreveu:Fotos nem por isso, porque há pouco para ver, não tem nada de estética Tirando as conclusões que vou tirando.
Sim, o "gajo" tem razão sendo molas mais curtas, tem que ser amortecedores de espigão mais curto. Tipo Bilstein B8 (monotubo) ou koni sport (tubo duplo). Monotubo é melhor (na minha opinião), mas os koni dá para regular a dureza (dependendo do modelo).
tava a pensar por coilovers que aconselhas?
- metale
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Aconselho KW ou Bilstein.
Se não precisares de ajustes de dureza nos amortecedores, os KW V1 estão por volta de 850 euros.
Entre coilovers baratos e amortecedores bons com molas de (pouco) rebaixamento, vai para a segunda hipótese se quiseres performance. Se o objectivo for SÓ estética, quaisquer coilovers raceland e afins resolvem o problema.
Se não precisares de ajustes de dureza nos amortecedores, os KW V1 estão por volta de 850 euros.
Entre coilovers baratos e amortecedores bons com molas de (pouco) rebaixamento, vai para a segunda hipótese se quiseres performance. Se o objectivo for SÓ estética, quaisquer coilovers raceland e afins resolvem o problema.
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
epá os raceland custam 225€ que achas de mau deles ou de bom hehe
-- Quarta Mar 31, 2010 10:20 pm --
é que 800 euros é bue amigo, isto com casa pa pagar é fuck,e o com os que tem de origem todos mamados até se comporta bem por isso acho que talvez os raceland sejam opção, os koni falaram nuns ja ajustados a altura por 670€
-- Quarta Mar 31, 2010 10:20 pm --
é que 800 euros é bue amigo, isto com casa pa pagar é fuck,e o com os que tem de origem todos mamados até se comporta bem por isso acho que talvez os raceland sejam opção, os koni falaram nuns ja ajustados a altura por 670€
- balakov
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Boas, ao ler o desenvolvimento do tópico depois não falaste mais em ângulos, diz-me, após a instalação desse sistema todo ficaste com camber atrás de mais de 1 angulo negativo, à frente continua de origem, e o caster, está a 5º, certo?
E o toe? Ainda a zeros?
Quando comprar o meu menino (318 tds em principio), depois da estética, jantes/pneus e uma repro vou para a suspensão, como sou estudante e não tenho rendimentos achas que devo gastar quanto nuns coilovers, estou a perguntar isto porque depois da pintura que quero fazer ao carro, kit estético, mudança geral do interior, jantes, pneus...vai ficar muito puxado para o meu lado. não achas que devia procurar molas de um modelo desportivo de sucata e comprar amortecedores à parte (tipo há por aí malta a vender carros sinistrados às peças). Penso comprar muita coisa no ebay, mas não pode ser tudo e se algumas coisas não passam na inspecçao...
Anyway, tens aí um carro para durar, estou a gostar de ver, belo projecto, vai orientar muita gente que por aqui passa mas não percebe muito de macânica.
Ps: Nem umas fotos do dos amortecedores já instalados ou da (pequena) visibilidade desse camber traseiro em acção (e já com o peso do carro a contar).
cumps
E o toe? Ainda a zeros?
Quando comprar o meu menino (318 tds em principio), depois da estética, jantes/pneus e uma repro vou para a suspensão, como sou estudante e não tenho rendimentos achas que devo gastar quanto nuns coilovers, estou a perguntar isto porque depois da pintura que quero fazer ao carro, kit estético, mudança geral do interior, jantes, pneus...vai ficar muito puxado para o meu lado. não achas que devia procurar molas de um modelo desportivo de sucata e comprar amortecedores à parte (tipo há por aí malta a vender carros sinistrados às peças). Penso comprar muita coisa no ebay, mas não pode ser tudo e se algumas coisas não passam na inspecçao...
Anyway, tens aí um carro para durar, estou a gostar de ver, belo projecto, vai orientar muita gente que por aqui passa mas não percebe muito de macânica.
Ps: Nem umas fotos do dos amortecedores já instalados ou da (pequena) visibilidade desse camber traseiro em acção (e já com o peso do carro a contar).
cumps
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- metale
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Na minha opinião, os raceland são óptimos... para estética. Suspensão de origem nova é melhor que suspensão raceland, porque os raceland têm tara a menos nas molas e os amortecedores não vêm adequados às mesmas. Ou seja, que grande bacorada que práli vai.pms e36 Escreveu:epá os raceland custam 225€ que achas de mau deles ou de bom hehe
-- Quarta Mar 31, 2010 10:20 pm --
é que 800 euros é bue amigo, isto com casa pa pagar é fuck,e o com os que tem de origem todos mamados até se comporta bem por isso acho que talvez os raceland sejam opção, os koni falaram nuns ja ajustados a altura por 670€
Quando se fala em orçamentos limitados, há uma escolha a tomar. Estética ou performance. Performance, bilstein B6 nas molas de origem por 550 euros. Estética, raceland por 250 euros ou então (muito melhor) bilstein b10 (amortecedores com molas de rebaixamento) por 450 euros.
Não não, o alinhamento atrás tenho de origem. Camber está a uns -2º, sinceramente agora não me lembro. Mas é o de origem tanto em camber como toe. Este chassis não precisa de muito camber estático atrás, porque quando comprime está a ganhar camber negativo. Ao contrário da frente.balakov Escreveu:Boas, ao ler o desenvolvimento do tópico depois não falaste mais em ângulos, diz-me, após a instalação desse sistema todo ficaste com camber atrás de mais de 1 angulo negativo, à frente continua de origem, e o caster, está a 5º, certo?
E o toe? Ainda a zeros?
Quando comprar o meu menino (318 tds em principio), depois da estética, jantes/pneus e uma repro vou para a suspensão, como sou estudante e não tenho rendimentos achas que devo gastar quanto nuns coilovers, estou a perguntar isto porque depois da pintura que quero fazer ao carro, kit estético, mudança geral do interior, jantes, pneus...vai ficar muito puxado para o meu lado. não achas que devia procurar molas de um modelo desportivo de sucata e comprar amortecedores à parte (tipo há por aí malta a vender carros sinistrados às peças). Penso comprar muita coisa no ebay, mas não pode ser tudo e se algumas coisas não passam na inspecçao...
Anyway, tens aí um carro para durar, estou a gostar de ver, belo projecto, vai orientar muita gente que por aqui passa mas não percebe muito de macânica.
Ps: Nem umas fotos do dos amortecedores já instalados ou da (pequena) visibilidade desse camber traseiro em acção (e já com o peso do carro a contar).
cumps
À frente é que agora estou com -1º10'' de camber, e 0º10'' de toe in. O caster não mudou entretanto.
Coilovers para serem bons são caros. Se o orçamento é limitado, é melhor um bom conjunto amortecedor + mola (bilstein B10 por 450 euros ou B2 por 750 euros). Lembrem-se de uma coisa: o que faz coilovers bons não é o facto de serem coilovers. É terem as melhores molas e os melhores amortecedores. Daí os baratos serem tão maus quanto molas e amortecedores maus.
A ver se este fim de semana está sol para tirar uma foto.
Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
preciso da resistencia do ac nao sabes onde posso arranjar e os preços visto ser uma peça que nao tem influencia no motor acho que ate podia meter da sucata ou entao da concorrencia podes ajudar-me??? abraco.
- metale
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Não faço ideia, não tenho conhecimentos no mercado das peças. Experimenta na secção de classificados aqui do forum, costumam lá ter bmws às peças, pode ser que te consigam ajudar.
Cumprimentos.
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- RicardoC
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
metale, estas de parabens!!!
Pela maquina que tens e pela bomba de informação que disponibilizas no teu projecto...
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Ricardo Calheiros
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Obrigado Ricardo.
Uma coisa engraçada com estes carros é a facilidade com que nos habituamos às modificações. Já nem noto a suspensão, parece natural. A diferença é que quando pego noutro carro com suspensão de origem noto MUITO.
Outra coisa que quero chamar a atenção ao pessoal. Os americanos têm um lema que diz "Poor men pay twice." E é mesmo verdade. Temos muitas vezes aquele instinto de pensar que não temos já dinheiro para o que queremos, vamos comprar uma coisa intermédia e depois "um dia" lá se compra o que se gostava mesmo. Errado... :wall
Comprei os B4 e os B6. Os B4 são muito bons, mas se o que eu queria mesmo era os B6, devia-os ter comprado logo. Tinha poupado 500 euros logo aí.
Comprei a barra estabilizadora de 25,5mm do pack desportivo do E36, custou-me uns 170 euros com casquilhos. Mais 170 euros que tinha poupado.
A dada altura tive jantes do M6 em 17'', para depois as trocar ao desbarato para voltar às de origem. 400 euros que perdi aí.
Bancos em pele que tive, comprei por 600 euros (chulado), para descobrir que tinham a pele super ressequida e ter que os forrar. Depois fartei-me, voltei aos de origem em tecido, e perdi 600 euros nestas trocas.
Punhos de mudanças, 30 euros.
Vamos lá somar, com indecisões e precipitações, deitei ao lixo 1.700 euros. Não estou a incluir aqui nada do material que tenho no carro agora, e que não me arrependo de ter comprado. 1.700 euros compravam um E30!
Por isso aprendam com os meus erros, se querem algo juntem para comprar esse algo, porque senão mais tarde ou mais cedo vão querer fazer o upgrade, e o dinheiro que gastaram entretanto não vão recuperar inteiro nem perto. Querem coilovers? Não gastem em racelands, depois mais molas de jeito, depois então etc... Juntem para o que realmente querem, e gastem dinheiro só uma vez.
Analisem bem o que querem do carro, como o vão usar, façam um plano, uma lista de peças, e sigam-no.
Abraço a todos
Uma coisa engraçada com estes carros é a facilidade com que nos habituamos às modificações. Já nem noto a suspensão, parece natural. A diferença é que quando pego noutro carro com suspensão de origem noto MUITO.
Outra coisa que quero chamar a atenção ao pessoal. Os americanos têm um lema que diz "Poor men pay twice." E é mesmo verdade. Temos muitas vezes aquele instinto de pensar que não temos já dinheiro para o que queremos, vamos comprar uma coisa intermédia e depois "um dia" lá se compra o que se gostava mesmo. Errado... :wall
Comprei os B4 e os B6. Os B4 são muito bons, mas se o que eu queria mesmo era os B6, devia-os ter comprado logo. Tinha poupado 500 euros logo aí.
Comprei a barra estabilizadora de 25,5mm do pack desportivo do E36, custou-me uns 170 euros com casquilhos. Mais 170 euros que tinha poupado.
A dada altura tive jantes do M6 em 17'', para depois as trocar ao desbarato para voltar às de origem. 400 euros que perdi aí.
Bancos em pele que tive, comprei por 600 euros (chulado), para descobrir que tinham a pele super ressequida e ter que os forrar. Depois fartei-me, voltei aos de origem em tecido, e perdi 600 euros nestas trocas.
Punhos de mudanças, 30 euros.
Vamos lá somar, com indecisões e precipitações, deitei ao lixo 1.700 euros. Não estou a incluir aqui nada do material que tenho no carro agora, e que não me arrependo de ter comprado. 1.700 euros compravam um E30!
Por isso aprendam com os meus erros, se querem algo juntem para comprar esse algo, porque senão mais tarde ou mais cedo vão querer fazer o upgrade, e o dinheiro que gastaram entretanto não vão recuperar inteiro nem perto. Querem coilovers? Não gastem em racelands, depois mais molas de jeito, depois então etc... Juntem para o que realmente querem, e gastem dinheiro só uma vez.
Analisem bem o que querem do carro, como o vão usar, façam um plano, uma lista de peças, e sigam-no.
Abraço a todos
- jpsilence
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Exacto, nisso concordo contigo.
E felizmente (ou infelizmente, não sei) o meu pai ensinou-me que é preferível não comprar em vez de comprar algo mais barato que depois vai avariar ou não vai fazer exactamente aquilo que queremos.
Portanto para o meu e36, querendo eu desempenho, segurança e estética aconselhas-me os B6 ou coilovers KW certo ??
Cumps
E felizmente (ou infelizmente, não sei) o meu pai ensinou-me que é preferível não comprar em vez de comprar algo mais barato que depois vai avariar ou não vai fazer exactamente aquilo que queremos.
Portanto para o meu e36, querendo eu desempenho, segurança e estética aconselhas-me os B6 ou coilovers KW certo ??
Cumps
- metale
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Depende das molas. Molas de origem, B6. Se for para rebaixar, o ideal é coilovers bons tipo KW, mas também funciona bem B8 com molas tipo eibach pro kit ou H&R (as de 4cm, as outras é muito).
- jpsilence
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Re: E36 318tds 1995 - Sleeper
Sim, preciso de rebaixar, que estou com jipose no meu :X
Principalmente a frente fica horrível, como podes ver no meu projecto.
Além disso queria-o mais preciso a curvar. Para já vou tentar juntar para os coils KW mesmo, só depois posso avançar para barras estabilizadoras e etc.
Continuação de bom projecto!
Principalmente a frente fica horrível, como podes ver no meu projecto.
Além disso queria-o mais preciso a curvar. Para já vou tentar juntar para os coils KW mesmo, só depois posso avançar para barras estabilizadoras e etc.
Continuação de bom projecto!