325i E36 Trackdaycar JPimpão e Bestkiller - Trackday Estoril
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- Mr_Trecolareco
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Re: 325i E36 - Projecto para Trackdays JPimpão e Mr_Trecolareco
Boas,
As barras são as de origem de 25mm e o setup do alinhamento está no carro, não o tenho de cabeça mas é algo mais agressivo mas possivel na afinação de origem.
O chassis do carro ainda tem mto por onde evoluir, incluindo como falaste camber plates, barras estabilizadoras afinaveis, para nao falar nos casquilhos (ja por ca estão os powerflex todos ) etc etc
A pouco e pouco havemos de lá chegar. Vão dando ideias :wink1
As barras são as de origem de 25mm e o setup do alinhamento está no carro, não o tenho de cabeça mas é algo mais agressivo mas possivel na afinação de origem.
O chassis do carro ainda tem mto por onde evoluir, incluindo como falaste camber plates, barras estabilizadoras afinaveis, para nao falar nos casquilhos (ja por ca estão os powerflex todos ) etc etc
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Um abraço e muito boas curvas!!!
- metale
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Re: 325i E36 - Projecto para Trackdays JPimpão e Mr_Trecolareco
Então se me permites vou dar algumas sugestões.
- Camber plates são boas e importantes, mas caras. Não sendo o camber ajustável à frente de origem, eu resolvi o problema com 3mm de anilhas de cada lado, nos parafusos inferiores dos amortecedores. Mais que 3mm significa parafusos maiores. Ganhei quase um grau de camber negativo. Não me lembro da referência das anilhas, mas tenho lá o saco delas (só usei e posso-vos dispensar isso para não andarem à procura, se passarem aqui pela zona. Pesquisem por "camber shims", é como lhes chamam "lá fora".
- À frente tenho 25,5mm que é a barra do pack sport dos E36. Vou meter agora H&R ajustável, mas só à frente. Como só vendem em kit, tenho que comprar frente + trás. Se eventualmente quiserem a de trás ajustável, eu depois vendo isso mais barato. Como nem sequer a vou instalar, vai estar nova.
- É gosto pessoal, mas não gosto muito do B10. Rebaixa muito (6cm à frente), e nesta geometria de suspensão significa que vai ganhar menos camber negativo por cm de compressão da suspensão. E os amortecedores são tubo duplo, não monotubo invertido como nos B6, B8, B12, B14 e B16. A minha sugestão é, prioritariamente (antes de barras estabilizadoras e camber) avançarem para uns coilovers, para terem ajustabilidade. O mais barato (mas bom) que arranjam é KW, mas se conseguirem investir 1.600 euros têm a versão clubsport com molas lineares e camber plates já incluidas.
- Pressão dos pneus, se tiverem hipótese de medir logo à saída de uma volta rápida, tentem apontar para 30-34psi a quente nos 4 pneus, ou 25psi a frio. Isto nos A048. Em pneus de estrada, mais alto, lá para os 34psi frio ou 38psi quente.
Abraço, e muitos parabéns pelo carro
- Camber plates são boas e importantes, mas caras. Não sendo o camber ajustável à frente de origem, eu resolvi o problema com 3mm de anilhas de cada lado, nos parafusos inferiores dos amortecedores. Mais que 3mm significa parafusos maiores. Ganhei quase um grau de camber negativo. Não me lembro da referência das anilhas, mas tenho lá o saco delas (só usei e posso-vos dispensar isso para não andarem à procura, se passarem aqui pela zona. Pesquisem por "camber shims", é como lhes chamam "lá fora".
- À frente tenho 25,5mm que é a barra do pack sport dos E36. Vou meter agora H&R ajustável, mas só à frente. Como só vendem em kit, tenho que comprar frente + trás. Se eventualmente quiserem a de trás ajustável, eu depois vendo isso mais barato. Como nem sequer a vou instalar, vai estar nova.
- É gosto pessoal, mas não gosto muito do B10. Rebaixa muito (6cm à frente), e nesta geometria de suspensão significa que vai ganhar menos camber negativo por cm de compressão da suspensão. E os amortecedores são tubo duplo, não monotubo invertido como nos B6, B8, B12, B14 e B16. A minha sugestão é, prioritariamente (antes de barras estabilizadoras e camber) avançarem para uns coilovers, para terem ajustabilidade. O mais barato (mas bom) que arranjam é KW, mas se conseguirem investir 1.600 euros têm a versão clubsport com molas lineares e camber plates já incluidas.
- Pressão dos pneus, se tiverem hipótese de medir logo à saída de uma volta rápida, tentem apontar para 30-34psi a quente nos 4 pneus, ou 25psi a frio. Isto nos A048. Em pneus de estrada, mais alto, lá para os 34psi frio ou 38psi quente.
Abraço, e muitos parabéns pelo carro
- JPimpao01
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Re: 325i E36 - Projecto para Trackdays JPimpão e Mr_Trecolareco
metale, obrigado pelas sugestões, até agora o carro tem evoluido pouco, pois n podia dar nas vistas (mais ainda )... agora felizmente já vamos ter atrelado para o levar do lado p o outro, por isso vai dar para evoluir mto mais....
Vamos ter as tuas sugestões e outras em conta para o futuro....
Cumps.
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- Mr_Trecolareco
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Re: 325i E36 - Projecto para Trackdays JPimpão e Mr_Trecolareco
Pois, é finalmente podemos mexer sem preocupações. :dance
A ver se na semana que vem começa a preparação para o trackday de 11 de Abril
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Um abraço e muito boas curvas!!!
- metale
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Re: 325i E36 - Projecto para Trackdays JPimpão e Mr_Trecolareco
Andar em atrelado abre-vos uma imensidão de possibilidades, a começar por poderem anular a matrícula poupando assim em IC, seguro e inspecções.
Depois podem alterar tudo o que normalmente implica chumbo na inspecção, desde rollcage e remoção de interiores, bancos muito mais leves com cintos de 6 apoios presos à rollcage, as medidas de pneus que mais forem adequadas, espaçadores, o alinhamento que quiserem... etc etc etc É um mundo.
O tamanho de pneus preferido neste chassis para competição parece ser 255/40R17 ou 255/35R17, mas o preço dos pneus
Depois podem alterar tudo o que normalmente implica chumbo na inspecção, desde rollcage e remoção de interiores, bancos muito mais leves com cintos de 6 apoios presos à rollcage, as medidas de pneus que mais forem adequadas, espaçadores, o alinhamento que quiserem... etc etc etc É um mundo.
O tamanho de pneus preferido neste chassis para competição parece ser 255/40R17 ou 255/35R17, mas o preço dos pneus
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Re: 325i E36 - Projecto para Trackdays JPimpão e Mr_Trecolareco
para o camber a frente tambem axo que os cabesotes dos amortecedores dos m3 dao afinaçao pois tem a furaçao do amortecedor descentrada
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Re: 325i E36 - Projecto para Trackdays JPimpão e Mr_Trecolareco
:fixe :fixe :fixe
o meu projecto :
viewtopic.php?f=59&t=38199
bmw 323ci
farinha pos vossos olhos ....
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- metale
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Re: 325i E36 - Projecto para Trackdays JPimpão e Mr_Trecolareco
Verdade, mas tem que ser de 1996 ou mais recentes. Até 1995 eram centrados como o E36 normal. No fundo afinação não dão porque é uma definição fixa, mas dão mais de 2 graus de camber negativo. Têm que ser instalados trocados (esquerdo na direita, e vice-versa).carlos xavier Escreveu:para o camber a frente tambem axo que os cabesotes dos amortecedores dos m3 dao afinaçao pois tem a furaçao do amortecedor descentrada
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Re: 325i E36 - Projecto para Trackdays JPimpão e Mr_Trecolareco
eu por acaso tenho aqui uns que arranjei quando estava a montar o meu 325i mas nunca os xegei a montar porque nao sabia a serto se fazia algum efeito
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- Mr_Trecolareco
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Re: 325i E36 - Projecto para Trackdays JPimpão e Mr_Trecolareco
Exactamente, este mundo de possibilidades de alteração e a ausência de problema foi a razão de fazer o esforço para a compra do atrelado.
Agora é juntar mais €'s para as alterações.
Baquets e casquilhos powerflex já há, vamos ver a ordem de evolução...
Agora é juntar mais €'s para as alterações.
Baquets e casquilhos powerflex já há, vamos ver a ordem de evolução...
Um abraço e muito boas curvas!!!
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Re: 325i E36 - Projecto para Trackdays JPimpão e Mr_Trecolareco
é so pena ser de 4 portas se quiseres uma caroçaria de um coupe diz tenho um amigo qque tinha uma para venda
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- metale
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Re: 325i E36 - Projecto para Trackdays JPimpão e Mr_Trecolareco
Hein?carlos xavier Escreveu:é so pena ser de 4 portas
Pena porquê?
- Mr_Trecolareco
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Re: 325i E36 - Projecto para Trackdays JPimpão e Mr_Trecolareco
Só é pena é ter o tecto de abrir ( mais peso e trabalho para remover LOL), de resto as 4 portas não fazem diferença nenhuma.
Já o e30 era 4 portas e bem engraçado
Já o e30 era 4 portas e bem engraçado
Um abraço e muito boas curvas!!!
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Re: 325i E36 - Projecto para Trackdays JPimpão e Mr_Trecolareco
Até é preferível, os E36 sedan são normalmente considerados ligeiramente mais rígidos que os coupe.
- Tito.Lopes
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Re: 325i E36 - Projecto para Trackdays JPimpão e Mr_Trecolar
Excelente projecto, força com isso :fixe
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