Pois é malta cá vai a historia, desde que tenho o carro (3 anos) que sempre disse q ele devia ter alguma "passagem" mesmo que minima pois fazia fumo branco mas como sempre foi coisa pouca deixei andar e pelo menos dois mecanicos depois de eu ter perguntado sempre me disseram que nao... "ah e tal eh normal é condensaçao".... yeah right lol
3 anos depois e começou a fumar bem e desta vez nao havia duvidas, notava-se bem em frio nao fazia fumo mas assim que abria o termoestato la vinha o fumo "vapor", dava para perceber que tava a ir directamente para as valvulas de escape, ate q fui novamente ao meu mecanico e ao mostrar lhe a nuvem q ja fazia tive que lhe dizer para nao me dizer novamente que era condensaçao LOL.... la teve a verificar e voila. Resposta: "È pah é uma coisa minima mas realmente tem"
Entao toca de desmanchar, cabeça fora.
Entretanto nao tirei fotos da cabeça quando saiu....
À vista o bloco verifica-se algum oleo no primeiro cilindro. (Segmentos)
Engracado que com isto tudo quando foi ao banco apenas acusou um cavalo a menos q o suposto original :cheers: Grande maquina, note-se que nem sequer notei nunca perdas de power o carro sempre andou lindamente :affraid:
Moral: Nao, nao vou comprar outro motor igual usado, muito menos meter um motor maior, é carro de dia a dia e obviamente nao quero "aventuras"
Resumo, gosto muito do carro, é para manter, portanto.... :study:
Decisão nao muito dificil.....
REBUILD :affraid:
Toca Encomendar
Kit Juntas completo para a cabeça e parafusos.
Imagem de todas as juntas do Kit
Ja em casa as juntas da cabeça e os respectivos parafusos.
Bloco fora / ao lado a respectiva cambota.
E as respectivas juntas para o bloco
Capas/Bronzes ou como lhes queiram chamar, para as respectivas bielas e cambota.
Um saltinho á BMW comprar isto.
Sao os segmentos, todas as guias da corrente de distribuiçao e ainda um tubo de agua que sai do bloco que o que la estava rachou ao retirar (os anos nao perdoam)
Aqui bloco já limpo e com a cambota ja montada com os respectivos bronzes.
O tal tubo do bloco que falei a bocado.
À direita o esticador de corrente antigo onde se nota ja algum desgaste e á esquerda o novo.
Aqui a diferença da guia nova para a antiga q vinha no motor, foi um belo upgrade a nova peça vem mais reforçada e tem muitissimo melhor aspecto, espero que dure mais 20 anos que o preço destas coisas deixou me a bater mal LOL.
COmprei igualmente as pequenas guias uma que fica em cima e outra em baixo mas que nao cheguei a tirar fotos.
1 Piston ja com segmentos.
E os 4 meninos todos ja com segmentos e os respectivos bronzes nas bielas. Impecaveis e sem riscos
Porque as mariquises tambem contam lol... tampa das valvulas pintada preto fosco.
Aqui ja acabada com os "sulcos polidos"
Para completar á esquerda a "nova" tampa de oleo :lol!:
Colector de Admissao. (antes)
Por dentro
Depois de tudo limpinho dentro e fora.....
A parte inferior do colector de admissao tambem recebeu o mesmo tratamento.
E ja pintadinha
O colector de escape, tinha dois pernos partidos estava so preso por dois
Depois de uma passagem na casa de escapes para levar os 4 pernos novos, vais mais uma pintura.
Admissao "normal". aqui nem tava muito suja pois tinha sido limpa á pouco tempo (1 ano) nem imaginam como tava antes disso :affraid:
Aqui ligeiramente aberta e polida.
Mod altamente aconcelhavel para quem quiser ganhar uns burros extra :cheers:
Nao so foi polida como tambem foi aberta, atençao que quem fizer esta mod deve fazer apenas na borboleta grande, nao mexer na pequena senao irá ficar com o relantim marado e n ha ganhos ao abrir a pequena, dá um trabalhao bom pois abri e poli tudo á unha a grande parte, usei apenas dremel e berbequim com boina para polir, quem tiver possibilidades de levar a um torneiro a abrir a coisa mesmo a sério melhor ainda.
Mais umas.
Ora bem a cabeça tal como sempre tinha suspeitado e como ja vai sendo famoso nas cabeças de aluminio que apanhem uns calores valentes estalam, bem que rezei para ser apenas a junta mas essa tava impecavel
Ao que parece ja tinham a tentado reparar a estaladela era ao pe do 3º cilindro e tal como ja sabia tava a passar directamente para as valvulas de escape, tinham lhe feito uns furos e metido umas "cunhas", este tipo de trabalho parece que é muito comum "por ai" mas na minha opiniao serve apenas para arremediar como foi o caso... Malta um concelho se tiverem algum problema semelhante a
Veicomer é o melhor que temos por cá na reparaçao e para retrabalhar cabeças os senhores fazem milagres e é o unico sitio que soldam estaladelas quem nem se consegue dizer onde estavam antes.
Assim que na Veicomer viram a cabeça foram logo directos ao problema e mostraram logo onde tava a estaladela e segundo eles trabalhos daqueles nas cabeças aparecem la aos montes. Trabalho mesmo ranhoso meteram as tais cunhas e ainda taparam uma das passagens de agua no local da estaladela, percebe-se o porque de fazer isso pois a ideia ali era impedir a agua naquela zona mas depois tambem nao tem o devido arrefecimento e provavelmente vai castigar o "remendo" ainda mais......
Na Veicomer eles nao nao remedeiam arranjam mesmo a serio, tive pena de nao ter tirado fotos como tava antes para terem percepçao do trabalhinho mas as cabeças vem novas de lá :cheers:
Aqui ta ela. :bounce:
Até os bocais metem novos á pressao e o q lá tava ate nem tava mau, tinha muito pouca corrosao. Mas aquele amarelinho fica outra coisa
Cabeça foi soldada, faceada e levou guias e vedantes de valvulas novos, e depois foi testada á pressao e tá nova. :cheers:
Entretanto forras novas para a embraiagem.
Ora bem a cabeça ja montada no bloco :bounce:
Lado da distribuiçao ja com tudo montado, as guias novas e tensor da corrente tambem.
Aqui ja com o colector montado e resto dos (aluminios) á volta.
Parte final da frente da distribuiçao ja montada.
Mesmo na recta final e ainda o bloco levou um fuminho de preto para ficar com melhor aspecto
E faltanto algumas fotos pelo caminho ele ja na sua casinha onde pertence :cheers:
Resumo da coisa, algumas pequenas dores de cabeça ainda ocurreram durante o processo como penso que deve ser sempre normal mas neste caso ate nem foi nada demais, tais como a bomba de agua apesar de tar boa ta completamente colada e acabou por se manter la mas entretanto ja comprei uma nova pelo sim pelo nao ate parece mal a bomba antiga ficar la apesar de aparentar estar "nova", falta de varios parafusos foi coisa comum por estes lados onde devia ter 4 tinha so 2 por exemplo devia ser para aligeirar peso, outa coisa foi um parafuso da tampa das valvulas que nao apertava pois estes parafusos tem um batente ou seja ao apertar e encostanto nao se mexe mais mas a malta gosta sempre de abusar nos apertos e ao ter um batente se apertar demais acabar por fazer de "saca" na rosca e arranca tudo foi o quem alguem em tempos devia ter feito, isso tambem foi reparado com um material que agora nao sei o nome que é uma especie de mola que se coloca e depois o parafuso aperta nisso....
Andava a pesquisar igualmente uns injectores de upgrade de 4 furos para substituir os originais de apenas 1 furo e quando verifico os que la estavam reparo que ja tinha os de 4 furos :lol!: Parece que houve uma coisa boa ao menos que o antigo dono fez, mas mesmo assim ajavardada pois depois meteu silicone nos mesmos para os encaixar, mais uma estupidez que a malta tem a mania de meter silicone em tudo, basta os o-rings novos e aquilo encaixa de maravilha
Sendo assim foi mais uma coisa que tirei da ideia, os injectores de 4 furos fazem exactamente a mesma pressao nao dao mais potencia por isso, apenas sao muito mais eficientes pois fazem um efeito de spray em vez de jacto.
E pronto agora quer é rodagem, trabalhou uma manha inteira ao relantim e agora é andar com calma para a coisa acamar toda :bounce:
Diga se de passagen que dá muito gosto ter um carro com 21 anos e fazer lhe a rodagem :lol!:
Faltam agora pequenos retoques agora na zona do motor par ficar mais apelativa á vista