E36 325i sedan 91 - Jantes!

Secção destinada a todos os segmentos do Modelo Serie 3 E36

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
Paulo_Alex
Membro Juvenil
Mensagens: 277
Registado: 09 jun 2006, 00:54
O meu Carro:: BMW 318is e36
Localização: Loures

Re: E36 325i sedan 91 - primeira mini viagem lol

Mensagem por Paulo_Alex »

Boas frazaorB,

continua a meter testamentos, que a malta vai curtindo o desenvolvimento do teu e36.

Costumo passar bastante por esse tunel das Olaias para ir para o trabalho, por isso se algum dia vires alguém com um e36 sedan preto, rebaixado com as jantes do M3 a mandar uma buzinadela e um :fixe , não é a provocar...sou eu a curtir o teu e36 :lol1

Em relação ao teu 325i fugir de frente, podes sempre optar como eu e meter uma barra estabilizadora da frente mais grossa e o comportamento da dianteira muda como da noite para o dia. O meu 318is tinha também tendência para fugir de frente, mas meti a barra da frente mais grossa e agora parece que anda sobre carris.

Um abraço e se te vir dou uma buzinadela de cumprimento.
e36 318is :driving

"Um dia li que fumar era mau e deixei de fumar.
Li que beber era mau e deixei de beber.
Li que comer gorduras era mau e deixei de comer.
Li que sexo era mau e ... deixei de ler !!!! "

Avatar do Utilizador
frazaorB
Membro Juvenil
Mensagens: 330
Registado: 23 dez 2007, 19:01
O meu Carro:: E36 325i
Localização: Lisboa - Olaias

Re: E36 325i sedan 91 - primeira mini viagem lol

Mensagem por frazaorB »

Boas !

A subviragem só é notavel a alta velocidade em curvas + apertadas. E eu estava a esticar-me um pouco por estar sozinho, a meio da noite numa estrada boa e rápida.

No meu dia a dia, a suspensão funciona perfeitamente e consigo ( em rotundas por ex ) neutralizar a subviragem com acelerador ou transferencia de peso. E tenho o conforto que gosto :fixe

No entanto, tanto o 320i como o m3 eram um pouco mais incisivos de frente....o que também os fazia um pouco mais nervosos de trás no piso molhado...

Por isso tenho varias opções:

- Suponho que o ideal era fazer upgrade para suspensão M, mas não sei se é possivel num e36 primeira serie. Não acredito que a diferença seja só os amortecedores. custo: ???

- Eibach E2021-140, tenho muito boa opinião da eibach e sei que não iria perder muito em conforto, e rebaixar 3 cms nos 4 cantos iria ajudar muito... mas já me conheço, e tenho medo das ruas, buracos, lombas e passeios de lisboa. Eu destrui o escape ( parte central ) do m3 em 6 meses. Mas o m3 era baixo e o meu 325i parece um jipe...custo: 160 euros + 50/100 euros de montagem

- Pneus ! Os pneus são michelin baixo de gama de 2007 mas devem ter poucos kms. São optimos no molhado mas mais cedo ou mais tarde tenho de mudar. Uns re050a com paredes rijas fazem maravilhas aos e36. Só que em 15 não existem pneus de jeito. Teria de mudar de jantes..... e que jantes ficam bem num e36 com parachoques e matriculas pretos ?? Custo: ???

- Barra anti aprox ? será que ajuda alguma coisa ? Se calhar vou comprar para testar. Custo: 50 ? 100 ? do ebay?

- Barra estabilizadora mais grossa é boa ideia, mas qual ? o que aconselharias ? o meu modelo é manhoso ( de 90 a 92 )


Ou 500 euros num Lsd ?? e curtir o proximo inverno de lado ? Se calhar a suspensão/pneus tem de ficar para mais tarde :lol1

Abc e boas curvas
vou ficar atento a um sedan preto :fixe

Avatar do Utilizador
Paulo_Alex
Membro Juvenil
Mensagens: 277
Registado: 09 jun 2006, 00:54
O meu Carro:: BMW 318is e36
Localização: Loures

Re: E36 325i sedan 91 - primeira mini viagem lol

Mensagem por Paulo_Alex »

Epah, com tantas opções que colocaste o impeditivo maior é mesmo o orçamento que tens disponível, no meu como o orçamento é sempre limitado vou fazendo as coisas aos pouquinhos...o meu carro anda para ser pintado à vários anos, já com 80% do kit M3 cá em casa... :cry:

Se meteres umas molas mais baixas e amortecedores, melhora sempre o comportamento mas perdes em conforto e ganhas o síndrome de te encolheres quando até vês buracos na estrada ( mesmo que vás no carro do amigo que anda a 1 metro do chão :lol1 ). Meti molas Eibach Pro Kit no meu e melhorou muito o comportamento, mas está desconfortável porque também tem jante 17", cinoblocos Powerflex, etc. Mas quem gosta acaba por suportar...já se costuma dizer: Low is a lifestyle...

A barra estabilizadora dianteira é uma boa opção e presumo que as barras no e36 sejam todas compatíveis. A minha se não estou em erro era do kit //M e tinha apenas mais 2 milímetros de espessura a mais que a de origem...mas fez toda a diferença, já que numa rotunda com o 318is a puxar ele fugia de frente e passou a estar com a frente colada ao chão.

Podes também optar pela X-Brace em vez da barra anti-aproximação, já vi malta dizer que melhora bastante o comportamento do carro e que chegam até a tirar a barra anti-aproximação, porque depois da X-Brace já não está lá a fazer nada. Mas não te posso dar feedback da X-Brace, porque ainda ando à procura de uma para o meu e36.

Espero que te ajude e vou também andar atento ao teu e36 :wink1

Um abraço.
e36 318is :driving

"Um dia li que fumar era mau e deixei de fumar.
Li que beber era mau e deixei de beber.
Li que comer gorduras era mau e deixei de comer.
Li que sexo era mau e ... deixei de ler !!!! "

Avatar do Utilizador
frazaorB
Membro Juvenil
Mensagens: 330
Registado: 23 dez 2007, 19:01
O meu Carro:: E36 325i
Localização: Lisboa - Olaias

Re: E36 325i sedan 91 - chão, cruzeiro e frio

Mensagem por frazaorB »

Boas a todos

Mais 2 dias no algarve.
Fui de 325i.

Para baixo fui na nacional, em ritmo rapido até que quase no fim, a subir a serra, sinto o banco a soltar-se. Não foi nada agradável.....

Grrrrrrr

http://www.youtube.com/watch?v=gD4V_qdqMIY

É uma me*da de avaria, mas estraga totalmente a condução.
E tb é algo preocupante.. como é que aquela peça que agarra ao banco se solta do chão do carro?
Só peso 85 kg !

Será que tenho o chão do carro todo ferrugento ? :think ainda não tive tempo de ver.

Entretanto, para não estragar mais o banco, subi pela autoestrada.

Excepto 3 ou 4 puxadas curtas em 5ª, vim sempre assim

http://www.youtube.com/watch?v=7pee748Seig

Gastou 12 litros/100 de gpl

video de 2 puxadas, escolhi sitios a direito ou a subir.
Definitivamente, enquanto não rever os pneus e suspensão, vou manter-me abaixo dos 200.
( desculpem, abana um pouco )

http://www.youtube.com/watch?v=AOM1JeS6 ... e=youtu.be

O gpl não se aguenta a partir dos 215 / 220 !
Não soluça, mas passa para gasolina.
O instalador já me tinha avisado disso. É o limite do kit do 320i a mostrar-se.
Qd for fazer a insp para o selo verde, talvez faça upgrade à tal peça que fica cheia de frio.


Um abc e boas curvas

Avatar do Utilizador
frazaorB
Membro Juvenil
Mensagens: 330
Registado: 23 dez 2007, 19:01
O meu Carro:: E36 325i
Localização: Lisboa - Olaias

Re: E36 325i sedan 91 - chão, cruzeiro e frio

Mensagem por frazaorB »

Boas a todos

Finalmente mandei arranjar o banco / chão do carro !

E, claro, aproveito para contar porque foi algo cómico.

Imagem

Antes de mais quero dizer que não tenho nada contra a Precision da Alameda, muito pelo contrário.
Já me ajudaram 2 ou 3 vezes e a recepcionista / gerente (?) é de uma extrema simpatia e disponibilidade e até foi ela que me sugeriu a oficina Rino.

Consegui sair um pouco mais cedo e passei na Precision e perguntei se me podiam dar uma soldadura no ferro ao qual o banco agarra. Chamou um Sr da chapa ( que pelos vistos é noutro lado ) que me explicou que eu tinha de deixar o carro, eles levavam para a oficina da chapa, tiravam a carpete e consola e soldavam tudo. Que eu contasse com 3 dias e aprox 300 euros.

Eu expliquei que não me importava que eles cortassem a carpete para ser mais rapido - Não, foi a resposta.

Recusei e quando estava a sair, a Sra da recepção sugeriu que fosse 2 ou 3 portas mais abaixo e experimentasse na "Rino" visto eles serem bate chapas.

Assim fiz. Parei uns metros mais à frente na tal "Rino" e perguntei se me podiam ajudar. A pessoa que me atendeu hesitou, mas quando eu lhe disse que não me importava que ele cortasse a carpete, meteu mãos a obra.
Foi como se fosse uma operação :lol1
Cortaram uns cms, abriram como se fosse uma ferida e sempre com cautela para não derreter nem pegar fogo a nada ( humedeceram a carpete varias vezes ) resolveram o assunto ! Na altura de pagar pediram-me 27 euros !

Gostei do atendimento ( nada a apontar e um deles tem um xr4i que vai levar um v6!!), gostei do espirito de desenrasca, gostei do cuidado na execução, gostei do preço !


Não tenho duvida que na precision o trabalho seria mais perfeito, mas se eu autorizei que cortassem a carpete, porque não agarrar o trabalho ? Pediam -me 75 ou 100 euros e eu ficava todo contente. Uma oportunidade perdida !


Abc e boas curvas
Última edição por frazaorB em 16 ago 2014, 16:02, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
frazaorB
Membro Juvenil
Mensagens: 330
Registado: 23 dez 2007, 19:01
O meu Carro:: E36 325i
Localização: Lisboa - Olaias

Re: E36 325i sedan 91 - chão, cruzeiro e frio

Mensagem por frazaorB »

Boas a todos

Com a chegada da chuva, estou a começar a entrar em modo de condução "inverno".
Em geral ritmo mais calmo e mudanças mais altas. O velho 25i continua a desempenhar bem o papel dele e já lhe meti 9500 divertidos kms.

Pinga umas gotas de oleo, as pastilhas ft já foram e mais uma ou 2 merdices no interior.
Nada de grave que me incomode.

Estava a pensar em comprar oleo na net, e vi o Castrol Magnatec a 27 euros com portes na Texoleo.
Mas tinha de arranjar um sitio para mudá-lo.

Alguém falou-me que a Feuvert do Sintra retail park estava sempre vazia, por isso fui ao site e nas promoções tinha o BP visco 3000 a3/b4 ( 4 lts ) a 22 euros.

Imagem

Um telefonema e disseram-me para passar por lá ( sem necessidade de marcação )

Fui logo atendido.
Atendimento simpatico e eficiente.
Demorou menos de 1 hora.
Tiveram de ir buscar o filtro Mahle a rua.
Tiraram o oleo velho por baixo.
Fizeram reset aos 2 contadores das revisões

69.54 euros ( 44 oleo + 13.5 filtro e o resto mão de obra, eco, etc )

Bastante razoável para os tempos de austeridade.

Em breve, pastilhas ft e oleo travões. Upgrades este ano já não deve levar.... uh.. talvez as molas.....

Abc e boas curvas
Última edição por frazaorB em 16 ago 2014, 16:03, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
jpsilence
Membro Gold
Mensagens: 1289
Registado: 08 abr 2009, 20:14
O meu Carro:: BMW 316i E36 - 1995/05
Localização: Forte da Casa

Re: E36 325i sedan 91 - mini revisão - oleo e filtro

Mensagem por jpsilence »

Amigo Rodolfo,

Já há bastante tempo que não falamos.

Mas já agora aproveito para meter a minha colherada no teu projecto!

x-brace é um must have!!

Meti a minha na semana passada e é como do dia para a noite, parece que o carro anda sob carris. Em curvas rápidas e apertadas o chassis não adorna nada. Aconselho vivamente! :)

Abraço
O meu projecto - '95 316i - e36 blue M - Impossible is nothing!

New signature to come

Avatar do Utilizador
frazaorB
Membro Juvenil
Mensagens: 330
Registado: 23 dez 2007, 19:01
O meu Carro:: E36 325i
Localização: Lisboa - Olaias

Re: E36 325i sedan 91 - mini revisão - oleo e filtro

Mensagem por frazaorB »

jpsilence Escreveu: x-brace é um must have!!
Boas !

Pois é ! uma boa idea ! E testando no meu setup stock deve se notar bem a diferença. :think
Eu tenho que fazer qq coisa para afinar o handling, e a x-brace é capaz de ser a escolha mais obvia para começar.

Vou aproveitar para ver o Azul e ler as tuas impressões.

Abc

Avatar do Utilizador
frazaorB
Membro Juvenil
Mensagens: 330
Registado: 23 dez 2007, 19:01
O meu Carro:: E36 325i
Localização: Lisboa - Olaias

Re: E36 325i sedan 91 - mini revisão - oleo e filtro

Mensagem por frazaorB »

Boas a todos

O 325i, felizmente, continua em forma !

Imagem

Ontem arranjei mais umas horas e fui cuidar dos travões pela primeira vez.

Tava tudo a funcionar, travava benzito mas tremia acima dos 160 e aguentava 4 travagens seguidas fortes, dos 180 para os 90. A partir daí a travagem começava a piorar. Tudo + ou - normal.

Teve de ser na Feuvert Sintra retail park ( perto do trabalho e estão SEMPRE vazios )

pastilhas 63
liquido travoes krafft 8.95
discos 103 ( promoção 50% desconto )
sensor de desgaste 22
mao de obra 30

total ~ 220 ( caro mas enfim... :( ando sem tempo )

Tinham metido 8.95 euros "limp.travoes/embraiagens 500ml" que eu disse que não pagava e não paguei. Mecanicos :wall

Imagem

Os discos estavam novos, mas ligeiramente empenados.
As pastilhas antigas estavam a 60% ( comparei com as novas ).
Que se lixe. Tinha de ser visto, leva discos e pastilhas novas. Mas nos tempos que correm admito que é um desperdicio....

Imagem

Os problemas ( infelizmente não tenho fotos ):

Mandei trocar oleo travoes ( ainda bem que fiz... )
No copinho que está dentro do deposito do oleo estava uma nhanha castanha que teve de ser tirada com um papel e sujou tanto esse copinho que só saia raspando !!

Yep... nhanha castanha espessa....

E ao sangrar ( maquina/botija a fazer pressão no deposito ) a roda de trás do lado do pendura, só sairam umas gotas como se estivesse entupido....o tubo não parece ter 22 anos.. nas outras rodas tudo normal.....


Eu nunca notei instabilidade nenhuma, mas é atrás....
Isto não é algo perigoso ? aquela roda não está a travar menos que as outras ? :think

Boas curvas
Última edição por frazaorB em 16 ago 2014, 16:06, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: E36 325i sedan 91 - tubo travão entupido?

Mensagem por marco pires »

numa travagem de emergencia a fundo, uma roda que esteja a travar menos pode gerar uma instabilidade que se for a velocidades elevadas pode causar um acidente.

aconselhava-te a resolveres isso o mais rápido possivel.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Avatar do Utilizador
tiago blanquet
Membro Juvenil
Mensagens: 342
Registado: 25 out 2010, 18:35
O meu Carro:: E36 M3 S50B30
Localização: Entre o Tejo e o Sado

Re: E36 325i sedan 91 - tubo travão entupido?

Mensagem por tiago blanquet »

Aconselho-te fazeres alguns testes para te assegurares que chega oleo as bombas de tras. Usa o metodo de bombar o pedal travao e abre o sangador atras pra verificares o fluxo de oleo.

No meu m3 nao tinha travoes atras. Nao chegava oleo porque a valvula inlet do abs estava oxidada devido a excesso de agua no liquido dos travoes e colou fechada. Tive que abrir o abs pra desencravar aquela porcaria, e um trabalho chato porque o mais provavel e partires o flat com as ligacoes das solenoides e depois tens que soldar tudo de novo. Nao e nada que nao se faça. Fiz no meu sao 12 fios soldam-se bem.

Podes ver o aspecto no meu topico.
viewtopic.php?f=101&t=52996&start=165

Dai aconselharem a muda regular do oleo dos travoes. E um liquido higroscopico quer dizer que absorve a humidade do ar logo tem tendencia a contaminar-se com agua.

Avatar do Utilizador
frazaorB
Membro Juvenil
Mensagens: 330
Registado: 23 dez 2007, 19:01
O meu Carro:: E36 325i
Localização: Lisboa - Olaias

Re: E36 325i sedan 91 - tubo travão entupido?

Mensagem por frazaorB »

marco pires Escreveu:numa travagem de emergencia a fundo, uma roda que esteja a travar menos pode gerar uma instabilidade que se for a velocidades elevadas pode causar um acidente.

aconselhava-te a resolveres isso o mais rápido possivel.

Gracias Marco

Sinceramente não estou preocupado, porque não noto nada. Lá está que fui adiando a revisão dos travoes.
No entanto, claro que vou resolver o assunto.
Já se sabe que em carros muito velhos a manutenção é descuidada e tem de se rever tudo.
tiago blanquet Escreveu:Aconselho-te fazeres alguns testes para te assegurares que chega oleo as bombas de tras. Usa o metodo de bombar o pedal travao e abre o sangador atras pra verificares o fluxo de oleo.

Dai aconselharem a muda regular do oleo dos travoes. E um liquido higroscopico quer dizer que absorve a humidade do ar logo tem tendencia a contaminar-se com agua.
Bom Dia Tiago

Também concordo que se tem de fazer mais testes.
Foi pena não me ter lembrado de testar a travagem com o carro no elevador.
Na oficina, a maquina que usaram fazia pressão no deposito de oleo e "empurrava" o oleo. A roda que falhou é a mais longe do deposito... Gostava de fazer o teste mas "puxando" o oleo. E aproveitar e mudar o liquido outra vez, para ver se elimino todos os residuos ( nhanha castanha ) que lá encontrei....
Os tubos dos travoes não são todos da mesma idade..o que raio terá acontecido para não mudarem todos os tubos. Enfim.... trabalho de detective....

Dáva-me jeito ter o teu quintal e os teus dotes mecanicos, na minha garagem não dá jeito ( e os vizinhos não apreciam vão logo fazer queixinhas - meteram-me um cartão encostado ao carro porque o carro pinga umas gotas de oleo no "meu" chão ) e sou uma nulidade mecanica.

Obg e boas curvas

Avatar do Utilizador
tiago blanquet
Membro Juvenil
Mensagens: 342
Registado: 25 out 2010, 18:35
O meu Carro:: E36 M3 S50B30
Localização: Entre o Tejo e o Sado

Re: E36 325i sedan 91 - tubo travão entupido?

Mensagem por tiago blanquet »

Sei perfeitamente o que e ter problemas com vizinhos por causa do carro. A 2 anos estava num apartamento no montijo com box fechada virada pra rua. Recebj inumeras queixas porque os vizinhos viam la as pilhas de pneus que usava no drift e tavam convictos que aquilo era uma oficina clandestina. Epa arrumei o estamine e mudei-me pra uma moradia problema resolvido

Avatar do Utilizador
frazaorB
Membro Juvenil
Mensagens: 330
Registado: 23 dez 2007, 19:01
O meu Carro:: E36 325i
Localização: Lisboa - Olaias

Re: E36 325i sedan 91 - Selo Verde

Mensagem por frazaorB »

Boas a todos !

Mais um update para o pseudo DB do 325i.
Não é nada de interessante, espero mais a frente haver $ para upgrades.

Imagem

Continua a funcionar bem e a surpreender muitos condutores na estrada.
Como é obvio não é bomba nenhuma, mas tem potencia mais que suficiente para passar 85% dos outros carros. O 25i/28i são o sweet spot dos E36. :fixe

Continua a gastar 10 / 11 euros de gpl aos 100, com muita cidade levando as mudanças até as 4500 / 5000 rpm e viajando entre os 160 / 180 em AE.

Então este mes:

O Ridiculo Selo Verde :lol1

Imagem

Pedi ao instalador para resolver o assunto:
- Deixei às 17 de ontem e apanhei hoje às 17.
- Custou 200 euros ( com um bonus de 30 que explico abaixo ) e a factura diz :

" Inspecção Extraordinária B ----------------------------------------86.70
Certificado de Conformidade com R67 -------------------------------15.00
Serviço de Legalização IMTT ----------------------------------------60.90

Iva 23%------------------------------------------------------------37.40
Total -------------------------------------------------------------200.00 "

Isto é uma palhaçada e nestes anos todos só fui multado 2 vezes por falta de distico azul ( 50 euros cada vez ).
Enfim. Fica resolvido.

A unica coisa boa é que a IPO de 2014 ficou feita !
Só ía em abril, mas como dá para fazer até 3 meses antes pedi para fazer já.
30 euros (?) poupados visto que não a paguei.

Levou uma anotação 1 de direcçao desalinhada , uma dica do travão de mão mas crucialmente não disseram nada da travagem traseira!! Tal como eu não noto nada a conduzir. 8)

Seja como for, a questão do oleo do travao de trás não está esquecida.

Finalmente, um upgrade que já tinha feito no ano passado e que faço agora review:

As colunas de trás totalmente rasgadas ( e as da ft tb estão uma lastima )

Imagem

Comprei na praça de espanha por 30 ou 35 euros estas que cabiam nas caixas

Imagem


E o review é: São uma me*da ! os meus mp3s são em geral de baixa qualidade mas o mesmo radio no 320i não distorcia tanto.

E pronto, por agora é tudo !

Os invernos são a melhor altura para estes carros, eu tenho aproveitado as minhas rotundas por isso desejo a todos um abc e boas curvas !

Avatar do Utilizador
jpsilence
Membro Gold
Mensagens: 1289
Registado: 08 abr 2009, 20:14
O meu Carro:: BMW 316i E36 - 1995/05
Localização: Forte da Casa

Re: E36 325i sedan 91 - Selo Verde

Mensagem por jpsilence »

Grande Rodolfo,

Bela máquina sim senhora! ;)

Eu vou meter o belo do selo verde no meu também...

Embora ande há mais de 1 ano sem o selo e na única operação stop que fui parado nem quiseram saber disso (estavam na caça ao alcoól e acusei 0,00).

Excelentes consumos, quais as medidas de pneus que estás a usar? É que o meu 16i bebe o mesmo ou até ligeiramente mais (tem menos força e uma jante maior).

Quanto às colunas, acho que por pouco mais tinhas metido umas 16x9 atrás, ovais. Com o suporte que se vende no ebay por uns 10-15€ e fica um som muito bom mesmo (também depende do rádio). Eu como uso sempre ipod como fonte ligado por usb ao rádio, noto uma diferença abissal face à qualidade da rádio vs USB.

Abraço
O meu projecto - '95 316i - e36 blue M - Impossible is nothing!

New signature to come

Responder

Voltar para “E36”