BMW 318is Coupé

Secção destinada a todos os segmentos do Modelo Serie 3 E36

Moderador: Staff

JGTB
Membro Iniciado
Mensagens: 14
Registado: 20 mar 2005, 11:47

BMW 318is Coupé

Mensagem por JGTB »

Já há algum tempo que andava com a ideia de ter um automóvel menos convencional, mas sem que isso implicasse estar a empatar muito dinheiro, já que não tenho essa necessidade, até porque lhe darei pouco uso. Entretanto, estava numa conversa perfeitamente informal com um amigo, que me conta que o pai ia vender o seu BMW 318is, por não o utilizar. Pensei logo: esse carro é um dos que quero para concretizar a ideia que tenho, por isso bora lá ver!

Lá fui ver o carro, que, de facto, estava bastante bom. Mas o senhor queria muito dinheiro pelo exemplar e não chegámos a um consenso. Mas isso levou-me a focar as minhas atenções nos 318is, que tanto poderia ser Sedan como Coupé. Aliás, os Coupé aparecem em menor número que os sedan, por isso os que ia vendo eram todos sedan, mas nenhum me agradava. Certo dia, vi um Coupé, azul, com interior em pele cinza, que apresentava um estado raro de encontrar.

Fui ver o carro e fiquei logo com vontade de o ter. Depois de uns dias de negociações, lá cheguei a acordo com o vendedor e trouxe o carro.

Trata-se de um BMW 318is Coupé, de 1993, com 191000 km, nacional.

Engine M42 - 1,80l (103kW)
Drive Heckantrieb
Transmission manuell
Body color Mauritiusblau Metallic (287)
Upholstery (0394)
Production date 02.06.1993
Assembled in Regensburg

Lista de equipamento
S209A Differential lock 25%
S240A Airbag Leather steering wheel
S246A Manually adjust. steering column
S401A Lift-up-and-slide-back sunroof, electric
S423A Floor mats, velours
S481A Sports seat
S498A Headrests, rear, mechanically adjustable
S500A Headlight wipe/wash/Intensive cleaning
S510A Headlight aim control
S530A Air conditioning
S554A On-board computer V with remote control
S564A Interior light package
S570A Reinforced power supply
S676A HiFi speaker system
S690A Cassette holder
S704A M Sports suspension
S850A Export Additional Export tank filling
S853A Language version English
Cortina traseira

Pus a bold o que considero realmente importante. De resto, há uns pormenores mais importantes do que outros, mas nada de especial.



Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem



Imagem


Estas foram tiradas pouco tempo depois de ter fechado negócio. O carro não está imaculado, mas quase. Segundo o anterior proprietário, foi pintado no verão passado, sendo que esse trabalho ainda incluiu a substituição de todos os frisos e borrachas. Não tenho porque duvidar, pois aparenta estar tudo novo, de facto.

Felizmente, tiveram o bom-senso de deixar como vinha de origem. Ou seja, nos E36, há muito a tendência de pintar as partes inferiores na cor da carroçaria. Além de ficar mal, tira originalidade.

As jantes também foram pintadas e receberam centros novos.

O interior viu o volante ser estofado e recebeu alcatifa nova, comprada na BMW.

To be continued...

JGTB
Membro Iniciado
Mensagens: 14
Registado: 20 mar 2005, 11:47

Re: BMW 318is Coupé

Mensagem por JGTB »

Como referi acima, o carro não está a 100%, mas estará a 90 e muito por cento. Está quase perfeito. Tem um outro pormenor a precisar de ser revisto e outros, que, simplesmente, são coisas de que não gosto e tenciono mudar.

Imagem

O carro tem suspensão M, mas não tem nada que ter este lettering na tampa da bagageira. Fica azeiteiro, por isso vai saltar fora assim que eu tenha tempo disponível.

Imagem

Em 1993, estes automóveis não tinham terceira luz de stop. O anterior dono, não sei porque razão, decidiu colocar uma, mas aftermarket. Como tal, vai saltar fora. Só ainda não decidi se deixo sem nenhuma, ou aproveito as ligações para colocar uma original, como saiu nos E36 menos antigos, para tapar um possível buraco.

Imagem

Este auto-rádio Sony, com leitor de K7 e caixa de CD, não fica ali nada bem. Funcionar até funciona, mas, para além de feioso, tem iluminação verde, quando todo o carro é âmbar. Ainda não decidi se compro um rádio atual, com aquelas funções que dão jeito, tipo bluetooth e usb, ou se opto por um rádio original. Há vários prós e contras, por isso nada está decidido.

Imagem

A lista de extras refere um suporte para K7, que é este que aparece nas fotos. Até é castiço, mas não serve para nada e rouba-me espaço para por a carteira e o telemóvel. Acho que o vou retirar e colocar um suporte para objetos.

Imagem

Mais uma vez, o logo M. O anterior dono mandou fazer estes tapetes e colocou o símbolo M em todos os eles. Estão novos e são bastante bons. Não gosto do logotipo, mas não vou deitar fora uns tapetes neste estado e que são caros.

Imagem

A tampa do porta-luvas tem uma folga, que parece vir do fecho. Tenho de tentar resolver.

Imagem

O anterior dono referia-se a estes pneus como novos, o que é uma meia-verdade. De facto, o piso não está nada gasto, mas os pneus já foram fabricados há sete anos, por isso estão a ficar ressequidos. Ora, juntando isso à já fraca qualidade deles, temos uma aderência muito má em piso molhado. Andei muito pouco, mas não estou satisfeito com a performance, por isso tenho de pensar neste caso. Não me apetecia estar a gastar dinheiro nisto, mas logo se vê.

Imagem

A panela de escape é nova, mas não vou muito à bola com a ponteira. Até é pequena, mas não me convence muito. Mas só a retiro se não envolver custos.

JGTB
Membro Iniciado
Mensagens: 14
Registado: 20 mar 2005, 11:47

Re: BMW 318is Coupé

Mensagem por JGTB »

Sou incapaz de comprar um carro usado e não desinfetar, independentemente da idade, quilómetros, ou preço. Como tal, o E36 não fugiu à regra e, mal tive tempo, ataquei o interior em força. Comecei às 10 e tal da manhã e acabei perto das 20h, tendo parado uma hora para almoçar. Foram para aí sete horas de volta do interior do carro.

Gastei cerca de dois litros de Blitz diluído, muitos panos, escovas, pincéis, eletricidade, etc. Limpei os bancos, alcatifa, teto, chapeleiras, plásticos, tapetes e vidros. Os bancos, além de limpos, foram condicionados com Duragloss Leather Conditioner.

Ao vivo, o carro nem parecia muito sujo, apenas se notava que a pele dos bancos estava mais escura do que seria suposto. Quando comecei a limpar, percebi que a sujidade ainda era grande.


Imagem

Esta foto já demonstra que o banco do pendura está sujo. Nota-se a diferença de tonalidades da pele.

Imagem

Quando comecei a limpar, a diferença ainda se acentuou.

Imagem

Aqui, vê-se a pele a ficar mais clara.

Imagem

A alcatifa, sendo nova, tinha pouca sujidade. Foi só aspirar e limpar um bocadinho.

Imagem

Ao perto, o tablier mostrava estar sujo, algo que não era fácil de perceber à primeira vista.

Imagem

Atrás, a alcatifa encontrava-se também quase limpa. Voltou apenas a ser preciso aspirar.

Imagem

Aqui, um 50/50 do banco do pendura. Ao vivo, a diferença era maior. Mas como sou nabo, não consegui retratar da mesma forma em fotografia.

Imagem

Depois de ter limpo o banco do condutor e o apoio de braço, a diferença já era evidente.

Imagem

O apoio de braço mais claro que o banco.

Imagem

Entretanto, ia atacando o tablier.


Continua...

JGTB
Membro Iniciado
Mensagens: 14
Registado: 20 mar 2005, 11:47

Re: BMW 318is Coupé

Mensagem por JGTB »

Imagem

Começo os testes no banco traseiro.

Imagem

Olhando de mais perto, percebia-se o banco a mudar de cor.

Imagem

Enquanto limpava o banco traseiro, decidi atacar os cintos traseiros. Comecei a assustar-me.

Imagem

Isto ia saindo do cinto central. As imagens falam por si...

Imagem

A chapeleira, depois de aspirada, começou a ser esfregada, mas com cuidado. O material é sensível.

Imagem

E lá se começou a notar mais uma mudança de cor.

Imagem

Olho para cima e reparo que o teto também precisa de ser atacado. Assim o fiz, mas com muito cuidado. Um dos problemas crónicos do E36 é a pouca resistência do forro do teto. Como tal, se abusasse da força ou da quantidade de blitz, poderia provocar. Assim, limpei, mas com todos os cuidados e optei por deixar algumas marcas. Não vale o risco. Não tenho fotos do final.

Imagem

Comecei a fazer experiências no banco do condutor. Não foi difícil ver os resultados a aparecer.

Imagem

Como se pode ver, o Blitz ia sendo usado à bruta, com os braços a serem obrigados a trabalhos forçados.

Imagem

Os panos iam ficando fora de combate.




Como começou a escurecer e fiquei sem tempo, não tirei fotos ao resultado final. Mas vou tirar em breve. Depois de tudo limpo, condicionei os bancos com Duragloss Leather Conditioner e os plásticos com Poorboys Natural Look. As diferenças são notórias.

É verdade que gastei um dia nisto e fiquei todo partido dos ossos, músculos e articulações. Mas não me passaria pela cabeça deixar o carro assim. Poderia ter entregue o trabalho a um profissional, mas isso iria custa mais de 50% do valor de quatro pneus. Não sou rico, por isso tenho de estabelecer prioridades.

JGTB
Membro Iniciado
Mensagens: 14
Registado: 20 mar 2005, 11:47

Re: BMW 318is Coupé

Mensagem por JGTB »

Mesmo os carros velhos, ou de utilização menos intensiva, precisam de cuidados básicos, principalmente se puserem em causa a fiabilidade e/ou afetarem a qualidade de utilização.

Este BMW 318is veio com um par de escovas Bosch que, após inspeção visual, não pareciam estar más. A tinta da armação não estava queimada do Sol e borracha não aparentava estar ressequida nem tinha gretas. No entanto, como é do conhecimento de todos, nem tem parado de chover. Logo, rapidamente percebi que o aspeto não tinha correspondência com a sua capacidade de limpeza, para além de fazerem um barulho ensurdecedor.

Como tal, recorri à internet e encomendei um par de escovas, também da Bosch. É verdade que há escovas muito mais baratas, mas dou muito importância ao facto funcionarem com qualidade, o que não acontece com todas as escovas "baratas" que já experimentei.

As escovas custaram 17 euros, mas dois euros e tal de portes. Isto porque arranjei mais pessoas para dividir os portes. Caso contrário, não sei se compensa mandar de vir de fora.

Imagem



Imagem

A escova maior teve de ser com spoiler. Aliás, poderia ter procurado sem isso, mas não me apeteceu ter esse trabalho. Não gosto particularmente do acessório, mas, tendo em conta que não me choca muito, nem o tirei.

A mudança de escovas serviu ainda para confirmar que nem sempre as pessoas têm atenção aos pequenos pormenores. Mal usei as anteriores escovas, fiquei com a sensação que eram demasiado pequenas, pois ficava uma grande superfície. Com as escovas, da medida certa, rapidamente confirmei que as que lá estavam era mesmo pequenas. Não medi, mas creio que eram cerca de três centímetros inferiores.

JGTB
Membro Iniciado
Mensagens: 14
Registado: 20 mar 2005, 11:47

Re: BMW 318is Coupé

Mensagem por JGTB »

Umas horas depois de ter comprado o carro, consegui partir o que restava comando de abertura das portas e alarme. Tinha-o dentro do bolso, encostei-me a uma mesa e só ouvi:"crank". Partiu-se também porque já tinha vários remendos nesta zona:

Imagem

Esta parte tem uma suporte para uma argola. O problema é que o plástico é muito frágil e parte-se com imensa facilidade. Aquilo já estava tão remendado, que achei que não valeria a pena fazer mais um arranjo.

Então, pus-me a pesquisar no ebay, onde constatei que este comando é relativamente raro e, por isso, caro. Pedem preços absurdos por comandos usados. Mas lá encontrei um concessionário BMW que ainda os vende, em Inglaterra, e lá fiz a encomenda. Não foi propriamente barato, mas é original e novo.

Imagem

Veio mesmo assim, todo desmontado.

Como se pode ver nas próximas duas fotos, o antigo já estava com ar bastante usado, como é natural.

Imagem


Imagem

Aqui, pode ver-se a diferença entre o botão usado e o novo.




Imagem

Foi só abrir o comando antigo, tirar o que está lá dentro e passar para o novo


Imagem

Depois de tudo feito, a comparação entre ambos.

JGTB
Membro Iniciado
Mensagens: 14
Registado: 20 mar 2005, 11:47

Re: BMW 318is Coupé

Mensagem por JGTB »

Hoje lá chegou uma encomenda vinda da... Sérvia. Demorou mais tempo do MARL até minha casa, em Lisboa, do que da Sérvia ao MARL. Os CTT são de (in)competência inegável!

Agora, é arranjar tempo para montar isto e ver se funciona.

Imagem

JGTB
Membro Iniciado
Mensagens: 14
Registado: 20 mar 2005, 11:47

Re: BMW 318is Coupé

Mensagem por JGTB »

As fotos são manhosas, mas hei-de tirar uma melhores quando andar com o carro.

Imagem

Imagem

JGTB
Membro Iniciado
Mensagens: 14
Registado: 20 mar 2005, 11:47

Re: BMW 318is Coupé

Mensagem por JGTB »

Entretanto, tirei umas fotos durante o dia

Imagem

Imagem
Última edição por JGTB em 29 mar 2014, 16:20, editado 1 vez no total.

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: BMW 318is Coupé

Mensagem por germanii »

Excelente trabalho ,agora tambem faço como Tu, todas as Tuas ideias estou de acordo como o simbolo M ,mas a Ponteira deixava ,quais sao os projetos para o futuro?
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

JGTB
Membro Iniciado
Mensagens: 14
Registado: 20 mar 2005, 11:47

Re: BMW 318is Coupé

Mensagem por JGTB »

germanii Escreveu:Excelente trabalho ,agora tambem faço como Tu, todas as Tuas ideias estou de acordo como o simbolo M ,mas a Ponteira deixava ,quais sao os projetos para o futuro?
O objectivo é conservar o melhor possível e melhor uma coisa ou outra, mas sempre sem fugir à originalidade. Rebaixamentos, jantes grandes e afins são coisas completamente fora de questão. Para além de não apreciar visualmente, a dinâmica é algo muito importante para mim, por isso não tenciono piorar esse aspecto. Respeito quem o faz, obviamente.

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: BMW 318is Coupé

Mensagem por germanii »

Acho Bem a Tua ideia ,pois sao carros que mais valor vao ter estando o mais possivel de Origem.
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Avatar do Utilizador
ode_joy
Membro Gold
Mensagens: 11462
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB
Localização: Póvoa Sta Iria - Lisboa

Re: BMW 318is Coupé

Mensagem por ode_joy »

Estou ansioso para ver esse resultado final, tanto de interior como de exterior!
Imagem

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: BMW 318is Coupé

Mensagem por marco pires »

estou a adorar este projecto:

não sou grande adepto dos E36, mas este projecto está super interessante, principalmente porque é raro encontrar alguem por aqui que tenha como objectivo ter o carro com o look original, tanto interior como exterior.
sempre gostei de ver os carros como eles são à saida da fábrica, pode-se dar um toque aqui e outro ali, mas manter no máximo do possivel o original é um dos meus gostos (excepto meter carga no motor, nisso é carregar com força :lol: ).

para alem disso tambem sou da opinião de tudo o que aqui foi descrito, tal como esses simbolos M sairem fora e tambem esse horrivel terceiro stop do chinês, a meter que seja original!

portanto este é um projecto que vou seguir atentamente, tanto mais que está repleto de fotos o que já de si é uma mais valia, e eu sei bem o que é andar a fazer limpezas e parar durante uns minutos para tirar fotos, é de valor e significa que existe interesse em compartilhar os detalhes com a comunidade, membros assim são sempre de estimar :fixe

boa sorte com a maquina e aqui continuamos com os olhos postos neste excelente projecto que valoriza este forum, obrigado.


um abraço.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Avatar do Utilizador
tiago blanquet
Membro Juvenil
Mensagens: 342
Registado: 25 out 2010, 18:35
O meu Carro:: E36 M3 S50B30
Localização: Entre o Tejo e o Sado

Re: BMW 318is Coupé

Mensagem por tiago blanquet »

O carro ta interessante sim.

Vir ja com auto-blocante é uma mais valia e diversão principalmente com esses pneus velhos.

Os interiores claros nunca fui muito a bola com eles, mas se mantidos limpos ate ficam bem.
O simbolo M tambem sou um bocado avesso a isso. Eu chamo-lhe o "pacote", e parece que é quase praxe o pessoal meter lá o //M mesmo que o carro não tenha nada de performance a não ser lá está... O "pacote" estético.

No meu caso e por ironia tenho bastantes //M no meu pelo simples motivo que é um M3 original, apenas com os //M de fabrica. Tambem tento manter o look stock, as alterações no meu são meramente mecanicas e ligeiras.

Os tapetes, se te quiseres desfazer deles poderia fazer uma oferta, que preciso de uns tapetes pro meu e gostava de meter uns especificos de E36 ao invés daqueles ranhosos "fits all" que depois aquilo não joga com nada, e o pendura quando começa a travar encarquilha o tapete todo. :lol1

Responder

Voltar para “E36”