BMW 530d E39 '99
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- Wally
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BMW 530d E39 '99
Venho então aqui criar um diário para o meu projecto E39.
Eu tinha um 520i, E39 também, em fase (muito) inicial de restauro, mas depois de ver este 530d num stand, fiz a troca. É do ano 1999, com primeira matrícula em França e foi importado para cá, mas não por mim. O meu carro do dia-a-dia é o Mondeo que aparece parcialmente nas fotografias e agora está parado à espera que o párabrisas novo chegue, pois o que lá está rachou, mas estou a ficar apaixonado por este BMW, por razões que eu ainda não consigo explicar...
Já conheço bem o Mondeo, mas com o E39 ainda tenho um pequeno receio, que se está a dissipar à medida que eu vou fazendo mais e mais Kms: o facto de ser RWD. Já tive uma pequena má experiência com o Patrol, apanhei óleo ou gasolina numa saída da via rápida e vi a traseira toda em cima do meu ombro direito, o que fez com que fosse de encontro com o rail de protecção. Só arranhou o canto de plástico do jipe, mas o rail não pode dizer o mesmo, já que ficou bem metido para dentro. Pudera, Patrol é Patrol, quem quiser que se desvie.
Brincadeiras à parte, espero não ter a mesma experiência com este Bimmer.
O carro está muito bem estimado, embora tenha pequenos detalhes a fazer, alguns já estão a ser resolvidos, outros nem tanto. O que mais me chateia é o facto do rádio não dar som, já andei a pesquisar e parece que é problema recorrente. Estava a pensar substituir o rádio que lá está por um Pioneer touchscreen com DVD e afins, mas sei que vou perder a maior parte das opções do CB, ou estarei errado?
Outra questão que tenho é relativamente à antena: a rosca é específica ou as antenas universais servem ali? Se houver alguma antena que seja "a ideal" para este carro, agradecia o conselho.
Por agora é tudo e o tópico será sempre actualizado à medida que aparecam novidades.
Abaixo fica a lista de Modificações/Extras e Reparações efectuadas:
Marca: BMW
Modelo: 530d
Data: 25/02/1999
Óleo: Mobil 1 5w30
Modificações/Extras:
- Molduras "BMW M Power" para as matrículas;
- Conversão LED;
- Escovas Bosch AeroTwin;
- Deflectores Climair Sport frontais;
- Deflectores Climair Sport traseiros;
- Grelhas frontais em preto;
- Aros cromados no quadrante;
- Cat Off;
- Bridgestone Potenza RE050 (x2);
- Bridgestone Potenza RE050A (x2);
- Vinyl Preto Matte @ Frisos Exteriores;
- EGR Bypass;
- Privacy Glass by 3RSil;
- Carbon Wrap @ Interior;
- Carbon Wrap @ Tampa do depósito;
- Borboletas do colector off;
Reparações/Manutenções:
- Matrículas em acrílico;
- Símbolo BMW do capot;
- Tubo do IC substituido;
- Tubo da bomba de vácuo substituido;
- Braços das escovas limpa párabrisas restaurados;
- Substituição do MAF;
- Turbo original novo;
- Restauro das jantes 17'' e pintura BMW Sapphire Black;
- Fitros do habitáculo Fram;
- Tecido dos pilares C colado novamente;
Cumprimentos,
César Melo
Eu tinha um 520i, E39 também, em fase (muito) inicial de restauro, mas depois de ver este 530d num stand, fiz a troca. É do ano 1999, com primeira matrícula em França e foi importado para cá, mas não por mim. O meu carro do dia-a-dia é o Mondeo que aparece parcialmente nas fotografias e agora está parado à espera que o párabrisas novo chegue, pois o que lá está rachou, mas estou a ficar apaixonado por este BMW, por razões que eu ainda não consigo explicar...
Já conheço bem o Mondeo, mas com o E39 ainda tenho um pequeno receio, que se está a dissipar à medida que eu vou fazendo mais e mais Kms: o facto de ser RWD. Já tive uma pequena má experiência com o Patrol, apanhei óleo ou gasolina numa saída da via rápida e vi a traseira toda em cima do meu ombro direito, o que fez com que fosse de encontro com o rail de protecção. Só arranhou o canto de plástico do jipe, mas o rail não pode dizer o mesmo, já que ficou bem metido para dentro. Pudera, Patrol é Patrol, quem quiser que se desvie.
Brincadeiras à parte, espero não ter a mesma experiência com este Bimmer.
O carro está muito bem estimado, embora tenha pequenos detalhes a fazer, alguns já estão a ser resolvidos, outros nem tanto. O que mais me chateia é o facto do rádio não dar som, já andei a pesquisar e parece que é problema recorrente. Estava a pensar substituir o rádio que lá está por um Pioneer touchscreen com DVD e afins, mas sei que vou perder a maior parte das opções do CB, ou estarei errado?
Outra questão que tenho é relativamente à antena: a rosca é específica ou as antenas universais servem ali? Se houver alguma antena que seja "a ideal" para este carro, agradecia o conselho.
Por agora é tudo e o tópico será sempre actualizado à medida que aparecam novidades.
Abaixo fica a lista de Modificações/Extras e Reparações efectuadas:
Marca: BMW
Modelo: 530d
Data: 25/02/1999
Óleo: Mobil 1 5w30
Modificações/Extras:
- Molduras "BMW M Power" para as matrículas;
- Conversão LED;
- Escovas Bosch AeroTwin;
- Deflectores Climair Sport frontais;
- Deflectores Climair Sport traseiros;
- Grelhas frontais em preto;
- Aros cromados no quadrante;
- Cat Off;
- Bridgestone Potenza RE050 (x2);
- Bridgestone Potenza RE050A (x2);
- Vinyl Preto Matte @ Frisos Exteriores;
- EGR Bypass;
- Privacy Glass by 3RSil;
- Carbon Wrap @ Interior;
- Carbon Wrap @ Tampa do depósito;
- Borboletas do colector off;
Reparações/Manutenções:
- Matrículas em acrílico;
- Símbolo BMW do capot;
- Tubo do IC substituido;
- Tubo da bomba de vácuo substituido;
- Braços das escovas limpa párabrisas restaurados;
- Substituição do MAF;
- Turbo original novo;
- Restauro das jantes 17'' e pintura BMW Sapphire Black;
- Fitros do habitáculo Fram;
- Tecido dos pilares C colado novamente;
Cumprimentos,
César Melo
Última edição por Wally em 18 mar 2014, 21:45, editado 26 vezes no total.
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Re: BMW 530d (E39)
É um belo motor, e um carro espaçoso.
Quanto a mudar de rádio, tens sempre a opção do 2DIN da Dynavin... Se colocares outro, procura se a marca tem algum cabo para o interface entro o MF e o Radio.
Quanto a mudar de rádio, tens sempre a opção do 2DIN da Dynavin... Se colocares outro, procura se a marca tem algum cabo para o interface entro o MF e o Radio.
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Re: BMW 530d (E39)
Obrigado, ode_joy, o facto de saber que existe tal adaptador já é um grande passo em frente.
Eu pensei no sistema Dynavin e vou ver o que é que se pode arranjar, pois tenho um familiar com conhecimento sobre isto na Alemanha e talvez veja algum bom negócio.
Entretanto, o adaptador está relacionado com o Active System e será algo deste género?
Eu pensei no sistema Dynavin e vou ver o que é que se pode arranjar, pois tenho um familiar com conhecimento sobre isto na Alemanha e talvez veja algum bom negócio.
Entretanto, o adaptador está relacionado com o Active System e será algo deste género?
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- ode_joy
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Re: BMW 530d (E39)
Sei que havia um user, o TdiSportR, que no Compact dele tinha um Alpine 2DIN e tinha as funções do MF a funcionar.
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Re: BMW 530d (E39)
Esperemos que ponhas fotos das modificacoes :dance
Só há duas marcas de carros BMW e os outros todos:-)
Emmanuel Medeiros
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- Wally
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Re: BMW 530d E39 '99
Hoje fiquei pasmado com o que me aconteceu :silenced
Ia levar a namorada a casa e, de repente, sinto uma perda de potência e parecia que estava a meio de um tremor de terra. Encostei, desliguei o carro e voltei a ligar, mas o problema continuou, ou seja, o motor trabalha, mas o carro treme que se farta e até consegue andar, mas normal é que não está. Que raio é que isto poderá ser? Menos um ou dois cilindros?
Logo agora que já vinham mais cinco prendas para ele...
De qualquer forma, já está à porta do stand e amanhã eles vão ter notícias minhas. A minha motivação sofreu um golpe
Não tinha nada de especial feito até agora, mas aqui fica:
Molduras M-Power
Símbolo novo para o capot
A caminho estão os símbolos originais para as jantes, o símbolo para a mala e volante, os piscas laterais brancos e o conjunto de LED's para o interior, mala e matrícula.
Ia levar a namorada a casa e, de repente, sinto uma perda de potência e parecia que estava a meio de um tremor de terra. Encostei, desliguei o carro e voltei a ligar, mas o problema continuou, ou seja, o motor trabalha, mas o carro treme que se farta e até consegue andar, mas normal é que não está. Que raio é que isto poderá ser? Menos um ou dois cilindros?
Logo agora que já vinham mais cinco prendas para ele...
De qualquer forma, já está à porta do stand e amanhã eles vão ter notícias minhas. A minha motivação sofreu um golpe
Não tinha nada de especial feito até agora, mas aqui fica:
Molduras M-Power
Símbolo novo para o capot
A caminho estão os símbolos originais para as jantes, o símbolo para a mala e volante, os piscas laterais brancos e o conjunto de LED's para o interior, mala e matrícula.
Última edição por Wally em 18 mar 2014, 02:53, editado 1 vez no total.
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- Wally
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Re: BMW 530d E39 '99
Ontem à tarde passei pelo stand e o problema já foi identificado: A ponta de uma vela partiu-se e entrou no cilindro o que fez com que houvesse um pequeno empeno numa das válvulas desse cilindro. Já está a ser tudo reparado com peças originais e por conta deles, menos mal.
Ontem recebi também o símbolo para a mala e os centros das jantes, que afinal são um pouco maiores e não encaixam no sítio. Apontaram-me Quarta ou Quinta feira para o carro vir para casa outra vez.
As jantes que tenho são originais BMW? Já procurei por toda a parte e não consegui encontrá-las montadas em nenhum BMW, nem saber a designação do modelo delas.
Já defini o que quero fazer quanto à parte do rádio: Vou aplicar um Sony double din e passar o MID para o porta-luvas. Por agora já tenho a ideia e assim que chegar à altura de avançar com esta parte do projecto, hei de ver como é que hei de aplicar lá o MID.
Ontem recebi também o símbolo para a mala e os centros das jantes, que afinal são um pouco maiores e não encaixam no sítio. Apontaram-me Quarta ou Quinta feira para o carro vir para casa outra vez.
As jantes que tenho são originais BMW? Já procurei por toda a parte e não consegui encontrá-las montadas em nenhum BMW, nem saber a designação do modelo delas.
Já defini o que quero fazer quanto à parte do rádio: Vou aplicar um Sony double din e passar o MID para o porta-luvas. Por agora já tenho a ideia e assim que chegar à altura de avançar com esta parte do projecto, hei de ver como é que hei de aplicar lá o MID.
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Re: BMW 530d E39 '99
Wally Escreveu:Ontem à tarde passei pelo stand e o problema já foi identificado: A ponta de uma vela partiu-se e entrou no cilindro o que fez com que houvesse um pequeno empeno numa das válvulas desse cilindro. Já está a ser tudo reparado com peças originais e por conta deles, menos mal.
Ontem recebi também o símbolo para a mala e os centros das jantes, que afinal são um pouco maiores e não encaixam no sítio. Apontaram-me Quarta ou Quinta feira para o carro vir para casa outra vez.
As jantes que tenho são originais BMW? Já procurei por toda a parte e não consegui encontrá-las montadas em nenhum BMW, nem saber a designação do modelo delas.
Já defini o que quero fazer quanto à parte do rádio: Vou aplicar um Sony double din e passar o MID para o porta-luvas. Por agora já tenho a ideia e assim que chegar à altura de avançar com esta parte do projecto, hei de ver como é que hei de aplicar lá o MID.
Boas Wally, posta depois fotos com o sony double din para ver como ficou
Abraço
Há os que conduzem carros.... e há os que conduzem BMW
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Re: BMW 530d E39 '99
Bom, infelizmente, mais uma má notícia e não é ainda desta que tenho o carro.
Depois de tudo no seu lugar e dos testes estarem feitos, pensei eu que o E39 estaria de volta a casa. Cheguei ao stand e estavam nos retoques finais (montagem da tampa de plástico e afins), o carro ainda ficou uns 30 minutos a trabalhar e não se ouvia nenhum barulho anormal. O mecânico foi dar uma volta comigo e tudo parecia estar novo, mas a tragédia voltou 48Km depois.
Desta vez não houve trepidação nenhuma, mas o carro deixou de desenvolver, eu bem carregava no acelerador, mas não passava das 3000 rpm. Pouco depois desligou-se, mas eu voltei a ligar e mais à frente apareceu-me um aviso no quadrante, "Stop Engine! Oil Pressure", não pensei duas vezes, desliguei o motor e encostei.
Pensei que fosse falta de óleo, mas verifiquei na vareta e mesmo abrindo uma tampa que está ali por cima, via-se que o nível estava correcto. Para além disso, o motor faz um ruído estranho, como se houvesse qualquer coisa a trabalhar a seco e a bater em algum lado. :think
O carro está de volta à oficina e agora só para a semana é que a dança sobe ao palco, a ver vamos.
Entretanto deixo aqui algumas fotografias do interior:
Durante o tempo que ele esteve cá e a abdicar um bocadinho da condução desportiva, consegui este valor mínimo para a média de consumo. Já agora, aparentemente está tudo bem com os airbags do carro e ele não esteve envolvido em nenhum acidente (penso eu), porque será que a luz me aparece no quadrante?
O volante está um bocadinho gasto e entretanto já chegou o símbolo novo para o centro. Estou a pensar mandar forrar novamente este e mais à frente aplicar o volante ///M.
O famoso rádio que não trabalha. Depois de algum tempo a estudar, já cheguei à conclusão daquilo que eu pretendo: MID para o porta-luvas e um 2-DIN Sony para ali.
Quero também desinfectar as condutas do AC e mudar o filtro do pólen e habitáculo.
O telefone da consola central que levou um cartão Yorn e até apareceu "P Telecel", mas logo depois deu erro no registo. Provavelmente problema do cartão ou é necessário a activação do mesmo com um carregamento.
Depois de tudo no seu lugar e dos testes estarem feitos, pensei eu que o E39 estaria de volta a casa. Cheguei ao stand e estavam nos retoques finais (montagem da tampa de plástico e afins), o carro ainda ficou uns 30 minutos a trabalhar e não se ouvia nenhum barulho anormal. O mecânico foi dar uma volta comigo e tudo parecia estar novo, mas a tragédia voltou 48Km depois.
Desta vez não houve trepidação nenhuma, mas o carro deixou de desenvolver, eu bem carregava no acelerador, mas não passava das 3000 rpm. Pouco depois desligou-se, mas eu voltei a ligar e mais à frente apareceu-me um aviso no quadrante, "Stop Engine! Oil Pressure", não pensei duas vezes, desliguei o motor e encostei.
Pensei que fosse falta de óleo, mas verifiquei na vareta e mesmo abrindo uma tampa que está ali por cima, via-se que o nível estava correcto. Para além disso, o motor faz um ruído estranho, como se houvesse qualquer coisa a trabalhar a seco e a bater em algum lado. :think
O carro está de volta à oficina e agora só para a semana é que a dança sobe ao palco, a ver vamos.
Entretanto deixo aqui algumas fotografias do interior:
Durante o tempo que ele esteve cá e a abdicar um bocadinho da condução desportiva, consegui este valor mínimo para a média de consumo. Já agora, aparentemente está tudo bem com os airbags do carro e ele não esteve envolvido em nenhum acidente (penso eu), porque será que a luz me aparece no quadrante?
O volante está um bocadinho gasto e entretanto já chegou o símbolo novo para o centro. Estou a pensar mandar forrar novamente este e mais à frente aplicar o volante ///M.
O famoso rádio que não trabalha. Depois de algum tempo a estudar, já cheguei à conclusão daquilo que eu pretendo: MID para o porta-luvas e um 2-DIN Sony para ali.
Quero também desinfectar as condutas do AC e mudar o filtro do pólen e habitáculo.
O telefone da consola central que levou um cartão Yorn e até apareceu "P Telecel", mas logo depois deu erro no registo. Provavelmente problema do cartão ou é necessário a activação do mesmo com um carregamento.
Última edição por Wally em 18 mar 2014, 03:00, editado 1 vez no total.
Projecto: BMW 530d E39 '99
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Re: BMW 530d E39 '99
Depois de tanto vai e vem, já cá está de volta a casa!!
Apesar de me ter mostrado aquele aviso, parece que estava tudo bem com os níveis e pressões do óleo e o que fez com que ele ficasse assim foi uma limalha, que não foi detectada e acabou por ficar lado a lado com o pistão. Pedi o pistão danificado para fazer um pisa-papeis aqui para a secretária e hei de lhe tirar umas fotografias para mostrar o estado em que ficou.
Segundo me disseram, o motor foi praticamente todo revisto e, apesar do carro ainda não estar a 100%, estou com o carro em testes durante 1 ou 2 semanas para depois lá voltar e falar com o mecânico. O único problema (como se fosse pouca coisa...) é que ele, por vezes, pára de desenvolver e o motor "estagna" por volta das 3000 rpm, mas depois volta à normalidade e lá vai estrada fora. Parece que é conforme lhe apetece, mas não deixa de ser estranho e é um problema que há de ter solução.
Bem, após tudo isto, esta foi a primeira imagem que me fez ficar mais contente:
Depois foi a vez da minha namorada lhe dar uma prenda, oxalá que corra tudo bem:
Apesar de estar um pouco "doente", já tinha aqui umas "mods" preparadas:
Conversão LED
Fez se com 10 lâmpadas tubulares e 2 BA9S, mas ainda não ficou tudo pronto porque faltam mais 5 tubulares e 2 BA9S de polaridade invertida.
Antes:
Depois:
Símbolo BMW na mala:
Apesar de me ter mostrado aquele aviso, parece que estava tudo bem com os níveis e pressões do óleo e o que fez com que ele ficasse assim foi uma limalha, que não foi detectada e acabou por ficar lado a lado com o pistão. Pedi o pistão danificado para fazer um pisa-papeis aqui para a secretária e hei de lhe tirar umas fotografias para mostrar o estado em que ficou.
Segundo me disseram, o motor foi praticamente todo revisto e, apesar do carro ainda não estar a 100%, estou com o carro em testes durante 1 ou 2 semanas para depois lá voltar e falar com o mecânico. O único problema (como se fosse pouca coisa...) é que ele, por vezes, pára de desenvolver e o motor "estagna" por volta das 3000 rpm, mas depois volta à normalidade e lá vai estrada fora. Parece que é conforme lhe apetece, mas não deixa de ser estranho e é um problema que há de ter solução.
Bem, após tudo isto, esta foi a primeira imagem que me fez ficar mais contente:
Depois foi a vez da minha namorada lhe dar uma prenda, oxalá que corra tudo bem:
Apesar de estar um pouco "doente", já tinha aqui umas "mods" preparadas:
Conversão LED
Fez se com 10 lâmpadas tubulares e 2 BA9S, mas ainda não ficou tudo pronto porque faltam mais 5 tubulares e 2 BA9S de polaridade invertida.
Antes:
Depois:
Símbolo BMW na mala:
Última edição por Wally em 18 mar 2014, 03:08, editado 2 vezes no total.
Projecto: BMW 530d E39 '99
Re: BMW 530d E39 '99
Tem bom aspecto...
Consegues recuperar isso com tinta específica para peles. Procura por "leather dye" na web. 65ml rondam os 20€ e dá para pintar o volante várias vezes.
Mete nisso um Dynavin E39.
Consegues recuperar isso com tinta específica para peles. Procura por "leather dye" na web. 65ml rondam os 20€ e dá para pintar o volante várias vezes.
Mete nisso um Dynavin E39.
Re: BMW 530d E39 '99
Eu vou meter o meu a estufar semana que vem... é deixar o carro.. pagar 85€ e ir buscar. Isto com pele verdadeira.
Fica o conselho.
Fica o conselho.
- marco pires
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Re: BMW 530d E39 '99
este tópico foi editado porque uma das fotos estava sobredimensionada.
marcopires@clubebmwportugal.com
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
- Wally
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Re: BMW 530d E39 '99
Após algum tempo ausente do fórum, aqui venho deixar as novidades
Tubo do IC substituido:
Tubo da bomba de vácuo substituido (em falta no momento da fotografia):
Escovas Bosch AeroTwin:
Braços das escovas restaurados
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Entretanto o carro insistia em não passar dos 160Km/h, apesar de ter um bom rendimento até lá, o que levou a uma substituição do MAF na tentativa de resolver o problema, mas ficou sempre igual.
Problema esse que só veio a ser resolvido com a substituição do turbo, pois as palhetas da geometria variável estavam presas devido à acumulação de carvão.
Grelhas frontais "facelift style" em preto
Aros cromados no quadrante
Depois disto e durante uma ida à oficina, vim a descobrir também que o carro já veio com o catalisador desmiolado para a minha mão.
Ainda há mais, mas agora já se faz tarde
Tubo do IC substituido:
Tubo da bomba de vácuo substituido (em falta no momento da fotografia):
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Entretanto o carro insistia em não passar dos 160Km/h, apesar de ter um bom rendimento até lá, o que levou a uma substituição do MAF na tentativa de resolver o problema, mas ficou sempre igual.
Problema esse que só veio a ser resolvido com a substituição do turbo, pois as palhetas da geometria variável estavam presas devido à acumulação de carvão.
Grelhas frontais "facelift style" em preto
Aros cromados no quadrante
Depois disto e durante uma ida à oficina, vim a descobrir também que o carro já veio com o catalisador desmiolado para a minha mão.
Ainda há mais, mas agora já se faz tarde
Projecto: BMW 530d E39 '99
Re: BMW 530d E39 '99
Estás a ficar a conhecer bem o modelo "à força".
Mas com essa manutenção vai ficar bom e vais gostar dos km ao volante.
Cumps e boa sorte com ele
Mas com essa manutenção vai ficar bom e vais gostar dos km ao volante.
Cumps e boa sorte com ele