M3 E93 V8 - by Espirito Racing - Graficos Pag.8

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TdiSportR
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Re: M3 E93 V8 - by Espirito Racing - Graficos Pag.8

Mensagem por TdiSportR »

Faria mais sentido pegares no post seguinte que mostra 45ºC de admissão num carro atmosférico que ou foi sem intenção, mas induz em erro as pessoas pela diferença de 15cv, ou foi propositado pelo operador ou tem algo a comprimir o ar. :)

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hellraiser 2
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Re: M3 E93 V8 - by Espirito Racing - Graficos Pag.8

Mensagem por hellraiser 2 »

Sinceramente acho que há aqui vários pontos em que se pode bater muito mas nunca vão gerar consenso...

giwasa, então o teu M5 com meia duzia de mods ganha uma carrada de cv´s e o M3 não pode ganhar?

explica-me porquê pff
é que o teu é 5.0 v10 com 507cv´s,
o outro é 4.0 v8 com 420cv´s.

Se fores fazer uma regra de três simples, a proporção de motor/potencia não é assim tããããã díspar!

Por outro lado,

Não vejo o bom de ter um carro que só faz uma boa potência máxima numa faixa reduzida de rotações!
Para mim ter 300 cv´s das 5.000 as 7.000 é bem melhor que ter 350 das 6300 as 7000!

Em 90 % dos casos, o primeiro será mais rápido que o segundo!

Por outro lado concordo contigo quando falas do "obscurantismo" das preparações em PT...
É de facto ridiculo em muitos casos...

Se forem ver, normalmente fala-se em 6% a 9% de ganhos com uma repro num carro aspirado!
Ora bem, mesmo que sejam os 6%, num carro 4.0 ou 5.0 com 400 ou 500 cv´s, ainda é uma coisa jeitosa, sendo no caso dos 400cv = 24cv´s e no caso dos 500cv = 30cv

Isto no campo do hipotético, visto que cada carro é um carro!

Quanto à questão dos bancos, sou perfeitamente sectário com a opinião do TdiSportR.... quem está lá, pode fazer muita coisa!

P.s - uma pulley não "dá" cavalos, faz é com que a dissipada não seja tão grande como acontece com as originais por causa do peso!
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cap
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Re: M3 E93 V8 - by Espirito Racing - Graficos Pag.8

Mensagem por cap »

Apesar de achar que o carro deve estar muito bom em termos de andamento, também não percebo os 23,3º de diferença entre ambiente e intake no segundo teste (sendo a diferença de 2,2º no primeiro), estando a falar dum carro atmosférico, onde a temp de admissão nunca pode ser muito superior à ambiente, visto que entre o filtro de ar e os cilindros, nunca há pressão mas sim vácuo (o ar ao expandir arrefece). A temp de intake influência e não é pouco, a potência norma. Observo ainda que 430cv motor em banco com repro e escape me parece um bom valor para o motor em questão, que em estrada e especialmente nas mudanças mais altas, deve sofrer bem mais efeito "ram air" que no banco, em que a ventilação não simula a quantidade de ar forçado que há na estrada a alta vel.

hellraiser: estás a confundir aí um pouco o conceito de dissipada, na questão da pulley.. A que é medida/interpretada pelo banco, é entre o motor e os rolos, uma pulley n entra para estas contas, porque o que reduz é o "parasitic drag" - ou seja - a potência que é roubada ao motor antes da embraiagem. Assim sendo, se der mais potência, é motor/norma.
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giwasa
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Re: M3 E93 V8 - by Espirito Racing - Graficos Pag.8

Mensagem por giwasa »

primeiro o giwasa ta se um
pouco baribando para se o m3v8 ou 116i tem 800 ou 20 cvs.

parece que os posts sao todos para mim quando varias pessoas falaram do mesmo.

que fique bem claro. que esta questao do m3 passa me ao lado.
so achei que devia ter testado noutro 3 sitio e dizer qual o truque para sabermos se o aumento fazia
sentido, ou era o banco marado.

por 3 mil euros viu se que faz sentido o ganho.

sobre o v10 ganhar mais com material igual ao v8 nao sei.
sei apenas do que dà no meu.
deveria ser parecido.
mas para isso ele teria de meter tudo das mesmas marcas. porque só a repro pode fazer diferença.
neste motores nao vou inventar. tudo by the book, material do best e com testes provados pela empresa e visto por mim no m5 onboard.

vejam na beast, site americano.
tudo o que vendem tem o teste de potencia.


mas isso vou saber em 2012.

para mim nos 3 testes e nos dois bancos algo ta mal.
um deu a mais, outro a menos e agora se calhar normal.

eu media num 3 banco.

em relacao ao meu carro. e apenas do meu motor. sei bem do que falo.

ta na bmw car em dezenas de carros testados, ta no site da hamman, dms,ca, beast motors e no m5 on board. site com testes de potencia nos usa e europa.

nao sei como funciona no m3. sao carros diferentes.
apesar do v8 ser o v10 com menos 2 cilindros.

mas o que ganha com tunning nao sei.

no v10 e medido em banco funciona assim:
polie da cambota dà entre 10 a 15 cvs.( sim dà potencia e binario)
tenho no meu mini uma mais leve e maior, deu 7 cvs de potencia)
kit admissao da entre 10 a 15 cvs.( 2 filtros ar, puxada de ar na grelha e eliminacao a conduta ar do parachoques)
repro da entre 10 a 15 cvs( qualquer uma boa, podem
ver shnitzer,gpower ou ess que sera aquela que vou por)
e panelas darao 5 cavalos.

linha completa com colectores, cat , xpipe que elimina panelas centrais e panelas finais dao em media. 30 cvs.

eu so vou por panelas devido ao barulho.

isto ira dar 50 cvs acima. em
em mèdia.

pelo que li na bmwcar em tanto carro testado , na redline e na net este motor ganha cavalos com facilidade.

pois trata se de um 5.0000 com 10 cilindros.

o m3 pelo que li com isto tudo como o meu nao ganha tantos cavalos.
talvez menos 10cvs. mas nao sei se assim sera.
ganha 30 a 40 com trabalho nos catalizadores.
porque li na net que o m3 tem
mistura muito rica de origem para proteger os catalizadores.
e conseguirem aguentar muito tempo.

assim que se mexe na repro e catalizadores ganha se logo potencia.

para concluir acho que o m3 dele devera ter ganho 20 cvs a 30 cvs na boa.

mas
nao sei se a repro esta bem feita. o que fez nos escapes.

e nao sei se o m3 possui os cvs todos na teoria.
ele diz que os m3 nao custam a medir os cvs
em banco.
os minis como o meu tambem.
o jcw da minha geracao mede 195 cvs
em banco. outro exemplo.

o v10 sei que variam todos em banco entre 497 e 514.
depende do banco e do estado do motor, vanos etc.

sao motores muito rotativos que geram muitocalor.
num banco e se esta muito calor se calhar perde um pouco face a bancos com melhor ventilacao.

porque estes motores assim que a temperatura passa de x valor corta logo potencia.

o cooper acima de 70 graus corta logo debito.


agora se ele esta contente com o m3 e
sente mais potencia fixe. isso sim vale tudo.
GIWASA M5 V10 E60 (+550 cvs)and Cooper S (280cvs by GTT)
ex bimers: 330xd e46 245cvs and 535d e60 424cvs
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RafaelZ4
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Re: M3 E93 V8 - by Espirito Racing - Graficos Pag.8

Mensagem por RafaelZ4 »

dvazquez Escreveu:Supostamente deviam ter, mas normalmente nao
Nem existe por enquanto nenhum Banco com fluxo de ar que consiga medir correctamente
Em termos de linha de escape ha algumas coisas que se fazem, como tirar cats etc etc
De resto o q interessa e q estejamos todos felizes no fim do dia

X2

mais cavalo , menos cavalo , elas são bestas a andar.

a minha intençao na repro era mais deslimitar a velocidade maxima , o que senti , foi uma melhor saida do carro e claro mais 200 rpm no regime final. mas nao é uma diferença brutal claro... sao so uns 15/20cv . ando a ver outro carro , esse sim ganha ganhos aserio , audi tt-rs 2.5 turbo.
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giwasa
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Re: M3 E93 V8 - by Espirito Racing - Graficos Pag.8

Mensagem por giwasa »

nestes motores è do tipo:
grao a grao enche a galinha o papo lol

mas claro no novo m5 repro dà 100 cvs
jasus...

agora è gozarmos quem tem os m
atmosfericos ao maximo.

tou viciado em rotacao.
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hellraiser 2
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Re: M3 E93 V8 - by Espirito Racing - Graficos Pag.8

Mensagem por hellraiser 2 »

Atenção que não disse isto para levares a mal!

Sei bem o que é o motor que tens neste momento em virtude de já terem passado 4 cá em casa, onde só o primeiro ficou stock!
Quanto ao motor v8, não o conheço bem, só andei duas vezes num e para te ser sincero gostei bastante.

Relativamente aos Minis, também sei o que lhes acontece em banco...à semelhança do 1.8T VAG que acusa sempre menos cv´s!

Referi-me directamente a ti em virtude de em vários posts teus seres um acerrimo defensor do aumento de cavalagem no V10 (v.g facilidade) e de no v8 não ser assim. Assim sendo queria saber o porquê!

Não concordo muito contigo na questão dos 3.000 euros!
Como sabes havia (e há) muito boa gente a vender "evry-mods" como box´s e a evry mod custa 90 cêntimos e uma box custa bem mais! Portanto, cobrar não é = a bom material/bons ganhos e por aí fora!

Das pulleys tens de perceber uma coisa, as de origem estrangulam tal como o Cap referiu, em virtude do "parasitic grag", logo quando reduzes esse drag, ganhas potência ao não estares a perder potência. (é dificil explicar)

É diferente da pulley do compressor dos Minis por exemplo, que faz com que dê mais voltas! (estilo conceito de tirares umas jantes 17 de um carro e pores 15)

Não leves a mal o meu tópico acima, pois não o escrevi de forma ofensiva.

P.s - pelo que conheço em vários carros, os bolt-ons americanos e ingleses quando são instalados e medidos cá em PT deixam uns equideos pelo caminho... atenção a isso...

Tens um bom exemplo, andavam os americanos todos contentes há 4 anos com umas admissões e scoops nos 45i´s e M5´s até que um deles decidiu ir medir a outro lado e o carro tinha perdido muitos cavalos... mas como tinha ganho baixas e fazia barulho diziam que era uma maravilha! Depois correu mal... porque atrás desse foram outros e constataram que de facto era uma granda tanga!

Já não me lembro se foi da AFE ou sei lá o quê, mas vou procurar e depois mostro-vos...
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giwasa
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Re: M3 E93 V8 - by Espirito Racing - Graficos Pag.8

Mensagem por giwasa »

ok hell raiser.
eu so andei a procurar na net depois de o comprar.porque antes tinha lido em carros na
bmwcar e na redline.
todos ganhavam no minimo 50 cvs.
e eu ate tou a falar ja com o minimo de ganho.

porque a dms fala em 40 cvs so com repro e linha completa.
ou a CAque fala em 70 cvs.
a hamman tem 2 kits. um de 15 so com repro, outro de 50 cvs linha completa com colector e repro.
so com isto acho dificil. mas so vendo.
eu aposto sempre por baixo nestas coisas dos cvs.

no mini queria mais de 260. fiquei com 267.
depois com upgrades caros mas bons cheguei aos 280.
mas fui eu tendo o carro e andando com ele que vi o que havia a melhorar.
o problema do ic ser em cima do motor.

felizmente ta resolvido. 3 anos depois lol

pelo que vejo parece facil. mas nao acho que o seja. 50 cvs serao 5 mil euros.
porque so as panelas custam 2250 euros.

e os colectores se os quizer por sao mais de 3 mil euros.



acredito que 50 cvs devo conseguir obter, com tudo aquilo que penso colocar.
alias sera esse o objectivo. nem que para isso tenha de mexer nos precatalizadores e investir mais um pouco.

a ver vamos.
sobre o m3 nao sei bem se ganha com facilidade.
pelo que li ainda està tudo no inicio

o v10 data de 2005 . sao 6 anos de estudos.
o v8data de 2007.
mas so em 2008 comecou a ser vendido
a serio.
e nos 2 primeiros anos de comercio devido às garantias quase ninguem mexe neles.

so agora vejo mais cenas
na net.

mesmo para o m5 ate ha 2 anos via se repro e linha. mais
nada.

agora ja vejo o truque dos precatalizadores para se ganhar logo
bons cavalos.
ou no meu carro fazer puxada à frente em
vez de vir do parachoques la em baixo.
o ar demora uma eternidade para chegar ao filtro.

enfim. felizmente como disse ta tudo na net.
nao existem segredos.

eu adoro estas cenas de tunning.
ir analisando e preparando ate chegarmos ao objectivo.

no mini foram 2 anos.
1 bloco à vida , um piston furado, um compressor estragado... enfim
muito euro e troca de material pelo meio parachegar ao objectivo.

deu luta.... mas la se conseguiu.
agora m5. vamos ver

bem. senao chegar aos 50 cvs de ganho.
la tenho de meter de perder o amor aos euros e meter compressor.. lol

acho que nao vai ser preciso.
porque adoro o motor mesmo stock.

o prazer que me dà a puxar sozinho e a curvar è imenso.
grande carro.
so os travoes... nao tao à altura.

nisso a porsche e amg tao à frente

abraco
GIWASA M5 V10 E60 (+550 cvs)and Cooper S (280cvs by GTT)
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pedrosousa
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Re: M3 E93 V8 - by Espirito Racing - Graficos Pag.8

Mensagem por pedrosousa »

Em relação ás medições nos UK o que tenho visto em 1.8T é que mesmo no verão as temperaturas ambiente deles são muito baixas, logo aparecem uns bons cv's a mais porque cá tirando no inverno a temperatura é sempre alta.... Daí os S3 deles andarem com facilidade a rondar os 270cv com turbos stock e cá ser muito raro de ver isso.

No entanto continuo a dizer que maha não é o ideal para medir certos carros a gasolina, o carro aquece que é uma loucura por falta de ventilação e porque o teste demora muito devido à quantidade de freio, a isso junta-se uma temperatura ambiente alta e nada ajuda.
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

Anusko
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Re: M3 E93 V8 - by Espirito Racing - Graficos Pag.8

Mensagem por Anusko »

Tá máquina este E93 :D
2002' 320d E46 (WIP ;))
2006' 320d E90

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