E61 535D LCI - MB que virou PJ

Secção destinada a todos os Modelos Serie 5 E60/E61 e Serie 6 E6x...

Moderador: Staff

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: E61 535D LCI - MB que virou PJ

Mensagem por germanii »

Prazer de o Ler e Boa Sorte na nova escolha (evite o M3 caixa auto) :fixe
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Avatar do Utilizador
White_Spot™
Membro Senior
Mensagens: 774
Registado: 15 fev 2006, 05:17
O meu Carro:: BMW 330D E46 - 2001/01
Localização: Matosinhos e arredores!

Re: E61 535D LCI - MB que virou PJ

Mensagem por White_Spot™ »

Obrigado germanii. Inicialmente a ideia era mesmo procurar por um com caixa SMG, mas depois de muito ler, cheguei à conclusão que é melhor optar pela caixa manual tanto pela fiabilidade como pelas prestações.

Avatar do Utilizador
richardcop
Membro Junior
Mensagens: 622
Registado: 27 abr 2008, 22:23
O meu Carro:: BMW 520da E60 - 2008/01
Localização: Póvoa de Stª Iria

Re: E61 535D LCI - MB que virou PJ

Mensagem por richardcop »

White_Spot™ Escreveu:É pá já nem me lembrava de actualizar isto lol.

Grosso modo nenhum stress de maior com a frogunete até à data e de "extra" apenas lhe coloquei umas grelhas pretas à frente.

Todas as anomalias / problemas que foram surgindo foram resolvidas sem grandes problemas / despesas.

- Erro que dava dos airbags e afins:

O problema estava na falta dos pré-tensores dos encostos de cabeça que existiam nos bancos de origem. Para resolver o problema retirei-os dos bancos de origem e enfiei-os por baixo destes bancos pois não dão para meter nos encostos. Liguei-os normalmente às suas fichas e problema resolvido. Ocasionalmente lá surge de novo o erro mas só no banco do condutor. Já andei para ali a mexer no cabo para ver se fazia aparecer o erro e nada. Quando me chatear de ver aparecer o erro, pego e "desativo" os pré-tensores dos encostos de cabeça via software e acaba-se o problema de vez.

- Cruise control com função stop & go que não funcionava:

Grosso modo faltava a esteira / sensor de ocupação no banco do condutor. Antes que digam que esse banco não tem nada disso, podem mudar essa ideia pois tem, pelo menos se tiver esta coisa de função stop & go. Um dos requisitos para o sistema funcionar é mesmo detectar o condutor no banco, ter o cinto colocado entre outras coisas. A solução mais uma vez passou por ir buscar a esteira / sensor de ocupação ao banco de origem e meter neste (o estofador levou 20 Euros ou lá o que foi), depois foi fazer as ligações com os fios de origem e ficou tudo a dar.

- Sensação de coice na caixa de velocidades em mudanças de segunda para terceira (aleatoriamente, não fazia sempre):

Foi resolvida no outro dia quando me lembrei de com o ISTA apagar os valores de adaptação da caixa automática. A partir dessa data nunca mais fez esse coice (que só fazia quando calhava) e até me parece que a passagem de segunda para terceira passou a ser a mais suave de todas hehehe.

- Erro velas e comunicação módulo das velas:

Logo no início quando recebi o meu cabo com o Inpa e afins descobri que tinha erros nas velas e no módulo das velas. Troquei as velas todas (5 estavam maradas) e apesar disso continuo a ter erros aleatórios nas velas. O módulo não foi trocado na altura já nem sei bem porquê e tem ficado esquecido, tendo já ouvido dizer que todos os módulos de velas dão erro mesmo estando bons quando verificados com cabos / software não original BMW, o que para mim soou-me a tanga mas pronto.

- Mala eléctrica / hidráulica deixou de abrir em condições:

A dada altura a mala elétrica / hidráulica deixou de abrir em condições e após algumas pesquisas na internet fiquei a saber que poderia ter de colocar óleo na bomba da mesma. Lá fui espreitar a coisa e realmente o depósito de óleo da bomba estava quase vazio, sendo que apenas foi necessário colocar óleo lá para dentro para ficar de novo a funcionar a 100%. O maior problema aqui foi comprar o óleo indicado a um preço aceitável já que na BMW pediam +/- 70€ + IVA por uns míseros 150 / 200 ml de óleo (um kit que vendem com parafusos sem utilidade), que diga-se de passagem até chegavam perfeitamente. Por cerca de 30 e picos euros comprei um litro de óleo AeroShell Fluid 41 que é semelhante lol.



Nesta altura do campeonato devo ter feito cerca de 5 a 6 mil km com a carrinha e com o ISTA / DIS tenho a indicação que a vida útil da FAP está a chegar ao fim (faltam menos de 500km agora) bem como está a ficar obstruída. Não tenho tido oportunidade de fazer viagens em autoestradas com velocidade constante na casa dos 60 / 100 km\h para que a regeneração aconteça mas vou ter de o fazer brevemente estou a ver.

De resto é tudo... vá tirando o facto de ter a carrinha à venda pelo stand onde a comprei.

O porquê desta vontade de trocar não se deve a nenhum defeito ou problema na carrinha, mas sim e sobretudo por não ter sido esta a carrinha que comprei ficando sempre com a mesma entalada. Olho para a carrinha e não sei porquê, mas não me diz nada :humm.
Também cheguei à conclusão que não tenho grande proveito em ter uma carrinha destas ainda por cima estando a pagar o IUC que pago. Logo pagar o que paguei e vou pagando para não estar satisfeito não faz sentido nenhum.
Por isso desta vez enfiei na cabeça :lol1 que me devia ter cingido em comprar o carro que almejo à muitos anos e que realmente me faria "feliz", ou seja, um E46 M3 Cabrio :inlove.

Se souberem de algum carrito desses é favor avisarem cá o je :wink1.
Boa noite, espero que esteja tudo bem.
Estou com um "problema no meu carro" que pelos vistos já tiveste no teu. A luz do airbag está acesa e acusa o encosto de cabeça ativo do lado do condutor. Já desliguei várias vezes o erro mas aparece sempre, algumas das vezes só apareceu depois de bastantes kms e quando passei por um buraco na estrada, outras vezes aparece de imediato ao começar a andar com o carro. Uma vez troquei os encostos de cabeça e foi a altura que esteve mais tempo sem aparecer o erro, uns 4 meses, mas uma vez que fui mandar lavar o carro, mexeram-me no banco e voltou o erro.
Não percebi na tua descrição o que tiveste ao certo que fazer. Serão os tais pré-tensores? Onde ficam situados? Se me puderes esclarecer agradeço.
Obrigado
Cumprimentos colega.
Imagem

Avatar do Utilizador
White_Spot™
Membro Senior
Mensagens: 774
Registado: 15 fev 2006, 05:17
O meu Carro:: BMW 330D E46 - 2001/01
Localização: Matosinhos e arredores!

Re: E61 535D LCI - MB que virou PJ

Mensagem por White_Spot™ »

richardcop Escreveu: Boa noite, espero que esteja tudo bem.
Estou com um "problema no meu carro" que pelos vistos já tiveste no teu. A luz do airbag está acesa e acusa o encosto de cabeça ativo do lado do condutor. Já desliguei várias vezes o erro mas aparece sempre, algumas das vezes só apareceu depois de bastantes kms e quando passei por um buraco na estrada, outras vezes aparece de imediato ao começar a andar com o carro. Uma vez troquei os encostos de cabeça e foi a altura que esteve mais tempo sem aparecer o erro, uns 4 meses, mas uma vez que fui mandar lavar o carro, mexeram-me no banco e voltou o erro.
Não percebi na tua descrição o que tiveste ao certo que fazer. Serão os tais pré-tensores? Onde ficam situados? Se me puderes esclarecer agradeço.
Obrigado
Cumprimentos colega.
Boas. Sorry só responder agora mas estava na terra e a net lá é uma valente bosta lol.

Atenção, não sei se será a mesma coisa mas a mim o erro que dava nisto era o 93F9 e o 93FA (aparecia no INPA por exemplo). Se for a mesma coisa então o problema é similar e pode muito bem ser apenas um problema na carga pirotécnica (estar "fraca" :?:) ou no cabo / ficha. Penso ter lido que basta a resistência dada pelo conjunto estar diferente para que o erro surja (nos airbags, por isso aqui não sei se será igual), logo supostamente uma medição à impedância da coisa deveria dar para despistar o problema (ou não hehe). Seja como for não me apeteceu perder mais tempo com isto.

Resumindo e indo ao que importa, por aqui acontecia o mesmo, tanto me dava o erro de imediato como andava muito tempo sem dar. Pegava e mexia nos fios / ficha e o erro não surgia (tinha aquilo solto por baixo dos bancos), ou seja, não conseguia fazer surgir o erro quando queria, por isso acabei por desistir de levar com o erro aleatoriamente e desactivei essa função com o ncsexpert.

Nas fotos seguintes o cabo vermelho que vês a entrar para um dos "tubos" do encosto de cabeça é o cabo que vai ligar à carga pirotécnica (na última foto tens o cabo completo).

Imagem
Imagem
Imagem

Como disse a única forma de o problema não surgir aleatoriamente (nunca mais surgirá até o módulo ser actualizado) foi desactivar isso com o ncsexpert.

Vais ao módulo ACSM e depois nos dois "KOEPFST" metes em nicht_aktiv, mas vais ter de desligar as fichas por baixo do banco senão vai-te continuar a dar erro.
...in the e60 the module is the ACSM module and the active headrest parameters are:

KOEPFST_FAHRER DRIVER ACTIVE HEAD RESTRAINT
nicht_aktiv not enabled
aktiv enabled

KOEPFST_BEIFAHRER PASSENGER ACTIVE HEAD RESTRAINT
nicht_aktiv not enabled
aktiv enabled

Avatar do Utilizador
richardcop
Membro Junior
Mensagens: 622
Registado: 27 abr 2008, 22:23
O meu Carro:: BMW 520da E60 - 2008/01
Localização: Póvoa de Stª Iria

Re: E61 535D LCI - MB que virou PJ

Mensagem por richardcop »

Muito obrigado pelo esclarecimento. Vou ver se faço essa medição do sinal das resistências e começar por aí. Sinceramente não queria desligar essa função, mas se em ultimo caso tiver de ser, é preferível a gastar um dinheirão pela carga ou pela cablagem.
Grande abraço
Imagem

Responder

Voltar para “E6x”