320is E30 - Mr. Hyde
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320is E30 - Mr. Hyde
320is E30 Fevereiro 1989, 33º de 163 vendidos em Portugal, homologado pelo ACP como futuro clássico.
Mr. hyde, porque costumo fazer a analogia ao filme Dr. Jekyll and Mr. Hyde, sendo este o alter-ego do 316i Calipo que já coloquei aqui. :p
Estava assim em 2004:
Quando o comprei estava quase a ir parar à sucata, vinha a GPL :duh e não funcionava a gasolina.
Os dois antigos donos desesperavam por resolver o problema, o carro queimava bombas de gasolina novas em 3 dias, mas não quiseram ver o que mais tarde vim a descobrir ser óbvio. Isto apesar de ter o porta luvas cheio de facturas da Baviera de muitos contos, e um teste de compressão dos cilindros com valores muito bons.
Embarquei na aventura de comprar um 320is a funcionar mal pelo preço, e por ter cá um motor a mais, o que me dava algumas garantias de me desenrascar.
Comecei por tirar o GPL e tudo se resolveu . Segundo vim a descobrir, os antigos donos, depois de andar somente a GPL, e derivado ao carro ter estado algum tempo parado, entupiu o tubo de retorno de gasolina no depósito, e o sistema ganhava pressões diabólicas de 10bars (vi no manómetro). Logo, a bomba não aguentava...
Resolvido o principal, começámos o seu restauro, embora lento, e não ainda terminado vai sendo feito...
Sempre achei que o carro tinha poucas altas, afinal deveria ser o melhor dele, pois os S14 são carros de rpms (7500rpm). Por um acaso, somente em 2008, vim a descobrir que alguém tinha decidido cortar o andamento ao carro. Tinha o cabo do acelarador e o limitador do pedal regulados para dar aí uns 70% de acelarador máximo.
Isto só pode ter sido por uma das duas razões: Ou consumos (visto terem colocado GPL) ou alguém ter medo do carro (visto 1ª dona ser mulher, zona da Lapa em Lisboa, 2º dono do Seixal).
Agora devidamente afinado, já mete bastante respeito, está sempre pronto a presentear-nos com uma deriva numa curva, mas, com o autoblocante, é bastante fácil de o controlar, desde que não se ceda ao medo. Quem o conheceu antes, já não o reconhece.
Agora, presentemente, precisa de ser trabalhada ainda mais a suspensão e o motor (é facil).
Como curiosidade, trazia dois extras pouco comuns: Cortina do Sol traseira eléctrica e película para escurecer vidros traseiros OEM (vem no catálogo de época esse extra). Infelizmente tive de a tirar porque algum dos anteriores donos tinha um filho que arranhou aquilo.
Neste momento tem
Interior:
-Bancos Recaro em Pele (diferentes dos do M3, dando mais suporte que estes)
-Volante AC-Schnitzer (puxa o volante mais para o condutor)
-Sistema de Som do início dos anos 90 com processador, amplificador e rádio Alpine; colunas Boston Acoustics, tudo virado mais para quality.
Exterior:
-Jantes BBS 15' OEM 7J ET20 (205/55/15)
-Xenon
-Protecção de cárter e de depósito de gasolina (já furei um )
Mecânica:
-Filtro KN
-Escape Supersprint específico completo
-Amortecedores Koni Sport reguláveis sem desmontar, apenas com uma peça
-Molas Eibach
-Barra AA frontal dupla e traseira
Aqui ficam as fotos:
Esta caixa é uma delicia...
Aqui pode-se ver o volante ACS, não liguem ao rádio velho, foi uma partida de alguém
Em alguns eventos:
Para finalizar, deixo-vos aqui o link de um video do troféu BMW Mobil, que era composto por 320is apenas.
http://www.youtube.com/watch?v=nS1GlebANgY
Bem disputado e deixou muitas saudades.
Mr. hyde, porque costumo fazer a analogia ao filme Dr. Jekyll and Mr. Hyde, sendo este o alter-ego do 316i Calipo que já coloquei aqui. :p
Estava assim em 2004:
Quando o comprei estava quase a ir parar à sucata, vinha a GPL :duh e não funcionava a gasolina.
Os dois antigos donos desesperavam por resolver o problema, o carro queimava bombas de gasolina novas em 3 dias, mas não quiseram ver o que mais tarde vim a descobrir ser óbvio. Isto apesar de ter o porta luvas cheio de facturas da Baviera de muitos contos, e um teste de compressão dos cilindros com valores muito bons.
Embarquei na aventura de comprar um 320is a funcionar mal pelo preço, e por ter cá um motor a mais, o que me dava algumas garantias de me desenrascar.
Comecei por tirar o GPL e tudo se resolveu . Segundo vim a descobrir, os antigos donos, depois de andar somente a GPL, e derivado ao carro ter estado algum tempo parado, entupiu o tubo de retorno de gasolina no depósito, e o sistema ganhava pressões diabólicas de 10bars (vi no manómetro). Logo, a bomba não aguentava...
Resolvido o principal, começámos o seu restauro, embora lento, e não ainda terminado vai sendo feito...
Sempre achei que o carro tinha poucas altas, afinal deveria ser o melhor dele, pois os S14 são carros de rpms (7500rpm). Por um acaso, somente em 2008, vim a descobrir que alguém tinha decidido cortar o andamento ao carro. Tinha o cabo do acelarador e o limitador do pedal regulados para dar aí uns 70% de acelarador máximo.
Isto só pode ter sido por uma das duas razões: Ou consumos (visto terem colocado GPL) ou alguém ter medo do carro (visto 1ª dona ser mulher, zona da Lapa em Lisboa, 2º dono do Seixal).
Agora devidamente afinado, já mete bastante respeito, está sempre pronto a presentear-nos com uma deriva numa curva, mas, com o autoblocante, é bastante fácil de o controlar, desde que não se ceda ao medo. Quem o conheceu antes, já não o reconhece.
Agora, presentemente, precisa de ser trabalhada ainda mais a suspensão e o motor (é facil).
Como curiosidade, trazia dois extras pouco comuns: Cortina do Sol traseira eléctrica e película para escurecer vidros traseiros OEM (vem no catálogo de época esse extra). Infelizmente tive de a tirar porque algum dos anteriores donos tinha um filho que arranhou aquilo.
Neste momento tem
Interior:
-Bancos Recaro em Pele (diferentes dos do M3, dando mais suporte que estes)
-Volante AC-Schnitzer (puxa o volante mais para o condutor)
-Sistema de Som do início dos anos 90 com processador, amplificador e rádio Alpine; colunas Boston Acoustics, tudo virado mais para quality.
Exterior:
-Jantes BBS 15' OEM 7J ET20 (205/55/15)
-Xenon
-Protecção de cárter e de depósito de gasolina (já furei um )
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-Escape Supersprint específico completo
-Amortecedores Koni Sport reguláveis sem desmontar, apenas com uma peça
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Aqui ficam as fotos:
Esta caixa é uma delicia...
Aqui pode-se ver o volante ACS, não liguem ao rádio velho, foi uma partida de alguém
Em alguns eventos:
Para finalizar, deixo-vos aqui o link de um video do troféu BMW Mobil, que era composto por 320is apenas.
http://www.youtube.com/watch?v=nS1GlebANgY
Bem disputado e deixou muitas saudades.
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
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- MarcosFonseca
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Re: 320is E30 - Mr. Hyde
Bem, como é que as pessoas "deitam" foram uma reliquia destas...Mas pelo menos vesse que foi parar a boas maos..depois de tudo o que deve ter passado...
Esse 320IS, participou nas coridas?
cumps
Esse 320IS, participou nas coridas?
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Marcos Fonseca
320d e46 My PrOjEkT
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- Pedro///Menezes
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Re: 320is E30 - Mr. Hyde
Não... Os que participaram eram brancos, não tinham tecto de abrir (por causa da rigidez) nem vidros eléctricos. (era peso a mais para correr).
Os 320is 2 portas só sairam para o mercado "civil" em preto metalizado, cinza rato e cinza prata.
Existem alguns que são mesmo ex troféu, que circulam pelas nossas estradas.
Os 320is 2 portas só sairam para o mercado "civil" em preto metalizado, cinza rato e cinza prata.
Existem alguns que são mesmo ex troféu, que circulam pelas nossas estradas.
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
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Re: 320is E30 - Mr. Hyde
Bela maquina.
Parabens.
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- 318isCoupé
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Re: 320is E30 - Mr. Hyde
Quem o viu e quem o vê :assubiar
Tá lindo :fixe :fixe :fixe
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Rebaixar é arte, roçar faz parte...!
- 318isCoupé
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- Pedro///Menezes
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Re: 320is E30 - Mr. Hyde
Por acaso até tenho alguns, por exemplo, este da prova que fiz no kartódromo...
Não gozem com os comentários do público, não tenho qualquer responsabilidade sobre isso
320is @ Kartódromo Almeirim
http://www.youtube.com/watch?v=l44huhQNFZg
E aqui ao lado de um irmão gémeo, ainda antes de eu ter descoberto que o acelarador estava cortado, e foi precisamente aqui que comecei a ver que algo se passava com ele. O meu é o que passa mais perto da câmera. Foi em frente da Baviera do Parque das Nações, e passados 5 minutos estava lá a PSP, tal não foi o ronco. A câmara capta mal o som, porque não devia ser de boa qualidade.
http://www.youtube.com/watch?v=HCpfeLJw9o0
Não gozem com os comentários do público, não tenho qualquer responsabilidade sobre isso
320is @ Kartódromo Almeirim
http://www.youtube.com/watch?v=l44huhQNFZg
E aqui ao lado de um irmão gémeo, ainda antes de eu ter descoberto que o acelarador estava cortado, e foi precisamente aqui que comecei a ver que algo se passava com ele. O meu é o que passa mais perto da câmera. Foi em frente da Baviera do Parque das Nações, e passados 5 minutos estava lá a PSP, tal não foi o ronco. A câmara capta mal o som, porque não devia ser de boa qualidade.
http://www.youtube.com/watch?v=HCpfeLJw9o0
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
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Re: 320is E30 - Mr. Hyde
Pedro, parebens pela tua máquina e sê bem vindo de novo ao forum
Contamos contigo e com as tuas máquinas no nosso encontro que se vai realizar dia 26 de Set.
Um abraço e mais uma vez parabens por este belo exemplar
Contamos contigo e com as tuas máquinas no nosso encontro que se vai realizar dia 26 de Set.
Um abraço e mais uma vez parabens por este belo exemplar
- Pedro///Menezes
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Re: 320is E30 - Mr. Hyde
Sim, na 6ª feira tive a visita do Yasser e falei disso com ele.
Nunca sabemos o futuro, mas se não acontecer algum imprevisto tenciono ir.
Nunca sabemos o futuro, mas se não acontecer algum imprevisto tenciono ir.
Última edição por Pedro///Menezes em 08 ago 2009, 22:45, editado 1 vez no total.
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Re: 320is E30 - Mr. Hyde
Brutal..Uma coisa concordo nos comentarios..Eu tambem prefiro o 320IS ao M3...Sempre se paga mesmo imposto..E foi para isso que foi criada esta motorização penso eu..Pelo que eu li sobre o 320IS..
Marcos Fonseca
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- Pedro///Menezes
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Re: 320is E30 - Mr. Hyde
Sim, é que em 1989 o 320is custava 8200 contos...
Imagina o M3.
Por exemplo um 316i custava uns 3000 e poucos contos.
Imagina o M3.
Por exemplo um 316i custava uns 3000 e poucos contos.
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325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
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- pedrosousa
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Re: 320is E30 - Mr. Hyde
Grande carro muito bem estimado...
Re: 320is E30 - Mr. Hyde
Pedro///Menezes, de volta ao forum :fixe
O teu 320is continua expectacular Máquina linda e super exclusiva.
Gostei de ver as fotos.
Cumps.
O teu 320is continua expectacular Máquina linda e super exclusiva.
Gostei de ver as fotos.
Cumps.
Re: 320is E30 - Mr. Hyde
It's good to have you back mister administrator
Vejo que continuas (nem nunca duvidei) a tratar os bmw's com todo o carinho e respeito que nos merecem.
Vejo que continuas (nem nunca duvidei) a tratar os bmw's com todo o carinho e respeito que nos merecem.