520i M50B20 NV / M52B28 S1

Secção destinada a todos os segmentos do Modelo Serie 5 E34

Moderador: Staff

botasjr
Membro Iniciado
Mensagens: 24
Registado: 23 nov 2011, 21:14
O meu Carro:: bmw e34 520i
Localização: Castelo Branco
Contacto:

520i M50B20 NV / M52B28 S1

Mensagem por botasjr »

boas

venho deste modo apresentar o meu bmw, e talvez a historia do mesmo
Antes de mais informo, que o meu bmw não é o carro mais bem estimado e bonito do mundo, tenho este carro praticamente para estudos!!!

pois é, á algum tempo estava eu em casa, e perguntaram-me se eu queria um BMW, quando perguntei, por que valor?, onde me disseram, de borla, pois é, nesse mesmo dia foram entregues varios carros que pertenciam ao estado portugues, onde se incluia este exemplar, todos esses carros tinham problemas mecanicos, onde o meu seria a cabeça do motor, o carro trabalhava perfeitamente, mas com o passar dos quilometros teimava em aquecer, e assim andou uns 3 meses, ainda fez alguns quilometros, mas eu sempre atento, foi o tempo de arranjar uma cabeça, uma junta de cabeça, e outras peças necessarias.

a vontade de ficar com o carro, seria de um dia mais tarde o converter a turbo, pois já tenho alguns motores m20 turbo a rolar em portugal e espanha, mas o que eu quero mesmo é fazer um motor da serie m50 24v.

neste preciso momento estou a trabalhar no motor M52B28 S1 para o colocar no carro, foi removido o anterior motor m50, para remover o carter, chupador de oleo, apoios de motor, pois o motor que arranjei era de um e36, coletor de admissão, etc, etc

Setup inicial, antes de remover o motor M50B20

- Cabeça de motor ligeiramente trabalhada a nivel de condutas
- Junta de cabeça metalica cometic
- Pernos de cabeça ARP
- Centralina original modificada
- Charrion traseiro 540i
- Diferencial Autoblocante M5, todo revisionado, e com torque a 40%
- Velas iridium, e a classica revisão de filtros, etc

Este motor 2000cc nunca foi turbinado, mal empregado dinheiro que gastei na junta de cabeça, porque consegui arranjar um motor 2800 na espanha a muito bom preço, e pensei, se gastar tempo e dinheiro, gasto logo neste motor com mais cilindrada.

este motor 2000 foi então removido, não tem qualquer problema de funcionamento, aliás na noite anterior, ainda foi capaz de atingir os 227 km/h, e gastar mais algum pneu nas rotundas. se alguem quiser um motor esté está á venda, como disse, mal empregado material que tem.

neste momento estou então na bricolagem do motor 2800, que talvez daqui um ano começe a andar.

como já fiz referencia, este veiculo é tipo uma experiencia de laboratorio.
eu tenho poucas fotos do veiculo, não sou muito dado a fotos, mas alguem pediu para ir colocando a historia, e eu aproveito

O dia em que lhe coloquei outras jantes, porque devido a um incidente reportado numa foto mais á frente, uma jante ficou muito mal tratada

Imagem

O dia de desmontar

Imagem

Pequena revisão ao clima

Imagem

Colocar o radio a trabalhar, porque ninguem sabia o codigo

Imagem

Cabeça e Junta

Imagem

Imagem

Imagem

Charrion e diferencial

Imagem

Imagem

Os primeiros testes de LSD não bateram muito certos,

Imagem

Ai está o motor M52B28 S1, supostamente portugues, mas vindo de espanha

Imagem

mais ou menos o azimute dos componentes, não liguem á posição do turbo

Imagem


eu mais tarde espero colocar algumas fotos mais de pormenor.

Cumprimentos a todos
BMW E34 520i oferecido pelo estado...
com o sonho de lhe colocar um turbo

http://xpower.blogs.sapo.pt/

brunosousa
Membro Juvenil
Mensagens: 69
Registado: 03 jul 2009, 12:24
O meu Carro:: R25 TX

Re: 520i M50B20 NV / M52B28 S1

Mensagem por brunosousa »

Boas botasjr! Parabéns pelo projecto! Vai ficar engraçado, certamente. Já tens noção se esse motor é so plug and play no E34 ou terás de fazer alguma modificação em termos de apoios, ligação com a caixa de velocidades, etc?

botasjr
Membro Iniciado
Mensagens: 24
Registado: 23 nov 2011, 21:14
O meu Carro:: bmw e34 520i
Localização: Castelo Branco
Contacto:

Re: 520i M50B20 NV / M52B28 S1

Mensagem por botasjr »

brunosousa Escreveu:Boas botasjr! Parabéns pelo projecto! Vai ficar engraçado, certamente. Já tens noção se esse motor é so plug and play no E34 ou terás de fazer alguma modificação em termos de apoios, ligação com a caixa de velocidades, etc?

boas
ao longo dos tempos, tenho feita muita pesquisa acerca das compatibilidades, desde internet, carros do dia a dia, colegas etc, e de facto até agora está tudo a bater certinho, até a embraiagem é semelhante, dimametro menor, mas o resto é tudo igual, mas como tem de levar embraiagem reforçada não faz mal.

a nivel electrico é que poderá haver alguns entraves, mas mesmo assim acho que seria possivel pelo menos colocar o motor em funcionamento com a cablagem antiga do 520i, porque o comando do vanos e outros não existem, mas neste sentido nao estou muito preocupado porque vou utilizar uma centralina programavel, com a sua respetiva cablagem.

se fosse uma alteração de um serie 3 para outro serie 3, então ai é que seria mesmo tudo igual, no meu caso é um motor de um serie 3 para um serie 5, onde até agora tive que trocar apoios de motor, carter, e chupador do oleo, mais nada.
BMW E34 520i oferecido pelo estado...
com o sonho de lhe colocar um turbo

http://xpower.blogs.sapo.pt/

brunosousa
Membro Juvenil
Mensagens: 69
Registado: 03 jul 2009, 12:24
O meu Carro:: R25 TX

Re: 520i M50B20 NV / M52B28 S1

Mensagem por brunosousa »

Pois. É que eu um dia mais tarde vou trocar o motor do meu por um desses ou um B25, com as vantagens do B28 por ser um motor mais recente, logo com menos kilometros quando comparado com o B25, além de ter mais binário.

Essa história da centralina ser diferente, os apoios, etc é que me chateia, pois obriga a um maior investimento e pesquisa.

Dizes que os apoios são diferentes, mas referes-te só ao formato deles, certo? A posição deles no próprio motor deve ser a mesma ou estarei enganado?

O cárter já tinha ouvido falar que era diferente, sim, mas isso deve ser fácil de mudar também.

Escreveste no meu tópico que essa máquina já vai com 500 e tal mil... Sim senhor, que quilometragem de respeito!! Como é que está o carro de suspensão e por aí fora?

Não tens uma folga na direcção enorme? O meu tem cerca de metade dessa quilometragem e já tem bastante folga e estou-me a ver grego para resolver o problema...

Avatar do Utilizador
mota_91
Membro Juvenil
Mensagens: 225
Registado: 29 abr 2011, 13:21
O meu Carro:: BMW 525i e34 M50b25 - 92
Localização: Vila N.Gaia, Porto

Re: 520i M50B20 NV / M52B28 S1

Mensagem por mota_91 »

muito bom projecto....

força aí, que eu vou acompanhando.... quem sabe um dia nao faço o mesmo... ;)

cumps
Imagem
Pleasure Machine
Citroen Visa 1.0_87
Toyota Corolla 1.8van_90
BMW 525i_92
Honda Civic 1.5lsi_93
Citroen Saxo 1.1_04
Land Rover Range Rover Classic 2.5TD_91

Avatar do Utilizador
Manuel S.
Membro Gold
Mensagens: 2374
Registado: 19 out 2009, 14:46
O meu Carro:: ::::: é de mão!

Re: 520i M50B20 NV / M52B28 S1

Mensagem por Manuel S. »

Tirar folga a direcção do e34 e fácil... Ah uma porca na caixa de direcção que se deve dar um alerto e depois e ter sempre os cinoblocos / barra central de direcção sem folgas ;) ...

Pois, para teres vanos tens de trocar a cablagem pela do s3 ou se vais trabalhar com outra centralina, melhor... Mas salvo erro acho que nao te escapas de trocar...

Eu so fico na duvida do seguinte: nota se muito andar sem vanos? Estou para ver se meto um motorzinho mais potente mas nao sei se me apetece estar a meter cablagem de um vanos ( tenho carroceria e34 525i m50 sem vanos )
Imagem Imagem

botasjr
Membro Iniciado
Mensagens: 24
Registado: 23 nov 2011, 21:14
O meu Carro:: bmw e34 520i
Localização: Castelo Branco
Contacto:

Re: 520i M50B20 NV / M52B28 S1

Mensagem por botasjr »

brunosousa Escreveu:Pois. É que eu um dia mais tarde vou trocar o motor do meu por um desses ou um B25, com as vantagens do B28 por ser um motor mais recente, logo com menos kilometros quando comparado com o B25, além de ter mais binário.

Essa história da centralina ser diferente, os apoios, etc é que me chateia, pois obriga a um maior investimento e pesquisa.

Dizes que os apoios são diferentes, mas referes-te só ao formato deles, certo? A posição deles no próprio motor deve ser a mesma ou estarei enganado?

O cárter já tinha ouvido falar que era diferente, sim, mas isso deve ser fácil de mudar também.

Escreveste no meu tópico que essa máquina já vai com 500 e tal mil... Sim senhor, que quilometragem de respeito!! Como é que está o carro de suspensão e por aí fora?

Não tens uma folga na direcção enorme? O meu tem cerca de metade dessa quilometragem e já tem bastante folga e estou-me a ver grego para resolver o problema...
Eu posso dizer que o M52B28 é dificil de arranjar, principalmente em portugal, eu como moro perto da fronteira, esperei e lá apareceu mesmo a versão que eu queria, M52B28 S1, nem digo o preço do motor, se está bom ou não, não sei, mas tanto exterior como interior, até dá gosto de olhar.

quando falei nos apoios, foi, os do serie 3, que foi de onde veio o motor, sao diferentes, mas no bloco fixa tudo no mesmo sitio, portanto foi mesmo so trocar,

o carter tambem é so trocar

portanto, não tenhas medo de arranjar um motor destes, tanto faz estar montado num serie 3 ou serie 5.

Eu estou-me a lixar para os Kilometros, posso garantir que o estado geral do carro está impec, e então a nivel de folgas, não há, e eu já mudei o eixo traseiro completo, e o que lá estava, estava muito bom, só o pedal de acelerador, e o vidro da frente é que estão gastos, consegues andar a 200 kmh sem problema, sem vibração. o carro tem um livro de revisão que faz impressao olhar para ele, sendo do estado, ia sempre á marca.
mesmo o motor não acredito que fosse o de origem, certinho e capaz de empurrar acima dos 220 kmh, agora mesmo no final, ainda fiz uns 1000 km com um problema de relantin, e como ja esperava, quando tive o motor cá fora, vi um tubo de ar, meio rachado, e isso provocava um relantim estupido, principalmente a frio.

o meu não tem folga de direção, suspensão, nada, de momento só mesmo o travao de mao que não está a trabalhar certo, quando montei o eixo traseiro com autoblocante nao deixei os cabos como deve ser.
folha de inspeção sem qualquer anotação, mesmo o problema de travao de mão não foi suficiente para ficar anotado.
o meu maior problema é mesmo a pintura e os estofos, de novo não tem nada.
BMW E34 520i oferecido pelo estado...
com o sonho de lhe colocar um turbo

http://xpower.blogs.sapo.pt/

botasjr
Membro Iniciado
Mensagens: 24
Registado: 23 nov 2011, 21:14
O meu Carro:: bmw e34 520i
Localização: Castelo Branco
Contacto:

Re: 520i M50B20 NV / M52B28 S1

Mensagem por botasjr »

Por acaso fiz este pequeno filme antes de remover o motor M50B20
mesmo com o motor quente, o relantim não está bem no sitio, mas isso originado pela fuga que referi atras
de resto trabalha que é uma maravilha
aliás quem quiser este motor, posso vender, mal empregada junta de cabeça cometic que tem montado.

http://www.youtube.com/watch?v=W_RibSRCIYI
BMW E34 520i oferecido pelo estado...
com o sonho de lhe colocar um turbo

http://xpower.blogs.sapo.pt/

botasjr
Membro Iniciado
Mensagens: 24
Registado: 23 nov 2011, 21:14
O meu Carro:: bmw e34 520i
Localização: Castelo Branco
Contacto:

Re: 520i M50B20 NV / M52B28 S1

Mensagem por botasjr »

Manuel S. Escreveu:Tirar folga a direcção do e34 e fácil... Ah uma porca na caixa de direcção que se deve dar um alerto e depois e ter sempre os cinoblocos / barra central de direcção sem folgas ;) ...

Pois, para teres vanos tens de trocar a cablagem pela do s3 ou se vais trabalhar com outra centralina, melhor... Mas salvo erro acho que nao te escapas de trocar...

Eu so fico na duvida do seguinte: nota se muito andar sem vanos? Estou para ver se meto um motorzinho mais potente mas nao sei se me apetece estar a meter cablagem de um vanos ( tenho carroceria e34 525i m50 sem vanos )
com vanos, notas melhor resposta em baixa, tens mais qualquer coisa de binario durante uma faixa de rotaçao maior.

quanto á cablagem não sei se será bem assim tão dificil, eu não estudei isso até ao fundo da panela, por isso não garanto, mas eu acho que existem uns motores vanos controlados por centralina bosch, e só depois mais tarde é que foram instaladas centralinas siemens, eu acho que a pinagem é toda igual, mas utilizando uma bosch, que tenha controlo vanos, é so saber qual é o pin, e depois esticar o fio até ao actuador.
já com a siemens é preciso trocar alguns sensores no motor,

mas se procurares cablagens de motor na alemanha, vais ver que é barato.


isto é mais ou menos como os antigos vw golf tdi de 90 cv, para lhes colocar um turbo de geometria variavel, era so arranjar uma centralina que tivesse o comando do solenoide para a geometria, arranjar o respetivo solenoide, tudos, e um novo fio desde a centralina até ao solenoide, não se alterava a cablagem.
BMW E34 520i oferecido pelo estado...
com o sonho de lhe colocar um turbo

http://xpower.blogs.sapo.pt/

brunosousa
Membro Juvenil
Mensagens: 69
Registado: 03 jul 2009, 12:24
O meu Carro:: R25 TX

Re: 520i M50B20 NV / M52B28 S1

Mensagem por brunosousa »

Ou seja, a posição dos apoios de motor nos E36, E34 , E39 e E38 é a mesma. É so ter a sorte de apanhar um motor desses na altura certa e que tenha poucos kilómetros.

Os milhares de contos que devem ter sido gastos em revisões nesse carro...O teu pedal do acelerador que tem? Está mole, não? É esse tipo de coisas que vou mudando ao meu. A próxima será o esticador da porta do condutor que já estala nas 2 posições ao abrir e fechar.
E tens razão, esse motor que tens aí não é o original do carro. Ele está com o M50, mas esse é dos 1ºs aí de 1988/89 que trazem o quadrante com o conta km total ainda analógico. Os que vieram com o M50 trazem o quadrante digital.

Manuel: Eu já ouvi falar muito desse parafuso. Acede-se por onde? Por dentro ou por fora? Mas eu duvido que com isso resolva o meu assunto. Já troquei uma vez a barra da direcção uma vez e nada fez mas agora já está a precisar de outra que esta era da concorrência e portanto já tem folga outra vez. Quanto aos sinoblocos, apesar de o meu carro já ter sido visto por baixo inúmeras vezes nunca ninguém referiu que eles tivessem folga, apesar de eu acreditar que esses não se medem à folga, mas sim à elasticidade da borracha e ao trocar trocaria os 4 (?).

botasjr
Membro Iniciado
Mensagens: 24
Registado: 23 nov 2011, 21:14
O meu Carro:: bmw e34 520i
Localização: Castelo Branco
Contacto:

Re: 520i M50B20 NV / M52B28 S1

Mensagem por botasjr »

Hoje estou chateado porque deixaram rebolar o motor, e partiu a tampa de plastico das valvulas, já tenho de arranjar uma tampa nova.

mas ao mesmo tempo feliz, porque ensaiei o motor no sitio, como deve ser, ou seja, já com carter no sitio, apoios de motor, coletor de escape e turbo.
não tirei foto, porque só pensava na tampa de valvulas, que não vai ser facil arranjar uma a bom preço.

o turbo, em principio pode ficar no sitio onde eu sempre quis, por baixo, escondido, está só a duvida da drenagem do turbo, mas com umas modificações que é preciso fazer, acho que nao vai haver problema.

motor e caixa prontos para ensaiar no sitio

Imagem

injectores bosch 0280150901 alta impedancia de 560cc

Imagem

Wastegate Tial, que já esteve num veiculo que teve um acidente

Imagem

Para já um velho turbo Holset H1 para a experiencia, mais tarde a ideia é colocar um Garrett GT3076RS igual ao que tenho no motor M20

Imagem

Coletor do motor M50, com a borboleta do M52b28, estou só á espera de uma chapa

Imagem
BMW E34 520i oferecido pelo estado...
com o sonho de lhe colocar um turbo

http://xpower.blogs.sapo.pt/

brunosousa
Membro Juvenil
Mensagens: 69
Registado: 03 jul 2009, 12:24
O meu Carro:: R25 TX

Re: 520i M50B20 NV / M52B28 S1

Mensagem por brunosousa »

botasjr, como é que isso vai?

botasjr
Membro Iniciado
Mensagens: 24
Registado: 23 nov 2011, 21:14
O meu Carro:: bmw e34 520i
Localização: Castelo Branco
Contacto:

Re: 520i M50B20 NV / M52B28 S1

Mensagem por botasjr »

brunosousa Escreveu:botasjr, como é que isso vai?

boas
para falar bem e depressa

Parado

o turbo na posição em que está na foto, não pode ficar, principalmente porque não tem altura suficiente (segura) para a descarga do oleo, portanto vai ter que vir para cima, como se costuma ver noutros projetos,

de resto, estou a montar a centralina, e pouco mais.

mas não tenho tido tempo para o assunto, comprei um banco de potencia MAHA, e agora tenho estado de volta disso.
espero fazer mais qualquer coisa durante esta semana.

cumprimentos
BMW E34 520i oferecido pelo estado...
com o sonho de lhe colocar um turbo

http://xpower.blogs.sapo.pt/

Avatar do Utilizador
hellraiser 2
Membro Senior
Mensagens: 925
Registado: 06 dez 2005, 20:25
O meu Carro:: 335i E92 / Mini R56 JCW
Localização: Massamá Texas

Re: 520i M50B20 NV / M52B28 S1

Mensagem por hellraiser 2 »

Aos anos que acompanho projectos teus!
Este vai ficar engraçado com certeza! Mais um! ;)

Não vás deixando isso parado senão perdes vontade de terminar!
BMW 335i / Mini R56 JCW

botasjr
Membro Iniciado
Mensagens: 24
Registado: 23 nov 2011, 21:14
O meu Carro:: bmw e34 520i
Localização: Castelo Branco
Contacto:

Re: 520i M50B20 NV / M52B28 S1

Mensagem por botasjr »

Rapaziada

ainda não morri

a coisa está a andar muito devagar, o tempo não dá para tudo
e á cerca de um mes comprei um banco de potencia, e tenho estado ocupado.

mas para a semana, ja está programado, vou até á GBS Setubal, levar a embraiagem, para poder montar o motor e a caixa no sitio, e depois é ir montando os perifericos.
o coletor de escape teve de sofrer umas pequenas alterações, mas vai ficar á maneira.

Na pagina a seguir pode-se verificar que o velho motor M20B20 T IX consegue debater-se contra grandes carros do circuito nacional, já rola á mais de 3 anos e passou mais um fim de semana sem qualquer intervenção mecanica, apenas gasolina e pneus.
http://www.motoresmagazine.net/2013/07/ ... -canicula/
BMW E34 520i oferecido pelo estado...
com o sonho de lhe colocar um turbo

http://xpower.blogs.sapo.pt/

Responder

Voltar para “E34”