quebra de potência ao mudar de velocidade

Área de inter-ajuda

Moderador: Staff

Responder
Avatar do Utilizador
awmelo
Membro Iniciado
Mensagens: 43
Registado: 19 nov 2010, 22:44
O meu Carro:: BMW 316i e46 115cv 2003
Localização: Matosinhos

quebra de potência ao mudar de velocidade

Mensagem por awmelo »

Olá a todos,
Em Novembro expus aqui no fórum o problema da quebra momentânea de potência ao mudar de velocidade no meu 316i e46 de 115cv (motor N40B16, 1596cc) de 2003.
Recebi algumas sugestões de vários participantes e consultei vários mecânicos, que apontavam sempre para eventual problema relacionado com a admissão de ar (MAF, borboleta).
Não há qualquer registo de erros na máquina da marca e já se testou trocar o medidor de massa de ar, mas nada se alterou. Continua na mesma, sempre que embraio para mudar de velocidade, no momento em que levanto o pé da embraiagem lá vem o tal soluço super constrangedor, e nota-se mais quanto mais depressa levanto o pé da embraiagem. Até agora ninguém conseguiu perceber a razão para o "soluço", que acontece sempre que mudo de velocidade em aceleração, ou seja, a reduzir ou a mudar de caixa sem acelerar não se sente nada.
Depois de muitos ensaios e experiências de condução para tentar não sentir o dito, verifiquei que a falha tem de estar relacionada com algum componente do sistema de embraiagem pois não tenho dúvida que a falha só acontece em determinada posição do pedal de embraiagem, isto é, ao engrenar a quarta velocidade se eu levantar o pedal até meio curso nada falha, a mudança já está engrenada e a transmissão efectuada (já está a puxar), mas se eu levantar o resto do pedal, a determinado ponto (digamos 75% do curso) lá dá o tal soluço. A falha só não é perceptivel se eu levantar muito lentamente o curso final do pedal. Outra coisa estranha é sentir esse soluço principalmente em 2ª e 4ª velocidade. Na 3ª e 5ª só sucede se eu levantar o pedal à bruta. O soluço é idêntico ao efeito do controlo de tracção, é uma redução momentânea da tracção.
Com este (longo) descritivo, alguém consegue ajudar-me?
Obrigado!

Responder

Voltar para “Ajudas/Problemas/Soluções”