Fumo preto com filtro de partículas

Área de inter-ajuda

Moderador: Staff

Responder
veritatti
Membro Iniciado
Mensagens: 7
Registado: 20 mai 2015, 22:56
O meu Carro:: BMW 318d e91

Fumo preto com filtro de partículas

Mensagem por veritatti »

Estimados foristas,

Tenho uma BMW 318d e91 de 2009 que conta actualmente com 120 mil km.

Com cerca de 100 mil km, saturado daquele motor pachorrento e limitado ao nível de velocidade máxima, resolvi reprogramá-la. Optei por uma casa (supostamente) de referência, onde paguei um valor algo elevado face à concorrência mas que apregoava um trabalho de qualidade, nomeadamente ao nível de assegurar a fiabilidade. Na altura, demonstrei essa preocupação, tendo indicado que apenas queria reprogramar o carro se me garantissem que a fiabilidade não era afectada ou que, no limite, era marginalmente reduzida. Disseram-me que sim e avancei.

Desde então já tive alguns problemas (vamos admitir que sejam coincidências). No entanto, vou-me focar no tema que tenho agora em cima da mesa e que me está a preocupar: após a 4ª versão de software (feita ontem), o carro começou a deitar fumo preto em baixas rotações (quando o turbo acciona)... De referir que o carro quando foi reprogramado tinha o escape completamente limpo. Após a primeira reprogramação, começou a ficar preto mas sem fumo visível. Agora, deita fumo...

O carro não tem nem nunca teve nenhum aviso no painel relativo a filtro de partículas. Adicionalmente, nunca apresentou qualquer erro de filtro de partículas, quer nas revisões (todas na BMW) quer na casa que o reprogramou.

Segundo o reprogramador, o filtro já não estará no seu melhor, deve estar com furos e está a deixar passar fumo (isto após ser questionado com o facto de o escape estar preto, mas antes de ser confrontado com o facto do carro deitar mesmo fumo)...

Estou muito desconfortável e com dúvidas. Aquele fumo parece-me ser um aviso para retirar a reprogramação com urgência! Acho estranho o carro ter o filtro de partículas nas últimas e não dar qualquer erro. Estou com receio que esteja a fazer fumo por estar mal reprogramado (ex.: má mistura) e que isso me esteja a matar o filtro.

Caso tenha feito asneira, não tenho qualquer problema em retirar a reprogramação.Adicionalmente, para mim não é uma opção andar sem filtro de partículas e não quero o carro a deitar fumo...

Se me puderem ajudar, agradeço.

Nota: como ainda não tenho a certeza de qual o problema nem da causa, para já não queria adiantar o nome da casa.

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: Fumo preto com filtro de partículas

Mensagem por germanii »

Jà Te apresentasses :rezar
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

veritatti
Membro Iniciado
Mensagens: 7
Registado: 20 mai 2015, 22:56
O meu Carro:: BMW 318d e91

Re: Fumo preto com filtro de partículas

Mensagem por veritatti »

germanii Escreveu:Jà Te apresentasses :rezar
Já sim. E inclusive deste- me as boas vindas!

Avatar do Utilizador
ode_joy
Membro Gold
Mensagens: 11462
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB
Localização: Póvoa Sta Iria - Lisboa

Re: Fumo preto com filtro de partículas

Mensagem por ode_joy »

Costumas fazer muita AE? Ou muita cidade? Podes sempre fazer uma regeneração e ver se melhora isso.
Como sabes, a FAP tem uma determinada vida útil...
Imagem

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

Avatar do Utilizador
Tiger
Membro Juvenil
Mensagens: 342
Registado: 23 nov 2009, 10:00
O meu Carro:: E46 20d/ E81 116d

Re: Fumo preto com filtro de partículas

Mensagem por Tiger »

Se não é indiscrição e como referiste que é a 4ª versão de software que a carrinha recebeu, com qts cv/nm dizem que ficas-te ?

Avatar do Utilizador
525_tds
Membro Gold
Mensagens: 1483
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW
Localização: Portugal

Re: Fumo preto com filtro de partículas

Mensagem por 525_tds »

Manda limpar numa oficina com um produto deste género:

http://texoleo.com/product/liqui-moly-l ... ticulas-1l

E de seguida fazer uma regeneração.

veritatti
Membro Iniciado
Mensagens: 7
Registado: 20 mai 2015, 22:56
O meu Carro:: BMW 318d e91

Re: Fumo preto com filtro de partículas

Mensagem por veritatti »

ode_joy Escreveu:Costumas fazer muita AE? Ou muita cidade? Podes sempre fazer uma regeneração e ver se melhora isso.
Como sabes, a FAP tem uma determinada vida útil...
O meu circuito do dia-a-dia é misto, sendo que é raro apanhar transito denso. Para teres uma ideia, a minha média de velocidade dos últimos 200 kms é de 53 km/h. No entanto, puxo com frequência pelo carro e, é normal ir à AE numa viagem mais longa (ex.: Lisboa Algarve) algumas vezes por ano.

Na tua opinião, o fumo pode ser o filtro saturado a precisar de regeneração?

Relativamente à vida útil, compreendo e até pode ser mais uma coincidência. Acho estranho mas queria perceber a origem do problema...

Nota: a conduzir não me estou a aperceber do fumo. A primeira vez que me apercebi foi porque ia noutro carro atrás do meu.

veritatti
Membro Iniciado
Mensagens: 7
Registado: 20 mai 2015, 22:56
O meu Carro:: BMW 318d e91

Re: Fumo preto com filtro de partículas

Mensagem por veritatti »

Tiger Escreveu:Se não é indiscrição e como referiste que é a 4ª versão de software que a carrinha recebeu, com qts cv/nm dizem que ficas-te ?
O papel apresenta 185cv e 424nm.

veritatti
Membro Iniciado
Mensagens: 7
Registado: 20 mai 2015, 22:56
O meu Carro:: BMW 318d e91

Re: Fumo preto com filtro de partículas

Mensagem por veritatti »

525_tds Escreveu:Manda limpar numa oficina com um produto deste género:

http://texoleo.com/product/liqui-moly-l ... ticulas-1l

E de seguida fazer uma regeneração.
Mas o carro não parece apresentar sintomas de filtro entupido. E não tem erro nenhum...

Achas que ainda assim pode ser o filtro sujo?

O que o reprogramador disse pode fazer algum sentido (filtro pode ter buracos e deixa passar algum fumo)? É que se for isso, só novo, certo?

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: Fumo preto com filtro de partículas

Mensagem por germanii »

Se li bem nao fazia fumo antes ,entao vem da reprogramaçao :think
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

veritatti
Membro Iniciado
Mensagens: 7
Registado: 20 mai 2015, 22:56
O meu Carro:: BMW 318d e91

Re: Fumo preto com filtro de partículas

Mensagem por veritatti »

germanii Escreveu:Se li bem nao fazia fumo antes ,entao vem da reprogramaçao :think
Exactamente, tens toda a razão.

A minha questão é: um filtro de partículas em condições pode deixar passar fumo? Achas que pode ser uma reprogramação desadequada (ex.: má mistura)?

Obviamente que uma opinião à distancia é sempre difícil. Mas agradeço as vossas opiniões!

veritatti
Membro Iniciado
Mensagens: 7
Registado: 20 mai 2015, 22:56
O meu Carro:: BMW 318d e91

Re: Fumo preto com filtro de partículas

Mensagem por veritatti »

germanii Escreveu:Se li bem nao fazia fumo antes ,entao vem da reprogramaçao :think
Exactamente, tens toda a razão.

A minha questão é: um filtro de partículas em condições pode deixar passar fumo? Achas que pode ser uma reprogramação desadequada (ex.: má mistura)?

Obviamente que uma opinião à distancia é sempre difícil. Mas agradeço as vossas opiniões!

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: Fumo preto com filtro de partículas

Mensagem por germanii »

Pode nao ser uma reprogramaçao mal feita mas sim muito puxada e nao tem nada a ver com o Fap,pelo que sempre vi uma reprogramaçao forte todos faziam fumo sem excepcion ,verdade se diga è dificel de ver pela internete :driving
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

sccurtido
Membro Senior
Mensagens: 681
Registado: 04 out 2010, 18:39
O meu Carro:: BMW E82 Coupe ///M & F10 525d

Re: Fumo preto com filtro de partículas

Mensagem por sccurtido »

o 18d tem 300nm de binario passar para 420nm deve ser normal que fume um bocadinho (depende da casa) a questao do filtro deixar passar o fumo é pk ja nao ta bom... alguem o furou ou ta partido por dentro. o sintoma de quando tem demasiado fumo é acender luz de motor e entrar em safe, para obrigar a uma regeneraçao forçada... o teu nao ta a entrar em safe, mas ta a mandar fumo fora por algum buraco do filtro... para activar a regeneraçao o filtro de um sensor antes e apos, se o filtro estiver furado, a pressao antes e apos é a mesma, logo nunca regenera, nem acusa erro por excesso de sujidade... mas cada caso é um caso... se nao queres fumo, e queres manter a repro, dá uma vista de olhos no filtro e ve o seu estado... e reduz a carga na repro... principalmente no binario...

Responder

Voltar para “Ajudas/Problemas/Soluções”