temperatura desce em andamento 320d 2004

Área de inter-ajuda

Moderador: Staff

Responder
ricpereira
Membro Iniciado
Mensagens: 5
Registado: 28 dez 2015, 20:59
O meu Carro:: xasso..

temperatura desce em andamento 320d 2004

Mensagem por ricpereira »

Boas, tenho o seguinte problema, já há algum tempo que o carro em estrada com andamento regular, estável, o ponteiro da temperatura desce até um quarto, especialmente quando o tempo está mais frio - inverno. Há relativamente pouco tempo trocou-se o termostato do motor mas o problema persiste, está igual... Alguém já passou por isto? Ajuda é bem vinda..

O carro é um E46 320D de 2004.

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: temperatura desce em andamento 320d 2004

Mensagem por jmcdpereira »

ricpereira Escreveu:Boas, tenho o seguinte problema, já há algum tempo que o carro em estrada com andamento regular, estável, o ponteiro da temperatura desce até um quarto, especialmente quando o tempo está mais frio - inverno. Há relativamente pouco tempo trocou-se o termostato do motor mas o problema persiste, está igual... Alguém já passou por isto? Ajuda é bem vinda..

O carro é um E46 320D de 2004.
Termostato da EGR
Imagem
Imagem :(

ricpereira
Membro Iniciado
Mensagens: 5
Registado: 28 dez 2015, 20:59
O meu Carro:: xasso..

Re: temperatura desce em andamento 320d 2004

Mensagem por ricpereira »

Será mesmo?, esqueci-me de referir que o carro parado a trabalhar, o ponteiro chega ao meio.

Avatar do Utilizador
Rider's
Membro Juvenil
Mensagens: 88
Registado: 29 ago 2014, 00:11
O meu Carro:: BMW 320CD
Localização: Centro

Re: temperatura desce em andamento 320d 2004

Mensagem por Rider's »

o meu acontece exactamente o mesmo em tempos frios nota-se que não responde tão bem como no verão e troquei tmb o termostato. a mim disseram me que é normal a temperatura andar pelos 80 e picos logo não chega ao meio. se fores a vídeos no youtube muitos deles sofrem d mesmo por isso não é caso para te preocupares.

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: temperatura desce em andamento 320d 2004

Mensagem por jmcdpereira »

Rider's Escreveu:o meu acontece exactamente o mesmo em tempos frios nota-se que não responde tão bem como no verão e troquei tmb o termostato. a mim disseram me que é normal a temperatura andar pelos 80 e picos logo não chega ao meio. se fores a vídeos no youtube muitos deles sofrem d mesmo por isso não é caso para te preocupares.
Normal ?
Claro que não é normal, alguma vez a temperatura exterior condiciona o funcionamento do motor (excepto até aquecer claro), então nos ralis na neve os carros como faziam ?
Imagem
Imagem :(

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: temperatura desce em andamento 320d 2004

Mensagem por jmcdpereira »

ricpereira Escreveu:Será mesmo?, esqueci-me de referir que o carro parado a trabalhar, o ponteiro chega ao meio.
A temperatura de funcionamento no meu é 87 graus e é lá que deve andar, se aquecer o termostato abre circuito se não aquecer o termostato fecha e a temperatura do liquido de refrigeração aquece. Depois do motor estar mt quente e em andamento lento é normal atingir 95 ou mais graus, aí a ventoínha tem de arrefecer, agora se baixa dos 82º... tens o termostato da EGR ou principal nas couves, e com temperaturas abaixo dos 72º no liquido de refrigeração não há regeneração do FAP (não sei se o teu tem).
Há dois termostatos, um principal e outro que influencia menos, que é o da EGR, ambos se avariam mt, o da EGR então é mato.
Tira o termostato da EGR, sopra e ele não pode dar passagem para nenhum lado, se der é pk está aberto, logo o circuito não fecha (ou então tens um bafo de dragão, lool)
Então se o carro não aquece o que poderá ser ? só pode ser termostato, um ou outro, já qd aquece demais a coisa poderá ser mais complicada de descobrir.

PS: no meu carro tenho umas "cortinas" na grelha que ficam fechadas ou abertas conforme seja necessário o ar passar pelo radiador (com o carro em andamento claro) ou não, mas não é daí essa diferença de temperatura.
Imagem
Imagem :(

ricpereira
Membro Iniciado
Mensagens: 5
Registado: 28 dez 2015, 20:59
O meu Carro:: xasso..

Re: temperatura desce em andamento 320d 2004

Mensagem por ricpereira »

Thanks, também já suspeitava do termostato da EGR, vou mandar vir e trocar. Depois posto os resultados.

SinisterB
Membro Iniciado
Mensagens: 19
Registado: 16 dez 2016, 12:38
O meu Carro:: ibiza

Re: temperatura desce em andamento 320d 2004

Mensagem por SinisterB »

como ficou sobre este assunto? o meu engraçado é que estava funcionar tudo bem, mandei trocar termoestado porque no plastico estava estalado e vertia agua. desde que se trocou, o ponteiro so fica a um quarto e nao sobe mais.

como foi trocado recentemente o mecanico vai por outro a ver se é problema do termostato.

de citar qe o meu carro tem egr eleminado

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: temperatura desce em andamento 320d 2004

Mensagem por germanii »

Boas,calorstat se diz em português?Pois Eu tinha um 325i e tirei fora e a temperatura descia como subia nunca era certa a nao ser no verao ai ficava no normal.
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Junglas
Membro Gold
Mensagens: 1300
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Re: temperatura desce em andamento 320d 2004

Mensagem por Junglas »

Bom, a temperatura pode variar.

A temperatura normal do meu ronda os 92ºC. O termoestato abre aos 88º, por isso nunca poderia ter temperatura normal de funcionamento nos 87ºC :)

Se a temperatura desce, então é certo que pelo menos um dos termoestatos está na sucata.

O ponteiro fica na vertical a partir dos 78ºC, e por aí se mantém, inalterado, até aos 105ºC, salvo erro.

A diferença nos consumos ainda é significativa... Com um termoestato meio marado (temperatura a rondar os 78-80ºC) fazia consumos de 5.1-5.2...

Com os dois termoestatos trocados, estou a fazer consumos de 4,7 - 4.8L/100´.
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

ricpereira
Membro Iniciado
Mensagens: 5
Registado: 28 dez 2015, 20:59
O meu Carro:: xasso..

Re: temperatura desce em andamento 320d 2004

Mensagem por ricpereira »

Uoooh boa média para um 3.0.. Tens o bicho calçado com que medidas? Tens aço nisso? No meu 2.0 o máximo que consegui foi 4.8 com jante 16; agora com 18 o melhor anda pelos 5.5 mas acho que está relacionado com a temperatura que desce... E ver vamos quando trocar o termostato da EGR, já vem a caminho..

SinisterB
Membro Iniciado
Mensagens: 19
Registado: 16 dez 2016, 12:38
O meu Carro:: ibiza

Re: temperatura desce em andamento 320d 2004

Mensagem por SinisterB »

tendo egr eleminado o termostato deixa de fazer uso certo? pelo menos foi que me disseram.

amanha vou trocar o termostato novamente a ver se é defeito

Junglas
Membro Gold
Mensagens: 1300
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Re: temperatura desce em andamento 320d 2004

Mensagem por Junglas »

SinisterB Escreveu:tendo egr eleminado o termostato deixa de fazer uso certo? pelo menos foi que me disseram.
Não vou tecer comentários á inteligência de quem te disse isso.


Eliminas a egr (tamponando, ou por electronica). De que forma é que isso afecta o circuito de refrigeração?
Apenas a passagem de gases fica eliminada. O líquido continua a circular como sempre circulou, o termoestato fica a funcionar como sempre funcionou.
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

Responder

Voltar para “Ajudas/Problemas/Soluções”