Diferença E30 ou E36

Série 3 modelo E36

Moderador: Staff

BRM
Membro Juvenil
Mensagens: 349
Registado: 01 nov 2011, 17:12
O meu Carro:: Bmw 318is Coupé E36

Re: Diferença E30 ou E36

Mensagem por BRM »

milho Escreveu:
BRM Escreveu:Sim, genéricamente é isso!
Além que arranjar E30/E36 um 328i é uma tarefa bastante complicada.
Os 325i considero-os um pouco inflacionados!
O que é que considera ser um preço adquado aos E36 325i?
Isso varia muito consoante a carroçaria, e principalmente o estado, mas 3500 euros pelo coupé acho adequado na optica do comprador, mas lá está. Depende muito do estado de conservação, entre outros. Quando disse que estariam inflacionados referia-me a muitos que pedem 6 e 7 mil, podendo já comprar um 320 ci por exemplo.

milho
Membro Iniciado
Mensagens: 8
Registado: 26 mar 2014, 00:34
O meu Carro:: Fiat Punto mk1 - 1997

Re: Diferença E30 ou E36

Mensagem por milho »

Obrigado por todas as respostas mas depois de rever e ler novamente o tópico surgiu-me outra questão.

Quais os problemas crónicos dos e36?
marco pires Escreveu:autoblocante de origem penso que nenhum deles tem, só o M3.

quanto a problemas existem vários que são crónicos nos E36, mas a nivel de motor não há nada de especial a apontar.
digamos que nos motores o mais sensivel será o VANOS, fora isso são motores 5 estrelas.

o 318is é optimo para umas brincadeiras, mas tambem não deixa ficar mal em viagens longas portando-se bem em AE, já o 325i é um carro mais pesado e com um motor mais adequado a percursos de AE ou para umas brincadeiras a velocidades superiores, tipo autodromo.

o 328i é mais raro e dificil de encontrar, creio que os preços tambem devem ser menos convidativos, anda muito bem e dá para um pouco de tudo, mas tambem gasta que se farta.

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: Diferença E30 ou E36

Mensagem por germanii »

Tive 2 E36 ou seja 7 anos e nada a apontar de grave.
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Diferença E30 ou E36

Mensagem por marco pires »

os problemas que referi são relativos aos equipamentos, os motores em si são robustos e exceptuando os motores base, equipam tambem outros modelos da serie 5 e serie 7 da altura, portanto são bons motores como todos os motores bmw.
mesmo os motores do 316i são gastadores e tem pouco andamento, mas em termos de fiabilidade/durabilidade/robustez são excelentes.

o E36 como modelo de carroçaria tem de facto alguns problemas de fiabilidade e durabilidade:

1º- os materiais são fracos, a consola central é toda ela de plástico e o pior é que este é de má qualidade, o rigor na montagem ambem não é perfeito e em conjunto com a má qualidade dos paineis leva a que seja frequente as uniões dos paineis estarem desalinhadas ou empanadas ou em caso mais graves paineis rachados.

2º- problemas electricos de vária ordem são frequentes, principalmente devido ao sistema de multiplexagem ser de fraca qualidade.

3º- componentes como motores dos vidros electricos, motor da ventilação, unidade de comando do AC, etc, tem tendencia a funcionarem mal ou deixarem de funcionar.

4º- os materiais aplicados nas quartelas e nas portas seguem a linha de má qualidade do tablier, tendem a descolar/desencaixar ou a partirem os encaixes.

5º- em bancos forrados a tecido, este é de má qualidade e tende a rasgar facilmente, os próprios bancos são demasiado finos e o material interno deforma-se.

6º- todos os carros que tenham passado longos periodos ao sol, apresentam a forra do tecto descolada bem como as foras atrás dos bancos traseiros na zona da chapeleira.

7º- grande parte dos mostradores com pixeis ficam queimados (este é um problema transversal a todos os bmw).

8º- borrachas, forra interna das portas, etc, são de fraca qualidade, como tal são frequentes entradas de agua para o habitaculo ou bagageira.

9º- comparativamente com o E30, o E36 é um carro de uma qualidade/fiabilidade inferior em termos gerais.

10º- o E36 é um carro com uma segurança passiva mediocre, os testes do euroncap (ver aqui: http://www.euroncap.com/tests/bmw_3_series_1997/15.aspx), atribuem apenas uma estrela no embate frontal, os riscos de ferimentos graves são elevados e o comportamento do carro nos embates é preocupante nomeadamente na alta deformação e instabilidade que o habitaculo apresentou bem como a intrusão do tablier para cima dos ocupantes, nos embates laterais chumbou completamente com a legislação obrigatória no inicio de 1998.
de notar que o carro usado neste teste estava equipado com airbag do condutor, no caso de muitos modelos que por ai andam sem nenhum airbag, pode-se concluir que as consequencias de um embate frontal serão ainda piores.

http://www.youtube.com/watch?v=obdtYlqV7VU
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: Diferença E30 ou E36

Mensagem por germanii »

Tive sorte nos Meus :driving
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

milho
Membro Iniciado
Mensagens: 8
Registado: 26 mar 2014, 00:34
O meu Carro:: Fiat Punto mk1 - 1997

Re: Diferença E30 ou E36

Mensagem por milho »

Obrigado pelas respostas, já fiquei a entender um bocado mais sobre este modelo... ;)

Ainda assim depois de todos os problemas postos aqui acho que posso afirmar que possivelmente será um e36 que vá comprar, mais cedo ou mais tarde, possivelmente um 325i, mas sempre tendo em atenção todos os problemas já descritos. :lovebmw

Avatar do Utilizador
tiago blanquet
Membro Juvenil
Mensagens: 342
Registado: 25 out 2010, 18:35
O meu Carro:: E36 M3 S50B30
Localização: Entre o Tejo e o Sado

Re: Diferença E30 ou E36

Mensagem por tiago blanquet »

Optas bem pelo 25i. O 28i é mais dificil de achar, e a potencia é practicamente a mesma, apesar de binario superior. O 2500 é um motor que casa muito bem com o chassis do E36. Tive um e fazia drift, não é muito potente mas consegue aguentar-se bem. Abaixo disso pouco fazes em piso seco a não ser 1as e um bocado em 2a.

Autoestrada rolas nas calmas 140 160 a fazer 9.5 a 10 depende se tens Vanos ou não. Eu aconselho seriamente a optares por um com Vanos. O binario em baixas é notorio e o carro é mais despaxado. O meu não tinha vanos era um pouco pastelão abaixo das 4000. Mas driftei um com vanos e notava-se bem a resposta em baixos regimes.
Não te assustes com problemas de vanos nesses motores porque o vanos é tipo on/off e bastante simples de trocares os vedantes caso seja necessario. O kit de reparação é tambem barato e é um trabalho que se faz bem num dia de fim de semana na garagem de casa, com o manual da beisan systems se tiveres a-vontade com a mecanica.

Defeitos do E36, os electricos em geral, não muito bons. Apesar de não ser cronico, um mal inerente a todos os carros com esta idade é a ferrugem. Um ponto critico é junto a tranca da bagageira. É so levantar as borrachas e ver. Outro ponto é o rebordo a volta do tecto de abrir, este é quase impossivel de ver a não ser que haja ali bolhas, neste caso foge.

Os apoios do diferencial tem tendencia a rachar por fadiga do metal, principalmente nos modelos que ja foram abusados. Nada de critico mas implica tirar o eixo traseiro todo e soldar uns reforços que se compram ja cortados a medida.

Autoblocante só alguns IS e o M3 é que traziam. No entanto um Autoblocante não é caro. Cerca de 400 eur por um basico com a precarga de origem a 25% e 3.15 de relação final, isto para carapaça large. A carapaça do 318is é small por isso não te aventures a fazer swap de diferenciais que apesar de dar tens que trocar o eixo de transmissão e o diff do 318 não está feito pra aguentar o binario do 25i

De resto mecanicamente são bastante robustos. A caixa pro 25i é Getrag, costuma ser bastante forte. Apenas o casquilhos do tirante são manhosos e vão a vida e a manete fica cheia de folga. O kit basico de reparação sao 35 paus na BMW.

Motor é a prova de bala. Unica coisa a fazer para andares totalmente descansado é soldares a porca da polia da bomba de oleo. Muitos motores já agarrados por causa dessa porca sair e o motor perder pressao de oleo toda.

Tambem a bomba de agua nos mais recentes M52 vem com o impulsor em baquelite. Aquilo acaba por partir causar sobreaquecimento. Bomba de agua é barata ja com o impulsor em metal. Tampa do termostato idem. Os 1os modelos eram em aluminio, os mais recentes em plastico e propensos a partir.

No geral estes motores respondem bem a alta kilometragem. O meu 25i comprei com 230K Km e passadas umas semanas ja com autoblocante metido e revisão de fluidos tava no kartodromo de santo andré a derreter pneu.

É um carro ainda interessante. Os interiores são uma tristeza, mas pelo motor e experiencia de conduzir um tração atras com alguma potencia compensa.

Os preços variam com o mercado. O ideal é estares atento. Alturas que via aí varios a venda por 2500 3000 eur. E depois de repente não se via nada por menos de 4500 o que ja é caro pra isso. 3500 dei pelo meu na altura e achei adequado. Até aos 4000 se tiver Vanos e estiver bem cuidado no geral tudo bem.

A um ano atras tive um de um colega parado 8 meses em minha casa pra vender e ninguem pegava. Tinha vanos e autoblocante a 40% e acabou por ir por uns miseros 1300 eur por isso é como digo é uma questão de mercado.

Boa sorte

Responder

Voltar para “Modelo E36”