Oleo Motor BMW 318is

Série 3 modelo E36

Moderador: Staff

MASMP
Membro Iniciado
Mensagens: 22
Registado: 23 jun 2008, 13:37

Oleo Motor BMW 318is

Mensagem por MASMP »

Boas, comprei recentemente um BMW 318is M42, e não sei que oleo deva colocar, o ultimo dono fez revisão com 10w40 semi sintetico, no autodata diz para meter semi sintetico, mas ja perguntei a 2 mecanicos, e todos me dizem para meter sintectico e não semi sintetico, e para meter no minimo um 5w30.

Quem tambem tenha um BMW 318is, que oleo costumam colocar?

Obrigado


PS: tambem ja andei a pesquisar na net, tanto em portugal neste forum como la fora, e uns usam 10w40, outros 5w30, continuo sem saber qual usar

Fui tambem a dias carregar o AC á Feuvert 29€ é de aproveitar, e deram-me um orçamento para a revisao do meu carro, com oleo 10w40

MASMP
Membro Iniciado
Mensagens: 22
Registado: 23 jun 2008, 13:37

Re: Oleo Motor BMW 318is

Mensagem por MASMP »

Alguma alma caridosa me pode ajudar? queria mudar o oleo esta semana, mas queria meter um que desse para me guiar pelos LEDS verdes para fazer a revisão. Não queria meter o oleo errado, queria meter o melhor possivel ao melhor preço possivel, o carro marca 170 Mil km, o motor tem bom aspecto e bom som, mas acredito que deve de ter mais Km do que marca.

Tenho da Liqui Moly 5w30 por 40€ e da Repsol 5w30 por 33€, e 10w40 por 25€, mas o preço não é coisa mais importante para mim

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Oleo Motor BMW 318is

Mensagem por marco pires »

o oleo recomendado oficialmente pela bmw para o teu carro é o 10W40.

o oleo pode ser semi-sintético ou sintético, mas aconselho a usares 100% sintético.

em alternativa esse motor tambem pode usar 5W30 ou 5W40.

o conselho que te dou é usares o 10W40 que é o que a bmw recomenda, mas se usares o 5W40 tambem ficas igualmente bem servido, por outro lado já não recomendava o 5W30 por não ter tanta resistencia a quente.

quanto a preços, vê este site: http://www.texoleo.com/
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

MASMP
Membro Iniciado
Mensagens: 22
Registado: 23 jun 2008, 13:37

Re: Oleo Motor BMW 318is

Mensagem por MASMP »

Boas e obrigado pela resposta? mas o 10w40 não existe apenas Semi-Sintetico? ou tambem existe 100% sintetico?

O ultimo oleo que o ultimo dono colocou foi da marca "roady" 10w40 208L e ja foi a 14Mil km, aquilo ja esta com a Luz laranja acesa, mas o nivel do oleo so esta um bocadinho abaixo do maximo.

BRM
Membro Juvenil
Mensagens: 349
Registado: 01 nov 2011, 17:12
O meu Carro:: Bmw 318is Coupé E36

Re: Oleo Motor BMW 318is

Mensagem por BRM »

Não metas oleos da treta. Um Castrol 10w40 cumpre bem!

MASMP
Membro Iniciado
Mensagens: 22
Registado: 23 jun 2008, 13:37

Re: Oleo Motor BMW 318is

Mensagem por MASMP »

BRM Escreveu:Não metas oleos da treta. Um Castrol 10w40 cumpre bem!
Sim eu não tenho intenção de meter oleos baratos, so não sei qual meter, existe 10w40 100% sintetico? ja procurei e não encontrei nada, são todos semi-sinteticos

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: Oleo Motor BMW 318is

Mensagem por germanii »

Se nao encontras mete semi sintetico.
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Oleo Motor BMW 318is

Mensagem por marco pires »

é assim:

a bmw recomenda o 10W40 porque cumpre perfeitamente as especificações desse motor, o oleo oficial é este: http://www.texoleo.com/epages/2934-1207 ... W10W40HPS1

todos os 10W40 são semi-sintéticos, o unico que encontrei 100% sintético foi este: http://www.texoleo.com/epages/2934-1207 ... M300V10402

é caro mas é muito bom, muito bom mesmo mas provavelmente não adequado ao teu carro e de curta duração, esqueçe!

em alternativa estes dois servem perfeitamente, mas claro, são semi-sintéticos: http://www.texoleo.com/epages/2934-1207 ... A3B410W404

ou este: http://www.texoleo.com/epages/2934-1207 ... BPV510W404

apesar de tudo o que escrevi acima, sabes o que eu fazia se tivesse um carro igual ao teu?

metia este: http://www.texoleo.com/epages/2934-1207 ... CEFTD5W405

não mexia em mais nada, o oleo que eu metia no meu 318is (caso tivesse um), seria o Castrol Edge 5W40.

de notar que a diferença entre 5W40 ou 10W40 tem a ver com a viscosidade a frio, o 10W40 é um oleo mais grosso a frio do que o 5W40, ser mais grosso é bom para carros com muitos kms e algum desgaste, mas tambem não lubrifica tão bem todas as peças, a quente e visto serem todos W40 é igual.

volto a dizer que 5W30 não aconselho porque a resistencia a quente é inferior à do 5W40 ou do 10W40.

portanto se quiseres um oleo 100% compativel com o teu carro, de alta qualidade, excelente lubrificação tanto a quente como a frio e completamente à vontade para cumprir com os tempos preconizados pelos leds do painel, o Castrol Edge 5W40 é a escolha.

os outros tambem são bons, mas não tão bons :wink1

agora a escolha é tua.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

MASMP
Membro Iniciado
Mensagens: 22
Registado: 23 jun 2008, 13:37

Re: Oleo Motor BMW 318is

Mensagem por MASMP »

melhor resposta era impossível marco pires, muito obrigado pelo tempo que despendestes para me ajudar neste assunto, esta decidido vou comprar esse 5w40

Obrigado uma vez mais;)

MASMP
Membro Iniciado
Mensagens: 22
Registado: 23 jun 2008, 13:37

Re: Oleo Motor BMW 318is

Mensagem por MASMP »

Desculpa estar a perguntar de novo, mas no site da castrol, diz que este oleo é so para motores diesel, somente no texeoleo diz que tambem da para gasolina

http://castroledge.com.pt/products/oil-range ele nao é bem o mesmo, mas ambos dizem turbo-diesel e são 5w40 FST

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Oleo Motor BMW 318is

Mensagem por marco pires »

puro marketing amigo MASMP, o facto de dizer turbo diesel não tem qualquer significado.

a referencia turbo diesel está lá porque obteve homologação por parte da VW para os modelos com injector bomba.

o que interessa são estas normas:

ACEA A3 para gasolina, B3 B4 para diesel.

API SN, o SM, o SL para gasolina, CF, CG para diesel,

Norma VW 501.01, 502.00, 504.00 para gasolina, 505.00 505.01, 507.00 para diesel

estas normas estão todas presentes no edge 5W40 turbo diesel, por isso garanto-te com toda a segurança que podes meter à vontade no teu carro.

o datasheet do produto indica isso claramente: "Application
Castrol EDGE Turbo Diesel 5W-40 is suitable for automotive diesel and gasoline engines where the manufacturer recommends an ACEA C3, API SM/CF or earlier specification 5W-40 lubricant. Castrol EDGE Turbo Diesel 5W-40 is approved by leading automobile manufacturers, please refer to the specifications section and your owner's handbook.
"


para veres a discrição completa do produto faz o download do PDF nesta página: http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=& ... 9260,d.bGQ

portanto o apontamento "turbo diesel" na embalagem é meramente publicidade devido ao facto de ter obtido a especificação VW.

volto a dizer: podes usar com toda a segurança, sem medos, e com total confiança o castrol edge 5W40, tenha ele a designação turbo diesel ou não na embalagem

tens aqui o numero de tel. da BP Portugal (proprietária da castrol e representante dos produtos castrol em PT), para onde podes tirar a tua duvida ou outras que tenha: 213 891 000

em alternativa tambem tens este que é dos serviços técnicos: 213 891 321

garanto-te a ti que o que eu te disse eles tambem te vao dizer, mas não custa nada telefonar e ficas de consciencia tranquila e totalmente seguro :wink1
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

MASMP
Membro Iniciado
Mensagens: 22
Registado: 23 jun 2008, 13:37

Re: Oleo Motor BMW 318is

Mensagem por MASMP »

Bom dia Marco Pires, não preciso de ligar, só tinha ficado na duvida por aquilo dizer em especifico turbo-diesel, mas fiquei muito esclarecido, e vai ser esse que vou colocar.

Obrigado uma vez mais;)

MASMP
Membro Iniciado
Mensagens: 22
Registado: 23 jun 2008, 13:37

Re: Oleo Motor BMW 318is

Mensagem por MASMP »

Bom dia, fui ontem comprar o oleo e filtros para fazer a revisão ao 318is, mas eles aqui em Leiria não tinham o Castrol Edge, acabei por comprar o Liqui Moly 5w40 TopTec 4100 http://www.texoleo.com/LIQUI-MOLY-TOP-TEC-4100-5W40-5LT, foi ao mesmo preço do castrol.

A qualidade é igual, melhor ou pior comprarando com o Castrol Edge FST TD 5W-40 ?

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Oleo Motor BMW 318is

Mensagem por marco pires »

viva,

o liqui moly é muito bom, não fica nada atrás do castrol, eu pessoalmente prefiro o castrol mas é por uma questão de gosto pessoal (ou mania se quiseres chamar :lol: ), mas na realidade ficas tão bem ou melhor servido com o liqui moly, foi uma boa compra.

portanto a qualidade é equivalente e não ficas nada pior servido quando comparado com o castrol.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

MASMP
Membro Iniciado
Mensagens: 22
Registado: 23 jun 2008, 13:37

Re: Oleo Motor BMW 318is

Mensagem por MASMP »

Obrigado uma vez mais pela ajuda e explicaçao. Mas estou com outra duvida ontem mudei eu proprio o oleo tirei o oleo pelo carter ( tirei a tampa do motor e filtro de oleo para ele sair todo) e ate levantei o carro do lado do condutor para ele escorrer todo e deixei 30 minutos a escorrer ate ao ponto em que so caia uma gota de vez em quando. no autodata diz que leva 5litros o carro. eu meti 4.90 litros e hoje fui a ver 2 vezes ( esperei 15 minutos para ele escorrer para o fundo) e o nivel diz que esta acima do maximo meio centimetro, como e que isso é possivel?

Ele ainda so fez 100km assim. deixo estar assim ou tiro um bocado de oleo?

Acham que da para tirar o excesso com uma seringa atravez do filtro de oleo, para evitar tirar pelo carter?

Obrigado

Responder

Voltar para “Modelo E36”