Bmw 318tds touring sem velocidade. ..

Série 3 modelo E36

Moderador: Staff

andre_ascensao
Membro Iniciado
Mensagens: 19
Registado: 20 mar 2016, 17:52
O meu Carro:: BMW 318tds E36 - 1997/08
Localização: Batalha

Re: Bmw 318tds touring sem velocidade. ..

Mensagem por andre_ascensao »

Bom dia. Hoje peguei na carrinha e fui dar um passeio. E tive especial atenção as rotações e ponteiro do consumo instantaneo.
Realmente em 3a e 40 km/h em piso completamente plano apenas com o condutor, vou um pouco acima das 1500 rpm. O que acho estranho é que andei 4 km sempre a direito a esta velocidade sem alterações e o ponteiro do consumo instantâneo estava sempre acima dos 10L/km. Acho um exagero...
Outra coisa que notei foi que quando estou parado num semáforo por exemplo, o ponteiro em vez de ficar colado ao 0L/km , vai para o lado oposto acima dos 30L/km (fica tao acima que nao nem vê sequer o ponteiro)..
É normal?
Abraço

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Bmw 318tds touring sem velocidade. ..

Mensagem por marco pires »

tudo normal.

a essa velocidade e com essa mudança metida é perfeitamente normal o ponteiro ir nesses consumos, o motor vai com uma mudança demasiado alta para a velocidade e para se aguentar mostra esses consumos.
a questão do ponteiro desaparecer tambem é normal, tantos nos E36 como nos E34 era assim, só a partir do E38 é que deixou de ser assim, é mesmo assim.

portanto não se passa nada nessas duas situações.

na questão dos cavalos não será tanto pela cilindrada ser 1.7 ou 1.5 que vai aguentar mais ou menos, em teoria até se pode avaliar por aí, mas na prática terá mais a ver com o tipo de motor e a sua construção bem como os periféricos.
no caso a bomba injectora é péssima, o sistema de refrigeração não é grande coisa e a cabeça do motor não aguenta escaldões, o turbo tambem tem uma fiabilidade fraquinha
há que ter cuidado com motores de injecção indirecta ao adicionar mais cavalos, e claro ver os kms que tem porque meter mais potencia num motor com muitos kms é um risco, atenção ao estado do turbo e se está a passar óleo.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

andre_ascensao
Membro Iniciado
Mensagens: 19
Registado: 20 mar 2016, 17:52
O meu Carro:: BMW 318tds E36 - 1997/08
Localização: Batalha

Re: Bmw 318tds touring sem velocidade. ..

Mensagem por andre_ascensao »

Ok, sendo normal entrap fico descansado.
Pensava que a 40km hora, uma terceira seria uma mudança muito confortável.
Estava à espera de um consumo a volta de 5 litros aos 100 para essas condições (ou até menos).

Relativamente aos componentes mais fracos, será que dá para trocar estas peças (desde que compense economicamente) por outros mais fortes? Por exemplo posso usar componentes do 325tds numa 318tds? Digo isto porque dimensionalmente as carrinhas perecem iguais...

A carrinha já tem 241 mil...
Como posso ver se o turbo está a deixar passar oleo?
Abraço

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Bmw 318tds touring sem velocidade. ..

Mensagem por marco pires »

é normal sim, e podes estar descansado.
ir a 40 km/h em terceira não tem problema nenhum, eu até costumo meter a terceira a essa velocidade mas são motores completamente diferentes, no teu caso não tem qualquer problema nenhum tambem mas não esperes é que tenha disparo se carregares no acelerador a fundo, vai subindo lentamente até o turbo abrir muito perto das 2000 rpm.
experimenta circular a 50 km/h em terceira e já vais notar consumos instantaneos bem mais baixos, para manteres os 40 km/h em terceira num circulação normal tens que carregar um pouco mais no acelerador para não morrer e então isso implica um consumo superior, nos diesel modernos com turbo de geometria variável isso não acontece mas nesse motor é inevitável.

quanto a trocar peças não são de todo compativeis, esse motor deriva do 2.5tds, básicamente foi um motor cortado de 6 para 4 cilindros, mas isso é no que toca ao bloco, porque nos periféricos não é bem assim.
a bomba injectora é problemática mas a do 2.5tds não é melhor, os problemas mais recorrentes serão tambem sobreaquecimento mas no teu caso não será tão grave porque apenas as primeiras versões de 1994/1995 tinham isso bem patente, tambem pode haver problemas de segmentação e o turbo como disse não é dos mais fiáveis, a unica coisa que podes fazer para melhorar será uma revisão completa ao sistema de refrigeração com a limpeza das tubagens e e remover pastas que possam haver nos tubos e radiador, o turbo tambem pode ser substituido por outro melhor que o original mas se esse estiver bom não vale apena estares a gastar dinheiro, quanto muito e se nunca levou nenhuma manutenção é ser retirado e substituir os internos e fica como novo, é uma solução bem mais barata.

241 mil kms não é nada por aí alem, se forem reais esses kms aguenta outros tantos se for bem tratada, importante manter sempre as revisões em dia e não falhar as mudas de oleo e filtros.

o turbo se estiver a passar oleo vai notar-se no próprio turbo, levantando o carro e vendo por baixo o turbo se estiver a passar está babado de oleo, tambem o colector da admissão se estiver por dentro carregado de oleo e pasta de oleo é porque está a deixar passar, algum oleo é normal mas em quantidade não.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

andre_ascensao
Membro Iniciado
Mensagens: 19
Registado: 20 mar 2016, 17:52
O meu Carro:: BMW 318tds E36 - 1997/08
Localização: Batalha

Re: Bmw 318tds touring sem velocidade. ..

Mensagem por andre_ascensao »

Bom dia!

obrigado marco pires.

fiquei bem mais descansado depois de ler o teu feedback.
penso que tenho de aprender a conduzir este BMW.

Aliás, ontem a noite fui dar uma voltinha e já controlei melhor o pedal do acelerador e uso da caixa de velocidades.
mas sim, demora a desenvolver.
noto que após as 2mil e tal rpm o turbo entra, sente-se bem.

no geral, estou cada vez mais a desfrutar da carrinha.
o conforto na condução é simplesmente fantastico.
todos o que pegam na minha carrinha perguntam como é possível um carro de 1997 estar assim tão bem, não há ruídos parasitas, não tem folgas...
óbvio que a manutenção é factor determinante.
A primeira coisa que vi na carrinha foi o livro de revisões.
bate tudo certo em termos de anos/km que o carro tem.
até as 180 mil foi assistido na BMW e depois disso na bosh car service.
Estou a fazer manutenção de 10mil em 10mil (ou menos até)
(curiosamente quando foi assistido na BMW o intervalo foi de 20mil... não sei se por intenção do antigo dono ou por indicação da BMW...)
uso óleo 10W40, penso que seja o indicado, correcto?
Que marca é mais indicada para este modelo? mudo sempre o filtro do óleo e o do combustivel é mudade de 20mil em 20mil.
quanto ao combustível, tenho usado o da repsol (gasoleo simples).

Abraço

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Bmw 318tds touring sem velocidade. ..

Mensagem por marco pires »

de nada :fixe

sim, turbo sente-se a partir das 2000/2200 rpm, até aí um um pouco morto, os diesel modernos é que se sente quase desde o inicio mas esses motores mais antigos de injecção indirecta e turbo de geometria fixa são mais amorfos enquanto o turbo não entra, por isso nada se passa a esse nivel, é mesmo assim.

as revisões em dia tambem ajudam a que o motor esteja em condições, por isso se sempre foi tudo feito a tempo e horas é uma mais valia, e se está tudo impecável a nivel de interiores melhor ainda.

a bosch car service presta um bom serviço, ligeiramente mais barato e com qualidade, nada a dizer do serviço deles, pelo contrário recomendo.

as manutenções para esse motor são a uma média de cada 15 mil kms, 20 mil kms é um pouco demais, não vai causar dano nenhum mas o aconselhável é não passar dos 15 mil kms, isso tambem tem a ver com a qualidade do oleo e se for um bom oleo pode-se deixar passar um pouco mais sem problemas.

não creio que tenhas necessidade de mudar antes dos 10 mil kms, entre os 10 e os 15 mil kms é mais que suficiente, não tens que encurtar assim tanto as mudas de oleo, mal não faz claro mas é deitares dinheiro fora.

o oleo para esse motor e tendo em conta os kms que tem o 10W40 que estás a meter é optimo, mas na minha opinião ficavas mais bem servido com o 5W40, e digo isto por uma razão, é que os oleos 10W40 são práticamente todos semi-sintéticos, ficavas melhor com um oleo 100% sintético e para isso terias que ir para um 5W40, a bmw recomenda em primeira analise 5W30 mas tambem indica 5W40, 5W50, 10W40
atenção que não estás a meter o oleo errado e por isso podes estar à vontade, mas ficavas um pouco melhor com um 5W40, o motor não tem tantos kms assim que justifique um oleo mais grosso como o 10W40.
a bmw indica sempre castrol para todos os seus modelos, é mais caro que outras marcas mas é para mim o melhor oleo no mercado, contudo tens um oleo que em nada fica atrás que é o da BP, visco 5000 ou 7000 da BP é um oleo excelente, é mais barato sem que isso signifique menos qualidade.
nunca metas é oleo galp, de resto castrol e bp são os que recomendo, há outras marcas como liqui moly, shell, mobil, todos oleos de qualidade tambem.

vai a esta página: http://texoleo.com/

aqui tens toda uma gama de oleos muito mais barato que comprares cá fora.
tambem podes ir ás paginas bp.pt ou castrol.pt e seleccionares o teu carro e vais ver a indicação de 5W30 para o teu carro, mas como te disse o correcto mesmo seria 5W40 sendo que o facto de estares a utilizar 10W40 nenhum mal tem, apenas não é 100% sintético e estás mais limitado na escolha.

na manutenção estás a fazer uma coisa errada, sempre e sem excepção cada vez que mudas o oleo deves mudar o filtro de oleo tambem, é algo barato e é assim que deve de ser, sempre.
no resto está correcto, a cada duas vezes mudares o filtro do combustivel é não te esqueças tambem do filtro de ar.
aliás devias dar uma vista de olhos no filtro de ar, se estiver muito entupido é uma das causas da perda de rendimento e não é saudável para o motor.

quanto ao combustivel nada a dizer, eu meto sempre bp ou repsol de preferencia e por isso é uma boa escolha. :fixe

um abraço e dispõe sempre.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Avatar do Utilizador
525_tds
Membro Gold
Mensagens: 1483
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW
Localização: Portugal

Re: Bmw 318tds touring sem velocidade. ..

Mensagem por 525_tds »

Tens um carro com má fama (de aquecimento, que vem do desleixo dos donos e dos mecanicos que não trocavam as bombas de água ou colocavam água da torneira no radiador) mas que para a época não era nada mau, não é um foguete, mas numa boa recta de auto estrada tem a obrigação de por o ponteiro nos 180km/h, dizerem-te que não dá mais de 140km/h, isso nem os MB 190d.

No entanto pelo que descreves tens ai algum problema, eu pessoalmente começava caso ainda não tenha sido feito, por fazer uma revisão, mudar oleo um 5w40 caso não tenha consumo anormal, filtro de óleo, filtro de gasóleo, e o filtro de ar, de seguida ver os tubos de vácuo, esquece os mecánicos, eles muitas vezes nem olham bem, principalmente o tubo que liga ao colector de admissão via também a egr e o colector se estão limpos, basta tirares o tubo da frente (curva de borracha) que liga à egr e ver se esta esta limpa ou bloqueada.


http://www.realoem.com/bmw/enUS/showpar ... Id=11_1462
TUbo 3 na imagem acima, caso esteja limpa ou limpes tu aconselho a desliga-la para isso colocas uma esfera no tubo de vácuo que liga à egr.

Verificar também a peça 15 (muitas vezes niglegenciada).

Podes também verificar o sensor da temperatura do ar

http://www.realoem.com/bmw/enUS/showpar ... Id=11_1461

E verifica os tubos que ligam ao intercooler se não têm nenhum rasgo, caso isto tudo esteja bem, ou turbo, ou bomba injectora, ou na pior das hipoteses e caso o motor tenha um Valente consumo de oleo, falta de compressão (o que dúvido).

Na bomba podes sempre dar-lhe um jeito, colocá-la a ponto ou avança-la ligeiramente e dar um pouco de débito, não muito para não ficares com uma locomotiva e já vais notar uma boa diferença.

Ahh e como comecei por dizer no inicio se não sabes quando a bomba de água foi mudada, começa por ai bomba de água e termostato novo, anticongelante original + água destilada.

Isto pode parecer muito, mas as peças que indiquei a maioria compras a muito baixo custo em sites como o oscaro.es ou o nacional autopartslogistics, e para oleos texoleo, e algumas coisas ebay.

Gasóleo usa o mais barato o importante é usar de uma bomba de confiança, e com movimento e a cada revisao ou de duas em duas mete um destes no depósito, ou directamente no filtro de gasoleo novo.

http://www.autopartslogistic.com/diesel ... 509_ta-LIQ

Avatar do Utilizador
525_tds
Membro Gold
Mensagens: 1483
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW
Localização: Portugal

Re: Bmw 318tds touring sem velocidade. ..

Mensagem por 525_tds »

Em resposta ao marco :fixe eu mudo o filtro de ar a cada muda de oleo (12-15kms), e já sai bem negro e pelo que custa, vale bem a pena trocar, poupa-se a longo prazo nem que seja nos consumos.

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Bmw 318tds touring sem velocidade. ..

Mensagem por marco pires »

525_tds Escreveu:Em resposta ao marco :fixe eu mudo o filtro de ar a cada muda de oleo (12-15kms), e já sai bem negro e pelo que custa, vale bem a pena trocar, poupa-se a longo prazo nem que seja nos consumos.

sim, vendo bem o factor preço/beneficio concordo totalmente :fixe
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Avatar do Utilizador
metale
Membro Gold
Mensagens: 2459
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95
Localização: Santarém

Re: Bmw 318tds touring sem velocidade. ..

Mensagem por metale »

André, eu sou de Santarém mas se quiseres podemos combinar a meio caminho ou assim e experimentamos um carro e depois o outro.

140km/h é pouco. O meu dá 190km/h de ponteiro, não sendo nenhum foguete para lá chegar.

Em precurso mais estrada nacional estava-me a consumir 5,1 a 5,2L/100km, e agora com pneus mais pesados e um pouco mais cidade está na ordem dos 5,7 a 5,8L/100km.

Consigo-te arranjar o contacto de um mecânico da BMW entre a Batalha e Fátima (faz serviços em casa).

Adicionalmente, como tens os pneus? Na pressão recomendada? Menos? Mais? Vai mexer tanto com performance como com consumos.

Cumprimentos
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Responder

Voltar para “Modelo E36”