Ajuda a iniciado

Série 3 modelo E46

Moderador: Staff

Responder
luisalvesxiii
Membro Iniciado
Mensagens: 3
Registado: 25 jun 2019, 19:11
O meu Carro:: Bmw 320d F30,BMW 525tds touring E39

Ajuda a iniciado

Mensagem por luisalvesxiii »

Olá boa noite a todos.
Sou novo por aqui, chamam-me Luís Alves.

Estou à procura de um e46 versão carro, em razoável estado.
Encontrei um dentro daquilo que quero pagar. Com algumas coisinhas a fazer.
Porém estou confuso e indeciso.

Entre caixa manual e auto.

Alguém tem alguma coisa para dizer e me ajudar nisto?
Vi 2 carros. 1 manual, outro auto.
Aparentemente o auto parece que anda muito mais.
Em relação a estas caixas, aumenta muito os consumos em relação à manual?
E nas manutenções? E fiabilidade da caixa?

Agradecia a vossa colaboração e compreensão, e agradeço desde já a ajuda.

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Ajuda a iniciado

Mensagem por marco pires »

não aconselho caixa auto, a despesa de uma reparação de uma caixa auto é avultada e pode ultrapassar o valor comercial do carro.
carros com muitos kms com tudo de origem a respeito da caixa é quase fatal que vai precisar de ser recondicionada, por isso o valor de uma reparação dessas não compensa porque vai para perto dos 4500 euros.
uma caixa auto pode durar uns 300 mil kms sem necessitar de qualquer reparação desde que sempre bem assistida, nomeadamente a mudança do óleo e filtro a cada 70/80 mil kms, não há óleo vitalício ao contrário do que diz a bmw e isso leva a que muita gente não mude o óleo o que faz com que tenham problemas nas caixas auto precocemente, a mudança de óleo e filtro fica em cerca de 350 euros.
por isso só podia recomendar uma caixa auto nas seguintes circunstâncias:

1º- o carro não estar carregado de kms (nunca mais de 200 mil kms REAIS)
2º- ter tido uma manutenção adequada desde sempre.
3º- se o carro tiver muitos kms 300/400 mil kms ou mais, ter efectuado uma reparação completa incluindo mecatrónica, caso contrário vai dar buraco.

os consumos são um pouco mais elevados nas caixas auto sem ser uma diferença assim tão grande, nas performances são equiparados.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

luisalvesxiii
Membro Iniciado
Mensagens: 3
Registado: 25 jun 2019, 19:11
O meu Carro:: Bmw 320d F30,BMW 525tds touring E39

Re: Ajuda a iniciado

Mensagem por luisalvesxiii »

marco pires Escreveu:
17 jul 2019, 22:07
não aconselho caixa auto, a despesa de uma reparação de uma caixa auto é avultada e pode ultrapassar o valor comercial do carro.
carros com muitos kms com tudo de origem a respeito da caixa é quase fatal que vai precisar de ser recondicionada, por isso o valor de uma reparação dessas não compensa porque vai para perto dos 4500 euros.
uma caixa auto pode durar uns 300 mil kms sem necessitar de qualquer reparação desde que sempre bem assistida, nomeadamente a mudança do óleo e filtro a cada 70/80 mil kms, não há óleo vitalício ao contrário do que diz a bmw e isso leva a que muita gente não mude o óleo o que faz com que tenham problemas nas caixas auto precocemente, a mudança de óleo e filtro fica em cerca de 350 euros.
por isso só podia recomendar uma caixa auto nas seguintes circunstâncias:

1º- o carro não estar carregado de kms (nunca mais de 200 mil kms REAIS)
2º- ter tido uma manutenção adequada desde sempre.
3º- se o carro tiver muitos kms 300/400 mil kms ou mais, ter efectuado uma reparação completa incluindo mecatrónica, caso contrário vai dar buraco.

os consumos são um pouco mais elevados nas caixas auto sem ser uma diferença assim tão grande, nas performances são equiparados.
Eu andei na viatura em questão, e o dono do mesmo diz nunca ter sido mexido em kms. Tem quase 400k e diz ter levado uma bomba injectora nova, e original. Em termos de potência, parecia-me ter bem mais que os 136cv originais. Era um modelo de 2001.
Fiquei na dúvida por não ter noção desses valores de manutenções.
Não há um histórico de manutenção e não sabem dizer mais do que está lá para ver.
Também tinha o aviso no cb a anotar que deveria ter feito revisão à 80k. Fiquei na dúvida para quem só tem o carro à 1ano o vender. Tem outro com caixa manual e diz que este bebe mais, muito mais.

Obrigado pela dica. Vou procurar manual.

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: Ajuda a iniciado

Mensagem por germanii »

Boas , os E46 Diesel em caixa Auto nao sao muito fiaveis ,(a nao ser ter tudo feito em Tempo e Horas) :idea:
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Ajuda a iniciado

Mensagem por marco pires »

de 2001 pode ser o de 136cv ou o de 150cv.
o de 150cv é common rail e por isso não tem bomba injectora, mas dá para ver pela frente do carro qual é a versão, o faróis são diferentes:

136cv
Imagem

150cv
Imagem

sem histórico de manutenção e com tantos kms eu não arriscava, ainda mais por ser automático e com esses kms se a caixa ainda está toda de origem já passou a vida útil, mesmo com uma boa manutenção, pelo que a qualquer momento pode dar problemas.

o aviso de manutenção não quer dizer que não tenha sido feita, ás vezes quando fazem a mudança do óleo e filtros no zé da esquina não fazem o reset e por isso o computador continua a dar o aviso, de qualquer maneira com caixa auto, com esses kms e sem histórico de manutenção é estares à procura de problemas, nem por nada arriscava.

manual, com um bom histórico de manutenção e bem cuidado é a minha sugestão, atenção á bomba injectora que é a Bosch VP44, tem tendência a ser um pouco problemática e o turbo tambem atenção se não assobia, de resto é um bom motor.
se possível opta por um de 150cv, é mais fiável em termos gerais e com um andamento muito superior.

os E46 tem um problema crónico no sub chassis traseiro que tem tenderia a apodrecer, verifica isso:

Imagem

pesquisa no google por: bmw E46 subframe crack
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: Ajuda a iniciado

Mensagem por germanii »

Se tem 400000kms com caixa Auto Eu nao Compraria ,sobretudo uma GM ,as ZF parecem ser Boas :icon_maluco:
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

luisalvesxiii
Membro Iniciado
Mensagens: 3
Registado: 25 jun 2019, 19:11
O meu Carro:: Bmw 320d F30,BMW 525tds touring E39

Re: Ajuda a iniciado

Mensagem por luisalvesxiii »

Obrigado a todos pelas dicas.

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: Ajuda a iniciado

Mensagem por germanii »

Sempre as Ordens :icon_cheers:
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Responder

Voltar para “Modelo E46”