Boas pessoal.
Como no tema tenho um projeto para a minha bmw 320d e91 motor m47 120kw 163cv automatica, com 142mil km.
A questao que me traz aqui hoje è que eu gostava de lhe dar mais alma (a serio).
Tive a dar uma olhadela pelos foruns e vi que pondo um turbo 2260v uns bicos firad ou uns injetores do 330d, o ic do mesmo ,uma reprogramaçao a nivel da centralina e alguns outros ajustes( egr fap) ja sou capaz de ter bima com 270cv.
Mas nao vejo nada sobre a caixa de velocidades...sei que numa caixa manual tem que se reforçar a embraiagem e tal
Mas o que fazer numa caixa automatica??
Agradeço desde ja a vossa atençao e todos os comentarios que forem feitos =)
Projeto 320d e91
Moderador: Staff
Re: Projeto 320d e91
Com isso não chegas aos 270cvs... e o ic do 30d é o mesmo do 20d.
A caixa não aguenta o binário necessário.
Se queres esse tipo de números, só com caixa manual e com um 30d. O investimento que precisas de fazer para tirares 270cv de um m47 dá para comprar um 30d e deixar o carro com essa potencia, e sobra para uns depósitos de gasóleo.
Ou seja, para meteres esse motor con 270cv precisas de mais investimento, de lavar a traseira todos os dias, pois isso vai parecer uma locomotiva a vapor.
Se chegasses a esses numeros, a caixa entra constantemente em failsafe porque não aguenta o binário.
Portanto se queres manter a carrinha, aponta para 210-215 cvs que já deves ficar muito perto do limite daquilo que essa caixa aguenta.
Se queres chegar a números mais altos, então não é com esse carro.
A caixa não aguenta o binário necessário.
Se queres esse tipo de números, só com caixa manual e com um 30d. O investimento que precisas de fazer para tirares 270cv de um m47 dá para comprar um 30d e deixar o carro com essa potencia, e sobra para uns depósitos de gasóleo.
Ou seja, para meteres esse motor con 270cv precisas de mais investimento, de lavar a traseira todos os dias, pois isso vai parecer uma locomotiva a vapor.
Se chegasses a esses numeros, a caixa entra constantemente em failsafe porque não aguenta o binário.
Portanto se queres manter a carrinha, aponta para 210-215 cvs que já deves ficar muito perto do limite daquilo que essa caixa aguenta.
Se queres chegar a números mais altos, então não é com esse carro.
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Re: Projeto 320d e91
Não sei quanto torque aquela caixa auto aguenta mas 480nm @4000rpm já são 270cv e @4500rpm 430nm equivalem a 272cv.. Acredito que bem afinadinho (dá trabalho, claro) dê para fazer planalto de torque e a caixa não se queixar. Mas isto não passa de um suponhamos pq n conheço a caixa, de todo. Já reprogramei 163 com caixa auto e ela pelo menos no imediato não se queixou do torque, que com turbo original até "é pior" porque entra mais cedo.
Em questões de fiabilidade (e não só) claro que se fica muito melhor servido com um 30d para esse nível de potência, isso nem é assunto.. Agora a parte do investimento também será mais choruda.. A menos que já haja pouca diferença entre 20d e 30d no mercado de usados mas penso que não.
Mas no fundo concordo que não é recomendável tentar atingir 270cv no m47 (tu/tu2) e falo por experiência própria.. Pelo menos sendo "1º carro".
Em questões de fiabilidade (e não só) claro que se fica muito melhor servido com um 30d para esse nível de potência, isso nem é assunto.. Agora a parte do investimento também será mais choruda.. A menos que já haja pouca diferença entre 20d e 30d no mercado de usados mas penso que não.
Mas no fundo concordo que não é recomendável tentar atingir 270cv no m47 (tu/tu2) e falo por experiência própria.. Pelo menos sendo "1º carro".