E39 consumos estranhos

Série 5 modelo E39

Moderador: Staff

MIKE_MIX
Membro Juvenil
Mensagens: 52
Registado: 25 mar 2010, 21:23
O meu Carro:: 525tds E39 / 316i E30

E39 consumos estranhos

Mensagem por MIKE_MIX »

Boa noite.
Tenho algumas dúvidas quanto aos consumos do meu e39 525 tds. No computador de bordo aparece que a média é de 5.8, quando na verdade é 7.5/8L reais (consumo 50/50 auto-estrada cidade). é normal haver tanta descrepancia ?

Além disto é normal que quando ligue o carro a frio, apareça menos km que da ultima vez tinha desligado o carro? Ou seja por exemplo no outro dia desliguei carro, tinha 350 km restantes, no dia a seguir, voltei a ligar estava nos 260km restantes, e após 30km feitos e ter desligado motor, apareceu 320km restantes. Neste exemplo a condução manteu-se sempre a mesma, sem grandes puxadas, e sempre no mesmo estilo.

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Re: E39 consumos estranhos

Mensagem por rafias »

No meu também o consumo no CB está um pouco desfasado da realidade. Normalmente marca 6.6 quando na realidade é 6.3 ou 6.4. Penso que esse desfasamento pode ser corrigido nas funções especiais do CB que podem ser acedidadas ligando a chave da ignição e carregando ao mesmo tempo no botão de reset dos Kms (ou será no botão do CB?). Quanto aos Kms restantes é normal que de início da viagem marque menos Kms que no dia anterior. Isto acontece porque quando ligas o motor como ele ainda está frio, mais combustível é injectado, logo consumo mais alto, logo menos Kms restantes. A medida que andas o motor aquece, o consumo cai e os Kms restantes aumentam. Por isso, é normal consumos mais elevados no inverno em comparação com o verão.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Avatar do Utilizador
L.Sousa
Membro Gold
Mensagens: 1595
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
Localização: Coimbra

Re: E39 consumos estranhos

Mensagem por L.Sousa »

Pois como o Rafias disse o CB de vez em quando tem que ser reprogramado para os consumos reais e é normal tb que apareçam então as tais diferenças enquanto frio e quente devido aos motivos descritos.
Imagem

MIKE_MIX
Membro Juvenil
Mensagens: 52
Registado: 25 mar 2010, 21:23
O meu Carro:: 525tds E39 / 316i E30

Re: E39 consumos estranhos

Mensagem por MIKE_MIX »

L.Sousa Escreveu:Pois como o Rafias disse o CB de vez em quando tem que ser reprogramado para os consumos reais e é normal tb que apareçam então as tais diferenças enquanto frio e quente devido aos motivos descritos.
é normal que ponteiro dos litros tambem varie certo? como é feita essa reprogramação? é que dando reset ao consumo médio não vai lá, pq regista sempre a mesma media (~5.6-6l)

Avatar do Utilizador
L.Sousa
Membro Gold
Mensagens: 1595
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
Localização: Coimbra

Re: E39 consumos estranhos

Mensagem por L.Sousa »

MIKE_MIX Escreveu:
L.Sousa Escreveu:Pois como o Rafias disse o CB de vez em quando tem que ser reprogramado para os consumos reais e é normal tb que apareçam então as tais diferenças enquanto frio e quente devido aos motivos descritos.
é normal que ponteiro dos litros tambem varie certo? como é feita essa reprogramação? é que dando reset ao consumo médio não vai lá, pq regista sempre a mesma media (~5.6-6l)
Claro que sim esse ponteiro adapta-se ao consumo que ele pensa fazer então vais ver isso quando estiveres perto da reserva e de manhã ao ligareso carro aparecer a luz amarela da reserva, andas uns quilómetros com calma e a luz desaparece... Quanto à reporgramação é feita no menu secreto do CB. O que vais alterar são os valores do algoritmo respensável pelo calculo da média.
Imagem

MIKE_MIX
Membro Juvenil
Mensagens: 52
Registado: 25 mar 2010, 21:23
O meu Carro:: 525tds E39 / 316i E30

Re: E39 consumos estranhos

Mensagem por MIKE_MIX »

L.Sousa Escreveu:
MIKE_MIX Escreveu:
L.Sousa Escreveu:Pois como o Rafias disse o CB de vez em quando tem que ser reprogramado para os consumos reais e é normal tb que apareçam então as tais diferenças enquanto frio e quente devido aos motivos descritos.
é normal que ponteiro dos litros tambem varie certo? como é feita essa reprogramação? é que dando reset ao consumo médio não vai lá, pq regista sempre a mesma media (~5.6-6l)
Claro que sim esse ponteiro adapta-se ao consumo que ele pensa fazer então vais ver isso quando estiveres perto da reserva e de manhã ao ligareso carro aparecer a luz amarela da reserva, andas uns quilómetros com calma e a luz desaparece... Quanto à reporgramação é feita no menu secreto do CB. O que vais alterar são os valores do algoritmo respensável pelo calculo da média.
existe algum video a explicar como se faz isso?

MIKE_MIX
Membro Juvenil
Mensagens: 52
Registado: 25 mar 2010, 21:23
O meu Carro:: 525tds E39 / 316i E30

Re: E39 consumos estranhos

Mensagem por MIKE_MIX »

L.Sousa Escreveu:
MIKE_MIX Escreveu:
L.Sousa Escreveu:Pois como o Rafias disse o CB de vez em quando tem que ser reprogramado para os consumos reais e é normal tb que apareçam então as tais diferenças enquanto frio e quente devido aos motivos descritos.
é normal que ponteiro dos litros tambem varie certo? como é feita essa reprogramação? é que dando reset ao consumo médio não vai lá, pq regista sempre a mesma media (~5.6-6l)
Claro que sim esse ponteiro adapta-se ao consumo que ele pensa fazer então vais ver isso quando estiveres perto da reserva e de manhã ao ligareso carro aparecer a luz amarela da reserva, andas uns quilómetros com calma e a luz desaparece... Quanto à reporgramação é feita no menu secreto do CB. O que vais alterar são os valores do algoritmo respensável pelo calculo da média.
existe algum video a explicar como se faz isso?

Avatar do Utilizador
L.Sousa
Membro Gold
Mensagens: 1595
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
Localização: Coimbra

Re: E39 consumos estranhos

Mensagem por L.Sousa »

Vê se isto ajuda está em inglês.
If your OBC is not calculating the fuel economy correctly, here is what to do to recalibrate the OBC.

1) First you need to know how much the computer is out by. It might be over-reading or under-reading. The new calibration parameter will reflect this.
2) Calculations must be used using l/100 km as this is what the car's computer uses internally.
3) Use the following formula to find the new parameter:
NewParameter=Old parameter x (correct fuel economy/OBC fuel economy)
NewParameter=1072 x (6.6/7.39) = 957 This is the calculation I used for my own car

Now, you'll need to know the parameter the car is using at the moment. This can be found in the OBC 'hidden menu.
Instructions on how to get to it can be found here:
http://e90.wetpaint.com/page/BC+hidden+menus?t=anon
The parameter you are looking for is 20.00

Once you got the parameter and you have calculated the new 'recalibrated' one, you will have to enter this on the car. This part is a little messy but not so complicated.
You'll have to change one digit at the time, it works on rotation:
20.01 Change parameter for the Units
20.02 Change parameter for the Tens
20.03 Change parameter for the Hundreds

I did this a few months ago and I have been running a trial double checking OBC figures against manual calculations after every fill up. Results are:

Before change parameter was 1072:
OBC:7.4 Real:6.6

After Parameter change to 957:
1) OBC:7.8 Real:7.8
2) OBC:7.2 Real:7.0
3) OBC:6.9 Real:6.9
Imagem

Miguel Moreira
Membro Juvenil
Mensagens: 93
Registado: 10 jul 2010, 00:31
O meu Carro:: BMW 525 Tds e39 - 1997
Localização: Porto

Re: E39 consumos estranhos

Mensagem por Miguel Moreira »

Adquiri recentemente um 525 tds e39 e de facto confirmo tudo o que foi dito. O ponteiro de combustível desce conforme os km apresentados no computador de bordo. Achei estranho ao início e continuo a achar um método mal desenhado pois o ponteiro de combustível haveria de representar a quantidade existente de forma física no depósito. Funcionando desta maneira em conjunto com o alcance previsto cria sempre dúvidas em relação ao combustível que temos no carro.
Confirmo também o facto de ter menos km previstos de manhã do que à noite quando paro o carro, voltando a equilibrar no dia seguinte após os primeiros kms.

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: E39 consumos estranhos

Mensagem por jmcdpereira »

Não me parece que o. Indicador de combustível indique os kms restantes.
Aquilo é uma indicação do gasóleo que está no depósito.
Qt ao resto é normal. O computador faz a contas conforme a media dos últimos kms percorridos
Imagem
Imagem :(

Miguel Moreira
Membro Juvenil
Mensagens: 93
Registado: 10 jul 2010, 00:31
O meu Carro:: BMW 525 Tds e39 - 1997
Localização: Porto

Re: E39 consumos estranhos

Mensagem por Miguel Moreira »

No meu caso acontece claramente isso, o ponteiro desce consoante o desempenho ou seja o gasto uma vez que por exemplo poucos minutos depois de uma condução mais desportiva o ponteiro volta a subir. Como referia, o ponteiro haveria de marcar apenas e só a quantidade de combustível no depósito mas parece não ser isso que acontece.

Avatar do Utilizador
L.Sousa
Membro Gold
Mensagens: 1595
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
Localização: Coimbra

Re: E39 consumos estranhos

Mensagem por L.Sousa »

jmcdpereira Escreveu:Não me parece que o. Indicador de combustível indique os kms restantes.
Aquilo é uma indicação do gasóleo que está no depósito.
Qt ao resto é normal. O computador faz a contas conforme a media dos últimos kms percorridos
Não se trata dos kms restantes mas sim o combustível para a tua forma de conduzir. Passo a explicar se andares a abrir ele baixa mais rápido, se desligares o carro e andares com moderação ele refaz os cálculos e sobe o combustível ligeiramente. Por exemplo se estiveres quase na reserva e andares a abrir ele calcula que vais precisar de atestar mais rapidamente que se andares nas calmas pois gastas menos combustível e fazes mais quilómetros, ele tem um algoritmo que calcula o combustível restante para a tua forma de conduzir acaba por ser uma forma inteligente de te proteger a ficares sem combustível.
Se investigares em vários fóruns TODAS repito TODAS as threads comentam isto e eu confirmo tal como outros users aqui.
Imagem

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: E39 consumos estranhos

Mensagem por jmcdpereira »

L.Sousa Escreveu:
jmcdpereira Escreveu:Não me parece que o. Indicador de combustível indique os kms restantes.
Aquilo é uma indicação do gasóleo que está no depósito.
Qt ao resto é normal. O computador faz a contas conforme a media dos últimos kms percorridos
Não se trata dos kms restantes mas sim o combustível para a tua forma de conduzir. Passo a explicar se andares a abrir ele baixa mais rápido, se desligares o carro e andares com moderação ele refaz os cálculos e sobe o combustível ligeiramente. Por exemplo se estiveres quase na reserva e andares a abrir ele calcula que vais precisar de atestar mais rapidamente que se andares nas calmas pois gastas menos combustível e fazes mais quilómetros, ele tem um algoritmo que calcula o combustível restante para a tua forma de conduzir acaba por ser uma forma inteligente de te proteger a ficares sem combustível.
Se investigares em vários fóruns TODAS repito TODAS as threads comentam isto e eu confirmo tal como outros users aqui.
Mas isso é a indicação dos kms restantes. Agora no indicador de combustível nunca reparei que o tds fizesse isso.
Nem a carrinha e61.
Mas hei-de estar atento
Imagem
Imagem :(

Miguel Moreira
Membro Juvenil
Mensagens: 93
Registado: 10 jul 2010, 00:31
O meu Carro:: BMW 525 Tds e39 - 1997
Localização: Porto

Re: E39 consumos estranhos

Mensagem por Miguel Moreira »

Exacto. Não ponho em causa o algoritmo de cálculo de km previstos no computador de bordo, isso é ponto assente. Falo sim e apenas do ponteiro de combustível, esse sim haveria de descer de forma gradual consoante o nível do depósito mas não é isso que acontece. Sobe e desce consoante o andamento e parece acompanhar os km previstos do digital. ( Sem contar inclinações do carro ou posições diferentes, condução em plano apenas.)

Avatar do Utilizador
L.Sousa
Membro Gold
Mensagens: 1595
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
Localização: Coimbra

Re: E39 consumos estranhos

Mensagem por L.Sousa »

jmcdpereira Escreveu:
L.Sousa Escreveu:
jmcdpereira Escreveu:Não me parece que o. Indicador de combustível indique os kms restantes.
Aquilo é uma indicação do gasóleo que está no depósito.
Qt ao resto é normal. O computador faz a contas conforme a media dos últimos kms percorridos
Não se trata dos kms restantes mas sim o combustível para a tua forma de conduzir. Passo a explicar se andares a abrir ele baixa mais rápido, se desligares o carro e andares com moderação ele refaz os cálculos e sobe o combustível ligeiramente. Por exemplo se estiveres quase na reserva e andares a abrir ele calcula que vais precisar de atestar mais rapidamente que se andares nas calmas pois gastas menos combustível e fazes mais quilómetros, ele tem um algoritmo que calcula o combustível restante para a tua forma de conduzir acaba por ser uma forma inteligente de te proteger a ficares sem combustível.
Se investigares em vários fóruns TODAS repito TODAS as threads comentam isto e eu confirmo tal como outros users aqui.
Mas isso é a indicação dos kms restantes. Agora no indicador de combustível nunca reparei que o tds fizesse isso.
Nem a carrinha e61.
Mas hei-de estar atento
Pereira faz isso mesmo no ponteiro do combustível, experimenta andar a abrir e verás que o ponteiro desce mais rapidamente depois anda devagar everás que sobe.
Muitas vezes se andar com o depósito mais par ao vazio e a abrir a luz de reserva liga depois ando na poupança e a luz já se apaga e o ponteiro sobe.
Imagem

Responder

Voltar para “Modelo E39”