Mais um azar: Ventilador auxiliar nas couves

Série 5 modelo E39

Moderador: Staff

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Re: Mais um azar: Ventilador auxiliar nas couves

Mensagem por rafias »

Marco, temo que tenhas o mesmo sintoma que a minha tinha.

Antes da reparação: Ligo o A/C saio do carro e vejo que a ventoinha (é logo a que está por trás da grelha dos "rins" BMW) está parada.
Depois da reparação: Assim que ligo o A/C vejo que a mesma roda a baixa velocidade. Ando uns Kms quando paro vejo que ela roda com velocidade intermédia. No habitáculo faz frio intenso (também antes da reparação eu tinha-o carregado de gás de refrigeração).

Oficina onde fiz a reparação:
Car Smile
Av. Comendador Nunes Corrêa, 28 - Esp. A
Nova Carnaxide 2790-483 Carnaxide.
Tel: 917629009 / 965557510
Gerente e dono: Sr. Lourenço
GPS:38.719646, -9.230893

O que me fez escolher esta oficina foi a proximidade ao meu local de trabalho e o facto de na altura em que passei por lá para saber se podiam fazer o diagnóstico, ter visto um E60 a ser reparado.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Mais um azar: Ventilador auxiliar nas couves

Mensagem por marco pires »

Exato, é mesmo essa ventoinha que está na parte da frente, até andei lá com um pau a ver se rodava é de facto não estava presa, mas não arranca de maneira nenhuma.
Por isso o condensador não é refrigerado e a baixas velocidades o AC deixa de dar rendimento.
Amanhã já telefono para lá a ver se marco um dia para deixar o carro.
Eu trabalho na zona de Santa Apolónia em Lisboa, por isso também não fica assim faz longe.

Diz - me uma coisa; em termos de rapidez qual o teu feedback?
É que não me dá jeito estar muitos dias sem o carro, às vezes certas oficinas andam a enrolar e nunca mais se decidem.
É provável que tenha que levar um ventilador novo, em termos de tempo entre mandar vir o material, montarem e e entregarem o carro, qual é a tua opinião?
No geral qual é o feedback que podes dar em relação à rapidez, profissionalismo, etc?

E claro, um muito obrigado por teres disponibilizado o contacto e morada dessa casa, amanhã já ligo a ver para suando podem marcar, muito agradecido amigo rafias :fixe

Um abraço.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Re: Mais um azar: Ventilador auxiliar nas couves

Mensagem por rafias »

Sempre às ordens amigo Marco. Comigo o homem fez os testes com o multímetro não vá que o problema fosse do relé ou dos cabos. Para isso levou a manhã de sexta feira dia 15 (devia ter serviço com outros carros). Confirmado o diagnóstico e pagos 30 Euros, combinei para deixar o carro na terça-feira dia 19 de manhã para recolhe-lo no dia seguinte até ao fim da tarde. Assim o mecânico teria tempo para tentar reparar o ventilador. No próprio dia 19 o mecânico disse que não havia reparação possível e que era preciso encomendar a peça à BMW (Santogal) e que a entrega leva até 48 horas (tinha de vir de Espanha). Desloquei-me à oficina e paguei 520 Euros adiantados com a explicação de que especialmente para essa peça a Santogal só encomendava com pré-pagamento (Aqui eu acredito que ele meteu alguma margem por cima no valor da peça, mas pronto aceita-se já que ele teve de se deslocar à Santogal para a levantar). No dia seguinte ao fim da manhã o mecânico ligou-me dizendo que o carro estava pronto (portanto a peça chegou mais rápido), ao que eu perguntei se podia limpar os erros do CB ao que ele respondeu afirmativamente. Ao fim da tarde ao sair do emprego fui buscar o carro e tinha tudo a funcionar. Paguei de mão de obra 187 Euros e fui-me embora. Passou factura o que é bom pois recupero pelo menos 20 Euritos de desconto de 15% no IVA.
Posso dizer que fiquei satisfeito com a rapidez e com a gentileza do homem de oferecer os seus serviços de electricista na tentativa de reparar a peça. Isso na BMW seria impossível. Fiquei com a peça antiga que mesmo avariada tem algum valor monetário pelo que estou a tentar vender no OLX.
Se chegares a ir lá aquilo é uma garagem partilhada por duas oficinas mas só uma delas (a Manuel Nascimento Lda onde troquei os discos e pastilhas de trás) é que tem o cartaz cá fora. A Car Smile tem o cartaz já dentro da garagem (vê no Google Street View).

Se passares por lá dá-me uma apitadela a gente encontra-se e toma um café (contacto por PM).
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Re: Mais um azar: Ventilador auxiliar nas couves

Mensagem por rafias »

Neste video podes ver que o ventilador entra em funcionamento até sem precisar de ter o A/C ligado. Ou seja, para além de ventilar o condensador, ele também tem a função de ventilar o motor. Foi isto que me convenceu a gastar essa pipa de :carteira agora. Não queria ter outro episódio igual ao que tive há 5 anos atrás em a bomba de água estalou. Tive uma sorte enorme que não estalou mais alguma coisa como a cabeça do motor. Se não fosse esse perigo de sobreaquecimento do motor, e se fosse só para ter o A/C a funcionar, eu dispensava esta reparação agora.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Mais um azar: Ventilador auxiliar nas couves

Mensagem por marco pires »

ora viva,

pois isto até parece mentira mas é mesmo verdade:

hoje antes de telefonar para a oficina que me indicaste ainda andei a dar uma vista de olhos, abri o capot e andei ali a ver toda essa zona frontal, e surpresa das surpresas descobri a ficha do ventilador desligada uma da outra.
nem sabia que a ficha era logo ali na frente, mas quando vi aquilo pensei logo: "querem ver que esta ficha é a do ventilador e por alguma razão desencaixou".

e não é que era mesmo?

liguei a ficha uma à outra e voila, ventilador a funcionar :onfire :onfire

afinal as fichas que até estão boas e não estão partidas, por obra e graça do espirito santo desligaram-se e não faço ideia como aconteceu isso, e a razão porque o ventilador não funcionava era mesmo essa.
afinal está mais que bom, funciona impec e o assunto era apenas estar desligado :wall :wall :wall

e claro que agora o AC bomba que é um espectaculo, depois disso andei a ver se variava na rotação e assim é, faz a gestão da rotação de maneira certa como sempre foi e portanto deste assunto estou resolvido :driving

agora quando dizes que a tua começa devagar é um pouco estranho, eu quando liguei ela começou logo a alta velocidade, estava um calor abrasador tanto fora como dentro do carro e começou logo a trabalhar com bastante força, sempre foi assim porque é para arrefecer o mais rápido possivel, e depois à medida que vai ficando mais fresco abranda a rotação.
experimentei a baixar a temperatura interior para fazer mais frio, e aumenta logo de rotação de novo, portanto tudo normal como sempre foi.

no teu caso ela arrancar a baixa velocidade poderá ter a ver com a climatização ser manual, no meu caso é automático.

estou mesmo satisfeito, o que poupei !!! :carteira

obrigado pelo contacto amigo rafias, um dia destes tenho que passar na zona para ir à tal casa que indicaste para fazer o alinhamento, fica na mesma zona da oficina pelo que estive a ver no google earth, depois dou uma apitadela pois tenho todo o gosto num cafézinho contigo :fixe :fixe

um abraço
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Re: Mais um azar: Ventilador auxiliar nas couves

Mensagem por rafias »

Amigo Marco. Grande sorte que foi apenas a ficha desligada!!! Poupaste uns valentes trocos. Quanto à gestão de ventoinha provavelmente no meu caso o motor ainda estava frio quando fiz o primeiro teste. Depois de andar alguns Kms verifiquei que a ventoinha rodava mais rápido. Portanto, tudo normal nesse capítulo. O teu motor também é maior que o meu, deve aquecer mais daí que é provável que a ventoinha fique a rodar rápido mais tempo que a minha.

Confirmo, a Pneucar fica bastante perto do meu emprego e da Car Smile. Quando cá vieres dá uma apitadela.

Abraço e excelentes curvas :fixe
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Mais um azar: Ventilador auxiliar nas couves

Mensagem por marco pires »

podes crer, grande sorte.

confirmo o que disseste, começa lentamente e depois aumenta.

é que eu ontem quando liguei a ficha o motor estava quente e por isso começou logo a trabalhar no máximo, hoje a frio ligou mais lentamente e depois sim aumenta, por isso confirmo que é assim mesmo :fixe

concerteza, quando passar por aí apito :fixe

um muito obrigado por tudo :driving
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Responder

Voltar para “Modelo E39”