Mais um azar: Ventilador auxiliar nas couves

Série 5 modelo E39

Moderador: Staff

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Mais um azar: Ventilador auxiliar nas couves

Mensagem por rafias »

Boas,

Mais um azar com o meu carro. Desta vez é o moto-ventilador auxiliar (aquele associado ao condensador do A/C) que avariou. Ainda não sei custos mas deve ser algumas centenas de €€€€. Alguém tem um que queira vender?

Abraços
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Avatar do Utilizador
525_tds
Membro Gold
Mensagens: 1483
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW
Localização: Portugal

Re: Mais um azar: Ventilador auxiliar nas couves

Mensagem por 525_tds »

Qual é o sintoma do teu moto ventilador?

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Re: Mais um azar: Ventilador auxiliar nas couves

Mensagem por rafias »

Não mexe. Testados os pinos na ficha verificou-se que chega corrente, pelo que não é do relé, do fusível, do sensor de temperatura ou do pack de resistências. Portanto é do próprio motor do ventilador.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Mais um azar: Ventilador auxiliar nas couves

Mensagem por marco pires »

nem me fales em azar, à uns 15 dias o regulador do alternador do 525tds foi à vida, teve que ir de reboque até à oficina.
hoje foi a 530d exatamente com a mesma coisa, vamos ver se tambem é do regulador ou se é mesmo do alternador, vai de reboque tambem.

tenho que ir à bruxa :evil: :evil: :evil:
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Re: Mais um azar: Ventilador auxiliar nas couves

Mensagem por rafias »

Bolas Marco!!! Isto é azar demais. Eu também estou à espera do dia em que o alternador for à vida. Entretanto, disseram-me que o moto-ventilador não tem reparação possível e o orçamento para montar um novo é de 520 Euritos já com IVA. Isto inclui a mão de obra para remover o avariado e montar o novo, e não inclui os 30 Euritos que eu já paguei para me fazerem o diagnóstico. :( :(

Entretanto lembrei-me de algo que aconteceu no passado que pode estar relacionado: Em 2011 tive uma bomba de água perfurada que resultou na fuga de anticongelante e na consequente destruição das correias. Feita a reparação (termostato + bomba de água + correias) na Santogal nunca me disseram a verdadeira causa do sucedido. A explicação agora parece óbvia, o motor sobreaqueceu porque o moto ventilador já nessa altura estava avariado. Este episódio é mais uma evidência do mau serviço da Santogal que devia ter-me alertado para esta avaria já que o respectivo erro devia estar registado no CB. Outra falha foi a do Auto-pneus "o bem servir" da Brandoa que quando no ano passado me limpou a luz do AirBag disse-me que o erro do "ventilador auxiliar" era relacionado com o ventilador da chaufagem. Como a chaufagem estava a funcionar disseram-me que deve ter sido um erro passageiro resultado de um pico de corrente. Afinal era o moto-ventilador do ar condicionado!!!
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: Mais um azar: Ventilador auxiliar nas couves

Mensagem por jmcdpereira »

rafias Escreveu:
... Auto-pneus "o bem servir" da Brandoa que quando no ano passado me limpou a luz do AirBag disse-me que o erro do "ventilador auxiliar" era relacionado com o ventilador da chaufagem. Como a chaufagem estava a funcionar disseram-me que deve ter sido um erro passageiro resultado de um pico de corrente. Afinal era o moto-ventilador do ar condicionado!!!
Olha que são capazes de ter razão, eu tb tenho esse erro e está relacionado com o modulo de AC.
Já uma vez tinha avariado e a ventilação dentro do carro era sempre quente para cima e para baixo e frio para a frente, isto de verão é chato, lol, depois de mudado o modulo (comprei no OLX) ficou bom, mas agora já lá tenho o erro de novo, mas por enquanto não noto nada de especial.
O erro é a ventoinha que "suga" o ar de dentro do carro para saber a temperatura ambiente, de nada valeu mudar essa ventoinha, ficou na mesma, o problema é que não é accionada pelo modulo.
Imagem
Imagem :(

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Re: Mais um azar: Ventilador auxiliar nas couves

Mensagem por rafias »

jmcdpereira imagino que o teu A/C tem módulo automático. O meu é um módulo manual e tem 3 botões (A/C, recirculação de ar e desembaciador do vidro traseiro) e 3 reguladores (direcção do ar (face, pernas e desembaciador vidro da frente), temperatura e velocidade do ventilador de chaufagem). Já verificaste se a ventoinha do compressor roda? Se não roda quando o A/C está ligado então provavelmente tens o mesmo problema que eu e arriscas sobreaquecer o motor.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: Mais um azar: Ventilador auxiliar nas couves

Mensagem por jmcdpereira »

Lá que faz frio faz...
E pelo barulho que faz há ali ventoinhas a funcionar. Mas sinceramente nunca fui espreitar.
E sim é AC automático
Imagem
Imagem :(

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Re: Mais um azar: Ventilador auxiliar nas couves

Mensagem por rafias »

jmcdpereira Escreveu:...
E pelo barulho que faz há ali ventoinhas a funcionar. Mas sinceramente nunca fui espreitar.
...
Ligas o A/C, sais do carro e espreitas pela grelha do capôt se a ventoinha está a rodar (essa ventoinha é grande e não deve ser confundida com a ventoinha do radiador, essa sim acoplada às correias do motor). Se não estiver a rodar então tens o mesmo problema que eu.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Re: Mais um azar: Ventilador auxiliar nas couves

Mensagem por rafias »

Ventilador trocado, carro entregue e mais 187 Euros de mão de obra. Custo total 737 Euros (inclui o valor da peça, mão de obra e diagnóstico). :cry: :cry: :carteira :carteira
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: Mais um azar: Ventilador auxiliar nas couves

Mensagem por germanii »

O que interessa è que està reparado :palmas
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Re: Mais um azar: Ventilador auxiliar nas couves

Mensagem por rafias »

Outro ponto positivo: O famoso cheiro a peúgas sujas (aka cholé) desapareceu. Pelos vistos os 75 Euros de limpeza e carregamento do A/C (operação que detectou a avaria do ventilador auxiliar) compensaram.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Mais um azar: Ventilador auxiliar nas couves

Mensagem por marco pires »

rafias, a ver uma coisa:

essas ventoinhas tem que estar sempre a funcionar com o AC ligado?

no meu caso eu estive a ver e não é uma, são duas ventoinhas que tem logo ali à frente.

e por acaso com o AC ligado estavam paradas, será que isso é mesmo assim e só disparam em certas ocasiões ou tem que estar sempre a trabalhar com o AC ligado?

outra coisa que noto é que em andamento maravilha, faz frio como deve de ser, a baixas velocidades tipo em cidade, ou parado morre um pouco e o vento que sai pelas grelhas não é tão frio, nota-se bem a diferença com o frio que faz em andamento e parado ou a baixa velocidade.
será isso um sintoma dessas ventoinhas?

obrigado


ps: tenho que ver bem, se calhar é só uma ventoinha e eu estou a dizer que são duas :think
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: Mais um azar: Ventilador auxiliar nas couves

Mensagem por jmcdpereira »

Na E61 não vejo nenhuma ventoinha alem da ventoinha do radiador. Esta tudo escondido.
Imagem
Imagem :(

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Mais um azar: Ventilador auxiliar nas couves

Mensagem por marco pires »

Tenho que ver o fusível 75 e 76 que estão no parte de trás do porta luvas, são os que controlam o ventilador auxiliar, o problema é o acesso difícil mas vou tentar antes de avançar para a ventoinha, mania que a bmw tem de meter as coisas em acessos destes, não tinham lugar melhor para meter a porra dos fusíveis.
Andei com um pau hoje de manhã na ventoinha e ela anda bem sem qualquer dificuldade, mas não acciona.

Entretanto amigo rafias se for possível dares - me o contacto desse local onde fizeste a reparação agradecia, se não quiseres deixar aqui envia por PM.

Obrigado :fixe


ps- fusiveis verificados e estão bons, é mesmo da ventoinha :|

preciso de arranjar isso o mais rápido possivel, a ver se o rafias me dá o contacto da casa onde mandou reparar isso.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Responder

Voltar para “Modelo E39”