Perda de Potência 525 Tds

Série 5 modelo E39

Moderador: Staff

Miguel Moreira
Membro Juvenil
Mensagens: 93
Registado: 10 jul 2010, 00:31
O meu Carro:: BMW 525 Tds e39 - 1997
Localização: Porto

Perda de Potência 525 Tds

Mensagem por Miguel Moreira »

Boas a todos.

Nos últimos dias tenho ficado de forma intermitente sem força no meu 525 tds. Não é um problema contínuo mas tem acontecido cada vez com mais frequência. As rotações não passam das

5000, o ponteiro do consumo instantâneo não passa dos 10 l e o turbo não entra, o que parece ser a razão das rotações e do consumo instantâneo se portarem desta forma, não faz sequer o

normal fumo quando o turbo entra.

Estou com dúvidas e não sei por onde começar. Poderá ser MAF ? Limpar a EGR poderá ter algum efeito ? Serão tubos de vácuo ? Troquei também filtro de gasóleo nas últimas semanas e de facto este sintoma começou

a acontecer depois disso, mas se fosse do filtro o carro concerteza embrulhava e não era intermitente desta forma, porque quando ligo e ele fica sem potência, mantém-se assim até desligar. Na

vez seguinte volta ao normal embora nem sempre. Durante a condução não há intermitência, ou puxa bem ou não puxa de todo. O turbo poderá ter este comportamento intermitente?

Quais são as vossas opiniões em relação à causa e o que deverei tentar primeiro.

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Perda de Potência 525 Tds

Mensagem por marco pires »

viva,

primeiro para dizer que é sempre subjectivo estar a dar uma opinião desta forma, porque a maneira correcta de aferir o problema é sempre por meio de diagnóstico.

se o problema é intermitente e por vezes não tem essas perdas de potencia e anda normal, nesse caso descarto os tubos de vácuo, porque se fosse isso o problema seria permanente.

o que indicas aponta tudo para que seja mesma da MAF, se o ponteiro dos consumos não vai ao máximo carregando no acelerador a fundo em todas as mudanças, com excepção da 5ª (nesse caso só vai ao máximo com repro), então poderá ser mesmo da MAF, e penso que devias começar por equacionar essa peça.

mas como te digo, um diagnóstico é essencial para não andares a mudar peças sem necessidade.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Miguel Moreira
Membro Juvenil
Mensagens: 93
Registado: 10 jul 2010, 00:31
O meu Carro:: BMW 525 Tds e39 - 1997
Localização: Porto

Re: Perda de Potência 525 Tds

Mensagem por Miguel Moreira »

Obrigado pela rápida resposta Marco.

Vi que existem uns sprays para limpeza da maf, isso poderá eventualmente resolver o problema ?

O que dizes é absolutamente correcto, só com diagnóstico terei uma ideia precisa, no entanto mediante os sintomas poderia alguma coisa saltar à vista de experiência anteriores.

Já agora, dei uma vista de olhos muito por alto aos diagramas e não encontrei a maf, sei que estará visível, sabes precisamente o sitío ?

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Perda de Potência 525 Tds

Mensagem por marco pires »

existem sprays de limpeza sim, mas duvido da sua eficácia.
o filamento da MAF por si só não necessita de limpeza porque atinge temperaturas que incineram a sujidade, quando isso deixa de ocorrer é porque o filamento deixou de funcionar, e só com uma nova se resolve o problema, por isso tenho muitas reservas quanto à eficácia desses sprays.

a MAF está junto à caixa do filtro do ar no lado direito do motor, peça numero 1:

Imagem

entretanto será bom ver se o conversor de pressão do turbo está a funcionar bem, tambem só com um diagnóstico, peça numero 15:

Imagem
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: Perda de Potência 525 Tds

Mensagem por jmcdpereira »

Só uma achega.´
No meu antifo 318is tinha rotações inconstantes ao relantim qd ligava o motor, por vezes ia abaixo.
foi feita uma limpeza da MAF e ficou a 99%, o antigo dono já o tinha feito devido ao mesmo sintoma e mais uma vez resultou.
Mas o sintoma era só mesmo ao relenti nos primeiros minutos.
Na E61 tb já tive problemas com o conversor de pressão do turbo, o que acontecia é que o turbo não disparava, mas em andamento lento nem se notava, só notei qd apareceu um erro no quadrante, qq coisa de gases.
Imagem
Imagem :(

JOFIMO
Membro Gold
Mensagens: 5176
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Localização: Perto da Capital

Re: Perda de Potência 525 Tds

Mensagem por JOFIMO »

Miguel Moreira Escreveu:Boas a todos.

Nos últimos dias tenho ficado de forma intermitente sem força no meu 525 tds. Não é um problema contínuo mas tem acontecido cada vez com mais frequência. As rotações não passam das

5000, o ponteiro do consumo instantâneo não passa dos 10 l e o turbo não entra, o que parece ser a razão das rotações e do consumo instantâneo se portarem desta forma, não faz sequer o

normal fumo quando o turbo entra.

Estou com dúvidas e não sei por onde começar. Poderá ser MAF ? Limpar a EGR poderá ter algum efeito ? Serão tubos de vácuo ? Troquei também filtro de gasóleo nas últimas semanas e de facto este sintoma começou

a acontecer depois disso, mas se fosse do filtro o carro concerteza embrulhava e não era intermitente desta forma, porque quando ligo e ele fica sem potência, mantém-se assim até desligar. Na

vez seguinte volta ao normal embora nem sempre. Durante a condução não há intermitência, ou puxa bem ou não puxa de todo. O turbo poderá ter este comportamento intermitente?

Quais são as vossas opiniões em relação à causa e o que deverei tentar primeiro.
Sintecticamente.......MAF nas couves para remediar mete nova :fixe
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Miguel Moreira
Membro Juvenil
Mensagens: 93
Registado: 10 jul 2010, 00:31
O meu Carro:: BMW 525 Tds e39 - 1997
Localização: Porto

Re: Perda de Potência 525 Tds

Mensagem por Miguel Moreira »

Agradeço desde já a todos pelas respostas e opiniões.

Hoje comprei o spray, não sei se de facto irá resolver o problema porque o que o Marco diz faz todo o sentido sobre o filamento, no entanto por 7,50€ não custa tentar.

Se de facto for mesmo MAF o preço que me deram numa casa de peças que por norma tem muito bons preços foi de 298€, ainda uma pancada jeitosa, estava à espera de metade disso.

Não sei se por 70 80€ não compensará uma usada nem que faça 6 meses, no entanto também pode fazer 1, isso é imprevisível.

Vou experimentar o spray amanhã e logo reporto resultados. :lovebmw

Miguel Moreira
Membro Juvenil
Mensagens: 93
Registado: 10 jul 2010, 00:31
O meu Carro:: BMW 525 Tds e39 - 1997
Localização: Porto

Re: Perda de Potência 525 Tds

Mensagem por Miguel Moreira »

E já agora, obrigado Marco pelos diagramas. ;)

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Perda de Potência 525 Tds

Mensagem por marco pires »

viva,

não perdes nada em tentar ver se com o spray melhora.

usada esquece, não te meta nisso.

o preço que te deram é o normal, se for na bmw fica mais caro, mas encontras bem mais barato e de qualidade no ebay, esta por exemplo é boa e está a pouco mais de 100€ já com os portes:

http://www.ebay.co.uk/itm/MAPCO-AIR-FLO ... SwCypWoOd-

a bmw usa pierburg que são excelentes mas bem caras, não compensa ires para uma dessas porque hoje em dia há material desse de outras marcas bem mais barato e de qualidade equivalente, a MAF para o teu carro tem o part number 13622246084

vai ao ebay.co.uk ou ebay.de e mete na pesquisa 13622246084 e logo vai-te aparecer um monte de material a bons preços, consegues comprar uma por pouco mais de 60 euros mas obviamente que são de marca branca e tanto podem durar muito tempo como pouco, de qualquer maneira sempre é melhor que uma usada e nem pensar em dar 300 euros por uma nova.

se quiseres uma original tens esta pierburg por 212 euros já com portes:

http://www.ebay.de/itm/NEU-PIERBURG-7-2 ... Sw-vlVnN58
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Miguel Moreira
Membro Juvenil
Mensagens: 93
Registado: 10 jul 2010, 00:31
O meu Carro:: BMW 525 Tds e39 - 1997
Localização: Porto

Re: Perda de Potência 525 Tds

Mensagem por Miguel Moreira »

Obrigado pela dica. De facto não me tinha ocorrido o ebay mesmo mandando vir algumas coisas de tempos a tempos. A original para já estará fora de questão embora não duvide

que seja a melhor. A de concorrência que indicaste, agradeço a informação sobre a qualidade do material, essa é de facto mais aceitável. Para ser sincero estava a por em hipótese uma usada

porque não me tinha ocorrido sequer ver preços no ebay, faz muito mais sentido. Se o spray não resolver, ainda farei primeiro o diagnóstico para ter absoluta certeza ser da MAF.

O mais chato será andar uns dias com o carro quase a "arrastar-se" até que o material chegue. De qualquer forma vou postando novidades.

Miguel Moreira
Membro Juvenil
Mensagens: 93
Registado: 10 jul 2010, 00:31
O meu Carro:: BMW 525 Tds e39 - 1997
Localização: Porto

Re: Perda de Potência 525 Tds

Mensagem por Miguel Moreira »

Quanto a novidades, da parte da manhã retirei a MAF, que não se encontra num sítio muito acessível uma vez que é preciso retirar a caixa do filtro de ar e o suporte que o fixa ao motor, e fiz a

limpeza da MAF com o spray que anteriormente referi. Apliquei algumas vezes sobre o filamento ou "hot wire", deixei secar e voltei a colocar o material no devido lugar. Confesso que as minhas

expectativas eram de 50-50. Experimentei o carro e logo desde o início puxou impecavelmente bem, me parece até melhor que anteriormente mesmo quando não apresentava o problema da MAF.

Confirmei que o problema era sem dúvida alguma a MAF como muitos logo referiram e confirmei também que pelo menos neste caso o spray resultou de forma perfeita até agora, no entanto só

passaram algumas horas e não sei se terei problemas dentro de uma semana ou dentro de 6 meses. Para já está resolvido com bons resultados e por 7,50€.

Marco, reparei que a minha MAF é de facto pierburg, original, no entanto não original do carro uma vez que marcava as vulgares letras amarelas "525 tds e39" de peça de usada.

Para já problema resolvido. Fica uma imagem do spray utilizado. :lovebmw

Imagem

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Perda de Potência 525 Tds

Mensagem por marco pires »

ainda bem que conseguiste resolver o problema sem necessidade de uma nova.

é incerto se resolve definitivamente ou temporariamente, é uma questão de ires vendo o comportamento do carro e se se mantiver a puxar bem é porque resolveu.

provavelmente o anterior dono teve algum problema na MAF e optou por comprar uma usada, não tem problema nenhum.

vai vendo, se continuar a andar como deve de ser estás resolvido dessa questão :fixe


ps- obrigado pela indicação do spray que usaste, é sempre util :wink1
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: Perda de Potência 525 Tds

Mensagem por germanii »

Obrigado pela partilha :fixe
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Miguel Moreira
Membro Juvenil
Mensagens: 93
Registado: 10 jul 2010, 00:31
O meu Carro:: BMW 525 Tds e39 - 1997
Localização: Porto

Re: Perda de Potência 525 Tds

Mensagem por Miguel Moreira »

Viva a todos.

Em jeito de conclusão de post, parece-me razoável reportar resultados. O spray utilizado para limpeza da maf resolveu o problema durante alguns dias.

No entanto, o problema voltou a manifestar-se até ao ponto de acabar por se manter contínuo. É provavelmente uma peça demasiado sensível e uma vez com problemas muito

raramente deverá voltar a funcionar de formal normal.

MAF comprada no ebay por um preço muito bom quando em comparação com os preços praticados em Portugal, instalada e a funcionar na perfeição.

Pena ter demorado 2 semanas a chegar uma vez ter vindo da Bulgária, quando no "item location" (no Ebay) dizia claramente "Espanha".

Para já tudo em conformidade.

Cumprimentos :lovebmw

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Perda de Potência 525 Tds

Mensagem por marco pires »

como te disse isso do spray poderia resolver mas nunca acreditei que fosse por muito tempo, mais tarde ou mais cedo terias que comprar uma nova.

ainda bem que estás satisfeito com a que compraste e resolveste a questão :fixe :fixe
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Responder

Voltar para “Modelo E39”