sobreaquecimento após substituição de torneiras da chauffage

Série 5 modelo E39

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rpmartins
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sobreaquecimento após substituição de torneiras da chauffage

Mensagem por rpmartins »

Olá,
Acabei de chegar da oficina onde troquei a torneira da chaufagge.
Resolveu-se um problema, mas surgiu outro: o carro sobreaqueceu em menos de 5 km.

Visto que o sistema de refrigeração estava impecável antes da ida à oficina, receio que ter-se mexido na dita torneira tenha causado problema na circulação de líquido de refrigeração. :?

Parece-vos possível esta relação?

Cumprimentos.
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marco pires
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Re: sobreaquecimento após substituição de torneiras da chauffage

Mensagem por marco pires »

sim, se não abre não deixa passar o liquido da refrigeração.

há que ver se está a funcionar devidamente e abre e fecha, se está colada na posição de fechada então sim tem tudo a ver.
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“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

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Re: sobreaquecimento após substituição de torneiras da chauffage

Mensagem por rpmartins »

marco pires Escreveu:sim, se não abre não deixa passar o liquido da refrigeração.

há que ver se está a funcionar devidamente e abre e fecha, se está colada na posição de fechada então sim tem tudo a ver.
Obrigado. Lá vai ter que voltar para de onde veio, para verificação.
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marco pires
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Re: sobreaquecimento após substituição de torneiras da chauffage

Mensagem por marco pires »

acho que sim, sem duvida. :wink1
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Re: sobreaquecimento após substituição de torneiras da chauffage

Mensagem por rpmartins »

marco pires Escreveu:acho que sim, sem duvida. :wink1
Antes de lá ir, será boa ideia abrir o vaso de expansão para libertar alguma bolha de ar que eventualmente possa estar presa?
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marco pires
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Re: sobreaquecimento após substituição de torneiras da chauffage

Mensagem por marco pires »

podes tentar sim, pode ter-se dado o caso de não terem sangrado o circuito de maneira adequada, mas creio que não será disso, de qualquer maneira não perdes nada em tentar.

nesse caso mete a chaufagem no máximo de calor e o ventilador com a velocidade máxima e deixa estar assim uns 6 ou 7 minutos com a tampa do vaso aberta e motor ligado, se baixar o nivel vai adicionando.

em todo o caso atenção sempre ao ponteiro da temperatura, se passar do meio desliga logo o motor porque então não é disso.
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Re: sobreaquecimento após substituição de torneiras da chauffage

Mensagem por rpmartins »

marco pires Escreveu:podes tentar sim, pode ter-se dado o caso de não terem sangrado o circuito de maneira adequada, mas creio que não será disso, de qualquer maneira não perdes nada em tentar.

nesse caso mete a chaufagem no máximo de calor e o ventilador com a velocidade máxima e deixa estar assim uns 6 ou 7 minutos com a tampa do vaso aberta e motor ligado, se baixar o nivel vai adicionando.

em todo o caso atenção sempre ao ponteiro da temperatura, se passar do meio desliga logo o motor porque então não é disso.
Tenho a certeza que não sangraram o circuito. Foi só mudar a torneira e mais nada.
Fiz como disseste. Esteve 10 min com o vaso de expansão aberto e o nível manteve-se. A temperatura não passou dos 68ºC. Fechei o vaso e fui dar uma volta sempre com a ventilação a 32ºC , no máximo. O interior aqueceu e o moto atingiu os 118ºC. Parei o carro e baixou para os 112ºC. Esperei 2 min e desliguei.

Não consegui resolver o problema, pois não devia ter chegado aos 118ºC.
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Re: sobreaquecimento após substituição de torneiras da chauffage

Mensagem por JOFIMO »

rpmartins Escreveu:
marco pires Escreveu:podes tentar sim, pode ter-se dado o caso de não terem sangrado o circuito de maneira adequada, mas creio que não será disso, de qualquer maneira não perdes nada em tentar.

nesse caso mete a chaufagem no máximo de calor e o ventilador com a velocidade máxima e deixa estar assim uns 6 ou 7 minutos com a tampa do vaso aberta e motor ligado, se baixar o nivel vai adicionando.

em todo o caso atenção sempre ao ponteiro da temperatura, se passar do meio desliga logo o motor porque então não é disso.
Tenho a certeza que não sangraram o circuito. Foi só mudar a torneira e mais nada.
Fiz como disseste. Esteve 10 min com o vaso de expansão aberto e o nível manteve-se. A temperatura não passou dos 68ºC. Fechei o vaso e fui dar uma volta sempre com a ventilação a 32ºC , no máximo. O interior aqueceu e o moto atingiu os 118ºC. Parei o carro e baixou para os 112ºC. Esperei 2 min e desliguei.

Não consegui resolver o problema, pois não devia ter chegado aos 118ºC.
Tem de ser purgado segundo os procedimentos indicados pela BMW , não sei se o motor do teu carro é o M52 ou M52TU em 1998 existem os dois e se tem sofagem independente ou não porque os procedimentos não são os memos e tem mais purgadores, assim não te consigo ajudar sem saber o VIN do teu carro
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

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Re: sobreaquecimento após substituição de torneiras da chauffage

Mensagem por rpmartins »

JOFIMO Escreveu:
rpmartins Escreveu:
marco pires Escreveu:podes tentar sim, pode ter-se dado o caso de não terem sangrado o circuito de maneira adequada, mas creio que não será disso, de qualquer maneira não perdes nada em tentar.

nesse caso mete a chaufagem no máximo de calor e o ventilador com a velocidade máxima e deixa estar assim uns 6 ou 7 minutos com a tampa do vaso aberta e motor ligado, se baixar o nivel vai adicionando.

em todo o caso atenção sempre ao ponteiro da temperatura, se passar do meio desliga logo o motor porque então não é disso.
Tenho a certeza que não sangraram o circuito. Foi só mudar a torneira e mais nada.
Fiz como disseste. Esteve 10 min com o vaso de expansão aberto e o nível manteve-se. A temperatura não passou dos 68ºC. Fechei o vaso e fui dar uma volta sempre com a ventilação a 32ºC , no máximo. O interior aqueceu e o moto atingiu os 118ºC. Parei o carro e baixou para os 112ºC. Esperei 2 min e desliguei.

Não consegui resolver o problema, pois não devia ter chegado aos 118ºC.
Tem de ser purgado segundo os procedimentos indicados pela BMW , não sei se o motor do teu carro é o M52 ou M52TU em 1998 existem os dois e se tem sofagem independente ou não porque os procedimentos não são os memos e tem mais purgadores, assim não te consigo ajudar sem saber o VIN do teu carro
Boa tarde,´
o motor é o M52.
O sistema de aquecimento interior do veículo é do tipo independente.
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Re: sobreaquecimento após substituição de torneiras da chauffage

Mensagem por rpmartins »

Após purgar, resolvi o problema de sobreaquecimento.
No entanto, apercebi-me que os sintomas que me fizeram trocar as válvulas da torneira da chauffage se mantém: climatização correta para o lado direito, mas unicamente ar quente para o lado esquerdo.
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Re: sobreaquecimento após substituição de torneiras da chauffage

Mensagem por JOFIMO »

rpmartins Escreveu:Após purgar, resolvi o problema de sobreaquecimento.
No entanto, apercebi-me que os sintomas que me fizeram trocar as válvulas da torneira da chauffage se mantém: climatização correta para o lado direito, mas unicamente ar quente para o lado esquerdo.
..e a torneira tem a referencia indicada para esse carro (VIN) ? ou então o problema está nas portinholas do grupo da sofagem/AC, mas é estranho depois da troca
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Re: sobreaquecimento após substituição de torneiras da chauffage

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JOFIMO Escreveu:
rpmartins Escreveu:Após purgar, resolvi o problema de sobreaquecimento.
No entanto, apercebi-me que os sintomas que me fizeram trocar as válvulas da torneira da chauffage se mantém: climatização correta para o lado direito, mas unicamente ar quente para o lado esquerdo.
..e a torneira tem a referencia indicada para esse carro (VIN) ? ou então o problema está nas portinholas do grupo da sofagem/AC, mas é estranho depois da troca
As válvulas das torneiras que eu tinha estavam com as borrachas danificadas, dando sempre passagem. As da peça usada que comprei estavam boas e o eletricista que as colocou disse que funcionavam.
Possivelmente há outra avaria no sistema que surgiu em simultâneo. O que são as portinholas? Há imagens na net?
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Re: sobreaquecimento após substituição de torneiras da chauffage

Mensagem por rpmartins »

Problema resolvido com reparação do climatronic que falhava no envio de informação às válvulas da torneira.
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