Página 1 de 1

Bateria descarrega

Enviado: 31 out 2019, 10:04
por VB1983
Começo por tentar explicar muito resumidamente o problema que estou a ter com o meu carro.

Há mais ou menos 8 dias, aconteceu chegar ao carro após cerca 24h sem o ligar, dar com o carro sem bateria.
Mandei verificar a bateria e se o alternador estava a funcionar correctamente e disseram-me que o alternador estava a funcionar, mas que tinha de levar uma bateria nova porque de um dia para o outro "secava" termo do electricista!

Passado 1 semana, após novamente ter ficado o carro parado por 24h, voltou a dar sinal de falta de bateria!! E só funcionou com encosto de cabos!

Ora acho estranho o carro se for mexido durante o dia todo, ficar desligado a partir das 19/20h e voltar a ligar perto das 13h do outro dia, ele liga...mas das 2 vezes que aconteceu isto, ele teve mais de 20h parado ou seja, tempo suficiente para que algo consuma energia à bateria!

Tenho tentado combinar com um electricista que faz muitas reparações nas diversas oficinas da cidade onde vivo, mas nunca tem tempo para o meu caso, pessoa muito entendida neste ramo.
Tentei combinar com outro profissional de confiança, mas só consegue mexer no carro quase daqui a 20 dias!

Eu preciso disto resolvido, porque não posso andar sem saber o que causa o gasto de energia na bateria!

Já comecei ontem por desligar o rádio, porque em algumas leituras na net, falam no rádio, por ser antigo...comecei por aí!

Precisava aqui de umas dicas sobre o que procurar e medir para chegar à questão!

Até porque vos digo uma coisa, o carro tem quase 20 anos, mas está irrepreensível a nível geral, acreditem.

- Bagageira nova
- Debaixo do capô está como novo Tubagens, fios, plásticos...sem exagerar
- Interior encontra-se muito bem estimado, sem riscos no que diz respeito à parte frontal do carro e laterais.
- Bancos em pele, apenas com uns pequenos desgastes (poucos riscos) nada que um tratamento resolva e os deixe novos, mas até nem precisa porque está em boas condições.
- pintura de origem, apenas nas abas zona das rodas, se nota tinta a tapar tipo linhas, muito pouco. Dá a noção de ter sido raspado naquelas zonas, ao estacionar em garagem "suponho eu", de resto está irrepreensível.

Por estas razões vos sou sincero, tenho receio que ao mandar colocar nas oficinas, comecem a tratá-lo de qualquer maneira e a partir encaixes e moer parafusos. porque não tem qualquer ruído...

Podem ajudar-me dando tipo, um "passo a passo" para saber o que medir e como?

PS: Carro actualmente com 186.600km (teve apenas um dono) que reside na mesma cidade. Em breve tiro umas fotos para comprovar.

Obrigado desde já.

Re: Bateria descarrega

Enviado: 31 out 2019, 21:53
por germanii
Boas , Escuta, pode ser simplesmente Bataria usada (gasta) pelo que vejo na Net à muitas coisas que podem tirar a carga da Bataria ,mas acho melhor levar a um Especialista ,pois è Muito Complicado saber se à uma fuga ,tudo tem que ser Mesurado as tençoes e cargas :icon_duh:
Se ès do Norte conheço uma casa :idea:
Mas Espera pour outras Ajudas.

Re: Bateria descarrega

Enviado: 03 nov 2019, 16:40
por VB1983
@germanii
Obrigado pela dica. Tenho noção que poderá ser difícil de detectar, por ser inúmeras outras coisas que só visto por algum especialista, poderá resultar.

Tenho reparado numa outra situação que me tem chamado à atenção.
Ao desligar o carro, penso que seja normal ouvir sons vindo da zona do capô, como se fosse da ventilação ou algo a desligar!
Mas acontece que após 3/4h do carro estar desligado, esse som ouve-se novamente, estando o carro frio e sem uso algum, poderá ser esta a razão de algo consumir carga?!

Re: Bateria descarrega

Enviado: 03 nov 2019, 17:45
por germanii
Boas , nos Foruns falam muito desta Peça :

https://servimg.com/view/12330238/635

Re: Bateria descarrega

Enviado: 04 nov 2019, 08:54
por VB1983
@germanii

O módulo de controlo da ventilação. O meu quando o ligo está sempre memorizado com a ventilação no mínimo, nos 16º. Possivelmente o som que se ouve, poderá ser derivado à ventilação, mas isso é normal, ou deverei desligar, ou desmemorizar algo?

O rádio também já se encontra desligado desde há uns dias, tenho de desligar também a caixa dos cd´s que se encontra nas traseiras. Ir vendo por peças mais fáceis se o consumo vem daí.

Re: Bateria descarrega

Enviado: 04 nov 2019, 17:26
por germanii
Boas , sim o MOdulo ,à muitas queixas desse mesmo è uma Doença conhecida nos E39 , Tenta encontrar o fusivel 7 e tira "Tens o livro do Teu carro para ver a que corresponde",foi o Que Eu li num forum ,nao sei a que serve ,nao Tens um Multimetro ? Tambem falam de um Relay que pode conssumir corrente :icon_think:

Re: Bateria descarrega

Enviado: 05 nov 2019, 09:25
por VB1983
germanii Escreveu:
04 nov 2019, 17:26
Boas , sim o MOdulo ,à muitas queixas desse mesmo è uma Doença conhecida nos E39 , Tenta encontrar o fusivel 7 e tira "Tens o livro do Teu carro para ver a que corresponde",foi o Que Eu li num forum ,nao sei a que serve ,nao Tens um Multimetro ? Tambem falam de um Relay que pode conssumir corrente :icon_think:
Tenho os manuais todos, sim.
Ontem estive a ler o manual e se não falhou-me nenhuma página, não encontrei nada de esquema sobre fusíveis!

Mas li sobre o aquecimento auxiliar que pode ser programado e ficar ligado por determinado tempo, consoante o período de tempo que queremos. Diz lá que tal função, não deve ser feita 2 vezes consecutivas, devido a descarregar a bateria...e pelo que já dei conta, o carro acciona algo (tipo ventilação) mesmo estando desligado por algumas horas.

Como tenho o rádio desconectado das fichas, poderá mesmo assim ficar algo na memória programado?

Ontem dirigi-me a um electro auto recomendado por um amigo (porque mexe mais em bimmers) este técnico disse-me, se eu tinha instalado o rádio de origem, foi logo a primeira pergunta dele. Mas ficou de combinarmos um outro dia, porque ele estava na hora de saída!

Tenho multímetro sim, mas não sei funcionar muito bem com esse equipamento

Re: Bateria descarrega

Enviado: 11 dez 2019, 11:47
por VB1983
Boas,

Venho deixar-vos aqui o feedback sobre este problema.

A questão da bateria após a minha última interacção aqui no fórum, deu-se mais uma vez o problema, poucos dias depois e desta vez sem que o carro estivesse parado por mais de 20h.

Ao efectuar novamente o encosto dos cabos à bateria, olhei para a descrição dos fusíveis na tampa que fecha o compartimento da bateria e li que estava "ali" o dito fusível responsável pelo funcionamento do aquecimento auxiliar.

Resolvi remove-lo e desde que fiz isto, há cerca de 1 mês, nunca mais aconteceu o mesmo.
Logo, leva-me a pensar que este sistema, "roubava" consumo à bateria, porque funcionava com o carro desligado por várias vezes! Talvez a sonda/sensor desta situação não esteja boa e fizesse disparar constantemente o aquecimento.

Como tal, resolvi dizer que comigo, a remoção deste fusível deixou-me mais descansado no que diz respeito à descarga da bateria.

Re: Bateria descarrega

Enviado: 11 dez 2019, 20:45
por germanii
Boas ainda bem que Resolveste ,mas penso que Tem a Ver com o que disse mais acima ,o Modulo de Chaufagem :icon_fixe:

Re: Bateria descarrega

Enviado: 12 dez 2019, 09:00
por VB1983
germanii Escreveu:
11 dez 2019, 20:45
Boas ainda bem que Resolveste ,mas penso que Tem a Ver com o que disse mais acima ,o Modulo de Chaufagem :icon_fixe:
Boas,
Poderá ser o módulo da ventilação, como referiste...mas já passou praticamente 1 mês desde que retirei este fusível e o que é certo, não tem dado problemas neste sentido e por mim, "por enquanto" assunto resolvido! Caso venha a causar o mesmo problema, irei logo verificar esse ponto.

Re: Bateria descarrega

Enviado: 12 dez 2019, 21:09
por germanii
Ainda Bem ,talvez seja o Famoso fusivel n°7 ?