e61 não passa das 3000rpm

Série 5 modelos E60/E61

Moderador: Staff

Nanekas
Membro Iniciado
Mensagens: 16
Registado: 16 jun 2018, 09:58
O meu Carro:: BMW 520d e61 - 2006/07

e61 não passa das 3000rpm

Mensagem por Nanekas »

Boas pessoal.
Sou novo nisto.
Sou fã incondicional dos BMW em geral e, até há pouco tempo tinha uma e46 de 2001 com 136cv, a qual nunca me deu problemas de maior mas, com o nascimento do meu segundo filho o espaço ficou mais curto e optei por adquirir uma e61 de 2006 com 2,0l com 163cv.

Até há uma semana tudo se encontrava em condições, até porque fiz-lhe cerca de 30.000km em 8 meses, derivado ao meu serviço, sem qualquer tipo de problemas de maior, no entanto na semana passada, sem que nada o fizesse prever, reparei que a carrinha perdeu força e, quando aperto mais um pouco com ela não passa das 3000rpm, ora vejamos:

Em 1.ª mudança, tudo fixe.
Em 2.ª óptimo.
Em 3.ª não passa das 3500rpm mesmo que acelere a fundo
Em 4.ª não passa das 3000rpm e o ponteiro do consumo estagna nos 10L
Em 5.ª não passa das 2500rpm e o ponteiro do consumo continua sem se mexer
Em 6.ª não passa das 3000rpm e dos 160 km/h
A caixa é manual.
Não faz fumo e até chegar ás referidas rotações puxa bem mas depois.... nada....
liguei à máquina à pouco tempo para ver o que acusava e tinha vários erros, mas apagaram-se todos....

Importa salientar que a carrinha tem 350,000 km mas tem sido fiel até agora.
Gostaria de saber o que se poderá passar e se alguém me pode ajudar porque gosto muito da minha "menina" e não estou a pensar trocá-la.
Entretanto, por ouvir outras opiniões, encomendei os filtro de ar (aquele comprido) e o filtro de respiro do motor para mudar pelo sim pelo não.

Desde já agradeço a todos pelo tempo disponibilizado. :icon_lovebmw:
"Death smiles to us all... All a man can do is smile back!" :icon_fixe:

Djuganight
Membro Iniciado
Mensagens: 20
Registado: 15 nov 2017, 21:31
O meu Carro:: BMW 520d E61 - 2009/03

Re: e61 não passa das 3000rpm

Mensagem por Djuganight »

Pode ser turbo, medidor massa de ar, uma simples fuga num tubo de vácuo etc etc etc. Pode ser muita coisa.
Experimenta desligar a bateria espera uns minutos e liga novamente. Vê se resolve e por quanto tempo, só por despiste.

No entanto e como a maioria do pessoal, quando vem aos fóruns é para reportar problemas e como isto não é oficina mas sim um local de opiniões é provável que fiques mais confuso do que quando aqui chegaste.

Ps.: passa pelas apresentações ;)

Nanekas
Membro Iniciado
Mensagens: 16
Registado: 16 jun 2018, 09:58
O meu Carro:: BMW 520d e61 - 2006/07

Re: e61 não passa das 3000rpm

Mensagem por Nanekas »

Djuganight Escreveu:
16 jun 2018, 12:17
Pode ser turbo, medidor massa de ar, uma simples fuga num tubo de vácuo etc etc etc. Pode ser muita coisa.
Experimenta desligar a bateria espera uns minutos e liga novamente. Vê se resolve e por quanto tempo, só por despiste.

No entanto e como a maioria do pessoal, quando vem aos fóruns é para reportar problemas e como isto não é oficina mas sim um local de opiniões é provável que fiques mais confuso do que quando aqui chegaste.

Ps.: passa pelas apresentações ;)
Obrigado pela dica...
Aquele assunto da bateria já foi feito há pouco tempo, isto porque os meus vidros da frente, ao mesmo tempo, deixaram de mexer, nem para cima nem para baixo e logo os 2 ao mesmo tempo. Falei com mecânico amigo e ele, após verificar todos os fusíveis, desligou a bateria uns 10 min e voltaram a funcionar..

O meu problema apareceu depois mas não custa tentar de novo.

Mais uma vez obrigado
Lá se vai o subsídio de férias.... :icon_lol1:
"Death smiles to us all... All a man can do is smile back!" :icon_fixe:

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: e61 não passa das 3000rpm

Mensagem por jmcdpereira »

Desligar a bateria não vai resolver nada.
Aliás duvido que resolva alguma coisa seja ela qual for.
Se leste os erros e os apagaste tens de voltar a ler os erros, para saber quais ficaram.
Devias ter ficado com os erros para despistar, mas o mais importante é voltar a ler os erros, deves lá ter qq coisa na MAF ou actuador do turbo, ou qq coisa dessas
Imagem
Imagem :(

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: e61 não passa das 3000rpm

Mensagem por marco pires »

exato.
não basta apagar os erros, há que ver se o carro segue na mesma o que é o caso, então é voltar a ligar á maquina para ver o que apareceu de novo.
só assim se consegue ter uma ideia do problema.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Nanekas
Membro Iniciado
Mensagens: 16
Registado: 16 jun 2018, 09:58
O meu Carro:: BMW 520d e61 - 2006/07

Re: e61 não passa das 3000rpm

Mensagem por Nanekas »

jmcdpereira Escreveu:
16 jun 2018, 19:16
Desligar a bateria não vai resolver nada.
Aliás duvido que resolva alguma coisa seja ela qual for.
Se leste os erros e os apagaste tens de voltar a ler os erros, para saber quais ficaram.
Devias ter ficado com os erros para despistar, mas o mais importante é voltar a ler os erros, deves lá ter qq coisa na MAF ou actuador do turbo, ou qq coisa dessas
Assim que possível irei verificar ,novamente, os erros e darei feedback a vocês!
Ainda assim hoje falei com outro amigo meu que, com a carrinha ao relanti pediu-me para acelerar a fundo e viu que uma "vareta" (acho que foi isso que ele lhe chamou) antes do turbo não estava a mexer quando se acelerava... não disparando assim o turbo convenientemente... mas vou ligar à máquina outra vez para ficar ciente do que se passa realmente.

Obrigado pelo tempo disponibilizado! :icon_lovebmw:
"Death smiles to us all... All a man can do is smile back!" :icon_fixe:

Nanekas
Membro Iniciado
Mensagens: 16
Registado: 16 jun 2018, 09:58
O meu Carro:: BMW 520d e61 - 2006/07

Re: e61 não passa das 3000rpm

Mensagem por Nanekas »

marco pires Escreveu:
16 jun 2018, 21:33
exato.
não basta apagar os erros, há que ver se o carro segue na mesma o que é o caso, então é voltar a ligar á maquina para ver o que apareceu de novo.
só assim se consegue ter uma ideia do problema.
Obrigado pela dica! Assim que possível irei verificar ,novamente, os erros e darei feedback!
Ainda assim hoje falei com outro amigo meu que, com a carrinha ao relanti pediu-me para acelerar a fundo e viu que uma "vareta" (acho que foi isso que ele lhe chamou) antes do turbo não estava a mexer quando se acelerava... não disparando assim o turbo convenientemente... mas vou ligar à máquina outra vez para ficar ciente do que se passa realmente, entretanto vou tentar não passar dos 90 km/h! :icon_lol1:

Obrigado pelo tempo disponibilizado! :icon_lovebmw:
"Death smiles to us all... All a man can do is smile back!" :icon_fixe:

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: e61 não passa das 3000rpm

Mensagem por marco pires »

actuador da geometría do turbo
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Nanekas
Membro Iniciado
Mensagens: 16
Registado: 16 jun 2018, 09:58
O meu Carro:: BMW 520d e61 - 2006/07

Re: e61 não passa das 3000rpm

Mensagem por Nanekas »

marco pires Escreveu:
17 jun 2018, 01:39
actuador da geometría do turbo
Então e isso terá arranjo ou um novo será a possível solução???
"Death smiles to us all... All a man can do is smile back!" :icon_fixe:

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: e61 não passa das 3000rpm

Mensagem por marco pires »

a válvula não tem reparação, tem que ser nova.

Imagem

no eBay custam cerca de 70 a 80 euros, na marca nunca menos de 100 euros.

conselho: nunca comprar uma usada, nunca comprar de marca branca porque garantidamente vão durar pouco tempo, de preferencia sempre pierburg.

a part number correcta pode ser consultada no realoem, em principio será: 11747796634

mas como digo, é essencial fazer um novo diagnóstico e ver os erros que surgiram.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Nanekas
Membro Iniciado
Mensagens: 16
Registado: 16 jun 2018, 09:58
O meu Carro:: BMW 520d e61 - 2006/07

Re: e61 não passa das 3000rpm

Mensagem por Nanekas »

Boas pessoal!
Ontem voltei a ligar a "menina" à máquina e, para mal dos meus pecados, os erros foram os seguintes:

Actuador da válvula de estrangulamento (com erro)
Sensor pressão gases escape antes do filtro particulas (Sinal muito alto)
Velas de incandescência cilindro 1, 2, 3 e 4 (Interrupção)
Regul. da pressão de sobrealiment. (Divergência positiva de regulação)

O rapaz aconselhou-me a limpar o filtro de particulas e meter velas novas para começar...
Depois voltar a ligar à máquina a ver no que dá.

Sempre se vai o subsídio de férias à vida...
"Death smiles to us all... All a man can do is smile back!" :icon_fixe:

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: e61 não passa das 3000rpm

Mensagem por marco pires »

Quais os códigos de erro?
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Nanekas
Membro Iniciado
Mensagens: 16
Registado: 16 jun 2018, 09:58
O meu Carro:: BMW 520d e61 - 2006/07

Re: e61 não passa das 3000rpm

Mensagem por Nanekas »

43E2 - Actuador da válvula de estrangulamento
4D00 (ou 0O, não se percebe bem na impressão) - Sensor de pressão gases de escape antes filtro de particulas
4212, 4222, 4232, 4242 - Velas
4530 - Regul. da pressão de sobrealiment.

Acho que é tudo (e já é de mais) lol
"Death smiles to us all... All a man can do is smile back!" :icon_fixe:

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: e61 não passa das 3000rpm

Mensagem por marco pires »

43E2 - http://www.realoem.com/bmw/pt/showparts ... 1717804384 é a peça numero 16, aconselho a limpares a EGR que deve estar carregada de carvão e depois meteres a válvula nova, é uma peça cara mas é essencial para o motor funcionar em condições.

4d00 - filtro de partículas com falha na regeneração, o problema poderá estar relacionado com a falha nas velas, nesse caso aconselho primeiro que tudo a mudar a velas, como está a dar erro em todas suspeito que a unidade de comando das velas não esteja bom, convém fazer um teste à unidade de comando ligando á máquina, após velas novas ou unidade de comando, forçar a regeneração da FAP com o DIS (programa de diagnóstico) no mínimo 3 vezes, depois disso verificar se o erro se mantém.

4212, 4222, 4232, 4242 - já expliquei, mas antes de mudares as velas primeiro verifica a unidade de comando, pode dar-se o caso de as velas ou algumas das velas estarem boas mas estar a dar erro de velas porque a unidade de comando não dá sinal ás velas e não haver necessidade de meter novas ou pelo menos todas, se a unidade de comando estiver boa então as velas estão mesmo todas queimadas, a unidade de comando é algo cara, mas se não estiver boa de nada vale mudar as velas, continua com erro na mesma.

4530- é um código de erro genérico que pode ter várias causas, uma delas pode ser a EGR completamente suja ou/e causado pelo primeiro erro na valvulla de estrangulamento, por isso aconselho a limpar a EGR ou meter uma nova, a tal válvula de estrangulamento nova, verificar todos os tubos de vacuo porque pode estar com perdas de pressão, verificar depois se o erro se mantém.
caso se mantenha então trata-se do actuador que indiquei com imagem na outra mensagem, ou o sensor MAP.

tens aí algum trabalho e dinheiro para gastar, concordo com o conselho que o mecânico te deu, mas a questão do primeiro erro não está relacionado com as velas e a FAP, por isso só com uma válvula nova, e não deixes de limpar a EGR ou meter uma nova tambem alem de verificar se todos os tubos de vacuo estão bons, depois podes apagar todos os erros e ver como se comporta e o que volta a aparecer.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: e61 não passa das 3000rpm

Mensagem por jmcdpereira »

Comprei a unidade de comando das velas no ebay 30€ da Beru.
Não faço ideia qt custa na bmw.


Enviado do meu ONE A2001 através do Tapatalk

Imagem
Imagem :(

Responder

Voltar para “Modelo E60/E61”