Página 2 de 3

Re: caixa de velocidades

Enviado: 10 mar 2019, 20:53
por marco pires
alem do referido algum outro sintoma a nivel da caixa?

germanii, as mudanças de oleo devem ser a cada 70 mil, mais que isso é arriscar.

Re: caixa de velocidades

Enviado: 10 mar 2019, 21:06
por germanii
marco pires Escreveu:
10 mar 2019, 20:53
alem do referido algum outro sintoma a nivel da caixa?

germanii, as mudanças de oleo devem ser a cada 70 mil, mais que isso é arriscar.
Marco Pires se vamos por esse caminho estamos errados os 2 ,pois a BMw diz que o oléo da caixa è à vida :icon_hah:

Re: caixa de velocidades

Enviado: 12 mar 2019, 07:44
por mivieira
Não mais nenhum sintoma tudo perfeito trocar de caixa mesmo em modo sport impecável quando neste modo sempre muito rápida a trocar


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Re: caixa de velocidades

Enviado: 12 mar 2019, 08:30
por Junglas
A bmw não faz caixas.
Porquê acreditar no que eles dizem em relação a manutenção das mesmas?

A ZF fabrica as caixas que a bmw usa e recomenda mudar o óleo a cada 70 a 80 mil kms.
Porque não ouvir o que o fabricante recomenda? Ninguém melhor do que a ZF para dar recomendações.

Re: caixa de velocidades

Enviado: 12 mar 2019, 10:44
por germanii
No Meu serie 7 ,tinha todas as faturas e Caderneta e nao vi là marcado mudança de oléo da caixa e mudei aos 265000kms ,porque o queria vender mais tarde ,à Pessoas aqui em Foruns que dizem que nao mudam o oléo e nao mudarao ,à de Tudo .

Re: caixa de velocidades

Enviado: 12 mar 2019, 19:37
por Junglas
germanii Escreveu:
12 mar 2019, 10:44
No Meu serie 7 ,tinha todas as faturas e Caderneta e nao vi là marcado mudança de oléo da caixa e mudei aos 265000kms ,porque o queria vender mais tarde ,à Pessoas aqui em Foruns que dizem que nao mudam o oléo e nao mudarao ,à de Tudo .
Não percebo o contexto dessa tua resposta... eu disse que a bmw não faz caixas de velocidades. Quem as faz é a zf. Portanto as recomendações a seguir são as da zf, não as da bmw.

Re: caixa de velocidades

Enviado: 12 mar 2019, 19:41
por germanii
Junglas Escreveu:
12 mar 2019, 19:37
germanii Escreveu:
12 mar 2019, 10:44
No Meu serie 7 ,tinha todas as faturas e Caderneta e nao vi là marcado mudança de oléo da caixa e mudei aos 265000kms ,porque o queria vender mais tarde ,à Pessoas aqui em Foruns que dizem que nao mudam o oléo e nao mudarao ,à de Tudo .
Não percebo o contexto dessa tua resposta... eu disse que a bmw não faz caixas de velocidades. Quem as faz é a zf. Portanto as recomendações a seguir são as da zf, não as da bmw.
O que quis dizer que o Meu 7 tinha 265000kms quando foi mudado o oléo e Tu dizes que Tem que ser mudado todos os 80000kms e Eu no maximo aos 120000kms como Ficamos??
Se Tens um problema diz à BMw que Eles sao uma m*rda ,nao tenho culpa :)

Re: caixa de velocidades

Enviado: 12 mar 2019, 19:59
por Djuganight
Assim que comprei o meu série 5, fui deixá-lo na oficina para trocar trocar óleo, filtro e casquilhos da caixa.
Nas minhas mais irá trocar no máximo de 80 em 80 mil.
A BMW de facto não tem esta manutenção programada e alegava que o óleo era vitalício. Contudo, acho que já começaram a mudar o discurso e já começam a recomendar mudar, mas a intervenção continua a não estar incluída no plano normal

Re: caixa de velocidades

Enviado: 12 mar 2019, 21:01
por germanii
Djuganight Escreveu:
12 mar 2019, 19:59
Assim que comprei o meu série 5, fui deixá-lo na oficina para trocar trocar óleo, filtro e casquilhos da caixa.
Nas minhas mais irá trocar no máximo de 80 em 80 mil.
A BMW de facto não tem esta manutenção programada e alegava que o óleo era vitalício. Contudo, acho que já começaram a mudar o discurso e já começam a recomendar mudar, mas a intervenção continua a não estar incluída no plano normal
Vou explicar o porque dos 120000kms,quando comprei o Meu serie 6 ,como Sou Maniaco ,Fui ao Meu Mecanico desde 2013 e Engenheiro da BMw (trabalha pour conta popria) o carro tinha 108000kms ,mandei mudar oléo e filtro motor ,aqui tudo bem ,mas perguntei nao è melhor mudar o oléo da caixa ? Ele so Me disse se quer tudo bem (portanto Foi Ele que mudou o oléo da caixa do Meu serie 7 e serie 5 )do Meu serie 7 com 265000kms nao disse nada do oléo ,quanto ao serie 5,165000kms Ele disse_me o oléo estava escuro ,mas penso pour o carro ter 340cv ,imagino que a caixa sofria mais :icon_think: mas voltando ao serie 6 fui Eu que pedi para mudar o oléo ,Ele como Engenheiro podia dizer com 108000kms è melhor mudar ,mas nada ,imagino que seria para a proxima revisao o que seria a 128000kms e faço confiança Nele pois mesmo aqui em Franca nao à muitos que mudam o oléo das ZF ,""mas Estou a fugir ao Topico "" :icon_duh:

Re: caixa de velocidades

Enviado: 12 mar 2019, 21:28
por marco pires
oleos vitalicios é mito, não há nada vitalício e muito menos os oleos.
de facto a bmw indicava que oleo era vitalicio, e já agora a ZF também, mas a partir do momento que começaram a ter problemas nas caixas abandonaram esse discurso.
a caixa em causa tem problemas crónicos devido ao facto de o conversor de torque trancar em todas as mudanças, isso ajuda nos consumos mas provoca um desgaste prematuro.
a mecatrónica também tem problemas crónicos no bloco das válvulas e nos selenoides.

tudo isto era potenciado pela doutrina de oleo vitalício.

portanto independentemente do que seja dito, as mudanças devem ser feitas a cada 70 mil kms, no máximo 80 mil, mais que isso é arriscar e tanto pode nunca dar problemas, como a qualquer momento tem uma falha catastrófica da caixa.

e acreditem que uma reconstrução completa caixa + mecatrónica não fica barato.

Re: caixa de velocidades

Enviado: 12 mar 2019, 21:47
por Djuganight
Nas caixas ZF tinha a ideia de que o conversor de binário só trancava em velocidade de cruzeiro. Aliás, se prestamos atenção, até acho que dá para sentir no andamento. Pode ser placebo....
As "repros" que se fazem nestas caixas, nomeadamente, com o xHP Flashtool até apontam como uma das mais valias o trancar o conversor de binário imediatamente após o arranque. Supostamente este comportamento visa prevenir o desgaste prematuro da caixa.
Visto que sou leigo, estou confuso

Re: caixa de velocidades

Enviado: 12 mar 2019, 21:55
por marco pires
não, tranca em todas as todas as mudanças.

Re: caixa de velocidades

Enviado: 12 mar 2019, 22:06
por Djuganight
Pois, não discuto pois é algo que não percebo mas gostava de perceber

Re: caixa de velocidades

Enviado: 12 mar 2019, 22:27
por germanii
marco pires nao estas a confundir com as caixas GM ,pois as ZF nao tenho ouvido problemas :icon_think:

Re: caixa de velocidades

Enviado: 12 mar 2019, 22:38
por marco pires
Djuganight Escreveu:
12 mar 2019, 22:06
Pois, não discuto pois é algo que não percebo mas gostava de perceber

The 6HP26 is a 6 speed automatic transmission made by ZF in Germany. When it was originally put into production in 2001, it was the first 6 speed automatic installed into a passenger car. It was used in a variety of cars, including BMW, Land Rover, Roll-Royce, Ford, Maserati, Kia, Hyundai and Jaguar vehicles. One interesting fact to note is that this transmission has the capability to lock the torque converter up in all forward gears.

The 6HP uses a Lepelletier epicyclic/planetary gearset, which can provide more gear ratios with significantly fewer components. This means the 6HP26 is actually lighter than its five-speed 5HP predecessors. It also has the capability to achieve torque converter lock-up on all six forward gears, and disengage it completely when at a standstill, dramatically closing the fuel efficiency gap between automatic and manual transmissions.