Rebaixar Suspensão X5 - Classe 1 - É POSSÍVEL???

Secção para modelos Série X

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
X5_30sd
Membro Iniciado
Mensagens: 41
Registado: 17 mai 2008, 13:13

Mensagem por X5_30sd »

A unica maneira de aferir para classe 1 é se o eixo dianteiro tiver menos de 1,10m. Se tiver SEMPRE menos de 1,10m podemos pedir a tal revisão à Brisa. Mas tenho impressão que não é garantido.
1995 Volvo 855 GLT - SOLD
2001 Volvo S80 T6
2003 Volvo XC90 D5 AWD - SOLD
2004 Toyota RAV4 D-4D
2004 Volvo V70 T5
2008 BMW X5 3.0sd

Avatar do Utilizador
MINHOPTICAS
Membro Junior
Mensagens: 526
Registado: 24 out 2006, 15:06
Localização: VIANA DO CASTELO

Mensagem por MINHOPTICAS »

o interesse nao é meu, mas como vou ter que ir a uma loja da brisa, se nao me esquecer eu pergunto la...assim pode ser que faça figura de urso... :lol: :lol:
vao me lembrando que so devo ir para a semana... :driving

Avatar do Utilizador
fLA
Membro Juvenil
Mensagens: 122
Registado: 27 mai 2004, 21:13
O meu Carro:: BMW 635d E64 - 2008
Localização: Linha

Mensagem por fLA »

e resposta do meu mail.. nada.. ainda.
E64 635d - "M6"
Lotus Elise 111R

Avatar do Utilizador
TelmoFT
Membro Senior
Mensagens: 834
Registado: 25 ago 2008, 10:24
O meu Carro:: BMW 120d E82 - 2008/05
Localização: .:: Em minha casa (norte) ::.

Mensagem por TelmoFT »

Eu quando disse figura de urso foi não foi pa ofender ninguém nem foi um comentário negativo.
Eu apenas disse aquilo porque a meu ver quer tenha uma suspenção ou a outra a altura é a mesma, logo a classe que se paga é a mesma!!!

M.Cumpts
Nunca andes mais depressa que o teu Anjo da Guarda
Imagem

Avatar do Utilizador
fLA
Membro Juvenil
Mensagens: 122
Registado: 27 mai 2004, 21:13
O meu Carro:: BMW 635d E64 - 2008
Localização: Linha

Mensagem por fLA »

Bem.. dpois de alguma pesquisa e resposta da "BRISA"...

só tenho a responder... q nao é possivel o X5 ser classe 1...

aqui está a listagem dos veículos "actualizada" em 10-2008.

http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Veiculos/ ... agens.aspx

resumidamente:

O Decreto-Lei n.º 39/2005, de 17 de Fevereiro, veio estabelecer que os «veículos ligeiros de passageiros e mistos, tal como definidos no Código da Estrada, com dois eixos, peso bruto superior a 2300 kg e inferior ou igual a 3500 kg, com lotação igual ou superior a cinco lugares e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo do veículo, igual ou superior a 1,1m e inferior a 1,3m, desde que não apresentem tracção às quatro rodas permanente ou inserível, pagam a tarifa de portagem relativa à classe 1 quando utilizem o sistema de pagamento automático».

Ab, fLAVIO

a conclusão q chego é o X5 só nao poderá ser "nunca" classe 1, pela tracção. só se ele fosse apenas de 1 dos eixos permanentemente.

se alguem agora tiver "ideias" ou feito "realmente" a conversão.. q se pronuncie e explique como... e não "eu penso que...."


....cópia do mail....

Exmo. Senhor,
FLAVIO MELO BARREIRO




Nossa referência: 6200822183
Sua referência:
Data: 24.10.2008

Assunto: Portagens

Exmo. Senhor, FLAVIO MELOBARREIRO

Agradecemos desde já o seu contacto.
Temos presente a exposição apresentada por V. Exa. com data de 15.10.2008, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.
Relativamente à questão colocada informamos que, tendo em conta as suas características de origem, o veículo BMW X5 pertence à classe 2.
Os critérios de classificação de veículos, para efeitos de tarifação de portagens, são os constantes na Base XIV, do Dec. Lei 294/97 (24 de Outubro de 1997).
"1 - As classes de veículos para efeitos de aplicação das tarifas de portagem por quilómetro de auto-estrada são, por ordem crescente do respectivo valor do tarifário, as seguintes:
Classe: 1
Designação: Motociclos e veículos com uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, inferior a 1,1 m, com ou sem reboque
Classe: 2
Designação: Veículos com dois eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,1m.
Classe: 3
Designação: Veículos com três eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,1m.
Classe: 4
Designação: Veículos com mais de três eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,1m."
O regime tarifário especial aplicável aos veículos descritos no Decreto-lei 39/2005, de 17 de Fevereiro é o seguinte, para conhecimento,
#1 # Os utilizadores dos veículos que pretendam usufruir da alteração prevista no presente diploma deverão, cumulativamente:
a) Ser aderentes de serviço electrónico de cobrança;
b) Fazer prova perante a entidade gestora dos sistemas electrónicos de cobrança dos requisitos exigidos nos artigos anteriores.
2 # Para efeitos do disposto na alínea b) do número anterior, a prova deverá ser efectuada mediante documento oficial emitido pela entidade competente.#
O documento oficial com a lista de veículos que cumprem e que não cumprem os requisitos previstos no Decreto-lei n.º 39/2005 poderá ser consultado no site do IMTT # Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres (www.imtt.pt).
Caso o número de homologação que consta no livrete do veículo não faça parte desta lista deverá dirigir-se à Direcção Geral de Viação a fim de solicitar o documento comprovativo.
Sem outro assunto de momento, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos.


O DEPARTAMENTO DE CLIENTES
VASCO TRIGOSO DA CUNHA
E64 635d - "M6"
Lotus Elise 111R

Avatar do Utilizador
TelmoFT
Membro Senior
Mensagens: 834
Registado: 25 ago 2008, 10:24
O meu Carro:: BMW 120d E82 - 2008/05
Localização: .:: Em minha casa (norte) ::.

Mensagem por TelmoFT »

Pois é pessoal mas então a isso peço-lhe que lhes peça para lhe justificarem o porque de o Cayenne ser Classe1!!! Pf responda-lhes isso.
è que o Cayenne é 4x4 e tem todas as caracteristicas do X5.

M.Cumpts
Nunca andes mais depressa que o teu Anjo da Guarda
Imagem

Avatar do Utilizador
MINHOPTICAS
Membro Junior
Mensagens: 526
Registado: 24 out 2006, 15:06
Localização: VIANA DO CASTELO

Mensagem por MINHOPTICAS »

segunda feira tenho que ir a loja do porto da brisa, a ver se nao me esqueço de fazer essas perguntas.... :driving

Avatar do Utilizador
fLA
Membro Juvenil
Mensagens: 122
Registado: 27 mai 2004, 21:13
O meu Carro:: BMW 635d E64 - 2008
Localização: Linha

Mensagem por fLA »

"alguem" na Brisa foi brindado pela Porsche para terem essa "possibilidade"... ou "alguem" na Brisa tem um Cayenne e queria usufruír de classe 1, e por consequência "todos" benificiaram dessa possibilidade...

(digo eu... ehehehehhehe :roll: )

fLAVIO
E64 635d - "M6"
Lotus Elise 111R

Avatar do Utilizador
MINHOPTICAS
Membro Junior
Mensagens: 526
Registado: 24 out 2006, 15:06
Localização: VIANA DO CASTELO

Mensagem por MINHOPTICAS »

fui eu hoje a uma lopja da viaverde no porto fazer figura de urso... :lol: :lol:
fui atendido por uma menina muito gira a qual eu perguntei como pagar classe 1 ou 2 na viaverde...resposta: é muito simples...basta la ir com a folha de homologaçao e confirmar a classe de portagem, tendo suspensao pneumatica da direito a pagar menos... :driving
por isso ta tudo esclarecido...e nao fiz figura de urso... :lol: :lol:

Avatar do Utilizador
fLA
Membro Juvenil
Mensagens: 122
Registado: 27 mai 2004, 21:13
O meu Carro:: BMW 635d E64 - 2008
Localização: Linha

Mensagem por fLA »

qual folha de homologação?

aqui está lista dos carros com Classe 1..
Nao vi "BMW X5"

http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Veiculos/ ... agens.aspx

ab, fLAVIO
E64 635d - "M6"
Lotus Elise 111R

Avatar do Utilizador
MINHOPTICAS
Membro Junior
Mensagens: 526
Registado: 24 out 2006, 15:06
Localização: VIANA DO CASTELO

Mensagem por MINHOPTICAS »

do carro!!!! :driving

Avatar do Utilizador
JPimpao01
Membro Gold
Mensagens: 4232
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Localização: https://www.facebook.com/BmTechCoding/
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

O x3 tb é classe 1 e tem tracção às 4 permenente... aliás foi por essa razão entre outras que o meu pai comprou o x3....
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

Schultz
Membro Juvenil
Mensagens: 114
Registado: 18 dez 2007, 19:16
O meu Carro:: BMW 316Ti Compact 03/03
Localização: Torres Vedras

Mensagem por Schultz »

Desculpem só agora responder mas ainda nem tenha visto este tópico.
Como sou portageiro, espero esclarecer a malta.

BMW X3 - Classe 1
BMW X5 - Classe 2 (Sempre)

Como já foi dito há alguns veículos que beneficiam de redução de Classe 2 para Classe 1 na Via Verde, assim como as motas que têm desconto. Não sei se o X5 está incluído nessa lista.

Como também já foi dito, se o eixo dianteiro for menor que 1,10m podem pedir para marcar uma peritagem. Julgo que após isto vos é atribuido um cartão magnético com os dados do veículo que passam a usar quando pagam uma taxa de portagem.
Nós classificamos de classe 2, passamos o cartão e automaticamente o ecrã passa a classe 1 e é isso que é cobrado.

Espero ter ajudado.
Não é um carro. É um BMW...

Avatar do Utilizador
MINHOPTICAS
Membro Junior
Mensagens: 526
Registado: 24 out 2006, 15:06
Localização: VIANA DO CASTELO

Mensagem por MINHOPTICAS »

Schultz, na segunda feira estive numa loja da viaverde, e la a miuda (bem bonita por acaso :lol: ) disse me que com o doc. da homologaçao e a viaverde, em alguns casos o x5 pagaria classe1 por ter a suspensao pneumatica.. :driving

Avatar do Utilizador
fLA
Membro Juvenil
Mensagens: 122
Registado: 27 mai 2004, 21:13
O meu Carro:: BMW 635d E64 - 2008
Localização: Linha

Mensagem por fLA »

e a duvida.. continua...

o q me deixa... "espantado".. é que ninguem.. aqui pelo menos afirma... "EU PAGO CLASSE 1 COM O MEU X5"...

daí... :roll:

ab, fLAVIO
E64 635d - "M6"
Lotus Elise 111R

Responder

Voltar para “Série X”