CONDUÇÃO À CHUVA - DTC ON OU OFF???

Secção para modelos Série X

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
mlg
Membro Gold
Mensagens: 1898
Registado: 03 abr 2008, 09:38
O meu Carro:: 320td
Localização: Lx

Re: CONDUÇÃO À CHUVA - DTC ON OU OFF???

Mensagem por mlg »

Em velocidades baixas com mudanças "bruscas" em rotundas por vezes acho o efeito pior , o carro realmente escorrega
Imagem
Castrol SLX Powerflow 0w30 LL04 - 12€/L
Total Quartz 9000 5W40 LL01 -10€/L

Supas
Membro Juvenil
Mensagens: 213
Registado: 20 dez 2010, 02:17
O meu Carro:: 120d e87 163cv

Re: CONDUÇÃO À CHUVA - DTC ON OU OFF???

Mensagem por Supas »

Hei de ir ver ao manual do meu carro, as tinha quase a certeza que por defeito TODAS AS AJUDAS estao ligadas, ou seja mesmo que a gente desligue, se desligarmos o carro e voltarmos a ligar ele já as tem ligadas, hei de ir ver isso

Humani
Membro Iniciado
Mensagens: 26
Registado: 29 ago 2012, 18:58
O meu Carro:: BMW X3 2.0d E83 LTI

Re: CONDUÇÃO À CHUVA - DTC ON OU OFF???

Mensagem por Humani »

Crow Escreveu:Não conheço o sistema em questão mas se falarmos de bloqueio de diferencial faz algum sentido que com ele bloqueado haja mais tendencia para "escorregar" exactamente por não fazer um efeito diferencial.
Eu também penso que faça sentido o que mencionou. O que pensam os proprietários dos X?

Humani
Membro Iniciado
Mensagens: 26
Registado: 29 ago 2012, 18:58
O meu Carro:: BMW X3 2.0d E83 LTI

Re: CONDUÇÃO À CHUVA - DTC ON OU OFF???

Mensagem por Humani »

Supas Escreveu:Hei de ir ver ao manual do meu carro, as tinha quase a certeza que por defeito TODAS AS AJUDAS estao ligadas, ou seja mesmo que a gente desligue, se desligarmos o carro e voltarmos a ligar ele já as tem ligadas, hei de ir ver isso
Supas, nos BMW X o DTC está desligado por defeito. É uma funcionalidade que deve ser activada em caso de necessidade (progressão em TT, piso com neve, gelo, gravilha, perda de tracção). Não sei se nos outros modelos da BMW com DTC ele funciona da mesma forma, mas acredito que sim, pois, o objectivo é exactamente o mesmo, ou seja, compensar as perdas de aderência. A questão é que com perdas de aderência em alcatrão molhado, eu não sei se é vantajoso ligar o DTC ou mantê-lo desligado.
Última edição por Humani em 26 out 2012, 14:22, editado 1 vez no total.

Humani
Membro Iniciado
Mensagens: 26
Registado: 29 ago 2012, 18:58
O meu Carro:: BMW X3 2.0d E83 LTI

Re: CONDUÇÃO À CHUVA - DTC ON OU OFF???

Mensagem por Humani »

mlg Escreveu:Em velocidades baixas com mudanças "bruscas" em rotundas por vezes acho o efeito pior , o carro realmente escorrega
Eu também tenho essa sensação!

Humani
Membro Iniciado
Mensagens: 26
Registado: 29 ago 2012, 18:58
O meu Carro:: BMW X3 2.0d E83 LTI

Re: CONDUÇÃO À CHUVA - DTC ON OU OFF???

Mensagem por Humani »

Não há um único proprietário de um X que deixe aqui a sua opinião??!!

Humani
Membro Iniciado
Mensagens: 26
Registado: 29 ago 2012, 18:58
O meu Carro:: BMW X3 2.0d E83 LTI

Re: CONDUÇÃO À CHUVA - DTC ON OU OFF???

Mensagem por Humani »

Bem, aqui vai a resposta da BMW, sobre a questão colocada neste post:

"Nunca em momento algum usar o DTC ligado em alcatrão, pois o DST fica mais permissivo, motivando perdas de estabilidade. O DTC é funcional em pisos de fraca/ dificil tracção. Estradões de terra, piso de gravilha, neve, lama e areia, são típicos de utilização do DTC. Estradas de alcatrão seco ou molhado devem ser percorridas com o DTC desligado e DST sempre ligado. Para condução desportiva deverá desligar o DSC e DTC, tendo especial cuidado às saídas de traseira da viatura. O seu BMW ficará imprevisivel e não deverá ser conduzido na via pública."

Abraços a todos.

lontra751
Membro Iniciado
Mensagens: 5
Registado: 16 fev 2010, 09:11
O meu Carro:: " BMW 320D TOURING -09 "

Re: CONDUÇÃO À CHUVA - DTC ON OU OFF???

Mensagem por lontra751 »

Usa como está por defeito.
O DTC só se liga se a estrada tiver neve ou gelo.

Avatar do Utilizador
Crow
Membro Gold
Mensagens: 1574
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td
Localização: Sintra

Re: CONDUÇÃO À CHUVA - DTC ON OU OFF???

Mensagem por Crow »

Também andei a ler este fim de semana o manual do Mini Cooper D e existe com opção de DTC. Realmente era como dizia, é um bloqueio de diferencial que funciona bem em pisos ou situações de pouca tracção.

Em situações ditas normais deve andar desligado.

nandinhuz
Membro Iniciado
Mensagens: 3
Registado: 12 mai 2016, 06:22
O meu Carro:: BMW X5 E70

Re: CONDUÇÃO À CHUVA - DTC ON OU OFF???

Mensagem por nandinhuz »

O DTC só se desliga se ficar com o carro atascado em areia, neve, lama... etc.

DTC tem dois papéis principais: para regular a tracção e para permitir a condução de estilo desportivo, proporcionando controle de estabilidade ativo. Quando as rodas motrizes começam a perder tracção DSC começa automaticamente medidas de estabilização.

Dynamic Traction Control (DTC).
Dynamic Traction Control (DTC) allows more wheel slip and thus a more dynamic driving style with higher wheel traction and DSC controlling stability. A small amount of spin on the drive wheels improves traction when pulling off from a standstill in snow or on loose terrain.

Dynamic Traction Control (DTC) is a sub-function of the Dynamic Stability Control (DSC) system that can be turned on and off. DTC has two major roles: to regulate traction and to enable sports-style driving while providing active stability control.
When the drive wheels start losing traction the DSC automatically begins stabilisation measures. The Dynamic Stability Control system curbs the engine output and stops slip on the wheels. In exceptional situations, however, a small amount of wheel slip can be an advantage.

When driving in deep snow, slush or on loose terrain a small amount of wheel spin improves traction. For these occasions, as well as those when the drivers want a sportier driving style, the DTC can be activated by pressing a button and this allows more slip and reduces the DSC’s curbing of the engine. The result: better traction and more thrust.

The DTC also makes driving on snow and ice-free roads more dynamic. When activated, the DTC allows sporty drivers more room to manoeuvre around curves than the Dynamic Stability Control and even permits controlled drifts. The driver retains complete control over the vehicle in every situation and the Dynamic Stability Control’s stabilising measures remain active even when the DTC is activated.

Responder

Voltar para “Série X”