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História dos BMW 02

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BMW 02 Club Portugal
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História dos BMW 02

Mensagem por BMW 02 Club Portugal » quarta ago 13, 2003 14:00

No fim dos anos 50, a BMW vivia dificuldades. A marca produziu atraentes carros de luxo como o clássico 507 e alguns práticos e económicos carros que foram bem vendidos, imediatamente ao pós-guerra (Isetta, 600 e 700). Contudo, a BMW não possuía nenhum carro para o segmento médio, numa altura em que a economia da Europa estava a dar o salto após a guerra.

A BMW entra então nos anos 60 com a construção de uma nova era de carros. O BMW 1500 combinava um elevado espaço interior, design exterior compacto, boa condução, boa performance com um preço médio. Tirando alguns problemas iniciais, o carro foi um sucesso e tirou a BMW do risco de banca rota, ou pior ainda de ser comprada pela Daimler Benz. Depois do 1500 veio o 1600, 1800, 1800ti, 2000, 2000ti, 2000ti lux, e o 2000 tii.

No final da década de 60, a BMW iria construir uma série de carros que asseguraria o seu status legendário entre os seus entusiastas. Tudo começou com o 1600-2. O -2 era utilizado para identificar o novo estilo da carroçaria. O 1600 de 4 cilindros de quatro portas, foi transformado num carro compacto com duas portas, e foi um sucesso imediato.

O 1600 era um carro maravilhoso, barato, rápido, económico e fiável. Na Europa a BMW começava o processo que mais tarde conduziria à série 3 actual. O processo consistiu em catorze variações no modelo de 2 portas, não contando com o 2000 C/CS coupes, - as variações eram 1600~2, 1600 cabriolet, 1600ti, 2002, 2002ti, 1600 Touring, 1802, 1800 Touring, 2002 cabriolet, 2000 Touring, 2002tii Touring, 2002 turbo e o 1502.

Infelizmente, a legislação americana de emissão de poluentes foi introduzida em 1968, e tornou impossível a importação do motor de carburador duplo do 1600ti, embora os motores 1800ti, 2000ti lux, foram levados para os EUA nas carroçarias de 4 portas. Isto conduziu a BMW ao seu melhor carro alguma vez construído, o 2002. Por forma a não perder a potência do motor 1600ti, a BMW construiu um motor de 4 cilindros maior numa carroçaria compacta. O 2002 iria ser um carro de culto.

História por modelo

BMW 1502

Com a crise do petróleo em 1970, a BMW foi forçada a criar um carro barato, eficiente e económico. Para preencher este nicho de mercado criou o 1502. Este não era um 02 1,5 litros como sugeria, mas sim um 1,6 litros. A carroçaria estava "despida" de cromados para reduzir custos. O carro foi produzido ao mesmo tempo da série 3 que substituiram os 02 por um ano. Não era o rei das performances.


BMW 1602

Foi este chassis de 4 portas que tirou a BMW do risco de banca rota. A BMW teria desaparecido se não o tivesse desenvolvido no ínicio da década de 60.

O sucesso daquele modelo, não separou a BMW dos outros construtores da altura. Os carros eram ainda muito similares a outras ofertas. Isto mudou com o 1600-2.

Chamado 1600 nos EUA e 1600-2 na Europa, este novo carrotirou o motor 4 cilindros de uma carroçaria de 4 portas larga para uma compacta de 2 portas, mais leve e mais fácil de conduzir. Rapidamente iria ser eclipsado pelo 2002, mas criou uma nova era na BMW. Até aquela altura ninguém tinha produzido um carro para 4 pessoas, que pegasse a toda a hora, acelerasse, virasse e parasse rapidamente.

BMW 1802

O 1802 preencheu o espaço entre o económico 1602 e o desportivo 2002. Oferecia uma grande potência a um preço ainda aceitável. Contudo nunca fora importado oficialmente para os EUA.


BMW 2002

Embora o 1602 tenha sido a primeira encarnação do pequeno compacto de 2 portas para a BMW, o 2002 foi realmente o carro que solidificou a posição da marca nos EUA. Para perceber o real significado do 2002, é necessário nos lembrarmos como eram os carros até ao final da década de 60.

Em 1968 os carros eram todos compromissos. Os grandes V8 americanos eram rápidos, mas eram difíceis de conduzir. Os carros desportivos ingleses e italianos eram pequenos e rápidos, mas não eram fiáveis, e era penoso para uma familia ser transportada num deles devido à limitação do espaço. Os Alfa Berlina e os carros de 4 portas da Rover eram pouco fiáveis. A Volvo construía carros familiares mas pouco desportivos.

O 1602 mudou tudo isso. Cabiam 4 ou 5 pessoas com bagagem, pegava todas as manhas, acelerava rapidamente e conduzia-se bem. Parece difícil de acreditar, mas naquela altura não existiam outros carros que oferecessem espaço, fiabilidade e performance a um preço razoável.

A BMW, tal como outros construtores, oferecia uma versão desportiva do 1600, o 1600ti - a diferença chave eram os 2 carburadores SOLEX em vez de um. Isto aumentava a potência significativamente, mas não passava na regulamentação americana de emissão de poluentes. Tal obrigou a BMW a colocar um motor 2,0 litros na carroçaria do 1602, nascendo assim o 2002.

Por um preço não muito alto, as pessoas tinham um carro melhor ainda que o 1602. O 1602 foi o carro da mudança e o 2002 o carro de culto da BMW. Vai a todo lado, acelera, conduz-se e para como um desportivo, e o seu espaço para 4 ou 5 pessoas era fundamental.



BMW 2002 ti

As versões 1600 e 2002 tinham versões ti. A designação ti é para touring internacional, e a sua distinção eram os carburadores duplos SOLEX em vez de apenas um carburador da versão 2002 e 1602 standart. Ambas as versões tinham suspensões melhoradas bem como um relógio no painel de instrumentos.

Nenhum destes carros foi oficialmente importado para os EUA devido à legislação de poluentes. Estas fizeram o importador americano sugerir à BMW a criação do 2002.


BMW 2002 tii

Os 2002tii distinguiam-se dos seus irmãos pelo sistema de injecção Kugelfischer.


BMW 2002 turbo

O 2002 turbo foi o ultimo desenvolvimento do 2002. Foi construído entre 1973 e 1974, e foram produzidos 1672 turbos. O turbo prolongou o desenvolvimento do 2002tii através da adição de um turbo compressor KKK que aumentava a potência para os 170 cavalos. A suspensão, travões, design exterior e interior foram modificados.

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Mensagem por Kroll » quarta ago 13, 2003 14:51

É sempre bom podermos ler sobre a história da nossa marca, há quem não saiba, ou quem sabia mas não se lembrava, será mesmo assim muito bom relembrar!

Obrigado por este post. :wink:

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Re: História dos BMW 02

Mensagem por nuno_andrade21 » sexta nov 23, 2012 14:43

Muito boa a informação. Por acaso os 02 foram carros que sempre me despertaram uma certa atençao. mas nunca tinha me informado sobre o seu historial. Por acaso é um dos meus carros de eleiçao e é uma das minha futuras possíveis aquisiçoes principalmente o 2002ti

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NunesTiago
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Re: História dos BMW 02

Mensagem por NunesTiago » domingo mai 24, 2015 13:59

Bom dia,

Parabéns pelo resumo da história destes modelos.
Gostava de tirar uma duvida, alguém sabe se no documento unico dá para distinguir o 2002 e o 2002ti. Outra questão, estes modelo só o 2002ti é que traz a caixa com a primeira velocidade para trás ou alguns 2002 normais tb trazem.

Cumprimentos,
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Tiago Nunes

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Re: História dos BMW 02

Mensagem por ASantos » sexta set 02, 2016 21:20

NunesTiago Escreveu:Bom dia,

Parabéns pelo resumo da história destes modelos.
Gostava de tirar uma duvida, alguém sabe se no documento unico dá para distinguir o 2002 e o 2002ti. Outra questão, estes modelo só o 2002ti é que traz a caixa com a primeira velocidade para trás ou alguns 2002 normais tb trazem.

Cumprimentos,

Tiago a melhor maneira de distinguir um 2002 de um 2002Ti é mesmo pelo numero do motor que é igual ao numero do chassis do carro.( Se quiseres forneço-te a tabela com os numeros). Mas se quiseres tirar duvidas assim ha primeira vista, basta abrires o capot, se ao lado do radiador a carrocaria tiver o buraco para a saida do tubo que vem do filtro de ar, é um 2002 normal. O 2002 Ti como vem equipado de serie com 2 carburadores duplos, não tem esse tal buraco na carrossaria.
Quanto a caixa, os 2002Ti vem com caixa de 5 normais, de primeira para a frente, as caixas que te estas a referir são caixas utilizadas em competição, se aparecer algum carro com essa caixa é comprar logo, pois custam muito dinheiro mesmo. ;)
Off topic - bem perto da tua terra encontrei um Bmw 2002 com uma caixa dessas de primeira para traz parado numa garagem, não cheguei a tempo para o comprar, so a caixa valia mais que o carro :D

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