Página 1 de 1

BMW Isetta

Enviado: 12 mai 2010, 00:19
por Rick
Imagem

O Isetta foi idealizado pelo designer italiano Renzzo Rivolta e o seu filho Piero, que tinham a proposta de apresentar um automóvel tipicamente urbano. O modelo foi produzido a partir de 1953, pela Iso Automotoviello SpA de Milão, que já tinha actuado como fábrica de frigoríficos. Talvez seja por isso que o Isetta tinha uma única porta que se abre para a frente.

Imagem

Com dimensões muito reduzidas (2,3m de comprimento), o pequeno carro de dois lugares e forma de bolha ganhou na Itália um motor traseiro de dois tempos, com 236 cm³ de cilindrada, dois cilindros com apenas uma câmara de combustão, que desenvolvia 8 cv. Mas não fez sucesso diante do público italiano e a Iso acabou por vender os direitos de fabrico para vários países. Na Alemanha o carro foi fabricado pela BMW, na França pela Velam e no Brasil pela Indústrias Romi. O modelo foi produzido também na Austrália, Bélgica, Espanha, Venezuela e Inglaterra, onde era fabricado numa versão com três rodas. Na Itália, o Isetta deixou de ser produzido em 1956.

Imagem

Para a BMW, o Isetta foi a salvação no pós-guerra. O carro agradou pelas suas formas diferentes e foi de grande importância na recuperação da empresa. A BMW fez algumas modificações no modelo, substituindo o motor original por outro de motocicleta, refrigerado a ar, de 247 cm³ e 12 cv de potência. Em 1956, a BMW lançou a Isetta 300, com motor de 298 cm³ de cilindrada, que desenvolve 13 cv de potência. Com este motor, a pequena "bolha" alcançava a velocidade máxima de 85 km/h, com aceleração de 0 a 80 km/h em longos 40 segundos. O depósito de combustível tem capacidade de 13 litros e o carro apresenta um consumo médio de 5,5 litros para cada 100 quilômetros. A BMW produziu o Isetta até 1962.

Imagem

Dados Técnicos
Construtor - BMW
Modelo - Isetta
Ano - 1958
País de Origem - Alemanha

Motor
Tipo - 1 cilindro
Colocação - Traseira
Cilindrada (cc) - 298
Distribuição - OHV
Potência máxima (CV/rpm) - 13/5800
Binário máximo (Nm/rpm) - 19/4200
Combustível - Gasolina

Prestações
Velocidade máxima (km/h) - 85

Transmissão
Tracção - Traseira
Caixa - 4 velocidades

Dimensões
Comprimento (mm) - 2285
Largura (mm) - 1380
Altura (mm) - 1340
Distância entre eixos (mm) - 1500
Peso (kg) - 360

Imagem

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=hFEWiUbmZW8[/youtube]

Imagem

Re: BMW Isetta

Enviado: 23 mai 2010, 20:28
por oceanman
Este exemplar na Pateira de Fermentelos, em estado de concurso.... :lovebmw

Imagem

Re: BMW Isetta

Enviado: 21 jun 2010, 20:42
por CarlosAgra
um colega meu tem um... vejam em www.classicosmania.com e depois na secção dos bimmers...

cumps,
CarlosAgra

Re: BMW Isetta

Enviado: 30 mar 2011, 12:11
por casco
diferente...mas é um BMW...

Re: BMW Isetta

Enviado: 30 mar 2011, 13:06
por BlackOpenAir
casco Escreveu:diferente...mas é um BMW...
Ou não tivesse tração traseira... :lovebmw

Re: BMW Isetta

Enviado: 29 mai 2011, 18:53
por rui74
:lol1
esquesito
nem todos são perfeitos
só a ginástica que se faz só para entrar e saír uuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Re: BMW Isetta

Enviado: 28 jul 2011, 15:04
por ricardolixa
No minimo........... diferente :desconfiado

Re: BMW Isetta

Enviado: 02 set 2011, 10:07
por K471
Parece o carro que o Clarkson usou uma vez no Top Gear, que entrou pela BBC adentro com ele ehehehhe.

Re: BMW Isetta

Enviado: 01 dez 2011, 16:47
por Tacch
esquesito mesmo... mas vamos pensar positivo é mais um entesessor das belas maquinas que hoje
pertencem a bmw. se bem que eu acho que os carros de hoje nao tem muito a ver com este modelo mas
foi talvez por isso aprenderam com os erros.... hihih

Re: BMW Isetta

Enviado: 12 jan 2012, 02:39
por IlidioM3
Não me importava nada de ter um deste :D
Por cá ainda só vi um, e estava numa oficina parado =/

Re: BMW Isetta

Enviado: 28 fev 2012, 21:26
por Carlos Tavares
Para mim simplesmente genial, e ainda tenho o previlégio de poder dizer, que um dia andei de Isetta!!!
Sim em miudo, cheguei a andar no do meu tio, ele teve um azulinho e até me lembro que uma vez no Guincho, deixou la a panela de escape... :lol1 :lol1 :lol1
Talvez por isso, hoje e depois de andar em tantos outros modelos historicos desta grande marca, a paixão ficou e nunca se desvaneçeu, prevaleçe intacta após todos estes anos, e quero seguir em frente enquanto tiver forças e saude, ah e posses claro, para ja coleçiono 4 modelos e todos eles me deixaram saudades, espero não me ficar por aqui, so ainda não sei o que vira a seguir ao E36, sei la talvez um série 6..., sim esse mesmo aquele dos anos 70 que para mim bem mais bonito que o seu sucessor, embora este ultimo para mim ganhou a traça antiga em certos aspectos e muito se assemelha ao primeiro modelo!!! Um Isetta, bem ja estive tentado em comprar um ha uns anos atras, estava em Pombal era vermelho e estava a andar, so que o meu tio alertou-me, para o facto de ter algumas dificuldades em arranjar peças para o mesmo, daí ter recuado na decisão, mas ja agora aqui vos deixo a panoplia de carros, que o meu tio na altura teve e que eu tive o previlégio de andar...:
- BMW Isetta.
- BMW 700.
- BMW 1500.
- BMW 1800.
- BMW 1502.
- BMW 1602.
- BMW 2002.
- BMW 316 1.8 E21 (Anos depois acabou por ser o meu 1º carro, mas o 315).
- BMW 2000ti.
- BMW 2000.
A culpa por esta paixão, bem a posso agradeçer ao meu tio, ele adorava BMW e dizia na altura, que era o melhor carro do mundo, eu peço desculpa, mas concordo plenamente com ele... :wink1
O seguimento que eu dei...:
- BMW 315 E21.
- BMW 524Td E28.
- BMW 525Tds Touring E34.
- BMW 320i E36 (actual).
Acho que ainda me falta um longo caminho, para chegar aos calcanhares do meu tio, quem sabe talvez um dia, dizem que as 6ª feiras a noite a sorte tem por habito mudar a vida de algumas pessoas, eu estou a espera da minha, so que não jogo!!! :lol1 :lol1 :lol1 :lol1
A todos um grande abraço e boas curvas. :fixe :driving :lovebmw :lovebmw :lovebmw :lovebmw

Re: BMW Isetta

Enviado: 04 mai 2012, 12:08
por mota_91
bem a primeira vez que vi esse carro foi numa novela brasileira que dava na sic e logo fiquei interessadíssimo por saber quem era o culpado por fazer andar aquela coisa na rua que tanta piada me tem e vontade de ter um ...

a minha primeira pesquisa na Internet foi "carro com uma porta na frente" XD ... apareceram varias versões e a que se realçou mais foi a da BMW, e bem só uma ideia destas para ser desenvolvida por uma grande marca :)

acho aquele carro demais... isto porque adoro carros antigos tipo Mimi... e outros mais...
só que ter esses carros implica ter uma garagem e espaço e actualmente bastante dinheiro para os comprar e é uma coisa que pouca utilidade se dá a nao ser o prazer de o conduzir... e coisa que temos que deixar sempre para ultimo plano nesta vida...infelizmente...
talvez um dia possa ter alguns desses clássicos!
:D

Bom post ;)