BMW Fxx - Codificações

Área de novidades, opiniões e sugestões

Moderador: Staff

Vale a pena criar um tópico para Codificações nos Fxx?

Sim
15
68%
Não
0
Sem votos
Não sei o que è isso das codificações
7
32%
 
Total de votos: 22

AntonioPinto
Membro Iniciado
Mensagens: 9
Registado: 10 jul 2014, 19:41
O meu Carro:: BMW 320d xDrive (F30) - 2014/06

BMW Fxx - Codificações

Mensagem por AntonioPinto »

Olá a todos,

Será que alguém sabe se existem utilizadores do fórum com chassis Fxx em numero suficiente que justifique criar um tópico relacionado com codificações? Nada de repros só coding!

A minha pergunta prende-se com o facto de ter iniciado à algum tempo as codificações no meu F30, e como tem corrido muito bem, pensei em partilhar as experiências mas só fará sentido se tiver "audiência", o que acham?

Aquele Abraço

Já agora as fotos das mods. (Alterações já feitas mas sem fotos - Removido o "M-Performance" das embaladeiras e as ponteiras do escape foram metidas mais à face do para-choques)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Última edição por AntonioPinto em 08 set 2014, 21:34, editado 1 vez no total.

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: BMW Fxx - Codificações

Mensagem por germanii »

Muito Bonito :palmas :palmas
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

PSILVA
Membro Juvenil
Mensagens: 118
Registado: 11 out 2008, 18:47
O meu Carro:: M3 E36 3.0

Re: BMW Fxx - Codificações

Mensagem por PSILVA »

Boas que programas usas e que cabo se deve comprar para F31?

AntonioPinto
Membro Iniciado
Mensagens: 9
Registado: 10 jul 2014, 19:41
O meu Carro:: BMW 320d xDrive (F30) - 2014/06

Re: BMW Fxx - Codificações

Mensagem por AntonioPinto »

PSILVA Escreveu:Boas que programas usas e que cabo se deve comprar para F31?
Olá,

E-Sys 3.25 e PSdZData 53.4 Lite Version com um cabo ENET Interface Cable (OBD2 to Ethernet.

Abraço

PSILVA
Membro Juvenil
Mensagens: 118
Registado: 11 out 2008, 18:47
O meu Carro:: M3 E36 3.0

Re: BMW Fxx - Codificações

Mensagem por PSILVA »

Obrigado

AntonioPinto
Membro Iniciado
Mensagens: 9
Registado: 10 jul 2014, 19:41
O meu Carro:: BMW 320d xDrive (F30) - 2014/06

Re: BMW Fxx - Codificações

Mensagem por AntonioPinto »

Olá a todos,

Como temos pessoal que votou em "Não sei o que è isso das codificações", passo a tentar explicar.

As codificações servem para alterar/activar opções que estão presentes no "programa" que gere o comportamento de diversos componentes dos nossos carros mas a BMW ou os não activou ou o seu funcionamento não corresponde às nossas expectativas.

Por exemplo, eu não gosto que o "Start/Stop" esteja sempre activo cada vez que ligo o carro, solução alterar o comportamento desta opção para que cada vez que se liga o carro seja a ultima configuração que seja utilizada, no meu caso está sempre desligada e não tenho de fazer nada quando ligo o carro. Outro exemplo será o de ligar o farol de nevoeiro respectivo cada que se curva ou até activar a configuração "Sport+" em carros que não a tenham activa. Existem dezenas de alterações que podem ser feitas usando para isso um computador portátil, de preferência, um programa que irá ler e actualizar o "programa" e um cabo para se ligar ao carro.

A isto se chama codificação, não confundir com reprogramação que "mexe" com os parametros do motor, e é só uma forma de tornar o nosso carro mais próximo daquilo que gostamos como condutores dos nosso BMWs.

Espero ter feita uma descrição adequada... alguma dúvida, é só dizer.

ABraço

Almeidafe
Membro Iniciado
Mensagens: 22
Registado: 17 ago 2013, 00:11
O meu Carro:: Bmw 330D E93

Re: BMW Fxx - Codificações

Mensagem por Almeidafe »

Um bocadinho off-topic, apenas para comentar que o teu carro está muito bonito!

Eu sou daqueles que não gostam da estética do F*, mas depois de ver o teu começo a mudar de ideias :)

AntonioPinto
Membro Iniciado
Mensagens: 9
Registado: 10 jul 2014, 19:41
O meu Carro:: BMW 320d xDrive (F30) - 2014/06

Re: BMW Fxx - Codificações

Mensagem por AntonioPinto »

Almeidafe Escreveu:Um bocadinho off-topic, apenas para comentar que o teu carro está muito bonito!

Eu sou daqueles que não gostam da estética do F*, mas depois de ver o teu começo a mudar de ideias :)
Obrigado :driving

AntonioPinto
Membro Iniciado
Mensagens: 9
Registado: 10 jul 2014, 19:41
O meu Carro:: BMW 320d xDrive (F30) - 2014/06

Re: BMW Fxx - Codificações

Mensagem por AntonioPinto »

Olá a Todos,

Codificações já efectuadas e a efectuar,

Parte I (Efectuadas):

01. Guardar em memória se o ar condicionado e/ou ventilador estava ou não ligado e usar essa configuração quando se ligar de novo o veiculo
02. Fechar/Abrir os espelhos retrovisores/janelas/tecto de abrir com o Comando ou através do ComfortAccess após zero(0) segundos
(Nota: Os espelhos retrovisores recolhem/abrem logo mas o resto tem de se manter pressionado o comando ou manípulo da porta para fechar/abrir completamente)
03. Alterar ecran iDrive do iDrive para "M"
04. Alterar os mostradores Sport+ para vermelho e prata
05. Activar a opção de ligar a "Luz de Nevoeiro" respectiva quando se vira e o sinal de mudança de direcção respectivo está activado
06. Activar a opção de ligar as "Luzes de Nevoeiro" quando se destranca o veiculo
07. Alterar o numero de vezes, de 3 para 5, que as luzes(pisca-pisca) piscam (quando se dá um toque leve no manípulo)
08. Activar a opção de acender as luzes nos manipulos das portas quando a marcha-atrás é engrenada
09. Alterar as notificações sonoras para (BMW_I)
10. Alterar a função Auto-Start-Stop para desligado ou memorizar a ultima configuração ao desligar o veiculo
11. Alterar a função Eco-Pro para ser a configuração por defeito sempre que ligar o veiculo
12. Alterar o Logo do tablier de BMW para M Performance

Parte II (a efectuar):

DVD/Video
13. Activar DVD a qualquer velocidade sem restrição portas fechadas e sem restrição de travão de mão activo (ainda a pensar se faço..)
14. Adicionar a opção de visualizar/guardar no HDD um Video a partir da porta USB
15. Adicionar os codecs XVID/XVCD/OGG para visualização de Videos nestes formatos
16. Adicionar a opção "Menu" durante a visualização de um DVD/Video

Parte III (a efectuar):
Luzes
17. Adicionar opção de Menu no iDrive para "Luzes Ambiente"
18. Adicionar opção para separar a configuração das "Luzes de Ambiente" e da luz do Tablier

Parte IV (a efectuar):

Navegação
19. Adicionar a opção de "Combustível" para se perceber, na rota, onde será melhor abastecer.
20. Adicionar à Navegação a opção de Visualização da Rota (Preview)
21. Adicionar a opção de importar uma rota através da porta USB
22. Adicionar opção, posição actual, à Navegação
23. Adicionar opção para o Mapa efectuar um Zoom quando se aproxima de uma curva/interseção
24. Adcionar coordenadas GPS ao ecran do Mapa
25. Adicionar a opção de sugerir uma paragem para reabastecer when calcula que poderá ficar sem combustivel
26. Activar opção de escolher os POIs (Pontos de Interesse) ao longo da rota e navegar para lá se escolhido
27. Activar a opção de visualizar a rota e "navegar" a mesma

Parte V (a efectuar):

Diversos
28. Adicionar gráfico do Efficient Dynamics ao Tablier (da Esquerda para a Direita ou da Direita para a Esquerda)
29. Activar por defeito o "Assistente de Máximos" sempre que ligar o veiculo
30. Activar Menu do Radio
31. Activar indicação da data na lista de chamadas
32. Activar Chamadas Recentes no Tablier
33.Adicionar menu para carros xDrive com grafico da Distribuição do Torque

A investigar

Activar BMW LIVE
Activar BMW Apps

Abraço

JCG
Membro Iniciado
Mensagens: 36
Registado: 28 jul 2010, 00:11
O meu Carro:: BMW F10 (520d auto)

Re: BMW Fxx - Codificações

Mensagem por JCG »

Existe algum tutorial de como se faz essas coisas, ou tens feito por tentativa/erro? Quais os problemas que podem acontecer se a programação correr mal? Dá para fazer um backup antes de se mexer nos settings? Tenho um F10 e existem alguns desses parâmetros que já fizeste que gostaria de os ter activos, tais como: 1,4,7

AntonioPinto
Membro Iniciado
Mensagens: 9
Registado: 10 jul 2014, 19:41
O meu Carro:: BMW 320d xDrive (F30) - 2014/06

Re: BMW Fxx - Codificações

Mensagem por AntonioPinto »

JCG Escreveu:Existe algum tutorial de como se faz essas coisas, ou tens feito por tentativa/erro? Quais os problemas que podem acontecer se a programação correr mal? Dá para fazer um backup antes de se mexer nos settings? Tenho um F10 e existem alguns desses parâmetros que já fizeste que gostaria de os ter activos, tais como: 1,4,7
Olá,

Existem diversos documentos em Inglês que explicam como se deve fazer, o problema é a enorme quantidade de "lixo" que se encontra por aí e "navegar" por esse lixo e perceber o que está correcto foi o maior desafio.

Tentativa/Erro não foi a minha opção, tentei perceber a melhor abordagem e escrevi o meu próprio manual, adquiri o programa e o cabo respectivo. Claro que na primeira vez suei que nem um doido e só quando o programa deu a mensagem de codificação OK é que voltei a respirar. Agora é rotina...

Quando a codificação corre mal o resultado, da minha experiência, é não atingirmos o objectivo, eg: a opção não fica activada. Em outros casos pode correr mal quando se começa a mexer em valores de intensidade e sensibilidade da luzes que podem resultar em danos nos faróis ou por outro lado andarmos à escuras. Este tipo de alterações devem ser feitas num ambiente controlado e sempre a guardar os valores para que se saiba sempre o que se está fazer. De qualquer forma existe documentação com os valores por defeito, no caso de se perder ou não fazer a cópia de segurança, pelo que voltar à configuração original não apresenta grande problema.

Em relação à cópia de segurança, sim, sem dúvida que existe essa possibilidade e foi a primeira coisa que fiz, adicionalmente, faço uma cópia de segurança a cada codificação para ter um histórico.

As codificações de que falas foram feitas sem problema.

Se puder ajudar em mais alguma coisa, é só dizer.

Abraço

JCG
Membro Iniciado
Mensagens: 36
Registado: 28 jul 2010, 00:11
O meu Carro:: BMW F10 (520d auto)

Re: BMW Fxx - Codificações

Mensagem por JCG »

Já agora essa documentação que tens dará também para o F10? Consegues indicar um link onde tenha as codificações possíveis para um F10? Eu tenho o cabo que liga OBD/ethernet mas só o conseguiu usar quando me emprestaram um portátil com XP, e tenho no meu o win8.1. O SW que indicaste dará para o W8.1? Como disse eu só gostaria de fazer alterações simples.

AntonioPinto
Membro Iniciado
Mensagens: 9
Registado: 10 jul 2014, 19:41
O meu Carro:: BMW 320d xDrive (F30) - 2014/06

Re: BMW Fxx - Codificações

Mensagem por AntonioPinto »

JCG Escreveu:Já agora essa documentação que tens dará também para o F10? Consegues indicar um link onde tenha as codificações possíveis para um F10? Eu tenho o cabo que liga OBD/ethernet mas só o conseguiu usar quando me emprestaram um portátil com XP, e tenho no meu o win8.1. O SW que indicaste dará para o W8.1? Como disse eu só gostaria de fazer alterações simples.
Olá,

Sim a documentação é genérica para os Fxx embora possam existir diferenças consoante tens um tipo de iDrive ou outro (CIC ou NBT).

Acede aqui: http://www.bmwcodingdatabase.com/ que tens um trabalho interessante.

Eu tenho o software a correr num Windows 7 Pro, não gosto muito do Windows 8 mas penso que deve correr, pelo menos em modo de compatibilidade deve correr de certeza.

Quase todas as codificações são encriptadas na leitura e na escrita, para isso é necessário um token e PIN. Isto para dizer que mesmo que encontres o software para baixar verifica se tem o token e PIN associado, se não tiver não vai servir para grande coisa...

Abraço

JCG
Membro Iniciado
Mensagens: 36
Registado: 28 jul 2010, 00:11
O meu Carro:: BMW F10 (520d auto)

Re: BMW Fxx - Codificações

Mensagem por JCG »

OK. Já instalei o "BMW Coding DB", mas aquilo com tanto coisa em "German", faz-me ficar com medo de mexer em algum parâmetro que não deva. Vou ter que ver mais alguns videos no youtube para perceber se faço alguma coisa ou não.
Obrigado pela informação. Não é normal alguém estar disponível para divulgar os conhecimentos, neste mundo onde cada um quer guardar tudo para si.

AntonioPinto
Membro Iniciado
Mensagens: 9
Registado: 10 jul 2014, 19:41
O meu Carro:: BMW 320d xDrive (F30) - 2014/06

Re: BMW Fxx - Codificações

Mensagem por AntonioPinto »

JCG Escreveu:OK. Já instalei o "BMW Coding DB", mas aquilo com tanto coisa em "German", faz-me ficar com medo de mexer em algum parâmetro que não deva. Vou ter que ver mais alguns videos no youtube para perceber se faço alguma coisa ou não.
Obrigado pela informação. Não é normal alguém estar disponível para divulgar os conhecimentos, neste mundo onde cada um quer guardar tudo para si.
LOL o que está em alemão são as próprias opções do carro, depois tens para a direita uma coluna em Inglês que explica o que cada uma das opções faz.

Obrigado pelo agradecimento. Information is the resolution of uncertainty!

Abraço

Responder

Voltar para “Novidades/Opinioes/Sugestões”