GPL - Gás de Petróleo Liquefeito

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
Rick
Membro Juvenil
Mensagens: 88
Registado: 12 mar 2008, 22:48
O meu Carro:: Corsa C

GPL - Gás de Petróleo Liquefeito

Mensagem por Rick »

Imagem

O gás de Petróleo liquefeito consiste numa mistura de gás propano com butano, ou seja, é um subproduto da refinação do petróleo bruto. A transformação de um carro a gasolina para GPL tem um custo médio que ronda os 1600 euros, podendo ser um pouco mais caro para os motores mais complexos. Uma das grandes desvantagens é que esta alteração num carro novo acarreta a perda da garantia do motor e do sistema eléctrico (razão porque os carros mais antigos são os mais utilizados), em contrapartida, a economia que a utilização do GPL em relação à gasolina ultrapassa largamente os 50 por cento.

A escolha do depósito
Apesar das óbvias vantagens económicas, uma instalação GPL comporta alguns inconvenientes, mesmo numa viatura fora da garantia. Um deles é a montagem do depósito do GPL no porta-bagagens, podendo reduzir a capacidade da bagageira no caso do depósito ser cilíndrico ou roubar o espaço reservado ao pneu sobresselente no caso de optarmos por um depósito toroidal.

Imagem

Em qualquer dos casos, o GPL é armazenado no estado liquido, sendo esta uma das razões porque o enchimento nunca é total, de forma a que fique sempre no interior do depósito uma zona de expansão, para evitar que, com a temperatura, a pressão interna suba demasiado.
Associado ao depósito mas não fazendo parte deste encontra-se uma multiválvula, que tem por função controlar a entrada e saída do GPL no estado líquido e também o enchimento e eventuais descargas para o exterior, caso a pressão interna atinja valores elevados.

Imagem
Uma vez escolhido o tipo e o local de montagem do reservatório, o passo seguinte consiste em instalar as tubagens que conduzem até ao motor, onde é montada a gestão electrónica que controla a injecção do GPL. É nesta fase que se instala uma válvula eléctrica de corte na tubagem, que só abre quando a ignição é ligada, para além da que está junto ao depósito.

Três tipos de sistemas
Na escolha do tipo de instalação podemos escolher entre o sistema tradicional ou o de injecção electrónica. A primeira solução pode ser facilmente instalada em qualquer tipo de motor e funciona segundo o princípio básico de carburação, em que qualquer combustível (neste caso o GPL) se mistura com o elemento comburente (oxigénio).
Este sistema tem como equipamento principal um misturador instalado na admissão de ar, um gaseificador (para garantir que o GPL chega ao motor no estado gasoso e nas proporções ideais) e um comutador que, normalmente, se encontra instalado no interior da viatura para podermos comutar o uso do GPL ou da gasolina. Este deve estar situado num local visível e também indicar a quantidade de GPL que se encontra no depósito.

Imagem

O sistema de injecção electrónica é mais completo, pelo que, existem kits específicos para cada modelo e tipo de motor. Este é composto por injectores de GPL, um doseador de caudal para garantir a mesma quantidade de GPL para cada injector, a centralina de injecção e o comutador.
A centralina não é mais nem menos que um comutador que recolhe e analisa um conjunto de dados, a fim de ajustar a injecção. Este sistema permite optimizar a utilização do GPL no que diz respeito ás prestações e á economia.
Existe ainda um terceiro tipo de instalação que junta um pouco das duas tecnologias descritas. Os três tipos de instalação aplicam-se, desde os motores mais antigos, com carburador, até aos mais modernos, com injecção multiponto, passando pelos carburadores electrónicos ou injecção monoponto.

Testes finais
Imagem
Depois da montagem feita é altura de se fazerem as afinações finais para que o motor trabalhe com o máximo de rendimento, quer quando trabalha a GPL, quer quando trabalha a gasolina. Para isso, são feitas várias leituras, nomeadamente de CO (monóxido de carbono) e efectuados os ajustes necessários na centralina.
Este teste final deverá decorrer durante algumas dezenas de quilómetros, principalmente se o sistema escolhido for o tradicional. Este tipo de instalações exigem, muitas vezes, uma segunda ou até uma terceira afinação durante as primeiras semanas de utilização.

Kits á medida
Imagem
Os kits de GPL são hoje à medida de cada modelo e variam conforme o tipo de alimentação do motor. As motorizações mais antigas, que ainda utilizam carburador, requerem os sistemas mais simples, enquanto os sistemas de injecção mais recentes recorrem a kits mais complexos.
Os preços da instalação podem variar entre os 800 e os 2500 euros. Por exemplo, para um Citroen C4 com motor de 4 cilindros a gasolina o preço é de 1620 euros, enquanto para um Bmw M5 da geração anterior com motor de 6 cilindros o preço sobe para os 2500 euros. O depósito está incluído, mas a sua capacidade e formato são à escolha.

Perguntas mais frequentes
Imagem

O GPL aumenta o consumo? Em que percentagem?
Sim, mas percentagem depende do kit montado e da sua afinação. No entanto, testes realizados registaram um desvio de cerca de 20 por cento. Mesmo assim, a poupança é significativa.

Porque é que o GPL polui menos que a gasolina?
Porque os combustíveis gasosos possuem uma baixa relação entre o número de moléculas de carbono e de hidrogénio, produzindo uma menor quantidade de monóxido de carbono (CO2) e maior quantidade de vapor de água.
Além disso, como se misturam mais facilmente com o ar, dão origem a misturas mais homogéneas e por isso mesmo, mais fáceis de queimar.

Porque é que o GPL não pode ser utilizado nos motores a gasóleo?
Teoricamente, não é de todo impossível que um motor a gasóleo funcione com GPL, no entanto, o seu desempenho requer uma afinação muito difícil de obter. Porquê? Porque a velocidade de propagação da chama é mais baixa que a dos combustíveis líquidos e, por isso, o motor necessita de uma energia de ignição maior. Isto implica rever o processo de ignição do motor diesel.

O autocolante no exterior da viatura é mesmo necessário?
Infelizmente, é. Segundo a legislação, a falta desse elemento identificador dá direito a multa. Houve, no entanto, uma revisão dos espaços de estacionamento que podem receber os carros com sistemas GPL. Desde que sejam arejados é possível estacionar.

Porque é que o depósito de GPL não se pode encher na totalidade?
Por questões de segurança, o depósito só enche até 80 por cento. Os outros 20 por cento servem para criar uma câmara de expansão para evitar que, com o aumento da temperatura, a pressão dentro do depósito não suba para níveis perigosos. O controlo do enchimento é feito por uma válvula que está junto do depósito. Ela interrompe o enchimento quando o depósito alcança 80 por cento da sua capacidade.

O motor pode funcionar sempre com GPL?
Os motores com carburador podem, mas não convém, enquanto nos motores de injecção não convém mesmo! O funcionamento da injecção de gasolina é essencial para a boa manutenção do circuito de alimentação, a fim de evitar qualquer tipo de entupimento. A gasolina também lubrifica algumas partes do motor, onde o GPL é ineficiente. Esta é uma das razões por que o motor começa sempre a trabalhar com gasolina.

Compensa transformar um carro para GPL, mesmo sendo novo?
Há que ter em conta que um carro novo perde a garantia do motor e da instalação eléctrica. É por essa razão que quase a totalidade das transformações é feita em carros usados. Nestes, como nos novos, compensa transformar para GPL face ao aumento constante dos preços da gasolina e do gasóleo.

Balança Prós e Contras
Imagem

Imagem

Avatar do Utilizador
metale
Membro Gold
Mensagens: 2459
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95
Localização: Santarém

Re: GPL - Gás de Petróleo Liquefeito

Mensagem por metale »

Quais os cuidados que devemos ter ao ponderar instalar GPL num carro com, imaginemos, 25 anos? Que principais aspectos devem ser verificados para ter a certeza que o motor aguenta?
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Avatar do Utilizador
Rick
Membro Juvenil
Mensagens: 88
Registado: 12 mar 2008, 22:48
O meu Carro:: Corsa C

Re: GPL - Gás de Petróleo Liquefeito

Mensagem por Rick »

metale Escreveu:Quais os cuidados que devemos ter ao ponderar instalar GPL num carro com, imaginemos, 25 anos? Que principais aspectos devem ser verificados para ter a certeza que o motor aguenta?
Nada como te dirigires a um agente especializado com a viatura onde com certeza te verificam isso.
Mas penso que se o carro estiver a circular sem problemas não deves ter preocupações.

Avatar do Utilizador
metale
Membro Gold
Mensagens: 2459
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95
Localização: Santarém

Re: GPL - Gás de Petróleo Liquefeito

Mensagem por metale »

A minha pergunta foi por ter lido algures que se o carro já tiver uma certa idade, o "carvão" pode estar a tapar alguns defeitos que a combustão mais limpa do GPL vai revelar. Mas não sei até que ponto é que se poderia aferir isso sem abrir o motor, e mesmo assim com elevado grau de dúvida.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Avatar do Utilizador
Rick
Membro Juvenil
Mensagens: 88
Registado: 12 mar 2008, 22:48
O meu Carro:: Corsa C

Re: GPL - Gás de Petróleo Liquefeito

Mensagem por Rick »

Já li sobre isso, mas a questão era colocada em motores a diesel e não a gasolina. A gasolina ainda não tive conhecimento de problemas dessa natureza.

Avatar do Utilizador
burnout
Membro Gold
Mensagens: 1180
Registado: 28 mai 2007, 18:26
O meu Carro:: BMW M3 e46 - 2001 / astra 1.7cdti
Localização: Porto/Gondomar

Re: GPL - Gás de Petróleo Liquefeito

Mensagem por burnout »

metale,

o que podes notar é com o tempo, o "lixo" acumulado à volta das sedes das válvulas comece a sair e o motor comece a perder a estanquicidade e um pouco de rendimento.

com o tempo o "problema" resolve-se sozinho pois as válvulas acamam de novo.

é como quando se tira a culassa e se manda rodar as válvulas, é para as acamar de novo.
BMW M3 E46 speed limiter OFF by AET
Imagem -> Gajo de Pau Longo

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: GPL - Gás de Petróleo Liquefeito

Mensagem por germanii »

Bom Post :fixe
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Avatar do Utilizador
navigator
Membro Gold
Mensagens: 1445
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Re: GPL - Gás de Petróleo Liquefeito

Mensagem por navigator »

Ao preço actual de GPL e gasolina parece que a poupança já não é tão grande como aí está escrito. 20% mais de consumo e largamente superior a 50% de economia...já viram o diferencial de preço que tem de existir? Penso serem até 40% de economia actualmente.

Vantagem do GPL o rendimento do motor? A potência sobe? O consumo desce? Não me parece...só mesmo o custo do combustível ser mais baixo e as revisões mais espaçadas.
Imagem

Avatar do Utilizador
burnout
Membro Gold
Mensagens: 1180
Registado: 28 mai 2007, 18:26
O meu Carro:: BMW M3 e46 - 2001 / astra 1.7cdti
Localização: Porto/Gondomar

Re: GPL - Gás de Petróleo Liquefeito

Mensagem por burnout »

navigator,

eu meto gasolina a 1,57 € e GPL a 0,60€

acho que 1€ de diferença em litro compensa bastante
BMW M3 E46 speed limiter OFF by AET
Imagem -> Gajo de Pau Longo

Avatar do Utilizador
navigator
Membro Gold
Mensagens: 1445
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Re: GPL - Gás de Petróleo Liquefeito

Mensagem por navigator »

Eu não digo que não compensa e aliás tenho marcação para a conversão na Front Fuels já a chegar.

Mas eu não pensei no caso dos que têm de pôr gasolina 98.
Eu meto gasolina 95 a 1,36€, ás vezes um pouco mais. Tenho visto GPL a 0,70€ (acabei de verificar aqui http://www.maisgasolina.com/) o que o deixa a 51% do preço, nem chega a metade. Já esteve 2,7 vezes mais barato há 1 ano :wall
Imagem

ssb
Membro Juvenil
Mensagens: 51
Registado: 25 set 2007, 09:35

Re: GPL - Gás de Petróleo Liquefeito

Mensagem por ssb »

viva,
na minha opinião e por experiencia propria colocar um carro a gpl compensa sempre.
a nivel de performance ,se for bem instalado e afinado nem se nota perdas de potencia!
cpms
525 tds touring e34
punto gt
volvo 850t5 estate

Avatar do Utilizador
Sergio
Membro Juvenil
Mensagens: 130
Registado: 02 out 2005, 17:46
O meu Carro:: BMW 525D E61 - 2007
Localização: Mafra - Portugal

Re: GPL - Gás de Petróleo Liquefeito

Mensagem por Sergio »

navigator Escreveu:Eu não digo que não compensa e aliás tenho marcação para a conversão na Front Fuels já a chegar.

Mas eu não pensei no caso dos que têm de pôr gasolina 98.
Eu meto gasolina 95 a 1,36€, ás vezes um pouco mais. Tenho visto GPL a 0,70€ (acabei de verificar aqui http://www.maisgasolina.com/) o que o deixa a 51% do preço, nem chega a metade. Já esteve 2,7 vezes mais barato há 1 ano :wall

Compensa sempre dado que o carro que tens consome em media 11L/100 de gasolina e a GPL passa a consumir 13L/100. Depois depende da afinação para reduzir este consumo.
2007 E61 525D
ex: E91 330D - E60 530D - E65 735i - E46 328Ci - E39 M5 - E46 320D

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: GPL - Gás de Petróleo Liquefeito

Mensagem por germanii »

Em todo caso se querem Potencia Pura nunca utilizem o Gpl (embora a maior parte desliga-se sozinho quando puxamos pelo Carro o Meu Caso Por Ex:) por isso o Gpl è para andar nas Calmas ,a Partir dai acho que nao se deve falar de Potencias mas sim De Economia na qual è Excelente quando abastecemos o Deposito (eu de França Portugal Com o meu 745i so Gasto mais 50 € que um Audi A 3 1.9tdi)..e Porque em espanha na Estrada que Liga a Chaves Nao à Bombas Gpl sou obrigado a Fazer +- 250km aGasolina..
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Avatar do Utilizador
burnout
Membro Gold
Mensagens: 1180
Registado: 28 mai 2007, 18:26
O meu Carro:: BMW M3 e46 - 2001 / astra 1.7cdti
Localização: Porto/Gondomar

Re: GPL - Gás de Petróleo Liquefeito

Mensagem por burnout »

germanii,
desculpa la mas deves ter uma instalação muito fraca ou mal feita/afinada.

o meu carro, o que da a GPL, da a gasolina ( 275 km/h limitados) e se queres potencia pura tens o M3 da acshnitzer a GPL que o mais rápido de todos :lol1

http://www.ac-schnitzer.de/en/bmw-cars/ ... worldwide/

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=m1s5Bnvf ... r_embedded[/youtube]

ou então podes ver aqui 1 carro a GPL a ganhar corridas :lol1

http://www.thecheckeredflag.co.uk/2010/ ... t-lpg-win/

http://europeanmotornews.com/2010/03/19 ... 2010-btcc/
BMW M3 E46 speed limiter OFF by AET
Imagem -> Gajo de Pau Longo

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: GPL - Gás de Petróleo Liquefeito

Mensagem por germanii »

burnout Escreveu:germanii,
desculpa la mas deves ter uma instalação muito fraca ou mal feita/afinada.

o meu carro, o que da a GPL, da a gasolina ( 275 km/h limitados) e se queres potencia pura tens o M3 da acshnitzer a GPL que o mais rápido de todos :lol1

http://www.ac-schnitzer.de/en/bmw-cars/ ... worldwide/

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=m1s5Bnvf ... r_embedded[/youtube]

ou então podes ver aqui 1 carro a GPL a ganhar corridas :lol1

http://www.thecheckeredflag.co.uk/2010/ ... t-lpg-win/

http://europeanmotornews.com/2010/03/19 ... 2010-btcc/

Estou de acordo contigo nesse video de Publicidade !!!mas porque a BMW nao os tras de Origem?????? pois fui a Braga e falei de GPL nem querem saber e nao podem fazer nada :roll:

Mas Atençao pessoal deste Forum na Qual Estimo! Que Fique Entre Nos ;pois venho de saber uma coisa Importante ,pode-se encher as Garrafas de Gaz (Aquelas de Casa )Nas Bombas GPL na qual o Custo fica pela Metade do Preço,ver menos de um Botija comprada no Comercio ,estou a procurar esse Sistema na Qual se Adapta na Botija para Meter a Pistola nas Bombas de Gasolina (gpl)è o que os Ciganos Fazem Aqui ;)

ps: o que gaz que compro custa 27€+- aqui pra casa e com esse sistema ficaria-me por 10€ +-.....
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”