Reprofilamento de árvores de cames

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
Crow
Membro Gold
Mensagens: 1574
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td
Localização: Sintra

Re: Reprofilamento de árvores de cames

Mensagem por Crow »

As cames originais dos PD 130 e PD 150 costumam ter desgaste "prematuro".

Pelo menos já apanhei dois com esse stress, um PD 130 e um PD 150.

No PD 130 andou até ao ponto de furar a touche.

//M
Membro Senior
Mensagens: 777
Registado: 19 abr 2005, 16:28

Re: Reprofilamento de árvores de cames

Mensagem por //M »

eu se tivesse um TDI para artilhar, não tinha medo de lhe mexer nas cames.

Sem dúvida, era logo uma das coisas onde mexia :D

Existe quem dê, a camada cerâmica à cam depois de reprofilada tb. É preciso é ver as coisas com calma e ter euros.
E= ///M*c²

Avatar do Utilizador
navigator
Membro Gold
Mensagens: 1445
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Re: Reprofilamento de árvores de cames

Mensagem por navigator »

Liguei há bocado para o mestre Zeferino. Ele ouviu-me um pouco, deu umas ideias e deixou a limitação dele clara: não faz electrónica. Isso não tem problema, arranja-se aqui perto quem trate disso no fim, ao que já sondei.
Deu ideia de aligeirar peças do motor, trabalhar cames e meter touches ou lifters mecânicos. Eu só conheço disso há venda nos States mas ele diz que talvez haja na Europa. Lifters mecânicos, do que eu conheço, com as molas certas, podemos pôr o motor a fazer muita RPM com confiança. Diz que com pastilhas nas touches hidráulicas tb se podem aproveitar ao trabalhar cames. Se mandasse a cabeça completa ele podia ver o que se fazia...não sei se é o que procuro, deve sair muito do meu orçamento apertado.

Fica aqui o update.

Cap, obrigado pela info. Assim fico mais descansado. Mas também, do PD tiram potências absurdas, é normal que a cabeça leve um aquecimento muito acima do esperado.

Cumps
Imagem

Avatar do Utilizador
Numiga
Membro Junior
Mensagens: 492
Registado: 08 jun 2012, 00:28
O meu Carro:: BMW 320d E46 Turing 2003
Localização: Península de Setúbal

Re: Reprofilamento de árvores de cames

Mensagem por Numiga »

navigator Escreveu:Liguei há bocado para o mestre Zeferino. Ele ouviu-me um pouco, deu umas ideias e deixou a limitação dele clara: não faz electrónica. Isso não tem problema, arranja-se aqui perto quem trate disso no fim, ao que já sondei.
Deu ideia de aligeirar peças do motor, trabalhar cames e meter touches ou lifters mecânicos. Eu só conheço disso há venda nos States mas ele diz que talvez haja na Europa. Lifters mecânicos, do que eu conheço, com as molas certas, podemos pôr o motor a fazer muita RPM com confiança. Diz que com pastilhas nas touches hidráulicas tb se podem aproveitar ao trabalhar cames. Se mandasse a cabeça completa ele podia ver o que se fazia...não sei se é o que procuro, deve sair muito do meu orçamento apertado.

Fica aqui o update.

Cap, obrigado pela info. Assim fico mais descansado. Mas também, do PD tiram potências absurdas, é normal que a cabeça leve um aquecimento muito acima do esperado.

Cumps

Podes crer, a brincadeira fica muito cara!!!
Se tiveres tempo, pede pelo menos mais 2 ou 3 opiniões e um orçamento estimativo......
Talvez te peçam uns 6500€ "incluído um colector de admissão adequado" se não for mais......
Aproveita a vida!
Imagem

//M
Membro Senior
Mensagens: 777
Registado: 19 abr 2005, 16:28

Re: Reprofilamento de árvores de cames

Mensagem por //M »

6500 euros, voces devem andar todos malucos.

Navigator, quanto levava o Zeferino para reprofilar as cames afinal? Só as cames, tipo entregar lá as cames em mão dar, os valores pretendidos de duração e levantamento e no fim pagar o serviço?
E= ///M*c²

Avatar do Utilizador
navigator
Membro Gold
Mensagens: 1445
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Re: Reprofilamento de árvores de cames

Mensagem por navigator »

Acham bem meter preços aqui? Não sei se ele prefere que o preço seja dado por consulta já que normalmente não tem uma tabela.

Bem, ele falou em 250€ cada came de 4 cilindros, este é mais.

//M, não digas vocês...tá visto que o Numiga anda aqui a ver se aprende umas coisas:-D

Se ele soubesse a complicação que vai num colector de admissão de um motor destes não mandava bitaites destes. E o meu já é o do 3 litros, que deu um trabalho jeitoso montar e tá a GPL. Não me limita até quase 300 cv.

O Zeferino não conhece BEM estes motores, pelas perguntas que fez. Ele prefere receber a cabeça completa e ver o que pode fazer consoante o orçamento. Para maquinar cames, a seguir tem de arranjar pastilhas para as touches...enfim a história pode alongar muito mas o dinheiro não...e o objectivo continua a ser carro de dia a dia, nada puxado.
Imagem

//M
Membro Senior
Mensagens: 777
Registado: 19 abr 2005, 16:28

Re: Reprofilamento de árvores de cames

Mensagem por //M »

Navigator, eu n sei qual o mal de meter preços que empresas levam por determinados serviços.

Pois, já vi que leva caro, num mundo de cegos quem têm olho é rei.

Pelo menos para levar +de 500 euros para maquinar duas arvores de cames, é a minha opinião.

Nos states onde a concorrência é muita, os preços são muito mais em conta, para o mesmo tipo de serviço, numa altura que fiz uma pesquisa a pensar em fazer isso, lembra-me de vez casas a fazer esse tipo de seviço na ordem dos 100 dollars cada uma.

Olha é o que há, agora tú é que vês.

Ab
E= ///M*c²

//M
Membro Senior
Mensagens: 777
Registado: 19 abr 2005, 16:28

Re: Reprofilamento de árvores de cames

Mensagem por //M »

Já me lembrei da companhia que levava menos do que 100 $ por cada uma.

Atenção que estes são especialistas, estes conseguem reprofilar sem tirar ao Base circle da Cam logo não tens necessidade de pastilhas (conseguem adicionar material), mas deve ficar mais caro. O regrind a tirar ao base circle fica mais em conta.

http://deltacam.com/

Também dão tratamento de superficie á cam para redução de atrito e desgaste.

Mas vê o site, eles têm lá muita informação.
E= ///M*c²

Avatar do Utilizador
Numiga
Membro Junior
Mensagens: 492
Registado: 08 jun 2012, 00:28
O meu Carro:: BMW 320d E46 Turing 2003
Localização: Península de Setúbal

Re: Reprofilamento de árvores de cames

Mensagem por Numiga »

Como já tinha dito anteriormente aceito que esteja desactualizado!
Se for realmente para aprender prefiro uma oficina especializada, ai tenho muito a aprender!
Um carro preparado para competição é totalmente diferente.
Para andar como andam levam; cames, pistons de 2 segmentos, colectores reforçados, caixas duplas, uma panóplia de peças.......
Alguns orçamentos iam a 4m/5m contos
Neste caso eu vejo por ex estas peças, cam "900€", turbo "1000€", colector "900", embraiagem reforçada "920", travões e bombas "2000", estimativa sem MO
Claro que não conheço o carro em causa!!!!!!
Aproveita a vida!
Imagem

Avatar do Utilizador
navigator
Membro Gold
Mensagens: 1445
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Re: Reprofilamento de árvores de cames

Mensagem por navigator »

Pois mas para andar no dia a dia está fora de questão metade dessas coisas...
Imagem

Avatar do Utilizador
Numiga
Membro Junior
Mensagens: 492
Registado: 08 jun 2012, 00:28
O meu Carro:: BMW 320d E46 Turing 2003
Localização: Península de Setúbal

Re: Reprofilamento de árvores de cames

Mensagem por Numiga »

navigator Escreveu:Pois mas para andar no dia a dia está fora de questão metade dessas coisas...
Ok, não sei mais do que já referi anteriormente "ia repetir-me em algumas coisas"
A base está + ou - toda, o que indiquei na resp. anterior para mexer na cam era o que eu faria com mais os amortecedores.
Ficava um rival do M3 original.
Desejo que o projecto corra bem e se possível supere as expectativas!!!!!!!
Aproveita a vida!
Imagem

Avatar do Utilizador
navigator
Membro Gold
Mensagens: 1445
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Re: Reprofilamento de árvores de cames

Mensagem por navigator »

Obrigado, Numiga.
Infelizmente acho que o projecto vai frustrar as expectativas. É um investimento muito grande, se faço as coisas como deve ser. Só as touches novas são quase 500€, não sei se é fácil poupar aí.

Acho que não vou sequer abrir o motor...
Imagem

Avatar do Utilizador
Numiga
Membro Junior
Mensagens: 492
Registado: 08 jun 2012, 00:28
O meu Carro:: BMW 320d E46 Turing 2003
Localização: Península de Setúbal

Re: Reprofilamento de árvores de cames

Mensagem por Numiga »

navigator Escreveu:Obrigado, Numiga.
Infelizmente acho que o projecto vai frustrar as expectativas. É um investimento muito grande, se faço as coisas como deve ser. Só as touches novas são quase 500€, não sei se é fácil poupar aí.

Acho que não vou sequer abrir o motor...
Na minha opinião se queres as coisas como deve ser ao nível da cam, "não poupes" depois a seguir sai mais caro!
Tens outras coisas que podes fazer a fim de melhorar o desempenho, ex kit de colector e turbo, nitro, travões, suspensões.... tudo de modo faseado!
Boa sorte com a máquina, independentemente de qualquer alteração!
Aproveita a vida!
Imagem

Avatar do Utilizador
Numiga
Membro Junior
Mensagens: 492
Registado: 08 jun 2012, 00:28
O meu Carro:: BMW 320d E46 Turing 2003
Localização: Península de Setúbal

Re: Reprofilamento de árvores de cames

Mensagem por Numiga »

navigator Escreveu:Obrigado, Numiga.
Infelizmente acho que o projecto vai frustrar as expectativas. É um investimento muito grande, se faço as coisas como deve ser. Só as touches novas são quase 500€, não sei se é fácil poupar aí.

Acho que não vou sequer abrir o motor...
Na minha opinião se queres as coisas como deve ser ao nível da cam, "não poupes" depois a seguir sai mais caro!
Tens outras coisas que podes fazer a fim de melhorar o desempenho, ex kit de colector e turbo, nitro, travões, suspensões.... tudo de modo faseado!
Boa sorte com a máquina, independentemente de qualquer alteração!
Aproveita a vida!
Imagem

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”