reprogramação á centralina Consumos

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

Junglas
Membro Gold
Mensagens: 1300
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Re: reprogramação á centralina Consumos

Mensagem por Junglas »

cap Escreveu:E dp entra aquele pormenorzito chato de que em cargas reduzidas o carro está tal e qual stock. :lol:
:P
Antes da repro não fazia 4.8L/00, nem que eu saisse e empurrase o carro. Depois da repro, isso passou a ser possível (claro que em condições "ideais"). O moço que fez a repro do meu, fez aquilo bem feito. :P Queres que te dê o contacto dele? (ahahahahahahah)
Crow Escreveu:Peguem lá num ficheiro original de um 20d 150cv, retirem-lhe tempos de injecção, mexam no avanço, no rail, no raio que o parta, mas reduzam efectivamente a quantidade de combustivel injectada e obtenham os mesmos 150cv.
Não vás por aí. :P O motor debita 150cvs, a uma determinada rotação. O que eu disse lá atrás foi que com mais binário disponível mais cedo (logo mais potência mais cedo) podes usar o motor em rpms mais baixas.

Simplificando e usando numeros apenas ilustrativos para ilustrar o que pretendo dizer :

stock :
Nº ciclos de injecção = (nº cilindros / 2 ) * rpms (ex. 4 cilindros @ 2000 rpms = 4000 ciclos de injecção num minuto.
Se em cada ciclo de injecção levares 1 ms, tens um tempo total de injecção de 4000ms = 4s/minuto.

repro:
Nº ciclos de injecção = (nº cilindros / 2 ) * rpms (ex. 4 cilindros @ 1750 rpms = 3500 ciclos de injecção num minuto.
Se em cada ciclo de injecção levares 1 ms, tens um tempo total de injecção de 3500ms = 3.5 s/minuto (12,5% de redução).

Usas mudanças mais altas, para rodar á mesma velocidade. : )

(excluí propositadamente pressão de injecção, para não haver ainda mais variáveis).
Crow Escreveu: Pode ser que assim me consigam convencer que uma repro reduz consumo. Mas não foi aumentada potencia. Para uma potencia superior e a usufruir dela, não há repro que reduza consumos.
Espero que com o exemplo acima tenha conseguido mostrar onde e como é que consegues reduzir consumos com uma repro. Claro que se continuares a usar o carro da mesma forma (passagens de caixa á mesma rotação, mesma carga de acelerador, etc...) , até podes subir o consumo (estás a debitar mais potência, logo consomes mais gasóleo e mais ar em cada unidade de tempo)...

E se usares mais potência, vais consumir mais. :) 300% de acordo!
Crow Escreveu: Fica a gastar o mesmo se andarmos nas calmas porque como diz o cap e bem, em cargas reduzidas são mantidos os valores stock.
como disse ali em cima, ao teres mais binário mais cedo, podes andar ainda mais nas calmas (mudança mais alta, com menor rotação, para rolares á mesma velocidade).
Crow Escreveu: Se andar a usufruir dos cv que temos a mais, tem que gastar mais!
Claramente! E espero que ninguém tenha dúvidas disto. :)

Em suma, uma repro não reduz consumos. Abre a porta para que haja ajustes na forma de condução que potenciam a redução de consumos.
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

Avatar do Utilizador
ode_joy
Membro Gold
Mensagens: 11462
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB
Localização: Póvoa Sta Iria - Lisboa

Re: reprogramação á centralina Consumos

Mensagem por ode_joy »

^ o moço que te fez a repro devia era ter-te tirado cavalos a essa traineira, para andares a fazer médias dessas num 6cil.. :)
Imagem

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

Junglas
Membro Gold
Mensagens: 1300
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Re: reprogramação á centralina Consumos

Mensagem por Junglas »

ode_joy Escreveu:^ o moço que te fez a repro devia era ter-te tirado cavalos a essa traineira, para andares a fazer médias dessas num 6cil.. :)
:P

Tás com medo que te arranque a pintura? :P
Relaxa que agora não posso passar dos 80Km. Tenho um conjunto de jantes com pneus quadrados :lol:
Última edição por Junglas em 24 jul 2015, 10:28, editado 1 vez no total.
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

Avatar do Utilizador
Crow
Membro Gold
Mensagens: 1574
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td
Localização: Sintra

Re: reprogramação á centralina Consumos

Mensagem por Crow »

Só ainda não consegui perceber como tens binário mais cedo em cargas reduzidas onde os valores stock são mantidos... o aumento de binário está onde são aumentados os débitos de injecção.

Aquilo de que estava à espera que alguém falasse e foi o que notei nas repros dos meus carros é que com aumento de pressão de rail parece que o pedal de acelerador fica mais "leve" e sim é possível rolar a rpm mais baixas com uma condução agradável sem poço e sem tremeliques, se pisar no acelerador a essas rpm tenho disponibilidade.

Apesar de em cargas reduzidas e a baixa rpm se manter os valores de injecção stock se o aumento de pressão de rail for conseguido por linearização do sensor de rail, então vamos ter mais pressão de rail mesmo em baixas rpm e em cargas reduzidas.

É possível que esse aumento de rail se traduza numa maior optimização. Mas o aumento de rail também aumenta a quantidade de combustivel injectada já que temos uma maior pressão de combustível no mesmo tempo de abertura do injector.

Junglas
Membro Gold
Mensagens: 1300
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Re: reprogramação á centralina Consumos

Mensagem por Junglas »

Crow Escreveu: É possível que esse aumento de rail se traduza numa maior optimização. Mas o aumento de rail também aumenta a quantidade de combustivel injectada já que temos uma maior pressão de combustível no mesmo tempo de abertura do injector.
É isto. Apesar de botares mais petróleo lá dentro em cada ciclo de injecção, tens menos ciclos de injecção por unidade de tempo (rpms mais baixas). Em termos líquidos, depende de quanto mais gasóleo entra e quanto menos rpms usas. Há um ponto de equilíbrio, onde repro e sem repro é igual, abaixo desse ponto poupas petróleo, acima gastas mais. :)
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

cap
Membro Gold
Mensagens: 3811
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02
Localização: lx & arredores

Re: reprogramação á centralina Consumos

Mensagem por cap »

Junglas Escreveu:
cap Escreveu:E dp entra aquele pormenorzito chato de que em cargas reduzidas o carro está tal e qual stock. :lol:
:P
Antes da repro não fazia 4.8L/00, nem que eu saisse e empurrase o carro. Depois da repro, isso passou a ser possível (claro que em condições "ideais"). O moço que fez a repro do meu, fez aquilo bem feito. :P Queres que te dê o contacto dele? (ahahahahahahah)
Eu digo q se n fazia antes, n faz agora.. E se fazia antes, faz agora. :lol: Garanto que com o tipo de toque de acelerador necessário para esses consumos, o carro vai em zonas dos mapas 100% stock. Outro pormenor bastante importante é que a RPMs muito baixas, é preciso um aumento considerável de quantidade injectada para manter um mesmo binário.. E isto n sou eu a dizer, são as tabelas de conversão de torque para quantidade injectada que vêm na ecu, de fábrica.. Portanto andar a muito baixa rpm é pior a emenda que o soneto. Estamos a falar por exemplo de serem necessárias 65mg de gasóleo bem queimado para 400nm @2k rpm e mais de 100 para o mesmo binário @ 1000rpm.. Isto valores de 20d, no 30d o comportamento é igual mas com quantidades de binário maiores para mesma quantidade por ciclo, claro.

O carro efectivamente ganha binário em baixas.. Mas ganha binário máximo, n cria binário por osmose com pouca carga de acelerador quando se anda em ritmo de consumos. E claro que ninguém pisa a fundo (condição em q aparece o tal torque extra) para fazer médias..

O que dita as melhoras de consumos são as melhorias na eficiência do conjunto mecânico, como por exemplo se compararmos um M47 com um N47 ou mesmo algo mais simples como tirar um fap que devido à enorme prisão que provoca no escape, aumenta as "pumping losses" (energia gasta pelo motor a empurrar os gases para fora dos cilindros).

Dados concretos de um 30d 204 euro4 para 550nm de "internal engine torque":
500rpm -> 79,4mg
1000rpm -> 76,5mg
1500rpm -> 70,7mg
2000rpm -> 62,3mg
2500rpm -> 61,2mg
3000rpm -> 63mg
3500rpm -> 67,2mg
4000rpm -> 73,1mg
4800rpm -> 80,9mg

Gráfico de quantidade de gasóleo necessária em função da RPM para obter 550nm de internal engine torque:
Imagem

Por aqui vemos que dificilmente se melhora consumos a andar nas 1000rpm.. Mesmo que por algum motivo existisse torque extra nessa rpm sem adição de combustível, q n existe. :)

Este gráfico mostra-nos também porque é que estes motores têm tanta facilidade em fazer binários brutos entre as 2000 e as 3000rpm, como extra. :lol:
Imagem

Junglas
Membro Gold
Mensagens: 1300
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Re: reprogramação á centralina Consumos

Mensagem por Junglas »

cap, olhando para esse gráfico, explica claramente porque é que eu sempre disse que não poupas combustível por rolares a 1000 rpms, mas sim próximo da zona de binário máximo. :)

Eco driving, não é andar a 1000 rpms. :)

cap, se usares os valores para 300Nm e comparares repro com o gráfico sem repro, já vai dar para ilustrar melhor o que eu estou a dizer ali em cima. Há zonas onde, apesar de meteres mais quantidade de gasóleo, como fazes menos ciclos de injecção por unidade de tempo, tens ganhos...

Nesse gráfico, para se chegar aos consumos, faltam factores importantes. Cruza isso com o binário necessário para rolares a 2000 e com o binário necessário para rolares na mesma mudança, a 4000. :P

(É melhor ficarmos por aqui, senão vamos matar toda a gente de tédio...)

Essencialmente o que quero dizer, é que não é a repro que baixa consumos. É a alteração do estilo de condução.
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”