cap Escreveu:E dp entra aquele pormenorzito chato de que em cargas reduzidas o carro está tal e qual stock.
Antes da repro não fazia 4.8L/00, nem que eu saisse e empurrase o carro. Depois da repro, isso passou a ser possível (claro que em condições "ideais"). O moço que fez a repro do meu, fez aquilo bem feito. Queres que te dê o contacto dele? (ahahahahahahah)
Não vás por aí. O motor debita 150cvs, a uma determinada rotação. O que eu disse lá atrás foi que com mais binário disponível mais cedo (logo mais potência mais cedo) podes usar o motor em rpms mais baixas.Crow Escreveu:Peguem lá num ficheiro original de um 20d 150cv, retirem-lhe tempos de injecção, mexam no avanço, no rail, no raio que o parta, mas reduzam efectivamente a quantidade de combustivel injectada e obtenham os mesmos 150cv.
Simplificando e usando numeros apenas ilustrativos para ilustrar o que pretendo dizer :
stock :
Nº ciclos de injecção = (nº cilindros / 2 ) * rpms (ex. 4 cilindros @ 2000 rpms = 4000 ciclos de injecção num minuto.
Se em cada ciclo de injecção levares 1 ms, tens um tempo total de injecção de 4000ms = 4s/minuto.
repro:
Nº ciclos de injecção = (nº cilindros / 2 ) * rpms (ex. 4 cilindros @ 1750 rpms = 3500 ciclos de injecção num minuto.
Se em cada ciclo de injecção levares 1 ms, tens um tempo total de injecção de 3500ms = 3.5 s/minuto (12,5% de redução).
Usas mudanças mais altas, para rodar á mesma velocidade. : )
(excluí propositadamente pressão de injecção, para não haver ainda mais variáveis).
Espero que com o exemplo acima tenha conseguido mostrar onde e como é que consegues reduzir consumos com uma repro. Claro que se continuares a usar o carro da mesma forma (passagens de caixa á mesma rotação, mesma carga de acelerador, etc...) , até podes subir o consumo (estás a debitar mais potência, logo consomes mais gasóleo e mais ar em cada unidade de tempo)...Crow Escreveu: Pode ser que assim me consigam convencer que uma repro reduz consumo. Mas não foi aumentada potencia. Para uma potencia superior e a usufruir dela, não há repro que reduza consumos.
E se usares mais potência, vais consumir mais. 300% de acordo!
como disse ali em cima, ao teres mais binário mais cedo, podes andar ainda mais nas calmas (mudança mais alta, com menor rotação, para rolares á mesma velocidade).Crow Escreveu: Fica a gastar o mesmo se andarmos nas calmas porque como diz o cap e bem, em cargas reduzidas são mantidos os valores stock.
Claramente! E espero que ninguém tenha dúvidas disto.Crow Escreveu: Se andar a usufruir dos cv que temos a mais, tem que gastar mais!
Em suma, uma repro não reduz consumos. Abre a porta para que haja ajustes na forma de condução que potenciam a redução de consumos.