folga na manete bmw e46

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

Responder
carlos_carvalho
Membro Juvenil
Mensagens: 65
Registado: 10 abr 2008, 15:47
O meu Carro:: BMW serie 3

folga na manete bmw e46

Mensagem por carlos_carvalho »

Boa noite a todos!!

Sou um novo utilizador do fórum e estou a adquirir um bmw 330d e46.
Acontece que este tem um problemazito em relação à caixa de velocidades, ou seja, as mudanças entram bem, saiem bem, mas tem uma folga muito grande, ou seja, em qualquer mudança se for com a mão à manete ela abana muito mesmo....embora não saia de referida mudança onde está..

já li no forum alguns topicos mas não fiquei muito esclarecido, pois vi foi exemplo da 5ºa entrar mal, ou a ficar presa...e isso não acontece comigo..
agradecia que me elucidassem sobre esta situação, para saber o que terei de mandar arranjar..
pois isto de mecânicos, já se sabe como é, de uma coisa simples, vão logo para uma caixa avariada...

já agora, conhecem algum mecanico de confiança na zona de lisboa, dentro do preço-qualidade??

cumprimentos
carlos carvalho

paulo-M
Membro Juvenil
Mensagens: 94
Registado: 09 fev 2006, 02:35
O meu Carro:: 320d E46 - 99
Localização: vngaia

Re: folga na manete bmw e46

Mensagem por paulo-M »

Viva Carlos,

Antes de mais sugeria que passasses na secção de apresentações. Tens aí uma boa máquina e o pessoal gosta sempre de ouvir falar delas eheh.

Quanto à folga, referes-te a uma certa vibração? Isso em princípio será uma borracha que a manete leva, é uma borracha que absorve as vibrações. Podes adquirir essa borracha num concessionário bmw e acho que até podes montar tu próprio (sem certezas).

Abraço e boa sorte com esse 330d,
Paulo

edit: li outra vez o teu post, e fiquei com outra ideia. O abanar que falas, é abanar mesmo? ou seja, metes uma mudança e ela tem uma certa "liberdade" de movimento? nesse caso não sei o que possa ser :think
Podia ter jante R18 em vez de R15?
Podia, mas não era a mesma coisa :p

carlos_carvalho
Membro Juvenil
Mensagens: 65
Registado: 10 abr 2008, 15:47
O meu Carro:: BMW serie 3

Re: folga na manete bmw e46

Mensagem por carlos_carvalho »

paulo-M Escreveu:Viva Carlos,

Antes de mais sugeria que passasses na secção de apresentações. Tens aí uma boa máquina e o pessoal gosta sempre de ouvir falar delas eheh.

Quanto à folga, referes-te a uma certa vibração? Isso em princípio será uma borracha que a manete leva, é uma borracha que absorve as vibrações. Podes adquirir essa borracha num concessionário bmw e acho que até podes montar tu próprio (sem certezas).

Abraço e boa sorte com esse 330d,
Paulo

edit: li outra vez o teu post, e fiquei com outra ideia. O abanar que falas, é abanar mesmo? ou seja, metes uma mudança e ela tem uma certa "liberdade" de movimento? nesse caso não sei o que possa ser :think
antes de mais, agradeço a sua disponibilidade de ajuda para o meu problema..
eu ainda não fui levantar o carro, só no proximo fim de semana em principio o terei comigo.
mas pelo que me apercebi, o carro não tinha vibração alguma na manete, mas sim essa tal "liberdade de movimento em qualquer mudança", ou seja eu meta 5º ou meta 3º, se fizer com a mão para a esquerda e direita e vice versa, ela tem uma folga imensa, não sei se me faço entender..

assim que possa farei uma boa apresentação no tópico adequado, mas apenas o gostaria de fazer quando tivesse fotos do carro e o fosse buscar...

cumprimentos
carlos carvalho

JOFIMO
Membro Gold
Mensagens: 5176
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Localização: Perto da Capital

Re: folga na manete bmw e46

Mensagem por JOFIMO »

carlos_carvalho Escreveu:
paulo-M Escreveu:Viva Carlos,

Antes de mais sugeria que passasses na secção de apresentações. Tens aí uma boa máquina e o pessoal gosta sempre de ouvir falar delas eheh.

Quanto à folga, referes-te a uma certa vibração? Isso em princípio será uma borracha que a manete leva, é uma borracha que absorve as vibrações. Podes adquirir essa borracha num concessionário bmw e acho que até podes montar tu próprio (sem certezas).

Abraço e boa sorte com esse 330d,
Paulo

edit: li outra vez o teu post, e fiquei com outra ideia. O abanar que falas, é abanar mesmo? ou seja, metes uma mudança e ela tem uma certa "liberdade" de movimento? nesse caso não sei o que possa ser :think
antes de mais, agradeço a sua disponibilidade de ajuda para o meu problema..
eu ainda não fui levantar o carro, só no proximo fim de semana em principio o terei comigo.
mas pelo que me apercebi, o carro não tinha vibração alguma na manete, mas sim essa tal "liberdade de movimento em qualquer mudança", ou seja eu meta 5º ou meta 3º, se fizer com a mão para a esquerda e direita e vice versa, ela tem uma folga imensa, não sei se me faço entender..

assim que possa farei uma boa apresentação no tópico adequado, mas apenas o gostaria de fazer quando tivesse fotos do carro e o fosse buscar...

cumprimentos
carlos carvalho
Problema: casquilhos dos tirantes da alavanca à caixa.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Avatar do Utilizador
marcosrocha
Membro Juvenil
Mensagens: 58
Registado: 10 nov 2009, 19:20
O meu Carro:: 320d E46 150cv
Localização: Porto

Re: folga na manete bmw e46

Mensagem por marcosrocha »

Offtopic: Já agora eu que não percebo nada disto. O meu carro quando engreno a 2º velocidade faz tipo um "pum", mas se eu puxar bem para a esquerda já não faz. Disseram me que era o carreto da 2º e estava a roçar no da 4º, pode ser ? Disseram-me que era só afinar.
Imagem

PLAY hard, GO retard!

carlos_carvalho
Membro Juvenil
Mensagens: 65
Registado: 10 abr 2008, 15:47
O meu Carro:: BMW serie 3

Re: folga na manete bmw e46

Mensagem por carlos_carvalho »

Problema: casquilhos dos tirantes da alavanca à caixa.[/quote]

qual a resolução para isso??
é necessário retirar a caixa fora?? ou só baixar a mesma??

cumprimentos

JOFIMO
Membro Gold
Mensagens: 5176
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Localização: Perto da Capital

Re: folga na manete bmw e46

Mensagem por JOFIMO »

marcosrocha Escreveu:Offtopic: Já agora eu que não percebo nada disto. O meu carro quando engreno a 2º velocidade faz tipo um "pum", mas se eu puxar bem para a esquerda já não faz. Disseram me que era o carreto da 2º e estava a roçar no da 4º, pode ser ? Disseram-me que era só afinar.
Boas, quem te disse isso? um sapateiro? achas que os carretos se roçam uns nos outros? só se tiverem comichão,hihihihihi, o problema que deves ter é folga numa das forquilhas que engrenam as velocidades (sintecticamente) e se é isso ha´que retirar a caixa e abrir para reparar. Cumps.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Avatar do Utilizador
marcosrocha
Membro Juvenil
Mensagens: 58
Registado: 10 nov 2009, 19:20
O meu Carro:: 320d E46 150cv
Localização: Porto

Re: folga na manete bmw e46

Mensagem por marcosrocha »

JOFIMO Escreveu:
marcosrocha Escreveu:Offtopic: Já agora eu que não percebo nada disto. O meu carro quando engreno a 2º velocidade faz tipo um "pum", mas se eu puxar bem para a esquerda já não faz. Disseram me que era o carreto da 2º e estava a roçar no da 4º, pode ser ? Disseram-me que era só afinar.
Boas, quem te disse isso? um sapateiro? achas que os carretos se roçam uns nos outros? só se tiverem comichão,hihihihihi, o problema que deves ter é folga numa das forquilhas que engrenam as velocidades (sintecticamente) e se é isso ha´que retirar a caixa e abrir para reparar. Cumps.
Bem me parecia, eu achei muito estranho aquela explicação. Quando tiver tempo vou ver se levo isso ao mecânico ou alguém que perceba :assubiar
Imagem

PLAY hard, GO retard!

carlos_carvalho
Membro Juvenil
Mensagens: 65
Registado: 10 abr 2008, 15:47
O meu Carro:: BMW serie 3

Re: folga na manete bmw e46

Mensagem por carlos_carvalho »

para resolver o problema dos casquilhos dos tirantes da alavanca à caixa é necessário retirar a caixa fora?? o que é preciso fazer??

cumprimentos

JOFIMO
Membro Gold
Mensagens: 5176
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Localização: Perto da Capital

Re: folga na manete bmw e46

Mensagem por JOFIMO »

carlos_carvalho Escreveu:para resolver o problema dos casquilhos dos tirantes da alavanca à caixa é necessário retirar a caixa fora?? o que é preciso fazer??

cumprimentos
Boas, não é necessário retirar a caixa só desacoplar o veio de transmissão, aliviar os apoios ad caixa e baixá-la com habilidade e paciência faz-se.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

carlos_carvalho
Membro Juvenil
Mensagens: 65
Registado: 10 abr 2008, 15:47
O meu Carro:: BMW serie 3

Re: folga na manete bmw e46

Mensagem por carlos_carvalho »

JOFIMO Escreveu: Boas, não é necessário retirar a caixa só desacoplar o veio de transmissão, aliviar os apoios ad caixa e baixá-la com habilidade e paciência faz-se.
obrigado pela explicação...
assim quando o mandar reparar, vou estar a observar o trabalho feito pelo mecanico..

cumprimentos

dommus
Membro Iniciado
Mensagens: 22
Registado: 27 set 2010, 21:15
O meu Carro:: BMW 330D E46
Localização: Zona Centro

Re: folga na manete bmw e46

Mensagem por dommus »

carlos_carvalho Escreveu:
27 jan 2010, 22:58
JOFIMO Escreveu: Boas, não é necessário retirar a caixa só desacoplar o veio de transmissão, aliviar os apoios ad caixa e baixá-la com habilidade e paciência faz-se.
Caro Jofimo

Já por diversas vezes me ajudou a resolver certos problemas no meu E46 330D. Algumas até com documentação anexa (caso do breather).

Será possível ser mais especifico na resolução deste problema, pois o meu também está com imensa folga na passagem da 3ª para a 5ª velocidade.

Não haverá um tutorial a exemplificar como fazer?

mais uma vez muito agradecido
Cumpts
CP

Responder

Voltar para “Mecanica”