Viscosa da ventoinha

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
L.Sousa
Membro Gold
Mensagens: 1595
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
Localização: Coimbra

Viscosa da ventoinha

Mensagem por L.Sousa »

Amigos a viscosa da minha ventoinha entregou a alma ao criador. Estava a pensar comprar uma nova, mas tenho algumas dúvidas:

1- Para desapertar é no sentido contrário dos parafusos normais?

2- Existe alguma casa em Portugal que as venda boas e baratas? SE sim podem dar contactos?

3- Esta por exemplo é compativvel com o meu motor M52 ? http://www.ebay.co.uk/itm/3-Bolt-Viscou ... 41624ac3fe

4- Existe tb esta mas exteriormente parecem-me bastante diferentes (esta tem mais alhetas de arrefeciemento) http://www.ebay.co.uk/itm/BMW-FAN-COUPL ... 2c565e57b3

Obrigado pelas dicas desde já.
Imagem

JOFIMO
Membro Gold
Mensagens: 5176
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Localização: Perto da Capital

Re: Viscosa da ventoinha

Mensagem por JOFIMO »

L.Sousa Escreveu:Amigos a viscosa da minha ventoinha entregou a alma ao criador. Estava a pensar comprar uma nova, mas tenho algumas dúvidas:

1- Para desapertar é no sentido contrário dos parafusos normais? Rosca esquerda
2- Existe alguma casa em Portugal que as venda boas e baratas? SE sim podem dar contactos? pergunta numa casa de venda de peças se arranjam e preços
3- Esta por exemplo é compativvel com o meu motor M52 ? http://www.ebay.co.uk/itm/3-Bolt-Viscou ... 41624ac3fe a referencia indicada para o teu motor é 1152 7505302 e são iguais desde os 320i até ao m3 3.2, isto nos E36 e acho essa com bom preço na bm são quase 200 aérios
4- Existe tb esta mas exteriormente parecem-me bastante diferentes (esta tem mais alhetas de arrefeciemento) http://www.ebay.co.uk/itm/BMW-FAN-COUPL ... 2c565e57b3 esta se repares bem não te serve só tem 3 fixações o teu usa 4
Obrigado pelas dicas desde já.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Avatar do Utilizador
L.Sousa
Membro Gold
Mensagens: 1595
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
Localização: Coimbra

Re: Viscosa da ventoinha

Mensagem por L.Sousa »

Jofimo obrigado pelas dicas mas em ambas só tem 3 parafusos. Tenho então que procurar um com quatro buracos. Obrigado pelas dicas. Se alguem tiver conhecimentos de venda dessa peça cá em Portugal deixe o contacto aqui.
Imagem

JOFIMO
Membro Gold
Mensagens: 5176
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Localização: Perto da Capital

Re: Viscosa da ventoinha

Mensagem por JOFIMO »

L.Sousa Escreveu:Jofimo obrigado pelas dicas mas em ambas só tem 3 parafusos. Tenho então que procurar um com quatro buracos. Obrigado pelas dicas. Se alguem tiver conhecimentos de venda dessa peça cá em Portugal deixe o contacto aqui.
Nem reparei na 1ºlink :wall que só tinha 3 furos tens aqui de 4:
http://www.ebay.de/itm/VISKOLUFTER-LUFT ... 460065fff9
http://www.ebay.de/itm/VISKOLUFTER-LUFT ... 460066e906
Cumps
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Avatar do Utilizador
L.Sousa
Membro Gold
Mensagens: 1595
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
Localização: Coimbra

Re: Viscosa da ventoinha

Mensagem por L.Sousa »

Ok, obrigado, olha só mais uma pergunta isso dá para tirar sem retirar os tubos que vão para o vaso de expansão ou é necessário desmanchar? Sei que preciso tirar aquele plastico que envolve a ventoinha mas já vi um videos do E46 e eles tem que desmachar uns tubos que vão para o vaso de expansão.
Imagem

JOFIMO
Membro Gold
Mensagens: 5176
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Localização: Perto da Capital

Re: Viscosa da ventoinha

Mensagem por JOFIMO »

L.Sousa Escreveu:Ok, obrigado, olha só mais uma pergunta isso dá para tirar sem retirar os tubos que vão para o vaso de expansão ou é necessário desmanchar? Sei que preciso tirar aquele plastico que envolve a ventoinha mas já vi um videos do E46 e eles tem que desmachar uns tubos que vão para o vaso de expansão.
Não é neccessário retirar nenhums tubos, só o resguardo superior e o da ventounha claro, prendes a polie da bomba de àgua e com uma pancada seca na chave a ventoinha desaperta-se , vê aqui como é simples:
http://tis.spaghetticoder.org/s/view.pl?1/00/32/77
Cumps.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Avatar do Utilizador
tiago blanquet
Membro Juvenil
Mensagens: 342
Registado: 25 out 2010, 18:35
O meu Carro:: E36 M3 S50B30
Localização: Entre o Tejo e o Sado

Re: Viscosa da ventoinha

Mensagem por tiago blanquet »

Uma dica, eu uso uma chave the apertar os discos da rebarbadora para trancar a polia da bomba de agua. Depois e um bocado de força e isso desaperta. Sentido oposto ao normal. Ou seja clockwise para desapertar.

Basta tirar aquele plastico a volta da ventoínha, aquilo tem que sair tudo junto.

Avatar do Utilizador
L.Sousa
Membro Gold
Mensagens: 1595
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
Localização: Coimbra

Re: Viscosa da ventoinha

Mensagem por L.Sousa »

tiago blanquet Escreveu:Uma dica, eu uso uma chave the apertar os discos da rebarbadora para trancar a polia da bomba de agua. Depois e um bocado de força e isso desaperta. Sentido oposto ao normal. Ou seja clockwise para desapertar.

Basta tirar aquele plastico a volta da ventoínha, aquilo tem que sair tudo junto.

Obrigado pela dica (deduzo que seja a chave para uma rebarbadora grande). Agora só vou mesmo é ter que comprar uma viscosa....
Imagem

Avatar do Utilizador
L.Sousa
Membro Gold
Mensagens: 1595
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
Localização: Coimbra

Re: Viscosa da ventoinha

Mensagem por L.Sousa »

JOFIMO Escreveu:
L.Sousa Escreveu:Ok, obrigado, olha só mais uma pergunta isso dá para tirar sem retirar os tubos que vão para o vaso de expansão ou é necessário desmanchar? Sei que preciso tirar aquele plastico que envolve a ventoinha mas já vi um videos do E46 e eles tem que desmachar uns tubos que vão para o vaso de expansão.
Não é neccessário retirar nenhums tubos, só o resguardo superior e o da ventounha claro, prendes a polie da bomba de àgua e com uma pancada seca na chave a ventoinha desaperta-se , vê aqui como é simples:
http://tis.spaghetticoder.org/s/view.pl?1/00/32/77
Cumps.

Jofimo depois de ver atentamente a minha cheguei a conclusão que a viscosa é mesmo de três furos.

Um abraço.
Imagem

JOFIMO
Membro Gold
Mensagens: 5176
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Localização: Perto da Capital

Re: Viscosa da ventoinha

Mensagem por JOFIMO »

L.Sousa Escreveu:
JOFIMO Escreveu:
L.Sousa Escreveu:Ok, obrigado, olha só mais uma pergunta isso dá para tirar sem retirar os tubos que vão para o vaso de expansão ou é necessário desmanchar? Sei que preciso tirar aquele plastico que envolve a ventoinha mas já vi um videos do E46 e eles tem que desmachar uns tubos que vão para o vaso de expansão.
Não é neccessário retirar nenhums tubos, só o resguardo superior e o da ventounha claro, prendes a polie da bomba de àgua e com uma pancada seca na chave a ventoinha desaperta-se , vê aqui como é simples:
http://tis.spaghetticoder.org/s/view.pl?1/00/32/77
Cumps.

Jofimo depois de ver atentamente a minha cheguei a conclusão que a viscosa é mesmo de três furos.

Um abraço.
Pois existem os dois tipos e sem o VIN é dificil adivinhar qual o motor usa, só pela assinatura :think
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Asrafil
Membro Juvenil
Mensagens: 213
Registado: 14 mar 2009, 16:41
O meu Carro:: BMW 525tds E39 - 1999/02
Localização: Alvaiázere

Re: Viscosa da ventoinha

Mensagem por Asrafil »

Então deve ser igual á do meu 25 tds. Está aqui uma foto do meu quando o tirei:

Imagem

Mandei vir um da eBay por cerca de 40 libras mais portes e funciona cinco estrelas :fixe

PS: Vamos ver é por quanto tempo :D :D :D

Avatar do Utilizador
L.Sousa
Membro Gold
Mensagens: 1595
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
Localização: Coimbra

Re: Viscosa da ventoinha

Mensagem por L.Sousa »

Asrafil Escreveu:Então deve ser igual á do meu 25 tds. Está aqui uma foto do meu quando o tirei:

Imagem

Mandei vir um da eBay por cerca de 40 libras mais portes e funciona cinco estrelas :fixe

PS: Vamos ver é por quanto tempo :D :D :D

Tb vou fazer o mesmo.
Imagem

Avatar do Utilizador
noosphere
Membro Junior
Mensagens: 380
Registado: 21 ago 2010, 19:14
O meu Carro:: BMW 530d [E39]

Re: Viscosa da ventoinha

Mensagem por noosphere »

L.Sousa,
Como sabemos quando a viscosa dá o berro?
É que ouço um "zoar" nessa zona e não sei se é bomba de agua se é a viscosa.

Obrigado.

JOFIMO
Membro Gold
Mensagens: 5176
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Localização: Perto da Capital

Re: Viscosa da ventoinha

Mensagem por JOFIMO »

noosphere Escreveu:L.Sousa,
Como sabemos quando a viscosa dá o berro?
É que ouço um "zoar" nessa zona e não sei se é bomba de agua se é a viscosa.

Obrigado.
Quando deixa de "atracar" e roda sempre livre sem acompanhar as rotações do motor, zoada é capaz de ser outra coisa
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Avatar do Utilizador
noosphere
Membro Junior
Mensagens: 380
Registado: 21 ago 2010, 19:14
O meu Carro:: BMW 530d [E39]

Re: Viscosa da ventoinha

Mensagem por noosphere »

JOFIMO Escreveu:
noosphere Escreveu:L.Sousa,
Como sabemos quando a viscosa dá o berro?
É que ouço um "zoar" nessa zona e não sei se é bomba de agua se é a viscosa.

Obrigado.
Quando deixa de "atracar" e roda sempre livre sem acompanhar as rotações do motor, zoada é capaz de ser outra coisa
Vou gravar a minha para me ajudarem. Como vejo se a sacana "acompanha" a rotação?
Basta ela estar a andar ou tem que ter uma certa rotação?

Responder

Voltar para “Mecanica”