Boas
Venho aqui apresentar o meu S1 F20 que espero servir como ajuda/guia para outros proprietários ou potenciais compradores de um modelo semelhante.
Inicialmente era para ter vindo um classe A180 cdi Urban, mas por acaso do destino, face ao que pretendia pagar (não mais de 20 mil euros) com retoma do meu peugeot 307 1.4 hdi de 2005 e pelo que andei a ver era virtualmente impossível, porque, recordando que adquiri o S1 em agosto de 2013 e o classe A tinha acabado de ser lançado. o S1 F20 tinha sido lançado em finais de 2011 e começam a surgir no mercado bastante unidades de serviço (matriculadas pela BMW PT) e por isso surgiu a oportunidade de algo que gostava pelo preço que estava disposto a pagar na altura.
A escolha recaiu no 116d ED Line Sport de 30/03/2012, matrícula XX-MT-XXM, com 21.732 kms e um estado geral igual a novo (aliás que ainda hoje mantém ao fim de 141 mil kms - já conduzi 2 116d ED Line Urban de substituição da oficina em pior estado de interiores).
Consumo médio anda nos 5,9 litros/100 km numa utilização maioritariamente de AE (60%) e uns 25% de cidade...
Nunca tenho start-stop ligado e uso sempre A/C ligado pelo que, dos 5,9, se pode admitir que com start-stop on e A/C o consumo rondasse os 5,5.. Não me que me faça diferença....
Além do S1, também tenho um Citröen C2 1.1I VTR de 2008 com 46.000 kms, comprado em fevereiro de 2013 e a compra mais recente (a 19 outubro de 2016), um Jeep Grand 3.1 TD Laredo com 182.000 kms (e consumo médio de 16,7 litros/100 km).
Deixo algumas fotos:
Diário de Bordo S1 F20 116d ED Line Sport 2012
Moderador: Staff
- dtv1983
- Membro Iniciado
- Mensagens: 3
- Registado: 02 jan 2017, 14:07
- O meu Carro:: BMW 116d ED F20 - 2012
Re: Diário de Bordo S1 F20 116d ED Line Sport 2012
A nível de fiabilidade e custos de manutenção tem sido um percurso relativamente tranquilo.
Tive de trocar as placas de ferro por baixo dos bancos dianteiros que tinham ferrugem e também tive um erro de firmware no rádio. Coisas menores resolvidas em garantia sem custos, ainda que não à primeira tentativa no caso do rádio. Também em garantia e portanto, sem custos para mim, tive de trocar os 4 injetores naquela que foi a avaria mais chata. Ocorreu aos 62 mil kms. Carro fazia uma vibração estranha na caixa de velocidades e um barulho muito acima do normal do motor quando acelerava e passava determinadas rpm (penso que 1.600 rpm). Se mantivesse em baixas rpm e acelerasse suavemente, uma vez o motor quente (ao fim de 8 kms percorridos) desaparecia totalmente o sintoma. Só acontecia com motor frio e quase sempre de manhã cedo. Foram trocados 4 injetores e nunca mais deu qualquer sintoma.
Tive 4 revisões gratuitas no programa service incusive. sistema do CB tem pedido revisão a cada 24 mil kms. Fiz 2 fora do programa que custaram cada um 500 e poucos euros.
Mudei uma vez os 4 pneus (aos 89 mil kms) e mudei 2 vezes as pastilhas traseiras (60 e 116 mil kms) e as dianteiras uma vez (93 mil kms). discos dianteiros e traseiros são os de origem. Mudei 2 vezes as escovas limpa-vidros e acho que quanto a manutenção paga por mim, está tudo.
E é +/- isto. Com tempo posso aqui depois colocar registos individuais de revisões e trocas de peças..
Ainda assim, considero carro muito fiável e de baixo custos de manutenção.
Tive de trocar as placas de ferro por baixo dos bancos dianteiros que tinham ferrugem e também tive um erro de firmware no rádio. Coisas menores resolvidas em garantia sem custos, ainda que não à primeira tentativa no caso do rádio. Também em garantia e portanto, sem custos para mim, tive de trocar os 4 injetores naquela que foi a avaria mais chata. Ocorreu aos 62 mil kms. Carro fazia uma vibração estranha na caixa de velocidades e um barulho muito acima do normal do motor quando acelerava e passava determinadas rpm (penso que 1.600 rpm). Se mantivesse em baixas rpm e acelerasse suavemente, uma vez o motor quente (ao fim de 8 kms percorridos) desaparecia totalmente o sintoma. Só acontecia com motor frio e quase sempre de manhã cedo. Foram trocados 4 injetores e nunca mais deu qualquer sintoma.
Tive 4 revisões gratuitas no programa service incusive. sistema do CB tem pedido revisão a cada 24 mil kms. Fiz 2 fora do programa que custaram cada um 500 e poucos euros.
Mudei uma vez os 4 pneus (aos 89 mil kms) e mudei 2 vezes as pastilhas traseiras (60 e 116 mil kms) e as dianteiras uma vez (93 mil kms). discos dianteiros e traseiros são os de origem. Mudei 2 vezes as escovas limpa-vidros e acho que quanto a manutenção paga por mim, está tudo.
E é +/- isto. Com tempo posso aqui depois colocar registos individuais de revisões e trocas de peças..
Ainda assim, considero carro muito fiável e de baixo custos de manutenção.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 7092
- Registado: 15 jun 2007, 23:56
- O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
- Localização: PORTUGAL (frança)
Re: Diário de Bordo S1 F20 116d ED Line Sport 2012
Linda Garagem quanto ao Bmw è um carro Lindo , os consumos sao um pouco altos digo isto porque no Meu serie 1 123d faço os mesmos (reprogramado)mas reconheço que para fazer isso ando muito nas calmas ,talves uma reprogramaçao nao faria mal ao Teu ,Boa Continuaçao e Obrigado pela Partilha:palmas
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+
Re: Diário de Bordo S1 F20 116d ED Line Sport 2012
Obrigado. Não acho os consumos assim tão altos, porque faço 75 a 80% dos trajetos em auto-estrada e a médias de velocidade de 14x-15x. Não esquecer que eu nunca uso o start-stop desde que tenho o carro e o ar condicionado está sempre ligado em todos os trajetos, seja inverno ou verão. Sem isso e com mais trajetos em estrada, o consumo estaria em 4,5-4,7 litros facilmente.germanii Escreveu:Linda Garagem quanto ao Bmw è um carro Lindo , os consumos sao um pouco altos digo isto porque no Meu serie 1 123d faço os mesmos (reprogramado)mas reconheço que para fazer isso ando muito nas calmas ,talves uma reprogramaçao nao faria mal ao Teu ,Boa Continuaçao e Obrigado pela Partilha:palmas
Para já não sinto necessidade de repro, ele porta-se bem e em 99% das vezes é suficiente.
A ideia é continuar a partilhar a experiência e o Feedback da utilização.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 7092
- Registado: 15 jun 2007, 23:56
- O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
- Localização: PORTUGAL (frança)
Re: Diário de Bordo S1 F20 116d ED Line Sport 2012
Na Boa ,continua a partilhar as Tuas experiencias pois serve a todos :fixe
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+