Desligo e tiro a chave e o BMW fica a trabalhar..!

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

NELSON
Membro Juvenil
Mensagens: 154
Registado: 09 jun 2009, 21:11
O meu Carro:: BMW 320i coupé 1993
Localização: Paços de Ferreira

Desligo e tiro a chave e o BMW fica a trabalhar..!

Mensagem por NELSON »

:fixe boas
O que me aconteceu foi o seguinte: :ajuda
Com o 320i a trabalhar tirei a bateria fora para pôr o 318is a trabalhar (não tinha cabos..! ) de seguida fui novamente ao 320 e abri a porta e ele desligou-se e ficou "maluco" vários problemas surgiram, o vidro do condutor descia mas não subia,uma faixa de luzes do computador de bordo deixou de dar(só dá para ler meias letras)e o pior de tudo é que liga normalmente com a chave mas quando desligo e tiro a chave do canhão ele fica a trabalhar e com as luzes vermelhas acesas...! :wall
Será que há alguma coisa que possa fazer para resolver antes de ir ao eletricista(mecánica)???
cumprimentos :lovebmw :ajuda :lovebmw

Avatar do Utilizador
Dudex
Membro Gold
Mensagens: 1916
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36
Localização: Loures

Re: Desligo e tiro a chave e o BMW fica a trabalhar..!

Mensagem por Dudex »

Os vidros julgo que precisem sempre de serem "reprogramados" no caso do coupé sempre que se tira a bateria.

Vê os fusiveis. Então tu tiras umas bateria com o motor a trabalhar? para ele não se ter desligado suponho que as bobines sejam alimentadas directamente, sem passar pela bateria. Tudo o resto é pela bateria, o alternador só a carrega. Ao abrires a porta acendeste as luzes interiores e elas não tinha corrente e atrofiaste aquilo tudo. A ver se não queimaste alguma centralina.

Podes ter arranjado aí um berbicacho de placas queimadas mas esperemos que não. Vê o procedimento para reiniciar os vidros do coupé. Experimenta uma nova centralina, pode ser que passe!

Boa sorte

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: Desligo e tiro a chave e o BMW fica a trabalhar..!

Mensagem por germanii »

Dudex Escreveu:Os vidros julgo que precisem sempre de serem "reprogramados" no caso do coupé sempre que se tira a bateria.

Vê os fusiveis. Então tu tiras umas bateria com o motor a trabalhar? para ele não se ter desligado suponho que as bobines sejam alimentadas directamente, sem passar pela bateria. Tudo o resto é pela bateria, o alternador só a carrega. Ao abrires a porta acendeste as luzes interiores e elas não tinha corrente e atrofiaste aquilo tudo. A ver se não queimaste alguma centralina.

Podes ter arranjado aí um berbicacho de placas queimadas mas esperemos que não. Vê o procedimento para reiniciar os vidros do coupé. Experimenta uma nova centralina, pode ser que passe!

Boa sorte
Estou de acordo contigo .
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Avatar do Utilizador
Caetanoe36
Membro Junior
Mensagens: 470
Registado: 30 abr 2009, 11:06
O meu Carro:: 328i E46

Re: Desligo e tiro a chave e o BMW fica a trabalhar..!

Mensagem por Caetanoe36 »

As bobinas nao sao alimentadas directamente...
Prazer é BMW /// BMW / 325td E36 / 320i E36 / 325i cabrio E36 / 328i E46 /
viewtopic.php?f=59&t=40182

Convívio BMW Zona Norte/Centro Sexta 22/07/2011 http://clubebmwportugal.com/forum/viewt ... 33&t=52144

Avatar do Utilizador
Dudex
Membro Gold
Mensagens: 1916
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36
Localização: Loures

Re: Desligo e tiro a chave e o BMW fica a trabalhar..!

Mensagem por Dudex »

Caetanoe36 Escreveu:As bobinas nao sao alimentadas directamente...
Também achei muito estranho mas é a única maneira de ele continuar a trabalhar sem bateria :think

Avatar do Utilizador
Caetanoe36
Membro Junior
Mensagens: 470
Registado: 30 abr 2009, 11:06
O meu Carro:: 328i E46

Re: Desligo e tiro a chave e o BMW fica a trabalhar..!

Mensagem por Caetanoe36 »

Mas pelo que percebi ele nao trabalha sem a bateria mas sim com a chave desligada com bateria colocada...
Prazer é BMW /// BMW / 325td E36 / 320i E36 / 325i cabrio E36 / 328i E46 /
viewtopic.php?f=59&t=40182

Convívio BMW Zona Norte/Centro Sexta 22/07/2011 http://clubebmwportugal.com/forum/viewt ... 33&t=52144

NELSON
Membro Juvenil
Mensagens: 154
Registado: 09 jun 2009, 21:11
O meu Carro:: BMW 320i coupé 1993
Localização: Paços de Ferreira

Re: Desligo e tiro a chave e o BMW fica a trabalhar..!

Mensagem por NELSON »

:ajuda Neste momento o carro já liga e desliga com a chave mas o problema ainda não está resolvido...! Um amigo meu que é eletricista fez uma alteração num relé(branco)e ele já ficou a ligar e desligar mas o mais estranho é que ele exprimentou um relé igual para tirar duvidas se o problema estava no relé e voltava a não desligar...ou seja, só liga e desliga com a chave com essa tal alteração que ele fez no dito relé branco..!uma das coisas que também fez foi tirar e voltar a meter a centralina ...mas o problema continuava...! :ajuda
cumprimentos

Avatar do Utilizador
samuel_20_
Membro Senior
Mensagens: 801
Registado: 07 mar 2009, 01:07
O meu Carro:: BMW 318is E36 - 10/1996
Localização: Almeirim

Re: Desligo e tiro a chave e o BMW fica a trabalhar..!

Mensagem por samuel_20_ »

liga o carro a maquina e faz um diagnostico.
essa cena dos vidros não acontece no meu, já lhe tirei a bateria e não tive problemas.
_____________________________________________________________________________
E36 318is 10/96 M44
Imagem

NELSON
Membro Juvenil
Mensagens: 154
Registado: 09 jun 2009, 21:11
O meu Carro:: BMW 320i coupé 1993
Localização: Paços de Ferreira

Re: Desligo e tiro a chave e o BMW fica a trabalhar..!

Mensagem por NELSON »

samuel_20_ Escreveu:liga o carro a maquina e faz um diagnostico.
essa cena dos vidros não acontece no meu, já lhe tirei a bateria e não tive problemas.
O vidro já funciona bem..! ligar e desligar o carro é que só com a alteração "caseira" no relé ...! com o relé normal ele liga com a chave mas não desliga..!
:lovebmw

cap
Membro Gold
Mensagens: 3811
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02
Localização: lx & arredores

Re: Desligo e tiro a chave e o BMW fica a trabalhar..!

Mensagem por cap »

Dudex Escreveu:Os vidros julgo que precisem sempre de serem "reprogramados" no caso do coupé sempre que se tira a bateria.

Vê os fusiveis. Então tu tiras umas bateria com o motor a trabalhar? para ele não se ter desligado suponho que as bobines sejam alimentadas directamente, sem passar pela bateria. Tudo o resto é pela bateria, o alternador só a carrega. Ao abrires a porta acendeste as luzes interiores e elas não tinha corrente e atrofiaste aquilo tudo. A ver se não queimaste alguma centralina.

Podes ter arranjado aí um berbicacho de placas queimadas mas esperemos que não. Vê o procedimento para reiniciar os vidros do coupé. Experimenta uma nova centralina, pode ser que passe!

Boa sorte
O alternador alimenta todo o circuito em paralelo com a bateria, vão-se "compensando" por assim dizer. Se fosse a bateria a alimentar ignição ou ecu, assim que a desligasse o motor parava.

Agora o porquê desse problema ter surgido depois desse "truque", não faço ideia.
Imagem

Avatar do Utilizador
samuel_20_
Membro Senior
Mensagens: 801
Registado: 07 mar 2009, 01:07
O meu Carro:: BMW 318is E36 - 10/1996
Localização: Almeirim

Re: Desligo e tiro a chave e o BMW fica a trabalhar..!

Mensagem por samuel_20_ »

NELSON Escreveu:
samuel_20_ Escreveu:liga o carro a maquina e faz um diagnostico.
essa cena dos vidros não acontece no meu, já lhe tirei a bateria e não tive problemas.
O vidro já funciona bem..! ligar e desligar o carro é que só com a alteração "caseira" no relé ...! com o relé normal ele liga com a chave mas não desliga..!
:lovebmw
sim mas esses problemas que tens, ou ate mesmo por descargo de consciência, fazes um diagnostico e tiras as duvidas...
_____________________________________________________________________________
E36 318is 10/96 M44
Imagem

Avatar do Utilizador
Dudex
Membro Gold
Mensagens: 1916
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36
Localização: Loures

Re: Desligo e tiro a chave e o BMW fica a trabalhar..!

Mensagem por Dudex »

cap Escreveu:
Dudex Escreveu:Os vidros julgo que precisem sempre de serem "reprogramados" no caso do coupé sempre que se tira a bateria.

Vê os fusiveis. Então tu tiras umas bateria com o motor a trabalhar? para ele não se ter desligado suponho que as bobines sejam alimentadas directamente, sem passar pela bateria. Tudo o resto é pela bateria, o alternador só a carrega. Ao abrires a porta acendeste as luzes interiores e elas não tinha corrente e atrofiaste aquilo tudo. A ver se não queimaste alguma centralina.

Podes ter arranjado aí um berbicacho de placas queimadas mas esperemos que não. Vê o procedimento para reiniciar os vidros do coupé. Experimenta uma nova centralina, pode ser que passe!

Boa sorte
O alternador alimenta todo o circuito em paralelo com a bateria, vão-se "compensando" por assim dizer. Se fosse a bateria a alimentar ignição ou ecu, assim que a desligasse o motor parava.

Agora o porquê desse problema ter surgido depois desse "truque", não faço ideia.
Eu não imaginava que assim fosse, pensava que o alternador simplesmesnte carregava a bateria, mas deve ter uma derivação para alimentar os componentes principais antes disso. :fixe

cap
Membro Gold
Mensagens: 3811
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02
Localização: lx & arredores

Re: Desligo e tiro a chave e o BMW fica a trabalhar..!

Mensagem por cap »

Estando tudo ligado em paralelo, a corrente flui pela diferença de potencial.. Ou seja, quem estiver com maior tensão é quem vai "alimentar os outros". Sendo que salvo raras excepções, é o alternador que fornece corrente a tudo o resto (desde que o motor esteja ON, claro). ;)

E tendo a bateria apenas 2 ligações, sabemos com certeza absoluta que está tudo em paralelo pois havendo apenas um positivo e um negativo sabemos que a corrente entra e sai da bateria pelo mesmo par de contactos.
Imagem

NELSON
Membro Juvenil
Mensagens: 154
Registado: 09 jun 2009, 21:11
O meu Carro:: BMW 320i coupé 1993
Localização: Paços de Ferreira

Re: Desligo e tiro a chave e o BMW fica a trabalhar..!

Mensagem por NELSON »

Eu pensava que o alternador alimentava tudo e também servia para carregar a bateria. :naonao ..ou seja pensava eu que a bateria só servia para fornecer corrente para pôr o carro a trabalhar :wall ...mas agora já sei que na realidade a bateria não serve só para pôr a trabalhar...! o pior é que não esperava aprender isto avariando o meu "menino" :duh e para além disso ainda queimou a primeira fila de lâmpadas do CB(se é que aquilo é iluminado por lâmpadas) agora só dá para ler meias palavras :wall :wall :wall :wall :wall :wall :wall :lovebmw :lovebmw obrigados pele ajuda :lovebmw :lovebmw
cumprimentos

Avatar do Utilizador
Dudex
Membro Gold
Mensagens: 1916
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36
Localização: Loures

Re: Desligo e tiro a chave e o BMW fica a trabalhar..!

Mensagem por Dudex »

cap Escreveu:Estando tudo ligado em paralelo, a corrente flui pela diferença de potencial.. Ou seja, quem estiver com maior tensão é quem vai "alimentar os outros". Sendo que salvo raras excepções, é o alternador que fornece corrente a tudo o resto (desde que o motor esteja ON, claro). ;)

E tendo a bateria apenas 2 ligações, sabemos com certeza absoluta que está tudo em paralelo pois havendo apenas um positivo e um negativo sabemos que a corrente entra e sai da bateria pelo mesmo par de contactos.
E faz sentido, nunca tinha pensado nisso! Tanto ano na ignorância :lol1

Obrigado :fixe

Responder

Voltar para “Série 3”