História da serie 3 (completo)

Secção para modelos Série 3

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marco pires
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História da serie 3 (completo)

Mensagem por marco pires »

Antes da serie 3 - os primórdios

Corria o mês de Setembro de 1961, a BMW apresentava ao publico aquele que seria o primeiro de uma geração de veiculos que iriam fazer toda a diferença na industria automóvel à escala planetária: o 1500.

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o novo sedan compacto tinha a dificil tarefa de ajudar a BMW a superar os conturbados anos 50 e projectar a marca para o futuro, para isso criou-se uma gama de veiculos com um design apelativo e recheado de soluções técnicas importantes para a época; como seja a suspensão independente na traseira e o seu motor inclinado a 30º necessário para permitir uma linha da capot baixa e aerodinamica.

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A Neue Klasse, como ficou conhecida, foi um sucesso imediato permitindo assim à BMW sair a aflitiva situação financeira em que se encontrava, no seguimento desse sucesso a gama evoluiu atingindo o seu auge no ano de 1968 com a apresentação do 2002, este modelo atingiu um tal sucesso, que é actualmente considerado um marco histórico da BMW, um verdadeiro icone do fim dos anos 60 e 70.
Com o 2002, a BMW cimentou uma imagem de sucesso sustentada numa gama de veiculos fiáveis, competentes e desportivos.

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Em 1972 a BMW apresentava o 2002Tii, uma versão de altas performances equipado com um motor 2.0 de 130cv e injecção mecanica Kugelfischer, com este motor o veiculo chegava aos 190km/h e fazia dos 0-100km/h em apenas 9.8s, valores de eleição para a época.

contudo a BMW foi ainda mais longe e em 1973 lança o 2002 turbo, o primeiro veiculo europeu equipado com um turbo, debitando 170cv, as suas performances eram de topo, a sua produção limitou-se a 1672 unidades, fruto dos altos consumos que contradiziam a realidade social da época, a crise petrolífera contribuiu para o fim deste modelo em 1974.

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Apesar de tudo este sucesso, tornava-se notória a necessidade de proceder à substituição do modelo, assim e a partir de 1975 a Neue Klasse é descontinuada.
Os genes para uma nova geração estavam lançados, um novo veiculo totalmente inovador iria surgir...

Nascia o serie 3.

Primeira geração (1975-1983): o E21

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A primeira Série 3 é caracterizada por amplas janelas, um distinto perfil em cunha e, é claro, a dianteira típica da BMW dominada pela grelha em forma de duplo rim que marca os vincos que se estendem da ponta do capô à base do para-brisas.
pode-se considerar que o design antes de ser uma revolução, foi uma evolução do anterior 2002, isso podia ser verificado na linha do para-brisas bem como na linha de cintura, mesmo a traseira apresentava semelhanças com o modelo anterior.

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O novo modelo foi extremamente bem recebido pelos entusiastas BMW mas tambem por uma nova clientela mais jovem e irreverente, para isso contribuiu linhas bem conseguidas, mas tambem soluções técnicas bastante interessantes, patentes numa suspensão McPherson à frente e independente na traseira, no interior imperava a nova linguagem estética com a consola orientada para o condutor, os motores eram tambem eles performantes e bastante robustos e fiáveis.

o modelo base era o 315, equipado com o robusto motor M10, era um 1600 a carburador com 75cv.

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a versão de topo era o 320i com 125cv, posteriormente em 1977 a BMW apresentava o seu novo motor M20 de 6 cilindros que viria a equipar a nova versão de topo da serie 3, designada 323i; tratava-se de um motor 2.3 com injecção e 145cv.

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aquando da sua apresentação, a BMW apresentou o seu novo carro como: "intemporal e sem superficialidades, o design do BMW Série 3 ditará a moda na próxima década".
assim aconteceu, em 1983 finda a sua produção, contudo já em 1982 a BMW havia apresentado o novo modelo.

Segunda geração (1982-1990): o E30

o novo modelo constituiu a continuidade das linhas bem sucedidas do modelo anterior, como resultado do design sensivelmente aprimorado e aerodinâmica optimizada, o novo modelo teve ganhos significativos em força de presença.

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A agora rebaixada dianteira exibia a tipica grelha duplo rim que se alongava por toda a frente do carro, e os faróis duplos que hoje equipam todas as versões da Série 3, localizavam-se nas extremidades. A transição suave entre as diferentes superfícies da carroçaria não apenas determinava as formas características, mas também assegurava um bom fluxo de ar ao redor do carro. O capô baixo com seu ressalto largo que surgia suavemente da dianteira melhorava a aerodinâmica, com a sua superfície plana.

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o interior pautava por um design mais apurado e com a habitual consola orientada para o condutor, a suspensão foi revista e melhorada nas suas caracteristicas desportivas.
ao longo da sua vida, o E30 recebeu vários upgrades, como seja uma protecção anti-corrosão mais eficaz a partir de 1987 e alterações mecanicas.
foi tambem o primeiro serie 3 a receber o indicador de intervalo de revisões.

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a nivel de motores o E36 começou na sua base com um 316 1.8 a carburador derivado do modelo anterior e com 90cv, a partir de 1987 o modelo base passa a designar-se por 316i, agora com o novo motor M40 de 1.6L e 102cv, a versão de topo era o 325i com um 6 cilindros de 170cv.

o E30 montou tambem motores diesel, contando com o 2.4L de 6 cilindros em versão aspirada e tambem com turbo, designados por 324d e 324td respectivamente.

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em 1986 a BMW lança a versão mais desportiva e potente do E30, o M3.
equipado com um motor 2.3L de 4 cilindros começou com uma potencia de 192cv, contudo ao longo do tempo foi recebendo vários upgrades de potencia, terminando a sua carreira com 238cv na derradeira versão Sport Evolution.

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1990 dita o fim deste modelo emblemático da BMW, contudo as versões cabrio e touring foram produzidas até 1994.
com o E30 a BMW iniciou uma nova linguagem estilistica que viria a definir todos os seus modelos durante os anos 80, o ar de familia BMW começou com o E30, passando ao E32 e posteriormente ao E34.
com o E30 a BMW inovou e colocou pressão na sua rival mercedes, no que ao mercado dos sedans compactos diz respeito, este foi um modelo de grande sucesso e massificou as vendas, mas não havia margem para facilitar, e em 1990 a BMW tinha pronta a nova geração.

Terceira geração (1990-1999): o E36

Em 1990 foi a hora de substituir a sobriedade da Série 3 por uma modernidade quase radical. Um sedan desportivo 100% novo, cujas dimensões aumentaram em todos os lados. além da silhueta magra, a suavização da dianteira do novo modelo ficava evidente, uma vez que os faróis duplos eram agora cobertos por uma lente.
Em complemento às linhas dinâmicas, um capot ainda mais baixo, traseira mais alta, refinamentos técnicos como janelas integradas na carroçaria e um difusor de ar no compartimento do motor contribuíram para um impressionante coeficiente aerodinâmico de 0,29.

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o E36 foi um enorme sucesso, fruto do seu design mas tambem de várias soluções inovadoras; um eixo multilink Z-axle na traseira, ABS de serie e o uso de uma panóplia electronica no controle de várias funções do carro.

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o design interior rompeu por completo com as soluções anteriores, a consola central era diferente e a saida da ventilação exibia um aspecto que permaneceu apenas neste modelo e não teve continuidade.
ainda a nivel dos interiores foram feitos alguns experimentalismos que correram menos bem, tais como a forra do tecto e das portas e a qualidade dos plásticos pecava por ser de qualidade inferior.

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apesar disso, o E36 era um carro substancialmente melhor que o modelo anterior, as motorizações eram muito variadas e à escolha do cliente, começava assim com o modelo 316i 1.6L de 4 cilindros e 102cv e acabava no topo de gama que era a versão 328i 6 cilindros 2.8 com 190cv.

as versões diesel abandonavam os velhos motores 2.4 e eram agora equipadas com um 1.7L de 90cv no 318tds enquanto as versões de 6 cilindros estavam agora a cargo de um motor de altas performances de 2.5L que debitava 115cv na versão 325td(sem intercooler), e 143cv na versão 325tds(com intercooler), este foi durante alguns anos o diesel mais rápido do mundo.

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entretanto em 1993 a BMW decidiu lançar uma versão com carroçaria mais curta com o código interno de E35, o carro era em tudo semelhante aos E36 "comuns", mas tinha algumas particularidades, tais como uma suspensão traseira diferente que partilhava com o Z3, e que derivava do anterior E30, esta solução foi empregue por forma a manter um espaço aceitável na mala, visto não ocupar tanto espaço, os contras estavam numa menor estabilidade em recta e uma menor eficácia em curva quando comparado com a mais evoluida suspensão multilink do E36.

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a nivel dos interiores, a unica diferença em relação ao E36 convencional, estava no painel que era agora composto por uma peça unica, e abandonava e definitivo o design exuberante da consola central, alguns materiais tambem melhoraram, nomeadamente os plásticos das partes inferiores do tablier.
desta forma o interior do compact exibia uma linguaguem estilistica mais consensual e dentro dos parâmetros esperados para um BMW.

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os motores usados eram os mesmos do E36, ficando a versão mais potente a cargo do motor 2.5 de 170cv designada por 323Ti, a versão diesel incluia apenas o 318tds.

embora tenha tido algum sucesso na europa, nos outros mercados foi um completo falhanço, levando assim a BMW a não comercializar este tipo de carroçaria no mercado norte-americano até ao lançamento do serie 1.

como seria de esperar tambem o E36 iria ter uma versão M3, e esta saiu para o publico em 1992.
foi o primeiro M3 de 6 cilindros. com cilindrada de 3.0L debitava 286cv.
ao longo da sua vida o M3 E36 teve várias versões especiais e foi alvo de várias evoluções, acabou a carreira com um motor 3.2L de 316cv.

agregador no seu desenho exterior, polémico no seu desenho anterior e em algumas soluções aplicadas, o E36 foi um caso de sucesso, foi a ponte entre um conceito algo antiquado da industria automóvel dos anos 80 e os modernos finais dos anos 90, as versões mais recentes já equipavam duplo air-bag e ar condicionado electrónico.

1999 foi o ultimo ano de produção, mas já um ano antes a BMW tinha apresentado o seu sucessor, o E46.

Quarta geração (1998-2006): o E46

Quando a quarta geração da Série 3 foi lançada, em maio de 1998, ficou 40 mm mais larga e teve o seu comprimento aumentado em 60 mm em comparação ao modelo anterior. na época os designers da BMW descreveram o estilo da dianteira da seguinte forma: “no conjunto e nos detalhes, a dianteira foi reinterpretada, mas ainda é, inconfundivelmente, a cara da Série 3″.a grelha em forma de duplo rim passou a ser integrada no capot e, junto com os faróis duplos circulares cobertos por lentes, moldavam mais uma vez o carácter forte da Série 3.

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Comparada com as dianteiras da Série 5 e Série 7, a parte inferior dos faróis formam uma separação distinta: aqui a curvatura dos farois é copiada na parte externa da carroçaria, que quebra a rigidez das linhas rectas da dianteira.

o E46 foi um modelo de enorme sucesso e foi rapidamente recebido como a referencia do mercado, apoiado fortemente na tecnologia, o modelo oferecia diversas opções de equipamento baseado no conceito "Flexible electronics design", o que permitia a qualquer cliente fazer de forma facil o upgrade de vários itens sem necessidade de uma instalação de raiz.

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a segurança era fundamental e neste caso a BMW não facilitou, dotado de duplo air-bag, air-bags laterais e de cortina, controle de tracção e de estabilidade com ABS, o E46 tinha uma classificação de 4 estrelas no embate frontal.
a carroçaria era agora 70% mais rigida que a do anterior modelo, soluções de redução de peso foram aplicadas tais como alguns orgãos da suspensão em aluminio e a distribuição de peso ficava nos ideais 50/50.

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o interior era agora bastante agradável, o aspecto "estranho" do anterior modelo foi abandonado, e pela primeira vez tanto os materiais como o design da consola central aproximavam-se das gamas mais altas da BMW.
a qualidade estava em alta e pecava apenas por alguns plásticos menos nobres em algumas partes inferiores do tablier, a antiquada solução dos comandos de abertura dos vidros na consola central, continuava contudo a ser aplicada.

à semelhança com o anterior modelo, tambem o E46 teve uma carroçaria compact, esta saiu para o mercado no ano 2000, possuindo um design distinto dos outros E46, partilhava ainda assim a maioria dos componentes e dos motores, a direcção possuia uma afinação que lhe permitia ser mais directa e rápida nas inserções em curva.

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o compact foi um falhanço a nivel de vendas, o que levou a BMW a abandonar em definitivo este conceito, optando por apresentar uma gama à parte que seria a serie 1

em relação aos motores, os E46 tinham como base a versão 316i, com um motor 1.9 de 105cv, mais tarde em 2001, seria substituido por um motor 1.8 mais modernos e mais económico mas tambem mais potente, tinha assim 115cv.
no topo estava o 330i, com um 6 cilindros 3.0, debitava 231cv.

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nos diesel, a gama começava no 318d com motor 2.0 de 116cv, seguida pela versão 320d com o mesmo motor 2.0 mas aqui com 136cv, mais tarde, em 2001,este motor seria alvo de uma revisão profunda e a adição do sistema common rail que faria aumentar a sua potencia para 150cv.
no topo tinhamos o 330d, com o seu motor 3.0 de 6 cilindros e 184cv, oferecia performances de eleição, mais tarde este motor iria receber um ligeiro aumento de cilindrada e uma potencia de 204cv.

2002 marca um facelift no modelo, com uma frente mais moderna, farois redesenhados e uma grelha mais larga, a traseira tambem recebe novos farolins.

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a aguardada versão M3 iria surgir em Outubro de 2000, com um 6 em linha de 3.2L 343cv, ao longo do tempo várias versões foram lançadas, tais como o M3 CSL edição limitada a 1400 unidades.
este modelo tinha como objectivo potenciar ao máximo a dinamica, para tal contava com um baixo peso resultante do uso da fibra de carbono mas tambem a exclusão de vários tipos de equipamento, como seja o ar condicionado ou até a não aplicação de material isolante e vidros mais finos.
o resultado seria um carro com uma eficácia extrema, mas pouco convidativo a uma utilização diária.

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2006 marca o fim deste modelo de importancia fulcral para a BMW, o futuro estava lançado e um novo modelo já havia sido apresentado em 2005.

Quinta geração (2005-2011): o E90

com o lançamento da quinta geração, em 2005, a BMW trouxe ao mercado um Série 3 com carácter mais forte e robusto, sempre avançando alguns passos na desportividade. a expressão facial concentrada e o vinco lateral que integra os manipulos das portas dominam o perfil da carroçaria.

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maior em todos os sentidos quando comparado com o seu antecessor, o E90 dava-se ao luxo de ter agora espaço para as pernas dos ocupantes traseiros, coisa que não acontecia com o modelo anterior.
a BMW optou por manter um design que não seguia os conceitos mais polémicos dos modelos das acima, contudo as suas linhas tornaram-se mais angulosas e apuradas em relação ao E46.
o interior era dominado por linhas rectas e pela primeira vez a consola deixava de estar orientada para o condutor, o que lhe valeu algumas criticas, os materiais seguiam a filosofia BMW e eram obviamente de qualidade, contudo e quando comparado com o anterior modelo, não era tão notória essa evolução.

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apesar de tudo o E90 foi tal como o E46, um sucesso e as suas vendas dispararam mal o modelo foi colocado no mercado.
a segurança não foi descurada e este modelo estava equipado com todos os itens que componham a segurança activa e passiva, os seus ocupante podiam contar com uma classificação no embate frontal de 5 estrelas.

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os motores do E90 eram modernos e económicos, começavam assim com a já habitual versão 316i com o seu motor 1.6 de 122cv, e a versão mais potente era o 335i, pela primeira vez com um motor turbo de 3.0L e 306cv, no mercado norte-americano saiu ainda uma versão designada por 335is equipada com o mesmo motor mas com uma potencia de 326cv.

os motores diesel eram apresentavam altas prestações, todos common rail, começavam assim no económico 316d com um 2.0 de 116cv e acabavam no desportivo 335d com um biturbo de 6 cilindros e 3.0L a potencia era de uns extravagantes 286cv.

o M3 E90 saiu em 2007 e é ainda um modelo que se encontra em comercialização, pela primeira vez o motor deste desportivo passava a ser um V8 de 4.0L naturalmente aspirado e com uma potencia de 420cv.

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os numeros são impressionantes, com uma aceleração dos 0-100 km/h em apenas 4.7 s e uma velocidade máxima sem limitador a rondar os 300 km/h.

tal como o anterior M3, tambem este foi alvo de várias versões, tais como o M3 GTS com 450cv.

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este será provavelmente o BMW mais dinamico de sempre, aliando um motor soberbo a soluções técnicas de excelência, a BMW terá que se por ela própria à prova na concepção de um modelo melhor que este.

em 2009 o modelo recebe uma serie de actualizações estéticas e alterações de pormenor a nivel técnico, 2011 é o derradeiro ano para o E90, uma nova geração estava pronta a ocupar o seu lugar.

Sexta geração (2012- ): o F30


2012 marca a entrada da sexta geração do serie 3, este é o modelo actualmente em comercialização e tal como os anteriores, está recheado de atributos e qualidade que certamente irão trazer um grande sucesso a esta gama.

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o F30 expressa a busca por características visuais novas, e que buscam algumas referências no passado. A larga entrada do radiador com faróis integrados e a grelha duplo-rim caracterizaram a face distinta da Série 3 de 1975. neste novo modelo, os faróis com sobrancelhas em LED estendem-se até a grelha, formando uma unidade óptica contínua. O capot atlético e curvado acentua a dianteira, enfatizando a força de presença e o apelo desportivo.

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Em vez de uma admissão centralizada, o novo BMW Série 3 tem duas entradas de ar abaixo dos faróis. também foram adicionados respiros para criar a chamada “cortina de ar”. Por meio do fluxo aerodinâmico aperfeiçoado na envolvencia das rodas dianteiras, o consumo em alta velocidade foi reduzido, além de contribuir para um impressionante coeficiente aerodinâmico de 0,26.

o interior assume uma personalidade virada para o luxo e o requinte, uma aproximação clara à serie 5.
dotado de materiais de alta qualidade e com um efeito visual de eleição, o F30 eleva a fasquia para um patamar bastante alto, recupera tambem a consola orientada para o condutor, imagem de marca da BMW e que tinha sido abandonada na anterior geração.
de facto, o salto qualitativo da actual geração serie 3 para a anterior, é brutal, houve uma mudança completa do paradigma, principalmente a nivel dos interior do carro, nunca um serie 3 foi tão interessante como esta nova geração.

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sendo um modelo bastante recente, compreende-se que a gama de motores ainda não esteja completa, como tal e neste momento a BMW disponibiliza como versão base o 320i com um 2.0L de 184cv.
a versão de topo é neste momento é por esta altura o 335i de 6 cilindros 3.0L e 306cv.

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os diesel estão neste momento enquadrados pelo modelo base 316d 2.0d de 116cv, e o mais potente 320d com o mesmo 2.0L mas com 184cv.

obviamente que no futuro novos motores e versões estarão disponiveis, tal como o desportivo M3 do qual se espera muito.
o F30 é sem duvida um carro de excelência e de alta qualidade, um carro preparado para enfrentar a nova década e os seus rivais, a BMW não facilitou e sem duvida que este é o modelo pelo qual os seus concorrentes terão que alinhar a bitola.

Conclusão:

Herdeiro de uma linhagem de modelos que fazem parte da história da BMW, a serie 3 constituiu desde a sua primeira geração a porta de entrada para o universo da marca, um carro que sempre desempenhou e continua a desempenhar um papel fundamental na imagem de qualidade e desportividade que são inerentes à BMW.
sinónimo de prestigio e fiabilidade, o serie 3 sempre soube oferecer aquilo que se espera de um BMW, sempre soube estar à frente dos seus rivais e ser a referencia no mercado, representa cerca de 30% das vendas de veiculos BMW, e mais que isso, representa o compromisso que desde sempre a marca quis que os seus carros tivessem, desportividade com estilo e requinte.
todos os condutores sabem que um serie 3 irá sempre oferecer aquilo que dele se espera, sem concessões a conceitos que não fazem parte do ADN da BMW.

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Última edição por marco pires em 01 jun 2012, 21:42, editado 9 vezes no total.
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Re: História da serie 3

Mensagem por intek »

Muito Bom Post!! Parabéns!!! Gostei do que li!!! :palmas :palmas
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marco pires
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Re: História da serie 3

Mensagem por marco pires »

muito obrigado amigo intek, é sempre bom saber que há pelo menos uma pessoa que gostou deste trabalho, só por isso valeu apena, e acredita que foi um trabalho de muitas horas, fazer este tipo de tópicos não é facil.

muito obrigado :fixe
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Re: História da serie 3

Mensagem por die46 »

nao é facil mesmo..
muito bom tópico :D
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Rui Ribeiro 13
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Re: História da serie 3

Mensagem por Rui Ribeiro 13 »

Boas, ainda só dei uma vista de olhos, mas assim vale apena vir ao fórum, logo que possa vou ler tudo direitinho.
Parabéns pelo post.
A terra vista da lua é azul e branca!

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marco pires
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Re: História da serie 3

Mensagem por marco pires »

muito obrigado amigos :fixe
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Re: História da serie 3 (completo)

Mensagem por mike1973 »

obrigado pela breve historia, grande trabalho gostei de ler :lovebmw

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danycas
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Re: História da serie 3

Mensagem por danycas »

mto bom post parabens :palmas :palmas :palmas :palmas :palmas :palmas :palmas

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jc19
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Re: História da serie 3 (completo)

Mensagem por jc19 »

Boas MARCO

Exelente trabalho de pesquisa e apresentacao

Continua,boas curvas :driving
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Mekanics
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Re: História da serie 3 (completo)

Mensagem por Mekanics »

Bom topico,sem duvida,bom trabalho,grandes maquinas estes serie 3. :lovebmw
Mekanics

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Ricardo Alex
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Re: História da serie 3 (completo)

Mensagem por Ricardo Alex »

Mt bom sim senhor :palmas é daqueles tópicos que uma pessoa nunca se cansa de ler :lovebmw parabens :fixe
cumps
A criança lol
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chino.320td
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Re: História da serie 3 (completo)

Mensagem por chino.320td »

Sticky?

Bom trabalho!!
Cumprimentos.
Bmw e46 320td Compact - 150cv

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Osodrac
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Re: História da serie 3 (completo)

Mensagem por Osodrac »

Muito Bom Trabalho.
Gostei de muito de ler.
Parabéns.

cumps
Joaquim Silva

magiccampos
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Re: História da serie 3 (completo)

Mensagem por magiccampos »

Excelente, parabéns :)

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marco pires
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Re: História da serie 3 (completo)

Mensagem por marco pires »

uma vez mais, um muito obrigado amigos. :fixe

entretanto e se virem que algo não está correcto ou se quiserem ver algo mais colocado no tópico, é só dizer. :wink1
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

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