Arvores de Cames
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Arvores de Cames
Boas Pessoal, alguem me sabe dizer se posso aplicar as Arvores de Cames do M3 e46 no meu 330ci e46?
- Numiga
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Re: Arvores de Cames
Olá.
Antes de pedires ajuda, porque não iniciares com a tua apresentação e com algumas fotos do carro?
Seria uma entrada mais elegante.
Bem vindo
Antes de pedires ajuda, porque não iniciares com a tua apresentação e com algumas fotos do carro?
Seria uma entrada mais elegante.
Bem vindo
Aproveita a vida!
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Re: Arvores de Cames
Bem o meu é um BMW 330ci ano 2001... 231cv mas ja foi reprogramado..penso que ganhou +/- 18cv.. e tenho um filtro K&N
tenho uns colectores inox pra montar ainda n pude fazer ou mandar fazer..de resto ta todo d origem..com equipamento M.
tenho varios projectos nele mas falta o melhor..e como vi umas arvores de cames com preço razoavel pensei porque nao se der pra aplicar..tambem encontrei a "rampa das borboletas" (nao sei s é assim que s chama) e a parte trazeira disso..tudo do M3 e46..visto que o bloco motor é o mesmo, penso que fazendo estas pequenas alteraçoes, o meu 330ci tenha um pouco mais de vida..certo?
obrigado
fotos de momento nao tenho disponiveis!
tenho uns colectores inox pra montar ainda n pude fazer ou mandar fazer..de resto ta todo d origem..com equipamento M.
tenho varios projectos nele mas falta o melhor..e como vi umas arvores de cames com preço razoavel pensei porque nao se der pra aplicar..tambem encontrei a "rampa das borboletas" (nao sei s é assim que s chama) e a parte trazeira disso..tudo do M3 e46..visto que o bloco motor é o mesmo, penso que fazendo estas pequenas alteraçoes, o meu 330ci tenha um pouco mais de vida..certo?
obrigado
fotos de momento nao tenho disponiveis!
Re: Arvores de Cames
Olá.
A cabeça de motor do 30i não tem nada a ver com a do M3. Que eu saiba não consegues montar as cames, os lifters são hidraulicos enquanto que no M são mecânicos, solid, como dizem em inglês. Se os teus lifters (ou touches) estiverem bons podes aproveitar as tuas molas e compras umas cames Dr Schrick por 1000 euros.
As borboletas ou ITBs do M são capazes de dar, mas tens uma grande alteração pela frente. Esse colector do teu tem válvula DISA que deixava de ter, não sei se consegues eliminar electronicamente.
E esse colector de admissao é muito evoluido e aguenta bem 300 cv.
A cabeça de motor do 30i não tem nada a ver com a do M3. Que eu saiba não consegues montar as cames, os lifters são hidraulicos enquanto que no M são mecânicos, solid, como dizem em inglês. Se os teus lifters (ou touches) estiverem bons podes aproveitar as tuas molas e compras umas cames Dr Schrick por 1000 euros.
As borboletas ou ITBs do M são capazes de dar, mas tens uma grande alteração pela frente. Esse colector do teu tem válvula DISA que deixava de ter, não sei se consegues eliminar electronicamente.
E esse colector de admissao é muito evoluido e aguenta bem 300 cv.
- Numiga
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Re: Arvores de Cames
Na minha modesta opinião, conseguirias tirar um bom partido do carro com o seguinte.
Turbo, IC e centralina, se quisesses mais iria para a cam
Turbo, IC e centralina, se quisesses mais iria para a cam
Aproveita a vida!
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Re: Arvores de Cames
Tambem pensei pro turbo ou um compressor..mas pra tirar bastante partido disso teria de mudar as bielas pra aguentar maus pressao..é que ja me tinham dito que talvez conseguisse aplicar a rampa das orboletas e a admissao do M3.. sera que o M3 CLS ja tem a valvula DISA?
minha ideia era fazer as alteraçoes e ent no fim reprograma-lo segundo o material instalado pra tirar melhor partido..
tambem ja pensei em aplicar um regulador de pressao de gasolina pra lhe aumentar um pouco, mas ja m disseram k nao seria muito facil.
Entao o que posso fazer para nao gastar muito dinheiro e a makina ganhar um pouco mais d vida?
nao é que eu me queixe pke já pikei com um 335d e consegui acompanha-lo até aos 210 +/- e depois ja me distanciava...tendo em conta k ja nao sao as dimensoes de origem que tenho..a frente tenho 225/40/18 e traz 245/35/18
minha ideia era fazer as alteraçoes e ent no fim reprograma-lo segundo o material instalado pra tirar melhor partido..
tambem ja pensei em aplicar um regulador de pressao de gasolina pra lhe aumentar um pouco, mas ja m disseram k nao seria muito facil.
Entao o que posso fazer para nao gastar muito dinheiro e a makina ganhar um pouco mais d vida?
nao é que eu me queixe pke já pikei com um 335d e consegui acompanha-lo até aos 210 +/- e depois ja me distanciava...tendo em conta k ja nao sao as dimensoes de origem que tenho..a frente tenho 225/40/18 e traz 245/35/18
- Numiga
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Re: Arvores de Cames
Para gastar pouco, é difícil...
Para ficar um pouco mais em conta é a CAM.
No entanto poderás ter algumas surpresas e gastar mais uns belos trocos.
No que já tinha dito, sou mais apologista do "turbo" se for devidamente ajustado e o aplicares mais para as altas à prior não dá chatice.
Para ficar um pouco mais em conta é a CAM.
No entanto poderás ter algumas surpresas e gastar mais uns belos trocos.
No que já tinha dito, sou mais apologista do "turbo" se for devidamente ajustado e o aplicares mais para as altas à prior não dá chatice.
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Re: Arvores de Cames
ya jtb ja me falaram nisso...existe kits completos por +/- 900€... tenho k ver ent o k m compensara mais...obrigado!!
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Re: Arvores de Cames
Ola.
O teu 330ci ou ta a andar muito ou o 335d ta morto
Mostra la fotos da maquina para o pessoal ver....
O teu 330ci ou ta a andar muito ou o 335d ta morto
Mostra la fotos da maquina para o pessoal ver....
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Re: Arvores de Cames
para acompanhar até aos 200 kms isso tem que andar bem..o outro carro devia era ter so o emblema 335d colado na mala..kakaka
eu tenho o m3 e46 e posso te dizer que em uma recta de um quilometro o 335d 286cv deve ficar para traz uns 50 metros..se calhar o meu esta bom para o abate.
abraco
eu tenho o m3 e46 e posso te dizer que em uma recta de um quilometro o 335d 286cv deve ficar para traz uns 50 metros..se calhar o meu esta bom para o abate.
abraco
- Ricardo_felix
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Re: Arvores de Cames
tipo ele ultrapassou-m..e eu deixei-o ir..depois aproximei-m so pro pikar e ai foi spr a abrir até ele começar a distanciar-s..por isso k o segurei...o meu n tem nada d especial..tem o kit M, filtro K&N e uma repro..jantes em 18" c as dimençoes do M3...praticamente...
Re: Arvores de Cames
ITB neste motor faz barulho mas os ganhos não são nada significativos. A admissão original tem outras vantagens como circuito curto e longo consoante a RPM, tem EGR, tem efeito de ressonância para aumentar a pressão no interior...
Isso quer é pistões cabeçudos e árvores de cames agressivas com touches sólidas em vez de hidraulicas, aí já fica mais parecido ao andamento do M3.
Isso quer é pistões cabeçudos e árvores de cames agressivas com touches sólidas em vez de hidraulicas, aí já fica mais parecido ao andamento do M3.
- Ricardo_felix
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Re: Arvores de Cames
:fixenavigator Escreveu:ITB neste motor faz barulho mas os ganhos não são nada significativos. A admissão original tem outras vantagens como circuito curto e longo consoante a RPM, tem EGR, tem efeito de ressonância para aumentar a pressão no interior...
Isso quer é pistões cabeçudos e árvores de cames agressivas com touches sólidas em vez de hidraulicas, aí já fica mais parecido ao andamento do M3.
Bota aço :lovebmw
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Kawasaki ZX12R
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Re: Arvores de Cames
BMW330ci Escreveu:tipo ele ultrapassou-m..e eu deixei-o ir..depois aproximei-m so pro pikar e ai foi spr a abrir até ele começar a distanciar-s..por isso k o segurei...o meu n tem nada d especial..tem o kit M, filtro K&N e uma repro..jantes em 18" c as dimençoes do M3...praticamente...
Segurastes porque ja vinhas lançado, e em velocidades altas é mais lixado fugir,(e nem sabes se o gaijo calcou a fundo ou nao....) porque se arrancassem parados simplesmente nao o acompanhavas.....