Arvores de Cames

Secção para modelos Série 3

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BMW330ci
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Arvores de Cames

Mensagem por BMW330ci »

Boas Pessoal, alguem me sabe dizer se posso aplicar as Arvores de Cames do M3 e46 no meu 330ci e46?

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Numiga
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Re: Arvores de Cames

Mensagem por Numiga »

Olá.
Antes de pedires ajuda, porque não iniciares com a tua apresentação e com algumas fotos do carro?
Seria uma entrada mais elegante.

Bem vindo
Aproveita a vida!
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BMW330ci
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Re: Arvores de Cames

Mensagem por BMW330ci »

Bem o meu é um BMW 330ci ano 2001... 231cv mas ja foi reprogramado..penso que ganhou +/- 18cv.. e tenho um filtro K&N
tenho uns colectores inox pra montar ainda n pude fazer ou mandar fazer..de resto ta todo d origem..com equipamento M.
tenho varios projectos nele mas falta o melhor..e como vi umas arvores de cames com preço razoavel pensei porque nao se der pra aplicar..tambem encontrei a "rampa das borboletas" (nao sei s é assim que s chama) e a parte trazeira disso..tudo do M3 e46..visto que o bloco motor é o mesmo, penso que fazendo estas pequenas alteraçoes, o meu 330ci tenha um pouco mais de vida..certo?

obrigado

fotos de momento nao tenho disponiveis!

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navigator
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Re: Arvores de Cames

Mensagem por navigator »

Olá.
A cabeça de motor do 30i não tem nada a ver com a do M3. Que eu saiba não consegues montar as cames, os lifters são hidraulicos enquanto que no M são mecânicos, solid, como dizem em inglês. Se os teus lifters (ou touches) estiverem bons podes aproveitar as tuas molas e compras umas cames Dr Schrick por 1000 euros.

As borboletas ou ITBs do M são capazes de dar, mas tens uma grande alteração pela frente. Esse colector do teu tem válvula DISA que deixava de ter, não sei se consegues eliminar electronicamente.

E esse colector de admissao é muito evoluido e aguenta bem 300 cv.
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Numiga
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Re: Arvores de Cames

Mensagem por Numiga »

Na minha modesta opinião, conseguirias tirar um bom partido do carro com o seguinte.
Turbo, IC e centralina, se quisesses mais iria para a cam
Aproveita a vida!
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BMW330ci
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Re: Arvores de Cames

Mensagem por BMW330ci »

Tambem pensei pro turbo ou um compressor..mas pra tirar bastante partido disso teria de mudar as bielas pra aguentar maus pressao..é que ja me tinham dito que talvez conseguisse aplicar a rampa das orboletas e a admissao do M3.. sera que o M3 CLS ja tem a valvula DISA?
minha ideia era fazer as alteraçoes e ent no fim reprograma-lo segundo o material instalado pra tirar melhor partido..
tambem ja pensei em aplicar um regulador de pressao de gasolina pra lhe aumentar um pouco, mas ja m disseram k nao seria muito facil.

Entao o que posso fazer para nao gastar muito dinheiro e a makina ganhar um pouco mais d vida?
nao é que eu me queixe pke já pikei com um 335d e consegui acompanha-lo até aos 210 +/- e depois ja me distanciava...tendo em conta k ja nao sao as dimensoes de origem que tenho..a frente tenho 225/40/18 e traz 245/35/18

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Numiga
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Re: Arvores de Cames

Mensagem por Numiga »

Para gastar pouco, é difícil...
Para ficar um pouco mais em conta é a CAM.
No entanto poderás ter algumas surpresas e gastar mais uns belos trocos.
No que já tinha dito, sou mais apologista do "turbo" se for devidamente ajustado e o aplicares mais para as altas à prior não dá chatice.
Aproveita a vida!
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BMW330ci
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Re: Arvores de Cames

Mensagem por BMW330ci »

ya jtb ja me falaram nisso...existe kits completos por +/- 900€... tenho k ver ent o k m compensara mais...obrigado!!

ASantos
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Re: Arvores de Cames

Mensagem por ASantos »

Ola.
O teu 330ci ou ta a andar muito ou o 335d ta morto :D
Mostra la fotos da maquina para o pessoal ver.... ;)

nitrotun
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Re: Arvores de Cames

Mensagem por nitrotun »

para acompanhar até aos 200 kms isso tem que andar bem..o outro carro devia era ter so o emblema 335d colado na mala..kakaka
eu tenho o m3 e46 e posso te dizer que em uma recta de um quilometro o 335d 286cv deve ficar para traz uns 50 metros..se calhar o meu esta bom para o abate.

abraco

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Ricardo_felix
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Re: Arvores de Cames

Mensagem por Ricardo_felix »

Bota ITB Nisso :onfire

Até estala :lovebmw
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BMW330ci
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Re: Arvores de Cames

Mensagem por BMW330ci »

tipo ele ultrapassou-m..e eu deixei-o ir..depois aproximei-m so pro pikar e ai foi spr a abrir até ele começar a distanciar-s..por isso k o segurei...o meu n tem nada d especial..tem o kit M, filtro K&N e uma repro..jantes em 18" c as dimençoes do M3...praticamente...

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navigator
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Re: Arvores de Cames

Mensagem por navigator »

ITB neste motor faz barulho mas os ganhos não são nada significativos. A admissão original tem outras vantagens como circuito curto e longo consoante a RPM, tem EGR, tem efeito de ressonância para aumentar a pressão no interior...

Isso quer é pistões cabeçudos e árvores de cames agressivas com touches sólidas em vez de hidraulicas, aí já fica mais parecido ao andamento do M3.
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Ricardo_felix
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Re: Arvores de Cames

Mensagem por Ricardo_felix »

navigator Escreveu:ITB neste motor faz barulho mas os ganhos não são nada significativos. A admissão original tem outras vantagens como circuito curto e longo consoante a RPM, tem EGR, tem efeito de ressonância para aumentar a pressão no interior...

Isso quer é pistões cabeçudos e árvores de cames agressivas com touches sólidas em vez de hidraulicas, aí já fica mais parecido ao andamento do M3.
:fixe

Bota aço :lovebmw
BMW E46 320d
Kawasaki ZX12R

ASantos
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Re: Arvores de Cames

Mensagem por ASantos »

BMW330ci Escreveu:tipo ele ultrapassou-m..e eu deixei-o ir..depois aproximei-m so pro pikar e ai foi spr a abrir até ele começar a distanciar-s..por isso k o segurei...o meu n tem nada d especial..tem o kit M, filtro K&N e uma repro..jantes em 18" c as dimençoes do M3...praticamente...

Segurastes porque ja vinhas lançado, e em velocidades altas é mais lixado fugir,(e nem sabes se o gaijo calcou a fundo ou nao....) porque se arrancassem parados simplesmente nao o acompanhavas..... ;)

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