Esclarecimento técnico da BMW sobre troca run flat para não run flat
Enviado: 05 out 2016, 10:54
Boas,
Depois de ter lido muita coisa na web acerca do tema, aqui fica a explicação por um técnico da BMW:
"No seguimento da sua consulta que tomou a nossa melhor atenção, faço algumas considerações, salvaguardando que esta é apenas uma opinião (respeitando outras), que é dada sem verificar a viatura
- Não é aconselhável introduzir alterações no produto desta natureza, pois o conjunto mola-amortecedor- pneu-barra estabilizadora foram calculados para funcionar em conjunto, com o objectivo de obter um óptimo compromisso entre conforto-estabilidade-comportamento desportivo-segurança. Qualquer alteração introduzida, que terá de ser obrigatoriamente realizada em todos os componentes referidos e não só em alguns, se não for devidamente calculada e testada, pode não trazer resultados favoráveis.
- No que respeita a direcção muito leve este efeito é típico de viaturas de tracção traseira, onde o centro de pressão aerodinâmico está à frente do ponto de tracção da viatura. Num BMW Série 3 estará na zona do para-brisas, sendo que o esforço de tracção é no eixo traseiro, o que em termos de estabilidade direccional, em especial com vento de direcção perpendicular à viatura, provoca o efeito descrito. As alterações introduzidas nos pneus e amortecedores também não favorecem esta situação…
- A recomendação será utilizar pneus de dimensão homologada para as jantes existentes de origem na viatura, de preferência Run-flat, e com a marca de OEM (estrela). Em termos de pressão, deverá ser especialmente adequada à carga na viatura, devendo variar na proporção desta, entre o valor mínimo, e o máximo, indicados pelo fabricante."
Depois de ter lido muita coisa na web acerca do tema, aqui fica a explicação por um técnico da BMW:
"No seguimento da sua consulta que tomou a nossa melhor atenção, faço algumas considerações, salvaguardando que esta é apenas uma opinião (respeitando outras), que é dada sem verificar a viatura
- Não é aconselhável introduzir alterações no produto desta natureza, pois o conjunto mola-amortecedor- pneu-barra estabilizadora foram calculados para funcionar em conjunto, com o objectivo de obter um óptimo compromisso entre conforto-estabilidade-comportamento desportivo-segurança. Qualquer alteração introduzida, que terá de ser obrigatoriamente realizada em todos os componentes referidos e não só em alguns, se não for devidamente calculada e testada, pode não trazer resultados favoráveis.
- No que respeita a direcção muito leve este efeito é típico de viaturas de tracção traseira, onde o centro de pressão aerodinâmico está à frente do ponto de tracção da viatura. Num BMW Série 3 estará na zona do para-brisas, sendo que o esforço de tracção é no eixo traseiro, o que em termos de estabilidade direccional, em especial com vento de direcção perpendicular à viatura, provoca o efeito descrito. As alterações introduzidas nos pneus e amortecedores também não favorecem esta situação…
- A recomendação será utilizar pneus de dimensão homologada para as jantes existentes de origem na viatura, de preferência Run-flat, e com a marca de OEM (estrela). Em termos de pressão, deverá ser especialmente adequada à carga na viatura, devendo variar na proporção desta, entre o valor mínimo, e o máximo, indicados pelo fabricante."