Ajuda diferencial e30
Moderador: Staff
- Pedro///Menezes
- Membro Gold
- Mensagens: 2370
- Registado: 10 jun 2004, 11:53
- O meu Carro:: Demasiados para este espaço curto!
- Localização: Cartaxo
Claro que sim! Por isso é que me "cortei" quando tive essa ideia de por esse motor no 316i e fui comprar um 320is.
Mas no caso do motor M20, um 320i, um 323i ou um 325i são, até alguém descobrir uma diferença, IGUAIS por fora...
Assim á pressa, fiz uma busca no google sobre motores do 320i e do 325i:
320i:
325i (a unica diferença que vejo é a barra AA e este ter direcção assistida):
É apenas a minha opinião NO CASO de ele querer mexer no motor para andamentos mais puxados. Se for APENAS para resolver o caso de esgotar em 4ª e meter só uns pózinhos, aí também concordo em deixar ficar o motor.
--//--
Quanto ao meu 316i não faço ideia. É um dos ultimos coupés 316i que sairam (é o Edition) matriculado em 23 Junho de 1990. em 91 e 92 já só vendiam cabrios, tourings e M3. Mas quando o levantar no elevador já verei essa chapa que está no dif. O meu corta em 5ª aos 210kmh (velocidade de ponteiro, claro que não é real )
Mas no caso do motor M20, um 320i, um 323i ou um 325i são, até alguém descobrir uma diferença, IGUAIS por fora...
Assim á pressa, fiz uma busca no google sobre motores do 320i e do 325i:
320i:
325i (a unica diferença que vejo é a barra AA e este ter direcção assistida):
É apenas a minha opinião NO CASO de ele querer mexer no motor para andamentos mais puxados. Se for APENAS para resolver o caso de esgotar em 4ª e meter só uns pózinhos, aí também concordo em deixar ficar o motor.
--//--
Quanto ao meu 316i não faço ideia. É um dos ultimos coupés 316i que sairam (é o Edition) matriculado em 23 Junho de 1990. em 91 e 92 já só vendiam cabrios, tourings e M3. Mas quando o levantar no elevador já verei essa chapa que está no dif. O meu corta em 5ª aos 210kmh (velocidade de ponteiro, claro que não é real )
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98
Pedro///Menezes,
penso e quase que aposto que é um 4.27.
agora repara na ideia que paira no ar, a DGV quer começar a controlar
nas inspecções a potencia mecanica dos veiculos automoveis.
Deve de ser um lindo serviço!
E FU...porsches!!
E FU...porsches!!
penso e quase que aposto que é um 4.27.
agora repara na ideia que paira no ar, a DGV quer começar a controlar
nas inspecções a potencia mecanica dos veiculos automoveis.
Deve de ser um lindo serviço!
E FU...porsches!!
E FU...porsches!!
Última edição por peterpan em 23 fev 2006, 18:47, editado 1 vez no total.
- Pedro///Menezes
- Membro Gold
- Mensagens: 2370
- Registado: 10 jun 2004, 11:53
- O meu Carro:: Demasiados para este espaço curto!
- Localização: Cartaxo
- Pedro///Menezes
- Membro Gold
- Mensagens: 2370
- Registado: 10 jun 2004, 11:53
- O meu Carro:: Demasiados para este espaço curto!
- Localização: Cartaxo
peterpan,
Os pneus de origem são 195/65/14 sorry :d
Atenção meus amigos, quando indiquei que iria alterar o carro é um facto, no entanto o motor do meu carro (320i) não me deixa nada, nada, mas nada a desejar. O ponto mais fraco deste "motor" é a relação de caixa que é bastante longa, o carro foi pensado em consumos de certeza loool.
Agora, como é obvio, se encontrar um motor 325i a 250 € em alguma sucata,como é evidente faço a respectiva troca, até porque a compra do e30 foi sempre com o intuito de gozar um 6 cilindros e conciliar com um tracção traseira!
Pedro///Menezes,
Como é obvio, se colocares o motor do 318i no teu 316i o carro vai ficar melhor sem duvida, agora também acho que seja optimo quando pegas num determinado motor e começas a dar outra alma ao mesmo, como foi o caso do teu 316i. Quanto ao 316i ir atras de um 320i, não me parece, so se o meu estiver a andar mto, mas... Posso dizer que o andamento a puxar é parecido com o meu ibiza tdi 110 cv, e não me parece que um 316i puxe tanto como um ibiza, mas é uma questão de se ver Quando quiseres
Os pneus de origem são 195/65/14 sorry :d
Atenção meus amigos, quando indiquei que iria alterar o carro é um facto, no entanto o motor do meu carro (320i) não me deixa nada, nada, mas nada a desejar. O ponto mais fraco deste "motor" é a relação de caixa que é bastante longa, o carro foi pensado em consumos de certeza loool.
Agora, como é obvio, se encontrar um motor 325i a 250 € em alguma sucata,como é evidente faço a respectiva troca, até porque a compra do e30 foi sempre com o intuito de gozar um 6 cilindros e conciliar com um tracção traseira!
Pedro///Menezes,
Como é obvio, se colocares o motor do 318i no teu 316i o carro vai ficar melhor sem duvida, agora também acho que seja optimo quando pegas num determinado motor e começas a dar outra alma ao mesmo, como foi o caso do teu 316i. Quanto ao 316i ir atras de um 320i, não me parece, so se o meu estiver a andar mto, mas... Posso dizer que o andamento a puxar é parecido com o meu ibiza tdi 110 cv, e não me parece que um 316i puxe tanto como um ibiza, mas é uma questão de se ver Quando quiseres
Rulex,
A tua cx em principio tem as mesmas relaçoes que os outros E30's(exc. os 320is ou M3).
o teu diff de origem é que é muito longo.
como já tens os pneus com diametro inf. em 10% aos de origem + o diff que
pretendes montar, só tem que ficar espetáculo.
eu podia-te calcular a velocidade real com o diff a 3.91, mas mecessito
de todas as tuas relações de cx.
eu penso que a tua 5ª será 0.81 e a 4ª será 1.00.
E FU...porsches!!
A tua cx em principio tem as mesmas relaçoes que os outros E30's(exc. os 320is ou M3).
o teu diff de origem é que é muito longo.
como já tens os pneus com diametro inf. em 10% aos de origem + o diff que
pretendes montar, só tem que ficar espetáculo.
eu podia-te calcular a velocidade real com o diff a 3.91, mas mecessito
de todas as tuas relações de cx.
eu penso que a tua 5ª será 0.81 e a 4ª será 1.00.
E FU...porsches!!
- WCGSAF
- Membro Senior
- Mensagens: 844
- Registado: 06 set 2005, 12:10
- O meu Carro:: E30 / E87
- Localização: Massamá
- Contacto:
este "nosso" peterpan dá-lhe mm muito....sai-me cá um enginheiro!
Olha rulex eu cá n sei mto sobre os 320i de 129cv em termos de andamento, é claro de se têm mais potência k o 316 logo têm de andar mais...mas se comparas o andamento do teu carro ao do TDI de 110cv...então em AE tanto o Menezes como o meu velhinho 316i passam por ti com "um certo á vontade"....e não tou a falar do k n sei...apenas dakilo k já fiz e testei. Dou razão ao Menezes pois sei o k ele ker dizer.
Abraço
Olha rulex eu cá n sei mto sobre os 320i de 129cv em termos de andamento, é claro de se têm mais potência k o 316 logo têm de andar mais...mas se comparas o andamento do teu carro ao do TDI de 110cv...então em AE tanto o Menezes como o meu velhinho 316i passam por ti com "um certo á vontade"....e não tou a falar do k n sei...apenas dakilo k já fiz e testei. Dou razão ao Menezes pois sei o k ele ker dizer.
Abraço
peterpan,
A minha 5º é 0.81, a 4º velocidade não sei
Estou mais inclinado para colocar o diferencial do 318i a partir de 1991 (3.45), pois inicialmnte queria colocar o diferencial do 316 a carburador, mas de facto a caixa fica mto, mas mto curta, a primeira deve de dar +- 30 km/h lol
Se tiveres possibilidade de fazer os calculos eu agradeço Qual é na tua opinião o diferencial que eu devia de colocar?
Obg
WCGSAF,
Acredito que o carro do PEdro esteja com um bom andamento, mas não deixa de ser um 316i, de qualquer das formas, no proximo encontro tenho todo o gosto e todo o prazer de fazer um teste para o bem da ciencia
Fica combinado
A minha 5º é 0.81, a 4º velocidade não sei
Estou mais inclinado para colocar o diferencial do 318i a partir de 1991 (3.45), pois inicialmnte queria colocar o diferencial do 316 a carburador, mas de facto a caixa fica mto, mas mto curta, a primeira deve de dar +- 30 km/h lol
Se tiveres possibilidade de fazer os calculos eu agradeço Qual é na tua opinião o diferencial que eu devia de colocar?
Obg
WCGSAF,
Acredito que o carro do PEdro esteja com um bom andamento, mas não deixa de ser um 316i, de qualquer das formas, no proximo encontro tenho todo o gosto e todo o prazer de fazer um teste para o bem da ciencia
Fica combinado
- Pedro///Menezes
- Membro Gold
- Mensagens: 2370
- Registado: 10 jun 2004, 11:53
- O meu Carro:: Demasiados para este espaço curto!
- Localização: Cartaxo
Rulex, nem sempre um carro de um segmento superior da BMW anda mais. Por exemplo vê isto:
E30 316i vs E36 316i.... Como ambos têem o mesmo motor M40 nem vale a pena comparar por causa do peso superior do E36!!! E muitos proprietários de E36 olham-me de alto abaixo como quem diz: -olha este com um modelo velho a querer passar um mais novo!
Isto até ir na estrada com eles
olha que os 316i E30 enganam muito boa gente e ainda continuam a enganar. Claro que numa situação de arranque dos 0 aos 100 é capaz de perder para um 320i, mas a partir dos 100 até aos 200 duvido muito que me passes.
Por exemplo na Crel já acompanhei na boa um Peugeot 106 GTI de 118cv. CLARO que se fosse um arranque parado não o passava mas com ambos os carros em andamento já, digo-te sem mentir que fui atrás dele até aos 210, SEM precisar de ir com o acelarador completamente a fundo.
O 106 ia, obviamente, a acelarar pois o barulho do escape dele abafava o meu rádio e notava-se a acelaração.
Lembra-te de várias coisas que a meu ver são FACTOS:
1-Um 316i não tem comparação com o teu anterior E30 316.
2-Nunca fui a um banco de potência mas duvido muito que ainda tenha os 105cv originais devido a algumas mods.
3-Peso superior do teu carro que ainda é bastante. Pelas minhas contas quase bem mais de 100kg.
4-O meu carro corta a 5ª dele a direito (sem ser a descer) com pouca dificuldade.
Posto isso, que eu tomo como factos provados, e sem entrar em excessos de confiança, digo que pelo menos sou capaz de te acompanhar a partir dos 100kmh para cima. Quanto ao resto (arranque e ponta é um caso a ver).
Qualquer dia vemos isso (com as devidas condições de segurança ).
P.S.-Quando o meu mecânico pegou no carro pela primeira vez depois das mods até ele afirmou:
E30 316i vs E36 316i.... Como ambos têem o mesmo motor M40 nem vale a pena comparar por causa do peso superior do E36!!! E muitos proprietários de E36 olham-me de alto abaixo como quem diz: -olha este com um modelo velho a querer passar um mais novo!
Isto até ir na estrada com eles
olha que os 316i E30 enganam muito boa gente e ainda continuam a enganar. Claro que numa situação de arranque dos 0 aos 100 é capaz de perder para um 320i, mas a partir dos 100 até aos 200 duvido muito que me passes.
Por exemplo na Crel já acompanhei na boa um Peugeot 106 GTI de 118cv. CLARO que se fosse um arranque parado não o passava mas com ambos os carros em andamento já, digo-te sem mentir que fui atrás dele até aos 210, SEM precisar de ir com o acelarador completamente a fundo.
O 106 ia, obviamente, a acelarar pois o barulho do escape dele abafava o meu rádio e notava-se a acelaração.
Lembra-te de várias coisas que a meu ver são FACTOS:
1-Um 316i não tem comparação com o teu anterior E30 316.
2-Nunca fui a um banco de potência mas duvido muito que ainda tenha os 105cv originais devido a algumas mods.
3-Peso superior do teu carro que ainda é bastante. Pelas minhas contas quase bem mais de 100kg.
4-O meu carro corta a 5ª dele a direito (sem ser a descer) com pouca dificuldade.
Posto isso, que eu tomo como factos provados, e sem entrar em excessos de confiança, digo que pelo menos sou capaz de te acompanhar a partir dos 100kmh para cima. Quanto ao resto (arranque e ponta é um caso a ver).
Qualquer dia vemos isso (com as devidas condições de segurança ).
P.S.-Quando o meu mecânico pegou no carro pela primeira vez depois das mods até ele afirmou:
Dass, que este não enrola quando se acelera como os 316i normais
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98
- Pedro///Menezes
- Membro Gold
- Mensagens: 2370
- Registado: 10 jun 2004, 11:53
- O meu Carro:: Demasiados para este espaço curto!
- Localização: Cartaxo
Olha que estou a "discutir" isto amigavelmente apenas!!!
Aproveitei e fiz um video pequeno de duas situações com o 316i.
Na primeira parte, nota-se bem que o carro vai já em andamento e ao acelarar patina e chia com pneus 205/55/15' que se agarram até bem demais á estrada. O piso é alcatrão SECO.
Na segunda parte, dá para ver bem o fumo e risco preto de uma roda (ok é a falta de autoblocante ) também com pneus 205/55/15' em Alcatrão ABRASIVO (pista de Karting) SECO.
http://rapidshare.de/files/13816766/316i.wmv.html
Nada mau para um 316i que supostamente nem chia ou risca o chão
Aproveitei e fiz um video pequeno de duas situações com o 316i.
Na primeira parte, nota-se bem que o carro vai já em andamento e ao acelarar patina e chia com pneus 205/55/15' que se agarram até bem demais á estrada. O piso é alcatrão SECO.
Na segunda parte, dá para ver bem o fumo e risco preto de uma roda (ok é a falta de autoblocante ) também com pneus 205/55/15' em Alcatrão ABRASIVO (pista de Karting) SECO.
http://rapidshare.de/files/13816766/316i.wmv.html
Nada mau para um 316i que supostamente nem chia ou risca o chão
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98
Pedro///Menezes,
Ao comparares um 316i e30 com um e36 estas a comparar carros comletamente difrentes, agora um 316i e30 e um 320i e30, são os dois o mesmo carro.
Mas se acompanhas um 106 gti e levantas o pé atras dele, nem vale apena gastares gasolina comigo, deixo de te ver completamente. Grande motor
Não consigo sacar o video
Ao comparares um 316i e30 com um e36 estas a comparar carros comletamente difrentes, agora um 316i e30 e um 320i e30, são os dois o mesmo carro.
Mas se acompanhas um 106 gti e levantas o pé atras dele, nem vale apena gastares gasolina comigo, deixo de te ver completamente. Grande motor
Não consigo sacar o video