320d-136cv-problemas e perguntas-VEJAM please

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

Gak
Membro Iniciado
Mensagens: 33
Registado: 16 set 2003, 02:14

Mensagem por Gak »

.
Última edição por Gak em 16 mar 2010, 19:36, editado 1 vez no total.

Gak
Membro Iniciado
Mensagens: 33
Registado: 16 set 2003, 02:14

Mensagem por Gak »

.
Última edição por Gak em 16 mar 2010, 19:36, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Zizo
Membro Iniciado
Mensagens: 2
Registado: 01 ago 2004, 01:15
Localização: Coimbra/Bruxelas

Mensagem por Zizo »

Para quem quer saber o que o MAF, retirado de outro fórum

"Caudalímetro, Medidor de massa de ar, Debitómetro, AFM, MAF;
são todas designações que se utilizam para identificar um dos
componentes mais importantes e intervenientes na gestão dos
motores modernos de injecção a gasolina ou diesel.

As MAFs funcionam, informando em tempo real a centralina de comando
da gestão do motor, da massa de ar que passa no canal da
admissão,intervindo por isso, no cálculo do avanço da abertura dos
injectores, volume injectado, pressão da bomba de injecção
(exceptocommon-rail) e pressão do turbo.

As MAF utilizadas pelas principais marcas de automóveis europeias,
utilizam praticamente todas o mesmo princípio de funcionamento:

A MAF é composta de um corpo, onde para além de um segmento de
conduta de admissão, também existe um sensor de massa de ar,
respectiva placa de circuíto electrónico de controlo e
normalmente uma grelha de protecção ao sensor.

O sensor é composto de um filamento de liga de platina-tungsténio
com uma espessura de 0.07 mm e com um comprimento de alguns
centímetros, e varia a sua resistividade com a temperatura do ar.

As diferenças de resistividade são medidas atráves do cálculo em tempo
real da tensão nos seus extremos.

Quando o motor está em funcionamento, o filamento é mantido a
uma temperatura constantemente superior em 150 ºC em relação à
temperatura do ar que passa por ele.

Este valor pode diferir ligeiramente consoante a marca e o país
onde o carro é comercializado.

Quando o ar passa pelo filamento, a cada incremento de velocidade,
corresponde uma diminuição de temperatura no filamento, e a cada
decréscimo de velocidade do ar, corresponde um aumento de
temperatura do filamento (dado que ele está constantemente a ser
aquecido pela resistência auxiliar) .

Essas diferenças de temperatura são registadas em tempo real
por medição de tensão nos extremos do filamento, e depois de
processada, essa informação é transmitida à centralina a qual em seguida cumpre a sua função de gerir o motor de acordo com os mapas que estejam a ser utilizados naquele instante.

O filamento é sensível a diferenças de temperatura da ordem
de 0.05 a 0.1 ºC, portanto permite efectuar uma leitura fina da
temperatura do ar que o atravessa.

Mas o que é que a temperatura tem a ver com massa e velocidade do
ar?

Bom, quem anda de mota sabe perfeitamente, que a temperatura do ar,
quando estamos parados é muito diferente de quando vamos a ripar!

Em movimento, o ar arrefece e quanto mais rápido mais frio se torna,
sendo que fica menos frio quando decresce a velocidade.

Este fenómeno é válido para velocidades do ar até cerca da
velocidade do som (340m/s), a partir daí, surge um outro fenómeno paralelo, que é a fricção a qual por atrito, começa fazer aquecer a
superfície de contacto com os corpos que se desloquem no ar a essas velocidades. E de igual forma o mesmo princípio se aplica ao teor de humidade do ar. De facto, quanto mais húmido estiver o ar, para uma dada temperatura ambiente e em estado de repouso, maior o arrefecimento que provoca quando em movimento.

Com a pressão atmosférica, o filamento arrefece mais com maior
densidade do ar (Altitudes baixas) e arrefece menos com menor
densidade do ar (Altitudes altas).

Como todos estes parâmetros fazem variar a temperatura no
filamento com diferentes ponderações, o que interessa é que este acaba
por efectuar uma leitura conjugada dos três factores, permitindo, com
muita precisão, determinar a massa de ar real que entra no motor.´

Assim, a injecção está sempre a funcionar de acordo com todos os
factores atmosféricos, sendo auto-ajustável.

Desta forma, para cada acréscimo ou diminuição de temperatura do
filamento, provocado pelo ar entrando na admissão, o filamento
arrefece mais ou menos, depois comunica essa diferença à
resistência auxiliar que o aquece mais ou menos para o manter sempre à
temperatura desejada (150ºC acima da temperatura ambiente).

Por fim, dado que para cada valor de variação de tensão da
resistência auxiliar, corresponde um dado valor de velocidade que
multiplicado pela secção da conduta, fornece o caudal, e dado que
a massa é igual ao caudal a multiplicar pela densidade específica
do ar, então neste momento a Dª Centralina possui todos os
ingredientes para fazer a sua Sopa de Injecção à Moda do Diesel, ou do Otto.

Tenho visto muitos posts dizendo como se limpa a MAF, que a MAF
está suja, etc.

Ora bem, vamos lá desmistificar isto.

O filamento sensor da MAF já possui um dispositivo de
auto-limpeza!

Esse dispositivo actua da seguinte forma:

Quando o motor está em funcionamento, o filamento encontra-se
constantemente a 150ºC acima da temperatura ambiente. Quando
desligamos o motor, a MAF procede a uma limpeza Pirolítica, sendo que a resistência auxiliar aquece instantâneamente (tal como uma vela de incandescência, mas muito mais pequena) o filamento até cerca de 1.000 ºC durante cerca de 10 segundos.

Com isso, todos os resíduos de carvão, óleo ou fuligem de
qualquer espécie são literalmente vaporizados. Por isso, quando a MAF se avaria, das duas uma:

Ou é o filamento que se fundiu ( tal como uma lâmpada de
incandescência se funde regularmente), ou é a resistência
auxiliar que deu o berro (dado que já não lhe faz a limpeza
Pirolítica).

Assim, nada de andarem a esfregar e a escovar o filamento ou a dar-
lhe com sprays, etc.

Isso, não lhe faz nada, dado que se o sistema estiver a funcionar
em condições, o filamento já está limpo, sendo que assim, mais
cedo o deterioram, por ataque químico e agressão mecânica ( estamos
a falar de um filamento com 0.07 mm de espessura).

O que se pode e deve limpar com frequência, é a grelha de
protecção do sensor (MAF screen), a qual tem alguma tendência para ganhar resíduos no seu reticulado e assim criar condições de
turbulência indesejada, ao qual o filamento, em virtude da sua pequeníssima seccção, é muito sensível, enviando sinais ligeiramente
alterados e intermitentes à centralina (provoca soluçar durante a
aceleração em algumas rotações onde surge a turbulência).

Dado que o filamento efectua a sua auto-limpeza aquecendo até aos
1.000ºC durante 10 segundos após cada desligar do motor, e que
necessita de cerca de 30 segundos para arrefecer abaixo dos 150º
C, o que é que acontece quando desligamos o motor e o voltamos a
ligar antes de decorridos cerca de 40 segundos?

Isso mesmo!

Provocamos uma sobrecarga térmica momentânea no filamento, que
lhe vai provocando deterioração prematura, dado que se ligarmos o
motor antes do filamento ter tempo de arrefecer, a primeira coisa que o sistema faz é aquecê-lo logo para mais 150 ºC, mas como ele
ainda vinha para aí nos 400 ou 500º C, calor + calor igual a um calor
dos diabos! e vai daí PPPUUUFFF!!, MAF pó lixo, passa prá cá
mais 350 euros!!

Por isso, não liguem o motor novamente antes de terem decorrido
cerca de 40 segundos a 1 minuto depois de o terem desligado.
Acontece mais vezes do que se pensa.

Também não liguem várias vezes a chave até à
posição 2 ou como se costuma dizer "ignição ligada, injecção ligada, check up, luzes do tablier acessas, etc."

Cada vez que o fizerem, estão a ligar as velas de incandescência de
pré-aquecimento do motor, no caso dos diesel, gastando energia
desnecessária e no caso geral estão também a aquecer o filamento da
MAF repetidamente até mais ou menos aos 170 ºC (Temperatura
ambiente+150ºC) e depois quando desligam estão a aquecê-lo até aos
1.000 ºC, provocando acumulação de carga térmica no filamento que o
deteriora prematuramente.

Agora já começam a compreender porque é que as MAF, de vez
emn quando, fazem ppuufff ? Pois é!...

É lógico que às vezes a falha pode ser por causa da tal
resistência auxiliar do filamento, mas que pode ser substituída muito
economicamente. O filamento é que não dá hipótese. É
logo, "vai comprar outra" ! "

EDIT: Já me esquecia, 320d Touring, faz 4 anos em Setembro e zero MAF. Por outro lado, 1 elevador de vidro :?

Avatar do Utilizador
Jaafa
Membro Iniciado
Mensagens: 34
Registado: 06 jul 2003, 04:26
Contacto:

BMW... ?

Mensagem por Jaafa »

Tenho

1 Japonês com 30 anos (Problemas menores motivados pela idade)
1 inglês com 7 ( Gasta discos de travão... 3 em 100000kms)
1 Japonês com 16 anos ( Zero problemas !!!)
1 BM com 15 (Valvulas, cx, desgaste permaturo de algumas peças como por ex os bancos)

tenho o Japonês à venda mas posto isto tudo acho que vou antes vender o BMW... :?

Desculpem lá a boca venenosa mas não resisti.


JAAFA
Jaafa

! O MEU BOTE È LINDO !

BMW 325i E30 (1987)
BMW 1602 (1974)
Honda N600 :)
Honda Varadero (2004)

Avatar do Utilizador
E30 Cyber Cool
Membro Iniciado
Mensagens: 32
Registado: 02 ago 2003, 00:17

Mensagem por E30 Cyber Cool »

Engraçado, o meu E30 rambem faz isso. Por vezes em 3ª nas 2000 + ou - começa a soluçar e se deixar de carregar o acelarador e voltar a pisar ele começa a puxar outra vez. Será da MAF?
P.S. o meu não é D é um 323i
i'm out

Avatar do Utilizador
luís santos
Membro Iniciado
Mensagens: 1
Registado: 12 ago 2004, 13:42
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por luís santos »

bem...no fim de ler istu tudo..tou a ver que fiz mal em mandar vir um 320d de 00 da alemanha..quando ..tenho em casa um mazda 6 sw mzr-cd 136cv (142 num banco de potencia)..ou estou engando? ja agr u 320d de 00 (136cv) tbm tem alguma coisa escondida na manga (potencia) ou sao mm so 136cv? ja agora o carro tem 80000km..acham k vai ca chegar a percisar de mudar MAF?
Mazda 6 SW mzr-cd
BMW 320d

Yasser
Administrador do Fórum
Mensagens: 2713
Registado: 24 jun 2003, 22:32
O meu Carro:: BMW 320d E90 ///M
Localização: Forte da Casa - Lisboa
Contacto:

Mensagem por Yasser »

NOOOP

Luis, nao te precepites...lol, isso sao problmeas que acontecem em alguns...

olha por exemplo eu tenho um 320d de 1999, com 95 000 km, levou uma maf (na garantia), mas isso da maf, é bastante comum nos carros a gasoleo, levou uma esteira no banco do condutor, e mais nada, sempre a por gasoleo e a andar ;)

Isso tudo depende da conducao, da estima que dás, etc...

Posso te dizer que é um carro Muito Bom, tens mesmo muita forca apesar de serem 136cv, mas estou satisfeitissimo com ele, é bastante robusto, na minha opiniao, mas há muita gente que acha o contrario ;)

Abracos
www.BMSolutionsPT.com
www.facebook.com/BMSolutionsPT

BMW 320d E90 ///M
Ex: BMW 320d E46

Gak
Membro Iniciado
Mensagens: 33
Registado: 16 set 2003, 02:14

Mensagem por Gak »

.
Última edição por Gak em 16 mar 2010, 19:38, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
E30 Cyber Cool
Membro Iniciado
Mensagens: 32
Registado: 02 ago 2003, 00:17

Mensagem por E30 Cyber Cool »

não percebi essa. Mas tu é k sabes. Agora AUDI e MERCEDES????????
i'm out

Avatar do Utilizador
Pedro///Menezes
Membro Gold
Mensagens: 2370
Registado: 10 jun 2004, 11:53
O meu Carro:: Demasiados para este espaço curto!
Localização: Cartaxo

Mensagem por Pedro///Menezes »

Gak Escreveu:Queres outra opinião de uma pessoa que comprou um novo e não tem dado nada mais a não ser problemas em termos de resposta e potência disponível.
Procura outra marca.
Audi praí.
A não ser que também gostes de Mercedes. Eu é so por os achar para gente com mais alguma idade. Mas não me recusaria a ter um. E muito provavelmente irei comprar um SportCoupé.
Mas procura mesmo outra marca.
Quando têm problemas. Têm mesmo a sério e parecem ser "impossíveis" de resolver.
E a própria rede de assistência deixa MUITO a desejar.
Para os vender, estão sempre a postos, extremamente diligentes. Tratam-te como um rei. Depois de terem o dinheiro na mão e o carro despachado pela porta fora nunca mais te querem ver.
Não compres BMW.
Olha que a mercedes com os CDI tb têem muitos problemas! Já ouvi um mecânico da mercedes dizer que um modelo dos motores CDI (não me lembro qual agora) é tipo: Ou apanhas um bom ou se apanhas um mau nunca mais sais da oficina deles! E foi ele que o disse que trabalha lá! Mas em todas as marcas há bons e maus exemplos e os stands de uma determinada zona tb podem prestar um mau serviço o que contribui para denegrir a marca!
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98

Imagem

Avatar do Utilizador
Kroll
Membro Juvenil
Mensagens: 107
Registado: 10 jun 2003, 10:53
Localização: Portugal/Lisboa/Vale de Figueira
Contacto:

Mensagem por Kroll »

Se era para falar em problemas realmente a Audi foi bem escolhida :oops: ;) .
Então de MAF´s nem dão problemas nenhum, tal como o q acontece com todo os carros do grupo VAG :shaking :oops: .

Como se costuma dizer:

Um dono de um "carro de outra marca" tem um problema no carro chega a casa ao pé da mulher e a mulher pergunta:

Então só agora!?

O marido responde:

Porra mais o carro não vale nada, está avariado tive de o por a arranjar ainda gastei 50€."

"Um dono de um Audi ou VW tem um problema no carro chega a ao pé da mulher e a mulher pergunta:

Então só agora!?

O marido responde:

Tive um problemazinho no carro, devo ter estragado algo, nada de mais. Mas já está arranjado gatei apenas 500€.

Isto é o q se vive diariamente, até nas revistas Automóveis vem sempre uma certa tendência para essas mesmas marcas do grupo VAG, ainda não entendi pq, mas :oops: :oops: ...

Continuo a dizer q hoje em dia os carros estão todos muito equivalentes e claro cada um na sua gama ;) :P .

Tirando a BMW pois não é um carro mas sim um Automóvel ;) :P .

Abraços ;) .

BB
Sócio Nº3
BMW 320i E36
Imagem
Pedro Esteves
Mail-» pedro.esteves@clubebmwportugal.com

Yasser
Administrador do Fórum
Mensagens: 2713
Registado: 24 jun 2003, 22:32
O meu Carro:: BMW 320d E90 ///M
Localização: Forte da Casa - Lisboa
Contacto:

Mensagem por Yasser »

Entao Mr. Gak Mercedes :evil: :P ;)

Os CDI's tambem dao muitos problmeas, isso tem haver com a forma de que saiu da fabrica a estima que o dás, e é so :!:

Nao tenho razao de queixa dos BMW's..

O meu tio tem um C220 CDI de 2001 e já levou nao sei quantos conjuntos de resistencia, cada por volta dos 200 euros, e suspensoes novas, barulhos, é so problemas....O que eu nao me queixo com o BMW ;)

Pah sao cenas...;)
www.BMSolutionsPT.com
www.facebook.com/BMSolutionsPT

BMW 320d E90 ///M
Ex: BMW 320d E46

Avatar do Utilizador
Kroll
Membro Juvenil
Mensagens: 107
Registado: 10 jun 2003, 10:53
Localização: Portugal/Lisboa/Vale de Figueira
Contacto:

Mensagem por Kroll »

Mas sabes tb de uma coisa, é q esse chiar na suspensão nos Mercedes é algo q já acontece à muitos anos e não é por isso q se deixa de comprar Mercedes :oops: ;) .

Isto para dizer q problemas todas as marcas têm, agora, ou se gosta mais de umas ou de outras marcas, isso é do gostos de cada um ;) :P .

Abraços ;) .

BB
Sócio Nº3
BMW 320i E36
Imagem
Pedro Esteves
Mail-» pedro.esteves@clubebmwportugal.com

Gak
Membro Iniciado
Mensagens: 33
Registado: 16 set 2003, 02:14

Mensagem por Gak »

.
Última edição por Gak em 16 mar 2010, 19:32, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Pedro///Menezes
Membro Gold
Mensagens: 2370
Registado: 10 jun 2004, 11:53
O meu Carro:: Demasiados para este espaço curto!
Localização: Cartaxo

Mensagem por Pedro///Menezes »

Gak Escreveu:Eu prefiro comprar outro.
Pelo menos ainda o ter durante uns 6 meses sem me dar problemas do que ter este com problemas "graves".
E é natural que quem tenha um bom puxe, sempre à sua sardinha como lá diz o velho ditado.
Queria ver mais gente com problemas idênticos, entre outros que também me foram acontecendo e a manter os mesmos tipos de comentários.
E não peguem pela estima que lhe dou. Porque apesar de ter já por aqui passado a fazer algumas perguntas de que alguns se lembram com certeza, não hesito uma única vez e segundo em dizer que um carro que tenha tanta estima como este ou outro qualquer na minha mão são difíceis de encontrar.
E esqueci-me de referir a Volvo e a Saab. Quer os S40 ou S60 enchem-me os olhos. Claro para "utilizações" diferentes.
E espero que ninguém leve isto "a mal" a minha raiva aqui é única e exclusivamente dirigida à marca. Isto porque, ainda depois de ter ido à oficina conseguiu sair de lá triplamente pior. E acreditem que não exagero. Agora, a quebra de potência que apresenta é ainda mais notória.
Digo mesmo abismal. Pois já não é suave mas sim um grande soluço perfeitamente notório no habitáculo e no barulho do motor. Além de que o consumo disparou para valores da casa dos 8 litros.
Agora digam-me lá. Onde é que raio vou eu por em reparação uma viatura destas apresentando já estes problemas e que dada a idade já não tem cobertura de garantia.
Pois claro! Despacho o carro. E idiota seria se em acto contínuo fosse pegar noutra máquina da mesma marca.
Digam lá, mas pensem bem!, se não teriam a mesma opinião.
Tens razão em ir experimentar outra marca, mas pode acontecer o mesmo ou pior! Por exemplo em gasolina, não tem havido problemas na BMW (que eu saiba) e normalmente toda a gente fica satisfeito!(o meu carro tem quase 15 anos...)
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98

Imagem

Responder

Voltar para “Série 3”