INTERESSADOS EM TIRAR AS BORBOLETAS AO 150CV /204 CV

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ajfh
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Mensagem por ajfh »

pessoal, desculpem a ignorancia, mas será que o meu motor tem os ditos "insectos"?
é o 525 tds e39(m51)
que se tiver tenho que comprar "raid" :D :lol:
525 TDS E39, 05/1996, 235/45/17;Weels M6 antracite/polido;EGR OFF; angel eyes;Carpc;
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Américo Hermano

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530dpower
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Mensagem por 530dpower »

A minha carrinha e uma 530d de jan/2000 cx autom. Quer dizer que o meu motor tras as ditas borboletas? So não entendo uma coisa, porque o mesmo motor difere com o ter ou não ter as borboletas pelo facto da caixa ser autom?
BMW E60 535d ( 3** cv ) - FAP - EGR off

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JOFIMO
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Mensagem por JOFIMO »

Em pricipio segundo a BMW usa borboletas, sendo de caixa automática, pois as ditas têm duas funções:
1- Ter sempre uma reserva de pressão no colector em baixas rotações para resposta ao acelarador mais rápida, não existir "turbolag" como acontece nos 136
2-Eles (BMW) afirmam que também faz efeito travão motor nas deseceralações daí virem instaladas nos colectores de admissão dos motores de caixa automatica.
Esta é a explicação de que tenho informação se alguém tiver algo a acrescentar será semprfe útil e bemvindo. Abraço
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Jaime Costa Silva
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Mensagem por Jaime Costa Silva »

JOFIMO, desculpa novamente, estive a ver outros posts deste fórum e algures é dito que o motor M47TUD20 de 150cv tem as ditas "borboletas", ora o problema é que tenho quase a certeza que o meu carro apesar de 115cv também tem o mesmo motor M47TUD20, uma vez que é de 1995cm3 e não como os primeiros 318d ( anos 2001 a 2003) que eram de 1951cm3. Caixa automática o meu não tem, agora filtro de particulas, não faço a mais pequena ideia!!!
Atrás pediste os últimos digitos do nº de chassis a outro membro, deixo também o meu pode ser que ajude ( FM 67100). Muito obrigado.

JOFIMO
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Mensagem por JOFIMO »

Olá Jaime desculpa o atraso na resposta mas o teu caso está dificil de confirmar e só consigo apnhar aquilo que já te referi, no entanto eu penso que os motores dos 318d (M47TU) só as têm a partir de 07/2005, salvo os de cx. auto, apanhei isto com os dados que me deste:
FM67100-EU71/ 3-E46/BERLINA 318D M47N 0372004
MOTOR: M47D20TU UL
Mas ficares descansado faz o seguinte: Sacas a protecção superior do motor e o isolamento traseiro (2 paraf.allen5mm) metes a mão por baixo do colector do lado do compartimento e tenta sentir se tem uma valvula redonda (+/-) 10 cm diam. com uns tubos ligados (2) se não tiver estás safo.
Espero ter-te ajudado. Cumps.
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530dpower
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Mensagem por 530dpower »

JOFIMO Escreveu:Em pricipio segundo a BMW usa borboletas, sendo de caixa automática, pois as ditas têm duas funções:
1- Ter sempre uma reserva de pressão no colector em baixas rotações para resposta ao acelarador mais rápida, não existir "turbolag" como acontece nos 136
2-Eles (BMW) afirmam que também faz efeito travão motor nas deseceralações daí virem instaladas nos colectores de admissão dos motores de caixa automatica.
Esta é a explicação de que tenho informação se alguém tiver algo a acrescentar será semprfe útil e bemvindo. Abraço

:fixe

:roll: Tenho então que gramar com elas.... :lol: :lol:
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Jaime Costa Silva
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Mensagem por Jaime Costa Silva »

OK , JOFIMO, obrigado pela explicação. Devo esperar pela substituição das velas, já que se vai mexer ali próximo e depois mando verificar as "ditas". Eu de mecânica não gosto de mexer, uma vez que não entendo do assunto. O carro ainda só leva 58.000Km.

JOFIMO
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Mensagem por JOFIMO »

Com esses kms já vai levar velas? porquê? eu só troquei as minhas aos 160000 e só tinha uma lixada mas troquei todas e se soubesse, não lhe tinha mexido, não acreditam mas estive perto de 2 horas para sacar a vela do 4º cilindro, era apertar/desapertar/apertar pôr spray esperar, tornar a repetir a mesma cena, já estava dessesperado para não partir a vela. upssss. nem vos passa pela cabeça a camada de nervos que apanhei, ainda bem que foi no meu carro se não nimbuém acreditava numa coisa destas, diziam que estava a roubar. Cumps.
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BMW330
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BORBULETAS

Mensagem por BMW330 »

boas .tenho e46 330cd e retirei as ditas borbuletas e carro ficou uma m.... perdeu a baixa toda e so anda em alta .pois este mesmo carro ja foi medido no banco da pke onde debitou 307 cv e 700 nm.
pois eu acho que o melhor mesmo é de vez enquando ir trocar os colectores.. pois o meu carro perdeu mesmo muita potencia. vou entao comprar outro novo

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stoca3
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Mensagem por stoca3 »

Boas, e46 330d 307cv e 700 nm :shock: :shock:
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BMW330
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Mensagem por BMW330 »

SIM ISSO MESMO E46 330 CD
escape completo, intercooler grande,turbo alterado,filtro kn,e repro muito bem feita.o carro foi medido na pke.

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Jaime Costa Silva
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Mensagem por Jaime Costa Silva »

JOFIMO Escreveu:Olá Jaime desculpa o atraso na resposta mas o teu caso está dificil de confirmar e só consigo apnhar aquilo que já te referi, no entanto eu penso que os motores dos 318d (M47TU) só as têm a partir de 07/2005, salvo os de cx. auto, apanhei isto com os dados que me deste:
FM67100-EU71/ 3-E46/BERLINA 318D M47N 0372004
MOTOR: M47D20TU UL
Mas ficares descansado faz o seguinte: Sacas a protecção superior do motor e o isolamento traseiro (2 paraf.allen5mm) metes a mão por baixo do colector do lado do compartimento e tenta sentir se tem uma valvula redonda (+/-) 10 cm diam. com uns tubos ligados (2) se não tiver estás safo.
Espero ter-te ajudado. Cumps.
Está confirmado!!
BMW E46 318d - 2004 caixa 5v manual, NÃO TEM BORBOLETA!!!
Obrigado JOFIMO, não foi necessário chegar a tirar o isolamento de trás , tirei só a tampa do motor, e colocando a mão por entre a vareta do óleo e o filtro do óleo é perceptível que não existe ali nenhuma vareta (a que controla as borboletas) ver em http://www.bmwfaq.com/f9/brico-operacio ... dex23.html ; aliás se nos baixarmos e tentarmos manter contacto visual com a parte de baixo do colector, dá para ter a percepção de que não existe o tal "sistema de controle das ditas cujas".
Fiquei bem mais descansado.

tiagod
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Re: BORBULETAS

Mensagem por tiagod »

BMW330 Escreveu:boas .tenho e46 330cd e retirei as ditas borbuletas e carro ficou uma m.... perdeu a baixa toda e so anda em alta .pois este mesmo carro ja foi medido no banco da pke onde debitou 307 cv e 700 nm.
pois eu acho que o melhor mesmo é de vez enquando ir trocar os colectores.. pois o meu carro perdeu mesmo muita potencia. vou entao comprar outro novo
Coloquei esta questão aos tecnicos da bmw e eles dizem exactamente o mesmo o carro sem elas fica mto fraquinho em baixas. Aconselham a substituição de 100000km.
Para a proxima tenho de trocar aquilo
120 D E87 163cv
320 Td E46............................. Audi A3 1.9 tdi
316i E36...................................Passat 1.9 tdi
1602.........................................Ford Puma
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VCPowered
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Mensagem por VCPowered »

Nos motores 2.0 de 150cv o pessoal aqui do forum nao se te queixado disso, que não há perdas inclusive. Agora pergunto, mesmo nos 150cv não existe a possibilidade de se ir fazendo um limpeza com alguma regularidade as borboletas para eviter que alguma prenda e quebre o veio?! Eu sei que com elas fora está se mais descansado, mas se de x em x houvesse inspecção e limpeza do colector não seria possivel evitar que o veio das borboletas partisse?

cap
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Registado: 14 ago 2008, 18:10
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Localização: lx & arredores

Mensagem por cap »

Não notei NADA depois de tirar as borboletas.

VCPowered: Podes fazer essa manutenção.. Mas desmontar o colector de admissão é trabalhoso para caraças e mesmo com manutenção não sei se será seguro, nunca se anda 100% descansado em relação a esse assunto.
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