Corta corrente (corte OBD)

Área de discussão geral

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
Metralha
Membro Gold
Mensagens: 2325
Registado: 11 set 2009, 15:01
O meu Carro:: BMW 120d E81 - 2007/09

Corta corrente (corte OBD)

Mensagem por Metralha »

Boas,
tentei encontrar este assunto noutros topicos mas apenas encontrei isto numa area onde não existem grandes posts:

viewtopic.php?f=99&t=55485&hilit=corte+corrente+obd

A minha qUestão é saber o que pensam sobre os corte correntes de forma a evitar / retardar roubos atraves da ligação / copia da ficha OBD.

Será que estes corta correntes atraves de um "interruptor" escondido da OBD funcionam mesmo ou existem formas de contornar isto mesmo sem encontrarem os corta corrente?

abraço,
Imagem
Imagem

*** Vendo Intercooler original para 16d,18d,20d,23d***

Avatar do Utilizador
mlpk
Membro Gold
Mensagens: 2085
Registado: 25 fev 2009, 23:54
O meu Carro:: golf II/320 td M

Re: Corta corrente (corte OBD)

Mensagem por mlpk »

eu nao te quero ensinar metralha mas como descobriste akele topico podias ter exposto la a duvida
o forum anda numa de pre housekeeping... podiamos começar ajudar =)

bem se queres a aminha opiniao... sim funciona se nao descobrirem onde tens o corte =)
facil. se a ficha nao tem comunicaçao... nao a maneira de ligar a makina ao carro
se fosse eu nao cortava so o da corrente. cortava os a todos. =P
mlpk
vendo mtas peças e46 (int/ext).
classificados

Avatar do Utilizador
gt1progman
Membro Senior
Mensagens: 766
Registado: 18 jan 2007, 21:29

Re: Corta corrente (corte OBD)

Mensagem por gt1progman »

Eu não sei o que entendem sobre "cortes de corrente", mas se corte de corrente for apenas cortar os pinos que têm 12v na ficha OBD2 então isso não vos serve de nada pois qualquer um pode fornecer 12v para um aparelho com uma bateria/pilha adicional.

Se "corte de corrente" for cortar os canais de comunicação entre a ficha OBD2 e a gateway do E87 (neste caso a junctionbox) então nos carros pré DCAN é o pino 7 e/ou 8, e nos carros DCAN é o pino 6 e 14. Isto irá evitar que se consiga aceder ao CAS (imobilizador) e criar uma chave para colocar o motor a trabalhar.

Avatar do Utilizador
Metralha
Membro Gold
Mensagens: 2325
Registado: 11 set 2009, 15:01
O meu Carro:: BMW 120d E81 - 2007/09

Re: Corta corrente (corte OBD)

Mensagem por Metralha »

Obrigado "mlpk"

Sim tens razão sobre a primeira parte.
Eu pensei nisso mas a opção de colocar aqui foi a de tentar obter mais respostas pois é uma zona do forum com muito mais visibilidade, numero de visitas e respostas.

Para teres noção foi a primeira vez que visitei o topico: Ajudas/Problemas/Soluções » Electronica (culpa minha está claro)

E no caso em concreto apenas tinha uma resposta do amigo "gt1progman" que está novamente a ajudar neste.

Mas sim a ideia seria evitar/atrasar os famosos roubos por ligação à ficha OBD. (criação de uma chave para colocar motor a trabalhar)

No caso é um E81 penso que será igual a um E87/E82!!

Tinham-me falado do pino 5 e outro! vamos esperar por mais feeds com conhecimento na materia.

grato aos dois.
Imagem
Imagem

*** Vendo Intercooler original para 16d,18d,20d,23d***

Avatar do Utilizador
AMS
Membro Senior
Mensagens: 775
Registado: 31 ago 2004, 11:33
O meu Carro:: BMW's
Localização: Setúbal

Re: Corta corrente (corte OBD)

Mensagem por AMS »

Tenho um sistema da cartrack com corte de motor, mas não sei como é feito.

O que posso dizer é que todo o carro fica com corrente, mas do motor nem sinal de vida, nem ao arranque dá... não sei mesmo onde está ligado... :?
BMW R 1200 GS LC | BMW 535 D E60 LCI | BMW 120 D E87
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|

Avatar do Utilizador
mlpk
Membro Gold
Mensagens: 2085
Registado: 25 fev 2009, 23:54
O meu Carro:: golf II/320 td M

Re: Corta corrente (corte OBD)

Mensagem por mlpk »

isso es so tu a dizer para criar medo aos ladroes
=P
ahah
agora fora de bricadeiras.....
acedendo a ficha obd ele nao dou a volta a esse sistema tambem?
mlpk
vendo mtas peças e46 (int/ext).
classificados

Avatar do Utilizador
Filipe_123
Membro Iniciado
Mensagens: 50
Registado: 29 jan 2012, 01:13
O meu Carro:: BMW 420d F36
Localização: Vila do Conde

Re: Corta corrente (corte OBD)

Mensagem por Filipe_123 »

Será que não da para retirar alguma ficha da OBD?
Do género tirar uma ficha de lá e deixar em casa,o carro liga normal e tudo com a chave ,mas sem chave tornar-se impossivel ligar o carro ou açeder ao software ,assim os gatunos não fazem chave nova! Depois quando eu precisar de ligar a OBD é só ligar a tal ficha.
Acham que resulta de alguma maneira?? :think :think

Avatar do Utilizador
mlpk
Membro Gold
Mensagens: 2085
Registado: 25 fev 2009, 23:54
O meu Carro:: golf II/320 td M

Re: Corta corrente (corte OBD)

Mensagem por mlpk »

Filipe_123 Escreveu:Será que não da para retirar alguma ficha da OBD?
Do género tirar uma ficha de lá e deixar em casa,o carro liga normal e tudo com a chave ,mas sem chave tornar-se impossivel ligar o carro ou açeder ao software ,assim os gatunos não fazem chave nova! Depois quando eu precisar de ligar a OBD é só ligar a tal ficha.
Acham que resulta de alguma maneira?? :think :think
era o que se tava a fala aki
fazer um corte aos fios que vao para a ficha obd

um corte nao e cortar os fios e levar a ficha para casa. depois cada ves que a querias lligar era um trabalhao
quando falamos em corte ... estamos a falar do genero de um interruptor on\off escondido de chave ou botao.... kk coisa do genero
mlpk
vendo mtas peças e46 (int/ext).
classificados

Avatar do Utilizador
Filipe_123
Membro Iniciado
Mensagens: 50
Registado: 29 jan 2012, 01:13
O meu Carro:: BMW 420d F36
Localização: Vila do Conde

Re: Corta corrente (corte OBD)

Mensagem por Filipe_123 »

mlpk Escreveu:
Filipe_123 Escreveu:Será que não da para retirar alguma ficha da OBD?
Do género tirar uma ficha de lá e deixar em casa,o carro liga normal e tudo com a chave ,mas sem chave tornar-se impossivel ligar o carro ou açeder ao software ,assim os gatunos não fazem chave nova! Depois quando eu precisar de ligar a OBD é só ligar a tal ficha.
Acham que resulta de alguma maneira?? :think :think
era o que se tava a fala aki
fazer um corte aos fios que vao para a ficha obd

um corte nao e cortar os fios e levar a ficha para casa. depois cada ves que a querias lligar era um trabalhao
quando falamos em corte ... estamos a falar do genero de um interruptor on\off escondido de chave ou botao.... kk coisa do genero
:lol1
Sim o ideal era mesmo isso 1 botãozinho escondido,com estes roubos todos até da medo deixar o carro a porta de casa! :(

Avatar do Utilizador
mlpk
Membro Gold
Mensagens: 2085
Registado: 25 fev 2009, 23:54
O meu Carro:: golf II/320 td M

Re: Corta corrente (corte OBD)

Mensagem por mlpk »

podes sempre por um lockdisc =P
ou comprar um e46 lol
mlpk
vendo mtas peças e46 (int/ext).
classificados

Avatar do Utilizador
Filipe_123
Membro Iniciado
Mensagens: 50
Registado: 29 jan 2012, 01:13
O meu Carro:: BMW 420d F36
Localização: Vila do Conde

Re: Corta corrente (corte OBD)

Mensagem por Filipe_123 »

mlpk Escreveu:podes sempre por um lockdisc =P
ou comprar um e46 lol
Prefiro um bom alarme e se possivel um corta corrente,assim acho que ninguém me rouba já! :lol1

Avatar do Utilizador
Metralha
Membro Gold
Mensagens: 2325
Registado: 11 set 2009, 15:01
O meu Carro:: BMW 120d E81 - 2007/09

Re: Corta corrente (corte OBD)

Mensagem por Metralha »

Obrigado pelos feedbacks mas vamos-nos manter no assunto.

O corta corrente ligado à ficha OBD é um interruptor escondido que não permite aceder à informação do carro pela ficha.

A ideia é andar sempre desligado e apenas ligar quando temos de levar o carro ao concessionario para alguma intervenção.

Alguem já fez essa operação?
Quais os pinos que devem ser "cortados"?
Imagem
Imagem

*** Vendo Intercooler original para 16d,18d,20d,23d***

Avatar do Utilizador
gt1progman
Membro Senior
Mensagens: 766
Registado: 18 jan 2007, 21:29

Re: Corta corrente (corte OBD)

Mensagem por gt1progman »

AMS Escreveu:Tenho um sistema da cartrack com corte de motor, mas não sei como é feito.

O que posso dizer é que todo o carro fica com corrente, mas do motor nem sinal de vida, nem ao arranque dá... não sei mesmo onde está ligado... :?

Espero não te alarmar ou dar uma info errada, mas isso pode valer de pouco quando alguém usar um inibidor de GSM.
Penso que esses sistemas o que fazem é comunicar através de GSM a localização do carro que é obtida através de GPS. Depois provavelmente recebem um comando através de GSM para cortar a corrente a unidade de comando do motor.

Se isto funcionar assim como digo (e relembro que posso estar errado) um inibidor de sinal GSM é suficiente para evitar que o sistema receba o comando de corte de corrente.

Avatar do Utilizador
mlpk
Membro Gold
Mensagens: 2085
Registado: 25 fev 2009, 23:54
O meu Carro:: golf II/320 td M

Re: Corta corrente (corte OBD)

Mensagem por mlpk »

metralha
o gt1 ja te respondeu acima quais os pinos a cortar.
nao sao os de corrente mas dim os de dados.
em topicos de forum estrangeiros ja vi um projecto ou dois. mas nao encontro agora
mlpk
vendo mtas peças e46 (int/ext).
classificados

Avatar do Utilizador
gt1progman
Membro Senior
Mensagens: 766
Registado: 18 jan 2007, 21:29

Re: Corta corrente (corte OBD)

Mensagem por gt1progman »

Metralha Escreveu:Obrigado pelos feedbacks mas vamos-nos manter no assunto.

O corta corrente ligado à ficha OBD é um interruptor escondido que não permite aceder à informação do carro pela ficha.

A ideia é andar sempre desligado e apenas ligar quando temos de levar o carro ao concessionario para alguma intervenção.

Alguem já fez essa operação?
Quais os pinos que devem ser "cortados"?

A BMW poupa nos pinos e fios, assim basta olhar (com olhos de ver) para a ficha OBD e ver quais são os pinos que estão presentes. Ou estão os pinos 7 e 8 o que significa que o carro é pré DCAN ou então estão os pinos 6 e 14, que significa que o carro é DCAN.
Estes são os unicos sinais que necessitam de serem cortados pois é através deles que é feita a comunicação entre qualquer coisa na porta OBD e a gateway do carro.

Isto é válido para um Exx porque os Fxx podem usar outros pinos.
Há pinos que estão sempre presentes e que não vale a pena mexer:
1 - sinal de ignição
4 e 5 - massa (borne 50)
9 - sinal de rotações do motor
16 - Tensão 12v (borne 30)

Responder

Voltar para “Discussão Geral”