Caros,
Lição sobre condução à chuva:
1º. Viatura em boas condições de funcionamento, nomeadamente luzes, travões e amortecedores.
2º. Condutor(a) minimamente inteligente e, se possível, pessoa sensata e prudente.
3º. Pneus com desgaste NÃO inferior a 4mm de profundidade do piso, o dobro do limite legal. Verificar a pressão dos pneus!!!!
4º. Acender as luzes de médios para VER e sobretudo para SER VISTO!!!!!!
5º. Fazer um esforço para sinalizar antecipadamente as mudanças de direcção, vulgo fazer pisca.
6º. Conduzir com as 2 mãos no volante, correctamente posicionadas, e não ao telemóvel!!
7º. Reduzir a velocidade em função da intensidade da chuva (pluviosidade)
8º. Aumentar a distância para o veículo da frente para o dobro ou o triplo do que fariam normalmente.
9º. Travar antes das curvas, reduzir a velocidade em linha recta e só depois iniciar a curva (transferência de massa)
10º. Não travar subitamente em curva, com a viatura em apoio.
11º. Não executar mudanças bruscas de direcção, movimentos súbitos no volante, especialmente não em curva.
Estas medidas são suficientes mas podem ainda ser consideradas as seguintes:
12º. Ter em consideração que vias mais movimentadas (2aCircular, Eixo Norte-Sul, VCI, CRIL, CREL, IC16-17, Etc) têm mais sujidade e detritos no pavimento, reduzindo a aderência.
13º. Ter em consideração o tipo de pavimento: mais abrasivo com melhor aderência e mais polido com menor aderência.
14º. Pneumáticos de largura superior a 225 são mais susceptíveis de acqua-planning pois atingem o limite da capacidade de escoamento (L/m) a uma velocidade inferior.
Exemplo: viatura de tracção traseira com pneus 255/35R18 exige muito cuidado em piso molhado.
15º. Desviar se possível de água acumulada na via, ou cursos de água transversais à circulação.
16º. Em caso de acqua-planning não rodar o volante e não travar (basta uma roda ter aderência para a viatura entrar em rotação e despiste).
17º. Limpar os vidros da viatura, sobretudo dentro do habitáculo (interior) para evitar o embaciamento.
E já agora... circulem com cinto de segurança e na via mais à direita!
Condução à chuva
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Re: Condução à chuva
A visibilidade é de facto fundamental. Além do vidro bem limpo por dentro, um bom selante no dito cujo melhora muito a nossa visibilidade e a eficiencia das escovas.
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Re: Condução à chuva
Boa noite,
Muito bom post.
Li com atenção e com a concentração necessária para chamar a atenção ao pessoal de casa.
Abraço,
JP
Muito bom post.
Li com atenção e com a concentração necessária para chamar a atenção ao pessoal de casa.
Abraço,
JP
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Re: Condução à chuva
Topico com informações importantes, é preciso ter atenção em tempo de chuva. Boas dicas
Jogos de Motas :lovebmw