Condução à chuva

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nossocabo
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Re: Condução à chuva

Mensagem por nossocabo »

se ja temos que ter cuidado quando faz sol, mais cuidado temos de ter quando esta mau tempo!!eu ja me despistei 2 vezes com o mau tempo, uma foi a entrar no eixo norte sul, andei tipo bola de ping pong nos railes e outra foi em peniche foi parar dentro de uma valeta que era em altura maior que eu!! :lol1
Boas curvas! é sempre a dar.....

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Carlos Sousa
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Re: Condução à chuva

Mensagem por Carlos Sousa »

Sotnas Escreveu:Isso são dicas tuas ou foi retirado de algum manual de código da estrada?
Na realidade nem importa de onde vêm as dicas. O que realmente importa é que alguém se deu ao trabalho da aqui as colocar, afim de ajudar e advertir os "menos atentos" para que seja feita uma condução mais segura, afinal eu, tu e muitos mais andamos na estrada!!!

Parabéns pelo tópico.
Carlos Sousa :lovebmw

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BlackOpenAir
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Re: Condução à chuva

Mensagem por BlackOpenAir »

Carlos Sousa Escreveu:
Sotnas Escreveu:Isso são dicas tuas ou foi retirado de algum manual de código da estrada?
Na realidade nem importa de onde vêm as dicas. O que realmente importa é que alguém se deu ao trabalho da aqui as colocar, afim de ajudar e advertir os "menos atentos" para que seja feita uma condução mais segura, afinal eu, tu e muitos mais andamos na estrada!!!

Parabéns pelo tópico.
X2 :fixe
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--------------Off-topic--------------
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Dudex
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Re: Condução à chuva

Mensagem por Dudex »

BlackOpenAir Escreveu:
Dudex Escreveu:Com chuva o mais importante para além de pneus decentes é saber fazer trajectórias e acima de tudo ter cuidado com as transferências de massa. Ou seja, saber conduzir que é o que faz falta por aí, a malta acelera sem saber como nem porquê.
Leste-me os pensamentos, estou 100% de acordo de que a condução na via pública exige atenção e destreza em qualquer situação, mas com chuva os cuidados devem ser multiplicados por 100, porque temos que zelar pela nossa integridade física e pela dos outros condutores. A mim faz-me confusão como é que há pessoas que conduzem da mesma maneira em seco e em molhado.
Nem mais, dizem que sou maluco em seco mas no molhado vou sentado ao lado da malta e vou todo borrado :lol1

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Ricardo Gomes
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Re: Condução à chuva

Mensagem por Ricardo Gomes »

Eu acho que os portugueses não sabem distinguir a chuva do sol, é sempre a abrir, é cada fuguete na AE, até me abanam, ainda estes dias a vir das Taipas(Guimarães) para Braga pela nacional, estrada cheia de curvas, piso molhado e a chuver, eu já vinha umbocado acelerado, mas passou-me um serie 1 de tal maneira que até colei o pistão, por momentos pensei que ele ia para a baixo do monte, estava a depender a 100% do controlo de tracção, o carro fugia em todas as curvas prai 40cm e bloqueava, pessoal completamente maluco! :evil: :snooty
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ENCONTRO BMW TODAS AS SEXTAS FEIRAS EM BRAGA

projecto viewtopic.php?f=59&t=49279

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PauloFerreira79
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Re: Condução à chuva

Mensagem por PauloFerreira79 »

Bem faço eu que ando sempre devagarinho... :liar :lol: :lol:
Há dias de manhã, que um gajo à tarde, não pode sair à noite.


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rui74
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Re: Condução à chuva

Mensagem por rui74 »

PauloFerreira79 Escreveu:Bem faço eu que ando sempre devagarinho... :liar :lol: :lol:

pois pois e o ricardo que o diga :susto :naonao

bem faço eu , pois tenho umas jantes com pneus de chuva e outras com pneus de verão e sempre com os minimos ligados , é que não gosto de ver o carrinho do quadrante com as luzes ligadas :lol1 :lovebmw
:lovebmw

Sotnas
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Re: Condução à chuva

Mensagem por Sotnas »

Carlos Sousa Escreveu:
Sotnas Escreveu:Isso são dicas tuas ou foi retirado de algum manual de código da estrada?
Na realidade nem importa de onde vêm as dicas. O que realmente importa é que alguém se deu ao trabalho da aqui as colocar, afim de ajudar e advertir os "menos atentos" para que seja feita uma condução mais segura, afinal eu, tu e muitos mais andamos na estrada!!!

Parabéns pelo tópico.

Importa, importa, amigo.

É que se for de um certo manual, de uma certa editora, é certinho que os seus responsáveis vão arranjar problemas de índole jurídica.

Há direitos de autor que têm de ser respeitados e não há necessidade de plágio, nem de criar desconfortos aos responsáveis pelo fórum. :wink1

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PauloFerreira79
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Re: Condução à chuva

Mensagem por PauloFerreira79 »

Sotnas Escreveu: É que se for de um certo manual, de uma certa editora, é certinho que os seus responsáveis vão arranjar problemas de índole jurídica.
Basta editar o tópico e revelar a fonte entre " "

-- Sábado Out 23, 2010 2:12 pm --

Aí não arranja problemas a ninguém nem à própria pessoa que teve o trabalho de postar aqui.
Há dias de manhã, que um gajo à tarde, não pode sair à noite.


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Dudex
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Re: Condução à chuva

Mensagem por Dudex »

Sinceramente, este tipo de posts generalistas e pré feitos, eu ainda não li nenhum :lol1

Sotnas
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Re: Condução à chuva

Mensagem por Sotnas »

PauloFerreira79 Escreveu:
Sotnas Escreveu: É que se for de um certo manual, de uma certa editora, é certinho que os seus responsáveis vão arranjar problemas de índole jurídica.
Basta editar o tópico e revelar a fonte entre " "

-- Sábado Out 23, 2010 2:12 pm --

Aí não arranja problemas a ninguém nem à própria pessoa que teve o trabalho de postar aqui.
Por isso é que perguntei.

É que eu conheço um fulano de umas editoras que é tipo pit bull.

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elav_320d
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Re: Condução à chuva

Mensagem por elav_320d »

isso é desligar o controle de tração e acelerador a fundo :driving :driving :driving :driving :driving :driving :driving

tambem ter seguro contra danos proprios
Meu Projecto:
viewtopic.php?f=59&t=43739&p=571903#p571903

320d em 1998, foi o 1º diesel ganhar as clássicas 24 Horas de Nürburgring 1º diesel a ganhar uma prova de 24 horas
Vendo:
Bancos e interior E36 compact TI (bancos versao sport)
Turbo 320d 136cv
Map 320d 136cv
Catalisadores 320d 136cv
4 jantes AX GTi 13"

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David_2402
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Re: Condução à chuva

Mensagem por David_2402 »

Carlos Sousa Escreveu:
Sotnas Escreveu:Isso são dicas tuas ou foi retirado de algum manual de código da estrada?
Na realidade nem importa de onde vêm as dicas. O que realmente importa é que alguém se deu ao trabalho da aqui as colocar, afim de ajudar e advertir os "menos atentos" para que seja feita uma condução mais segura, afinal eu, tu e muitos mais andamos na estrada!!!

Parabéns pelo tópico.
x2

Obrigado pelas dicas :fixe

ricgon
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Re: Condução à chuva

Mensagem por ricgon »

Excelentes estes topicos!

Quanto ao conteudo so nao concordo com uma medida, ou talvez tenha sido a forma como foi dita.

Com visibilidade perto do nulo, encostar e ligar luzes de emergencia e medios...

Esta questao ja me aconteceu na realidade, estava no momento a fazer o que acho mais correcto, procurar uma gasolineira ou local para parar em segurança quando passo por um parado de 4 piscas na berma, o susto foi tal que fiquei com o carro totalmente aos Sss na minha faixa felizmente até que lá o agarrei com recurso a aceleraçao e contra-brecagem.

Por isso digo que deveria estar este detalhe mais correctamente aconselhado/escrito.

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Sworks
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Re: Condução à chuva

Mensagem por Sworks »

Caros,

Lição sobre condução à chuva:

1º. Viatura em boas condições de funcionamento, nomeadamente luzes, travões e amortecedores.
2º. Condutor(a) minimamente inteligente e, se possível, pessoa sensata e prudente.
3º. Pneus com desgaste NÃO inferior a 4mm de profundidade do piso, o dobro do limite legal. Verificar a pressão dos pneus!!!!
4º. Acender as luzes de médios para VER e sobretudo para SER VISTO!!!!!!
5º. Fazer um esforço para sinalizar antecipadamente as mudanças de direcção, vulgo fazer pisca.
6º. Conduzir com as 2 mãos no volante, correctamente posicionadas, e não ao telemóvel!!
7º. Reduzir a velocidade em função da intensidade da chuva (pluviosidade)
8º. Aumentar a distância para o veículo da frente para o dobro ou o triplo do que fariam normalmente.
9º. Travar antes das curvas, reduzir a velocidade em linha recta e só depois iniciar a curva (transferência de massa)
10º. Não travar subitamente em curva, com a viatura em apoio.
11º. Não executar mudanças bruscas de direcção, movimentos súbitos no volante, especialmente não em curva.
Estas medidas são suficientes mas podem ainda ser consideradas as seguintes:
12º. Ter em consideração que vias mais movimentadas (2aCircular, Eixo Norte-Sul, VCI, CRIL, CREL, IC16-17, Etc) têm mais sujidade e detritos no pavimento, reduzindo a aderência.
13º. Ter em consideração o tipo de pavimento: mais abrasivo com melhor aderência e mais polido com menor aderência.
14º. Pneumáticos de largura superior a 225 são mais susceptíveis de acqua-planning pois atingem o limite da capacidade de escoamento (L/m) a uma velocidade inferior.
Exemplo: viatura de tracção traseira com pneus 255/35R18 exige muito cuidado em piso molhado.
15º. Desviar se possível de água acumulada na via, ou cursos de água transversais à circulação.
16º. Em caso de acqua-planning não rodar o volante e não travar (basta uma roda ter aderência para a viatura entrar em rotação e despiste).
17º. Limpar os vidros da viatura, sobretudo dentro do habitáculo (interior) para evitar o embaciamento.



E já agora... circulem com cinto de segurança e na via mais à direita!

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